Street Fighter: The Movie (Incredible Technologies, Arcade) - Lançado em 2 de Junho de 1995 nos Arcades, esse jogo de luta é baseado no filme com atores da série Street Fighter lançado no ano anterior e utiliza imagens digitalizadas do elenco do filme. A Incredible Technologies era uma empresa sitiada em Chicago, ironicamente a mesma cidade da Midway, desenvolvedora da série Mortal Kombat que utilizava exatamente a mesma tecnologia que eles decidiram aplicar nesse jogo.
Embora a versão caseira do jogo também carregue o mesmo título no PlayStation e Sega Saturn, ele não é uma adaptação direta do Arcade mas sim um jogo produzido separadamente por outra empresa com a mesma ideia em mente.
Jogabilidade
A versão Arcade de Street Fighter: The Movie se diferencia dos jogos anteriores da série Street Fighter II em vários pontos. O jogo tem uma ênfase maior em combos aéreos e JUGGLING do que os jogos anteriores: é possível atacar continuadamente o oponente enquanto ele está caindo no ar com uma série de ataques. Além disso, é possível cancelar um SPECIAL MOVE com outro. Isso pode ser feito até mesmo com ataques que são projéteis.
Vários dos personagens recorrentes da série trazem novos Special Moves exclusivos para o jogo, como o "Electric Arc" de M.Bison, "Whip Choke' da Cammy e "Handcuff" do Guile (um SPECIAL MOVE baseado em um glitch no Street Fighter II original). Personagens como Zangief e Balrog tem a habilidade de refletir ataques projéteis de volta para os seus oponentes. A grande maioria desses ataques pedem que o jogador segure um botão específico de ataque, faça o comando no controle e então solte o botão para serem desferidos.
O método de ataques de arremesso foi invertido para o jogo: fazer o comando enquanto segura o direcional na mesma direção do inimigo irá jogá-lo na direção contrária dele e vice-versa. O jogador tem a opção de desferir um comando específico para "escapar" de um arremesso sem levar dano ou usar um COUNTER THROW. Entretanto, o personagem pode contra-atacar o COUNTER THROW fazendo um REVERSE, enquanto reverter um COUNTER BLOW pode ser feito com uma técnica SLAM MASTER. São nomes bonitinhos para movimentos fáceis de fazer.
Outras técnicas exclusivas desse jogo são as INTERRUPT MOVES, que são feitos depois de defender um ataque inimigo e os COMEBACK MOVES, que nada mais são que SPECIAL MOVES que só podem ser usados quando a barra de saúde do jogador está no nível DANGER. Esse recurso voltaria depois na série com o nome ALPHA COUNTER e ULTRA COMBOS.
A barra de SUPER COMBO de Super Street Fighter II Turbo está presente no jogo. A maioria dos personagens do jogo tem pelo menos 2 SUPER COMBOS: um que deixa um rastro de sombra azul e outro que deixa um rastro de sombra vermelha. Além dos SUPER COMBOS, também está disponível o movimento REGENERATION, que só pode ser usado com a barra de SUPER COMBO totalmente cheia. Você troca a barra por uma porção de saúde de volta. Isso retornaria no futuro em Street Fighter EX3 e Street Fighter III: New Generation.
O modo SINGLE PLAYER padrão consiste em uma série de 14 lutas (incluindo uma luta contra o seu próprio personagem selecionado), terminando com uma luta final contra M. Bison. Há vários modos de jogo secretos, incluindo um TAG TEAM MODE. Nesse TAG TEAM, o jogador escolhe 2 personagens e luta contra outro time de 2 lutadores em uma luta de apenas um ROUND, trocando para o segundo lutador apenas após o primeiro ser derrotado.
O final de cada personagem consiste em uma propaganda do filme acompanhada de um texto descrevendo o destino do personagem depois dos eventos do torneio, seguido de uma tela de créditos.
Personagens
No filme, alguns personagens se distanciaram muito do seu visual dos jogos. Aqui eles tentaram resgatar um pouco disso, apesar de manter a história confusa do filme.
O rol de personagens disponíveis no jogo são de sua maioria vindos do Super Street Fighter II Turbo, com a exceção de Fei Long (que não apareceu no filme), Dee Jay, T. Hawk, Blanka (que raramente aparece no laboratório de Dhalsim pulando e usando sua habilidade elétrica) e Dhalsim. Akuma, que é um personagem secreto tanto no SSFIIT quanto no X-Men: Children of the Atom, é um personagem regular pela primeira vez em qualquer jogo da Capcom.
2 novos personagens também foram introduzidos: Sawada, um personagem original do filme e Blade, membro das tropas de choque de M. Bison no filme. Arkane, F7 e Khyber, que são PALETTE SWAPS de Blade, aparecem como personagens secretos. Uma versão mais poderosa de M. Bison aparece como chefe final, controlado apenas pela CPU e apenas no TAG TEAM MODE.
Embora Blanka e Dee Jay tenham sido adicionados como personagens selecionáveis nas versões caseiras do jogo, eles são parte de arquivos não utilizados na versão Arcade. Blanka era para ser um personagem selecionável no Arcade, e tem até mesmo um final para ele nos arquivos do jogo. Street Fighter: The Movie é o único jogo da série no qual os personagens/chefes Balrog, Vega, Bison e Akuma são chamados pelos seus nomes ocidentais na versão japonesa. Os cards de introdução do jogo apresentam os nomes originais japoneses para os personagens em parênteses para não causar confusão.
Os atores do filme são creditados por reprisar os seus papéis no jogo, com algum dos atores vestidos com roupas diferentes para lembrar mais as suas versões em outros jogos da série ao invés de focar apenas nas suas aparições no filme. Enquanto Raul Julia é creditado pelo papel de M. Bison, ele só aparece durante a abertura e cutscenes do jogo. Seu dublê, Darko Tuscan, foi usado para digitalizar o personagem para o jogo.
Cada personagem tem certa de 600 à 800 frames de animação digitalizados, para um total de 32 MBIT somente de arquivos gráficos. Cada sprite tem uma paleta de 256 cores, comparada com as 16 cores da série Street Fighter II e 64 cores da série Mortal Kombat.
William Guile
Ator: Jean-Claude Van Damme
Data de Nascimento: December 23, 1960
Altura: 1,85m
Peso: 99kg
Com uma carreira militar conturbada, William Guile retornou ao posto de coronel para se vingar do general M. Bison por matar seu melhor amigo Charlie. Como líder das forças das Nações Aliadas, cabe a Guile resgatar os 63 reféns mantidos nas regiões mais profundas da Fortaleza de Shadaloo. É da opinião de Guile que será necessário um confronto individual para acabar com o governo de Bison.
Ator: Kenya Sawada
Data de Nascimento: 28 de Janeiro de 1965
Altura: 1,75m
Peso: 71kg
Capitão Sawada é o braço direito do Coronel Guile na A.N. Ele iniciou a sua disciplina nas artes marciais quando ainda era criança no Japão e se tornou um habilidoso mestre. Sawada e Guile viraram bons amigos e também patriotas dedicados, treinando entre si frequentemente. Sawada é conhecido pela sua postura respeitosa e sua habilidade de executar técnicas de luta devastadores como o ATOMIC DROP KICK, THE RISING KATANA e a sua própria versão do FLASH KICK.
Atriz: Kylie Minogue/Emma Kearney
Data de Nascimento: 06 de Janeiro de 1974
Altura: 1,65m
Peso: 46kg
Equipada com uma licença para matar, Cammy é uma das principais Agentes do Serviço Secreto Britânico. Tenente na Forças Armadas da A.N., não se sabe muito sobre ela. Ela foi encontrada há três anos após seu primeiro encontro com o general M. Bison. Todo o seu esquadrão foi arrasado e acredita-se que ela esteja bloqueando a sessão de tortura de M. Bison que se seguiu à sua captura, causando amnésia.
Atriz: Ming-Na Wen
Data de Nascimento: 01 de Março de 1968
Altura: 1,72m
Peso: Desconhecido
Prometendo encontrar o homem responsável pelo desaparecimento e aparente morte de seu pai (investigador da polícia e oficial da cidade) há cerca de vinte anos, Chun-Li sabia que todas as estradas levavam a Shadaloo e General Bison. Usando sua profissão como apresentadora de jornal para se aprofundar na província de Shadaloo, Chun-Li une forças com as Nações Aliadas, Guile, Honda e Balrog para terminar sua vingança pessoal contra Bison.
Edmund Honda
Ator: Peter Navy Tuiasosopo
Data de Nascimento: 03 de Novembro de 1960
Altura: 1,86m
Peso: 161kg
Com a sua jornada para se tornar Yokozuna sendo subitamente encerrada graças ao sindicato do crime liderado por Viktor Sagat e Bison, Honda só vai parar quando tiver saciado sua sede de vingança e devolvido a honra a sua casa. Um dos homens mais fortes do mundo, ele também é especialista em eletrônicos e ganhou acesso à Shadaloo como técnico de som para Chun-Li Zang.
Balrog
Ator: Grand L. Bush
Data de Nascimento: 04 de Setembro de 1968
Altura: 1,96m
Peso: 115kg
Uma vez candidato ao cinturão dos pesos-pesados, Balrog foi forçado a perder uma luta. Quando ele se recusou, foi enquadrado e forçado a sair do mundo do boxe pela Shadaloo Tong, liderada por Sagat e financiado pelo General Bison. Buscando vingança contra os dois chefes da gangue, Balrog voltou à sua carreira secundária como jornalista cobrindo eventos em Shadaloo. Juntamente com Chun-Li Zang e Edmund Honda, Balrog acrescenta força e rapidez a esse time.
Ator: Byron Mann
Data de Nascimento: 21 de Julho de 1964
Altura: 1,77m
Peso: 80kg
Ator: Damian Chapa
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1965
Altura: 1,80m
Peso: 82kg
Impetuoso, arrogante e necessitando de disciplina, Ken foi enviado pelo seu pai para viver e aprender artes marciais sob a tutela do Sensei Gouken. Aprendendo tudo o que ele podia sobre os 2000 anos de ensinamentos do Karatê Shotokan, Ken deixou o dojo e entrou para o mundo como um vigarista trapaceiro. Sempre ao seu lado, Ryu Hoshi é o filho adotivo de Gouken e cuida do seu grande amigo, que tenta apontar para Ken o caminho do bem, não o mal.
Ator: Andrew Bryniarski
Data de Nascimento: 01 de Junho de 1956
Altura: 2,13m
Peso: 170kg
Ele costumava lutar pela mãe e pelo país. No entanto, agora Zangief luta contra qualquer um que queira prejudicar o general M. Bison. Zangief foi resgatado do clima gelado da Sibéria pelo General e é por isso que ele acredita em tudo o que M. Bison lhe diz. Como guarda-costas e manobrista pessoal de M. Bison, Zangief garante que as ordens de seu líder sejam seguidas à risca. Ele é destemido, embora às vezes seja facilmente enganado. Zangief pode ser tão lento quanto forte.
Ator: Alan Noon
Informações Desconhecidas
Bison reuniu um grupo de elite de soldados cruéis sob seu comando pessoal. Esses soldados são especializados em habilidades de combate de natureza tecnológica e misteriosa. Blade é um misterioso mestre de armas afiadas e aparentemente pode criar essas armas da morte do nada. Não se sabe muito mais sobre esse soldado, que apareceu das sombras e rapidamente subiu nas patentes do exército de Bison.
Ator: Jay Tavare
Data de Nascimento: 27 de Janeiro de 1967
Altura: 1,88m
Peso: 81kg
Braço direito para o Rei do Crime da Shadaloo Tong, Sagat, Vega faz qualquer coisa opr dinheiro. Sua única estipulação é que ele não recebe danos no seu rosto. Quando Sagat precisa de um exterminador, Vega aceita com alegria. Ele é apelidado de Ninja espanhol devido à sua mistura de técnicas de matador com seu treinamento em Ninjutsu. Como Vega luta apenas até a morte, todos sabem que ele está invicto em todas as competições de Street Fighter e ainda aguarda o oponente perfeito.
Ator: Wes Studi
Data de Nascimento: 02 de Julho de 1955
Altura: 2,26m
Peso: 138kg
Viktor Sagat já foi o rei dos Street Fighters. Agora, o mestre do Muay Thai, a forma mais mortal de kick boxing, é apenas o chefão do Shadaloo Tong. Ele perdeu sua coroa para Ryu Hoshi depois de ser nocauteado na partida do campeonato. Sagat tem lembranças nebulosas daquela noite e sabe apenas que ele vingará sua perda e quer Ryu vivo ou morto.
Ator: Raul Julia/Darko Tuscan
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura: 1,80m
Peso: 116kg
Sua ascensão à ditadura da Ilha Mriganka (Shadaloo) é tão misteriosa quanto sua idade. Bison tem um objetivo final e esse é o domínio do mundo. Bison assumiu o poder do governo e imediatamente se nomeou general de seu próprio exército de ladrões e mercenários. Ele mata por prazer e conhece apenas a lei de Shadaloo. Bison não teme ninguém e sente que nenhum oponente pode igualar seus poderes psíquicos.
Ator: Ernie Reyes Sr.
Informações Desconhecidas
Akuma é o misterioso irmão renegado de Sheng Long, o enigmático professor de Ken e Ryu. Akuma vê o potencial crescente dos dois jovens lutadores e teme que eles possam ser uma ameaça aos seus intrincados planos. Ele prometeu esmagar Ken e Ryu em batalha, humilhando seu odiado irmão e destruindo dois obstáculos em potencial ao mesmo tempo.
Legado
Na SuperGamePower nº16, ao invés de uma análise do jogo tivemos todos os golpes e estratégias para o jogo. A cobertura do jogo aqui no Brasil não foi muito branda porque a distribuição do jogo aqui foi bastante limitada.
Imagens e Vídeos Dessa Versão
Making Of
Versão Caseira
É meio estranho pensar que 2 versões diferentes do jogo estavam sendo desenvolvidas ao mesmo tempo,
mas quem é que vai conseguir a Capcom algum dia?
Embora os gráficos ainda são baseados nas imagens digitalizadas com os atores do filme que já foram utilizados na versão Arcade, os sprites foram processados de uma maneira diferente, os cenários são completamente novos e o sistema de combate é mais parecido com Super Street Fighter II Turbo.
Além dos SPECIAL MOVES e SUPER COMBOS, essa versão do jogo trás uma versão mais poderosa dos SM chamadas de SUPER SPECIAL MOVES. Assim como os ES MOVES de Night Warriors: Darkstalkers Revenge e os EX SPECIALS de Street Fighter III 2nd Impact, o SSM requer que a barra de SUPER COMBO esteja cheia pelo menos até a metade (logo após o medidor da barra se tornar azul) e pode ser utilizado fazendo o mesmo comando de um SPECIAL MOVE porém apertando 2 botões ao invés de apenas 1. Com a barra cheia, é possível usar um número limitado de SUPER SPECIALS até que ela venha a esvaziar completamente.
Há 4 modos de jogo disponíveis: o primeiro é o MOVIE BATTLE, que consiste em um modo história que segue o enredo do filme. O jogador controla Guile, que tem como objetivo invadir a Base de M. Bison em Shadaloo City. É possível escolher diferentes caminhos depois de certas lutas e isso define quantos oponentes serão enfrentados antes das lutas finais contra Sagat, M. Bison e Final Bison. Depois de completar este o modo, um videoclipe do tema do filme "Something There" dos artistas Chage & Aska é tocada.
Entre os outros modos, temos o modo SINGLE PLAYER no estilo Arcade chamado STREET BATTLE, aonde o jogador escolhe um personagem e enfrenta uma série de 12 personagens controlados pela CPU, culminando nas batalhas finais contra Zangief, Dee-Jay, Sagat e M. Bison; o VS MODE, modo tradicional para 2 jogadores; e o TRIAL MODE, no qual você enfrenta todo o rol de personagens para alcançar uma pontuação alta ou melhor tempo. Durante as batalhas, todas as músicas são novas em relação ao Arcade.
Personagens
Na versão da Acclaim, a jogabilidade se aproxima mais de Street Fighter II do que a versão da Incredible Technologies.
Esta versão caseira de Street Fighter: The Movie trás um rol de personagens bem parecido com a versão Arcade. O personagem Captain Sawada aparece em ambas as versões, mas seus SPECIAL MOVES são completamente diferentes nas duas versões. Blade e seus PALLET SWAPS não estão presentes nessa versão e Akuma (Sr. Ernie Reyes), que era um personagem regular na versão Arcade, voltou a ser um personagem secreto que só pode ser selecionado via código e só pode ser enfrentado no final do TRIAL MODE. 2 personagens que estavam presentes no filme e não apareceram na versão Arcade também dão as caras: Dee Jay (Miguel A. Nuñez Jr.) e Blanka (Kim Repia)
Raul Julia iria reprisar o seu papel como M. Bison nesta versão também. Ele chegou a se encontrar com a equipe responsável pelo jogo, quando ainda estava bem doente, mas acabou falecendo em Outubro de 1994, antes do início da produção. Darko Tuscan, dublê de Raul Julia no filme, também repete o seu papel nesta versão. O único ator que não reprisou o seu papel no jogo foi Robert Mammone, que era Blanka no filme. O seu dublê Kim Repia foi o seu substituto.
Diferenças Regionais
A Acclaim of Japan já era conhecida por levar os jogos americanos ao mercado japonês sem traduzir textos ou nome dos personagens para os específicos daquela região. Isso continuou em Street Fighter: The Movie.
O jogo recebeu o título de "Street Fighter: Real Battle on Film" no Japão, para diferenciar do jogo "Street Fighter II Movie" que havia acabado de sair por lá, que por sua vez é baseado no filme de animação de Street Fighter II. Além das traduções dos textos no jogo, as vozes dos personagens são diferentes nas versões japonesa e americana do jogo.
Assim como os 3 GRAND MASTERS de Street Fighter II que apareceram no filme tiveram seus nomes trocados nas versões japonesa e americana do filme (Balrog, Vega e M. Bison) são chamados pelos seus nomes ocidentais no Japão. Porémm, Akuma é chamado de Gouki na versão japonesa.
Legado
Em sua grande maioria, o jogo seria bastante elogiado pelos gráficos, mas dividiu opiniões quanto ao som e a jogabilidade.
Na Game-X Nº1 a versão de Saturn recebeu notas 7, 5, 3 e 8 para os quesitos Gráficos, Música, Dificuldade e Diversão. Foi falado que "Street está com o som bom, sem muitos detalhes a mais em comparação com as versões anteriores. Os gráficos estão digitalizados, inclusive com cenas do filme. A diversão está ótima, como nas outras versões e a dificuldade está um pouco maior. Uma grandiosa falha nessa versão são as animações do jogo que estão horríveis, muito diferente de outras versões."
Na primeira edição da Herói Games, o jogo recebeu notas 9.5/8.5/7.5/8.5 para os quesitos Gráficos, Som, Desafio e Média, acompanhado de todos os comandos especiais do jogo. Foi notado que "Alguns dos caras ganharam golpes novos, muito mais reais com a imagem digitalizada. Outro grande barato é a medida de poder, que é representada por uma barra que se enche enquanto você bate no adversário. ... Cuidado com o control direcional que não tá muito legal e mande ver nesse jogo que é massa!"
Em sua análise na Gamers nº5, o jogo recebeu uma análise completa em 4 páginas com a seguinte crítica: "Alguns personagens foram excluídos e o som está defeituoso, mas mesmo assim o jogo é animal." Já na Players nº1 o jogo recebeu notas 4,5/3/5/3.5 para os quesitos Gráfico, Áudio, Controle e Dificuldade, com a seguinte colocação: "Street Fighter é o game que mais técnica do praticante, mas a jogabilidade parece ter caído um pouco. Apesar disso, continua legal para tirar um "contra" com o amigo. Já pensou escolher o Guile num controle e no outro colocar um japonês boiolinha pra dar um coro? Isso é que é diversão..."
E para fechar, na SuperGamePower nº20, o jogo recebeu notas 4/3/4/3 nos quesitos Gráfico, Som, Controle e Fun Factor, com a seguinte ressalva de Baby Betinho: "Se você perde nos controles, ganha, e muito, nas demos de abertura. Imagens digitalizadas, também baseadas no filme, que deixam qualquer um totalmente arrepiado. Do dedão do pé até o último fio de cabelo (que eu já perdi há muito tempo). Não espere pra conferir!"
Em Outubro de 2018, os direitos de publicação do jogo foram adquiridos pela empresa de produção canadense Liquid Media Group junto com outros títulos originalmente publicados pela Acclaim Entertainment.
Imagens e Vídeos Dessa Versão
*Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/street-fighter-the-movie/screenshots
Capas
Conforme já citado anteriormente, a mudança para "Real Battle On Film" no título do jogo no Japão foi porque por lá eles receberam um jogo exclusivo do filme da animação de Street Fighter II.
Tanto no Sega Saturn quanto no PlayStation, o jogo foi lançado em uma BigBox nos Estados Unidos.
Na Europa, o jogo teve sua velocidade reduzida para rodar em 50fps.
Tanto no Sega Saturn quanto no PlayStation, o jogo foi lançado em uma BigBox nos Estados Unidos.
Na Europa, o jogo teve sua velocidade reduzida para rodar em 50fps.
Finalizando
Seja nos Arcades ou Consoles, o jogo mostrava um potencial gráfico ainda não explorado pela série mas falhou no quesito que sempre fez a série ser a primeira escolha da maioria dos jogadores: a jogabilidade.
E por hoje é só. Pois é amigos, nem Street Fighter conseguiu ficar de fora da modinha dos sprites digitalizados e cenas FMV dos anos 1990's, que fizeram muitas empresas investir um dinheiro pesado para muitas vezes não alcançar um bom resultado além do gráfico bonito. Até mesmo a série, que sempre foi conhecida por sua jogabilidade simples e impecável sofreu para trazer uma experiência regular, seja no Arcade ou nas versões de Console.
Ainda bem que a Capcom aprendeu rapidinho e logo voltou a produzir seus jogos com sprites e jogabilidade tradicional mesmo, que era o que funcionava bem. Se esse fosse o futuro dos jogos, eu acho que estaríamos perdidos... Mas também não foi só esse jogo que caiu nessa moda. Street Fighter II: The Interactive Movie foi lançado na mesma época e era uma aventura FMV que trazia o filme de animação que tinha ido aos cinemas naquela época com um novo personagem que analisa os ocorridos do jogo para poder obter novos poderes. Mas isso é papo para outra hora.
Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Cara, que viagem no tempo relembrar posts de revistas e jogo, muito bom!
ResponderExcluirEu acabei tendo pouco contato com Street Fighter: The Movie: The Game, foi mais no PlayStation mesmo. Me dei conta aqui que nunca joguei a versão de Arcade, vou experimentar algum dia.
Muito bom o post! Valeu!
Incrível de ver essas revistas dos anos 1990 é o linguajar usado em algumas delas. Hoje sinto que há muito amadorismo nos sites especializados, mas naquela época eu acho que eles pelo menos misturavam isso com bom humor.
ExcluirCara, meu amigo tinha esse jogo original de ps1 e a gente viva jogando. Eu não cutia muito pq tinha SFzero 2 logo ao lado e todos amavam esse jogo na época. Agora sobre a versão Arcade nunca vi em lugar nenhum, talvez eu baixei no emuladorzão para jogar =)
ResponderExcluirExcelente post João! Grande Abraço.
Ivo.
Essa dica vai pra vocês dois (IVO e CADU): a versão Arcade consegue ser pior ainda! kkkkkk
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