quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ninja Gaiden (Arcade)


Ninja Gaiden (Tecmo, Arcade) - Lançado em Outubro de 1988 nos Arcades, Ninja Gaiden é um beat 'em up com elementos de side scrolling originalmente lançado pela Tecmo nos Estados Unidos e Europa, chegando no Japão apenas em Fevereiro de 1989 com o título Ninja Ryuukuden ((忍者龍剣伝, traduzindo Lenda da Espada Dragão Ninja). Na Europa, o jogo é conhecido como Shadow Warriors.

Apesar de ter sido produzido simultaneamente com a versão caseira do NES, as duas versões compartilham poucas coisas. Nessa versão mesmo, pouco é falado sobre o nome de Ryu Hayabusa em suas divulgações.


Jogabilidade

O gabinete Arcade do jogo era bem estilizado. Não era comum se ver gabinetes brancos naquela época.

A versão Arcade de Ninja Gaiden é um beat 'em up com elementos de side scrolling no qual o jogador controla um ninja contratado para derrotar um culto sombrio liderado por Bladedamus, descendente de Nostradamus que busca executar as profecias de fim do mundo e imundou as ruas dos Estados Unidos com criminosos. O Player-1 controla um ninja vestido de azul enquanto o Player-2 controla um ninja vestido de laranja. Como na maioria dos jogos do gênero, você avança no jogo ao derrotar todos os inimigos espalhados em cada área.

A jogabilidade é divida em 3 botões, sendo o mais inovador na época é a habilidade de de pendurar em qualquer plataforma ou cano que esteja acima do ninja com um desses botões para mudar a linha. Há cinco técnicas primarias no jogo: TRIPLE BLOW COMBINATION (o ataque normal usado com o botão de ataque), FLYING NECK THROW (feito ao atacar o inimigo enquanto se está pulando), HANG KICK (usado quando se está pendurado em uma barra), TIGHTROPE WALK (andar enquanto se segura em uma superfície acima do ninja) e o PHOENIX BACKFLIP (um "mortal pra trás" que é feito depois de correr em direção de uma parede), que se transforma em um ataque se o ninja estiver equipado com a Katana.

É possível destruir certos objetos no cenários, como cabines telefônicas, placas e lixeiras, batendo neles ou jogando os inimigos na direção deles. Fazendo isso, é possível desvendar itens escondidos que irão garantir pontos extras, recuperação de saúde, tempo no relógio e até uma vida extra. Um item em particular, chamado de Katana, equipará o ninja com uma espada que pode ser usada até dez vezes antes de reverter ao estado normal de socos e chutes.

O jogo é bastante lembrado por sua mórbida tela de continue, aonde o ninja está acorrentado à uma mesa, batendo a sua cabeça o mais forte o possível enquanto uma serra circular vai abaixando em direção ao seu corpo. Se você não continuar durante essa contagem de 10 segundos, a tela fica toda vermelha e o ninja grita em agonia, enquanto as palavras GAME OVER aparecem na tela junto com uma melodia dramática. Final Fight, lançado no ano seguinte, tem uma sequencia parecida, com os personagens amarrados perto de uma banana de dinamite.

As cinco primeiras fases são inspiradas em cidades estadunidenses de verdade, com cartões postais como Los Angeles, Brooklyn, Las Vegas, North Carolina e o Grand Canyon, assim como uma ferrovia transcontinental. A sexta e última fase se passa dentro do esconderijo inimigo. Os chefes são um lutador de sumô, um par de wrestlers que se parece com o time de THE ROAD WARRIORS e um trio de ninjas mascarados equipados com garras. O chefe final, Bladedamus, empunha duas espadas e atira fogo pela boca.


Diferenças Regionais

Diferenças regionais muitas vezes significam censuras. Não foi o caso aqui, porque no Japão
na verdade adicionaram mais conteúdo inédito ao jogo.

Ninja Ryuukenden, a versão japonesa, tendo sido lançada por último, trouxe as seguintes diferenças em relação as outras versões:

  1. O ano da data do copyright marca 1989 e não 1988, por causa do seu lançamento tardio. A versão Famicom de Ninja Ryuukenden já havia sido lançada quando a versão de Arcade começou a ser distribuída no Japão.
  2. A música da Fase 4 foi substituída por outra que parece com algumas partes com Tocata e Fuga em Ré Menor do musico clássico Bach. Apesar das outras músicas serem basicamente as mesmas, alguns arranjos foram adicionados na versão japonesa.
  3. Os personagens inimigos causam o dano normal durante a última fase (um combo de três acertos tira um ponto de saúde da barra), diferente da versão estadunidense aonde no último estágio, o ataque normal de inimigos e sub-chefes com apenas um acerto pode tirar de um à dois pontos de saúde. O último chefe pode matar o jogador com apenas um ataque.
  4. Uma voz digitalizada grita o nome do jogo durante a tela de STAGE CLEAR.
Virtual Console e versões da Hamster Corp.

O jogo foi portado para o Nintendo Wii como um jogo de Arcade via download em 28 de Julho de 2009 e mais tarde também para PlayStation 4 e Nintendo Switch em 05 e 09 de Maio de 2019 também via download. Entretanto, ele contém as mesmas mudanças impostas ao jogo em Ninja Gaiden Black:

  1. A música dos chefes das fases 2 e 5 foi removida nessa versão (devido à suposta similaridade com a música "Iron Man" da banda Black Sabbath); no lugar, a música normal da fase toca mesmo durante a batalha contra o chefe.
  2. O uso da Estrela de Davi nos cenários do jogo foi totalmente removido.

Versões Lançadas

Na Europa, o nome Shadow Warrior acabou ficando até que Ninja Gaiden foi lançado no Game Gear e Master System naquela região e finalmente deixaram os mesmos títulos.

Ninja Gaiden foi lançado em computadores caseiros na Europa sob o título Shadow Warriors em 1990 pela Ocean Software em cinco plataformas diferentes: ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Atari ST e Commodore Amiga. Nos Estados Unidos, o único formato para computador lançado foi para IMB-PC (MS-DOS) produzido pela Hi-Tech Expressions. Infelizmente, nenhuma dessas versões conseguiu capturar nem a sombra que foi o Arcade.

Em 1990, a Atari Corp. conseguiu adquirir a licença do jogo diretamente com a Tecmo e essa foi a versão caseira lançada na época que chegou mais perto do Arcade. As limitações do console deixaram os gráficos bem pixelados e a música com poucos arranjos, mas a jogabilidade se manteve praticamente intacta e algumas mudanças foram feitas para deixar o jogo mais fácil como uma barra de saúde maior e o relógio contar o tempo mais lentamente.

A versão original de Arcade foi inclusa como um extra em Ninja Gaiden Black, lançado em 20 de Setembro de 2005 no Xbox. Em 28 de Julho de 2009 foi a vez do Nintendo Wii receber o jogo na sua recém lançada Arcade Virtual Console, seguindo de um lançamento na Europa em 13 de Novembro de 2009 e nos Estados Unidos em 21 de Dezembro de 2009 com as mudanças supracitadas. Em 05 e 09 de Maio de 2019 foi a vez dos consoles Nintendo Switch e PlayStation 4 recebem uma versão emulada do Arcade desenvolvida pela Hamster Corporation.


Imagens e Videos do Jogo

Arcade


*Imagens retiradas do site da IGN.


Longplay 2-P da versão japonesa Ninja Ryuukunden, Vídeo do Canal arronmunroe.

Atari Lynx


Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/lynx/ninja-gaiden____/screenshots


Shadow Warriors rodando no ZX Spectrum. Canal Louise Jones.


Shadow Warriors rodando no Amiga 500. Canal Insert Disk Game Play Channel.


"Manual"





Galeria de Capas

A mesma ilustração usada em suas propagandas também foi usada para todas as capas na Europa.

Nos Estados Unidos, 2 versões do jogo foram disponíveis: uma com disquetes de 3" 1/2 e um pacote com os tipos de disquete dentro da mesma embalagem.

Tanto no Atari Lynx quanto na versão IMB-PC, o jogo vinha com a mesma ilustração do Arcade na capa.


Finalizando

No final do dia, o Arcade de Ninja Gaiden não é ruim, só é bastante difícil se você
não conhece os truques para avançar sem receber dano.

E por hoje é só. Ninja Gaiden com certeza fez o sucesso esperado pela Tecmo, mas talvez não nos Arcades. Essa foi a primeira e única versão lançada neste formato e embora seja um beat 'em up com bastante credibilidade infelizmente é um daqueles jogos famosos por serem "papa-ficha" se você não aprender os truques de como avançar no jogo. Não é uma questão de habilidade e sim de decoração.

Como já sabemos, uma versão de Ninja Gaiden foi lançada no NES quase na mesma época e ela sim foi uma devastadora de quarteirões. Trazendo um roteiro bem escrito, cutscenes com animações consideradas impossíveis para a plataforma na época e uma jogabilidade muito boa levou com que a série fosse continuada na plataforma até a conclusão da trilogia. Mas isso é papo pra outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Minha cabeça acabou de explodir! Eu não sabia que Ninja Gaiden de Arcade era um Beat Em Up! Nossa! Vou jogar isso agora!
    Eu sempre pensei q fosse plataforma mesmo e nunca parei para jogar, acredite se quiser! Eu amo Beat Em Up e Ninja Gaiden =)

    Brigadão pela dica João!
    Abração. Ivo.

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    1. Só cuidado ai com a porrada que você vai levar logo de cara jogando essa versão! Ela não é daqueles beat 'em ups mais tradicionais que vieram depois de Double Dragon, tem que ter aquela estratégia pensadinha pra cada tela ou os inimigos acabam com você num piscar de olhos.

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  2. O que tu achou de Mega Man 11, Joāo Carlos?

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  3. Acho que nunca cheguei a jogar a versão de Arcade, mas lembro de ver as pessoas jogando. Beat'em Up eu lembro da versão de Mega Drive, que um dia na vida eu achei a ROM e fui jogar todo feliz, daí vi que era diferente do NES e já fiquei meio assim, quando joguei pra valer fiquei ainda mais desanimado, aí depois vi que na verdade é um beta inacabado e fiquei mais desanimado ainda... kkkkkkkkkkkkkk
    A tela de Continue obviamente eu lembro bem! Beeeeem dramática! haha
    Bem bacana o review, como sempre. Jogo de ficar decorando as vezes cansa, mas me interessa conhecer o game na prática. Foi bom vc ter mencionado que saiu versão de Switch e PS4, se não cobrarem um valor muito injusto, penso em pegar pra ver. Senão vou ter que rodar no emulador mesmo... kkkk
    Valeu João!

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