Earthworm Jim


Earthworm Jim é um personagem criado originalmente pela Shiny Entertainment que tinha tudo para brilhar no mundo dos games e outros entretenimentos como desenhos e brinquedos, porém após um início meteórico passou de mão em mão em empresas que não necessariamente trabalhavam no mesmo nível que a Shiny e a série se viu cair no desconhecimento 5 anos após a sua criação. Mas se havia tanto espaço pra ele, o que foi que houve no caminho?

A criação do estúdio Shiny Entertainment foi bem curiosa. Depois de seu grande início de carreira na Europa desenvolvendo jogos para computadores Sinclair-ZX81 e ZX Spectrum, David Perry recebeu diversas ofertas para trabalhar em grandes estúdios como o Sega Technical Institute e a Playmates Toys, porém decidiu seguir um caminho próprio e fez um acordo diretamente com a Playmates para a criação de um estúdio independente com financiamento milionário.

Em Outubro de 1993, a Shiny Entertainment foi fundada em Laguna Beach, California logo após David Perry ganhar a sua cidadania estadunidense (ele nasceu na cidade de Lislurn na Irlanda do Norte). A empresa em seu primeiro projeto, que foi a criação do primeiro Earthworm Jim lançado em 1994, tinha apenas 9 funcionários, contando com David. Eles focaram em criar não apenas um jogo, mas material suficiente para uma linha de brinquedos, uma animação e o que mais a Playmates, que era uma empresa focada em brinquedos até aquele momento, quisesse produzir com o que eles criaram.

O jogo foi um sucesso e obviamente uma continuação foi garantida logo em seguida, dessa vez produzida para ainda mais consoles do que o projeto inicial. Earthworm Jim 2 foi lançado para 6 plataformas diferentes e obteve um sucesso enorme, embora até hoje os fãs debatem pra saber qual dos dois jogos é o melhor. Porém, a empresa decidiu não criar um terceiro, mas sim investir do crescente mercado de jogos 3D.

Como o estúdio era pequeno, eles buscaram empresas interessadas em financiar o seu novo projeto, que viria a ser o jogo MDK, o que levou a aquisição do estúdio pela Interplay. Eles tiveram o seu projeto financiado pela empresa, mas tiveram que assistir de perto o início do fim da sua primeira grande criação. A Interplay tinha grandes planos para Earthworm Jim e logo licenciou o jogo para que 2 empresas distintas trabalhassem em 2 títulos para Nintendo 64, PlayStation e PC (Earthworm Jim 3D) e Game Boy Color (Earthworm Jim; Menace 2 the Galaxy).

Esses projetos não apenas foram muito abaixo do esperado para o nível fundado pela franquia no Mega Drive e no Super Nintendo, como um hiato de quase 11 anos até o lançamento do remake Earthworm Jim HD em 2010 pela Gameloft. Depois disso, várias tentativas por parte de Doug TenNapel (animador gráfico) e David Perry para trazer a franquia do jogo foram realizadas mas infelizmente não foram concretizadas.


[SHINY ENTERTAINMENT]


[INTERPLAY]


[REMAKE/PROJETOS CANCELADOS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário