quinta-feira, 7 de maio de 2020

Street Fighter EX3


Street Fighter EX3 (Arika, PlayStation 2) - Lançado em 4 de Março de 2000, é o terceiro e até o momento último lançamento da série Street Fighter EX desenvolvido em parceria entre a Arika e a Capcom. O jogo foi produzido com o intuito de ser um dos jogos disponíveis no lançamento japonês e americano do PlayStation 2 ao invés de lançar apenas uma segunda atualização de Street Fighter EX2. Dessa vez não houve lançamento nos Arcades também.

Assim como a Capcom havia comentado a possibilidade de lançar Street Fighter EX2 Plus  no Dreamcast, esse plano foi logo substituído pela possibilidade de EX3 aparecer na plataforma. Ainda não se sabe ao certo o porque dos cancelamentos dessas versões, visto que a Capcom tinha uma boa relação com a Sega.




Jogabilidade

O jogo chegou ao PlayStation 2 com novidades o bastante para justificar a compra do novo console da Sony.

Street Fighter EX3 tem uma jogabilidade bastante similar ao seu antecessor, Street Fighter EX2 Plus, aonde os personagens podiam usar golpes como os SUPER COMBOS e os METEOR COMBOS. Entretanto, a novidade aqui é o GUARD BREAK foi removido e favor do SURPRISE BLOW (HARD ATTACK no Japão), que não utiliza energia das Barras Especiais, embora este ataque possa ser defendido (apenas se você estiver em pé).

Outras novidades dessa versão são os CRITICAL PARADE, que chama o seu parceiro para lutar simultaneamente ao seu lado por um tempo limitado e os MOMENTARY COMBO que cancela um golpe especial com outro. Alguns personagens receberam movimentos novos, como Skullomania que ganhou um projétil vertical.

A jogabilidade em sua essência é a mesma dos lançamentos anteriores. Entretanto, é obrigatório ser jogado somente no modo TAG BATTLE, similar a Tekken Tag Tournament, permitindo que os jogadores troquem de personagens durante a luta e oferecendo possibilidades de combos maiores. Há até a possibilidade de 4 jogadores lutarem ao mesmo tempo no ringue com 4 controles diferentes.


Modos de Jogo

A quantidade de modos aumentou consideravelmente se comparado ao jogo anterior devido ao TAG MODE.

No ORIGINAL MODE, o jogador recruta um time com até 4 personagens que foram o último derrotado na batalha anterior e pode escolher o próximo oponente, como era possível em Street Fighter III 3rd Strike. O BONUS STAGE é uma versão simplificada de um beat 'em up. Nesse modo, também há missões que o jogador pode completa-las para ganhar troféu de Platina, Ouro, Prata ou Bronze, que por sua vez desbloqueiam extras no jogo.

No ARENA MODE, as famosas DRAMATIC BATTLES da série Street Fighter Alpha podem ser replicadas em modos 2-on-2 , 3-on-1 (igual ao modo BATTLE 1 no ORIGINAL MODE) e até mesmo 2-on-1 (igual ao BATTLE 3 no ORIGINAL MODE, se jogado com um amigo). Com a flexibilidade de um Multitap, o adaptador para 4 controles vendido separadamente, é possível que até 4 jogadores possam controlar ao mesmo tempo seus respectivos personagens na tela.

Enquanto que o ORIGINAL MODE usa músicas novas baseadas no cenário da batalha, aqui e nos modos VS BATTLE e TEAM BATTLE são usadas músicas dos 2 jogos anteriores, baseados nos seus respectivos personagens selecionados.

No CHARACTER EDIT MODE, o jogador pode completar uma série de desafios com o novo personagem Ace e ganhar pontos de experiência que podem ser usados para obter novos SPECIAL MOVES e SUPER COMBOS para o Ace, que podem ser aplicados ao mesmo para criar uma lista de golpes customizada. Um exemplo seria o uso do Sonic Boom, Shoryuken e o Spinning Piledriver, usados por Seth em Street Fighter IV. Ace pode ser usado em outros os modos de jogos também.

Nos créditos do SINGLE PLAYER, você fica enfrentando uma série de inimigos até acabar, ganhando bonificações depois disso dependendo de quantos você derrotou até o THE END. E lembrando que não há finais no jogo: diferente das versões anteriores aonde tinha-se uma ceninha em CG para cada um, aqui aparece apenas um pequeno texto na tela e o jogo termina como nas versões Arcade.


Personagens

Como foi um daqueles títulos terminados à pressa, a quantidade de personagens foi aquém do esperado.
Mas a qualidade geral do que foi apresentado aumentou.

Enquanto 3 personagens da Arika, que estavam em jogos anteriores foram removidos, a Capcom ganhou 4 adições: Sakura, Evil Ryu, Bison II e Shin-Bison (controlado apenas por código de GAME SHARK). A Arika desenvolveu o personagem "Ace" exclusivamente para o jogo, que é um lutador que aprende técnicas dos outros personagens do jogo enquanto removeu Blair, Allen e Hayate do jogo.

Note que os personagens da Arika são inexistentes na história oficial de Street Fighter e que a Capcom não tem os direitos autorais sob os mesmos, tanto que quando a Arika decidiu fazer um novo jogo da série Fighting Layer eles voltaram com esses personagens no jogo sem maiores problemas. Apesar do produtor Yoshinori Ono ter falado durante uma entrevista que ele gostaria de poder usá-los em jogos futuros.

Os personagens da Capcom por sua vez, não tem fichas oficiais, uma vez que ele retém a sua história original do jogo de origem, sendo apenas rivais dos personagens da Arika. A descrição dos personagens da Arika foram criadas exclusivamente para o Street Fighter EX3, porém o jogo em si ainda não contém história como todos os outros títulos anteriores da série.


Personagens Iniciais

Ace é um agente do governo que foi enviado pelo Primeiro Ministro de seu país para infiltrar em uma base de Shadaloo e obter informações e plantas de sua arma secreta. Ele tem um dispositivo implantado em sua espinha dorsal que pode analisar dados de outros lutadores e carregá-los para que ele possa aprender os seus golpes.

Ryu

Ken

Chun-Li

Zangief

Guile

Hokuto nasceu na principal casa da família Mizugami, que tem a tradição da arte do Kobujutsu. Ela é fruto de uma mulher de confiança e líder da casa Mizugami e um homem de uma família próxima, além de ter herdado a principal casa do clã Bushin como resultado disso. Conhecida como Shirase durante a sua infância, Hokuto foi encarregada de liderar a casa quando ainda era muito jovem, criada como irmã de Kairi pelo lider da casa para assim selar a confiança das duas famílias. Depois que a sua irmã mais nova Nanase nasceu, as duas treinaram rigorosamente juntas e criaram uma grande ligação entre si. Eventualmente ela se tornou herdeira única dos Mizugami.

Skullomania já foi um vendedor comum chamado Saburo Nishikoyama. Seus superiores nunca estavam satisfeitos com os seus resultados. Sem sorte e constantemente sob pressão por mais resultados, ele foi forçado a atuar em uma exibição de heróis em uma loja de departamento que o empregou. Durante o seu show, ele sentiu que uma paixão indescritível que despertou em si e decidiu se transformar em um vigilante e combatente do crime, jurando proteger o mundo de todo o mal. Como resultado disso, ele se tornou um dos artistas marciais mais fortes do mundo.

Doctrine Dark foi um bravo soldado com um excepcional senso para a batalha. Ele serviu sob a tutela de Guile em sua própria unidade de reconhecimento tático especial. Durante sua missão, a sua própria unidade entrou em combate com outra unidade liderada por Rolento. Com altas baixas em ambos os lados, Doctrine foi o único da sua unidade que saiu com vida. Entretanto, ele estava muito ferido emocionalmente e fisicamente. Vestido com um equipamento respiratório, ele eventualmente escapou do hospital e se escondeu, para assim retornar como um matador enlouquecido e psicótico. Doctrine culpa Guile pelo acontecido porque a sua prioridade era chegar até M. Bison e vingar Charlie, ao invés de se preocupa com a vida dos homens em sua unidade.

Cracker Jack é um ex-lutador de Las Vegas que era conhecido pelos seus punhos poderosos. Ele estava no topo de um grupo de guarda-costas chamado de CRACKERS, mas o deixou para viver livremente e terminar uma luta com o seu rival. Quando uma certa organização criminal decide ir atrás dele, ele vira o guarda-costas de Blair Dame, filha de uma família europeia muito rica, quando ela decide viajar pelo mundo.

Dhalsim

Blanka

Vega (EU/US) - Balrog (JP)

Sharon foi deixada em um monastério quando ela ainda era uma criança. Quando cresceu, ela começou a viver uma vida dupla como uma agente "Classe A" para uma organização secreta, assim como mantinha sua imagem como freira que criava crianças no monastério que ela cresceu. Nunca tendo conhecido os seus verdadeiros pais, Sharon pensa todos os dias quem eles eram e o que aconteceu com eles.

Nanase nasceu na principal casa da família Mizugami, crescendo ao lado de sua amada irmã Hokuto. Apesar de ter nascido em uma família de mestres Kobujutsu, Nanase só treinou para manter a tradição e na verdade odeia o seu treinamento, fugindo em qualquer oportunidade que aparece. Entretanto, ela evita fugir à tantos treinos assim para não enfurecer a sua irmã. Apesar da sua relutância, ela é habilidosa.

Sakura Kasugano


Personagens Secretos

M. Bison (EU/US) - Vega (JP)

Garuda já foi um homem que protegia a sua vila de uma ameaça desconhecida e foi glorificado como um herói, mas se perdeu em seu caminho e foi tomado por forças ruins, se transformando em um demônio. É desconhecido o que de fato o transformou em sua atual forma, mas ele existe através do poder de emoções negativas.

Sagat

Pullum Purna é a filha de um Saudita muito bem sucedido. Depois de ter encontrado o seu avô em um estado hipnótico com um livro vermelho escrito Shadaloo na capa, ela jurou vingança e contratou Darun Mister como seu guarda-costas e contou com a ajuda de Blair Dame enquanto pôde.

Darun Mister conhece os poderes lendários de wrestling de Zangief e, entediado com seus oponentes inferiores, vai atrás dele para provar que ele é de fato o maior lutador do mundo. Trabalha como guarda-costas para a Pullum Purna.

Vulcano Rosso é um combatente um pouco misterioso. Ele é um lutador peralta que nasceu na Itália e agora vive em uma base localizada no Mar Mediterrâneo. Rosso foi membro de uma misteriosa organização que tentava tomar toda a Europa, mas saiu da mesma depois que a sua amante foi morta por um traidor. A morte dela desenvolveu nele uma sede por vingança, que é a sua principal motivação para lutar.

Area é a filha de um inventor muito rico e está de fato testando suas última invenções: um patins de propulsão e um braço mecânico, chamados de Cancer. Ela entra em torneios de luta para obter dados dos mais variados estilos de luta, assim como atrair atenção para as invenções de seu pai. Consternado pela paixão que sua filha tem pelo combate marcial, o pai dela chega a conclusão que não pode impedi-la de entrar em torneios, mas pode equipá-la da melhor maneira possível.

Kairi nasceu na principal casa da família Mizugami e foi treinado no estilo de combate corpo-a-corpo milenar de sua família. Entretanto, em uma noite chuvosa, Kairi foi jogado ao mar de dentro do navio que ele estava viajando por Hokuto e perdeu as suas memórias. Depois disso, ele eventualmente chegou em um litoral e desmaiou. Quando voltou à si, ele estava com o cabelo branco e coberto de cicatrizes, mas devido a sua perda de memória ele acredita que foi jogado do alto da montanha. Por 10 anos ele vagou pelo mundo, lutando sem motivo ou razão. As palavras "você deve desafiar os seus limites" eram a única memória que ele tinha. Levado por essas palavras, Kairi achava que a única maneira de recuperar as suas memórias era seguir o caminho de Shura, substituindo as suas memórias pela natureza de um demônio.

Shadowgeist já foi um homem comum. Vivendo numa dura ditadura, sua esposa foi morta pelo governo e sua filha subsequentemente desapareceu. Tomado pela decepção, ele implantou no seu corpo partes cibernéticas e se transformou em um vigilante violento sob o nome Shadow Geist. Além de suas partes cibernéticas, ele também instalou um dispositivo de autodestruição em seu corpo. Ele luta contra a ditadura do seu pais para poder proteger as pessoas de virarem vítimas como a sua família.


Legado

Menos personagens, mais modos, similaridades com Tekken Tag Tournament.
Esses foram os principais pontos tocados pelos jogadores da época.

Depois de ter sido brevemente mostrado na Ação Games nº150, foi falado que "Com opção para participação de dois jogadores, recursos gráficos excelentes e incríveis efeitos em 3D, o jogo tem personagens desenvolvidos com cuidado dos mínimos detalhes, como cabelos e roupas". Já na Ação Games nº151, o jogo recebeu nota 10, 9, 10 e 9,5 nos quesitos Gráficos, Som, Jogabilidade e Diversão pelo redator Ronny Monteiro com uma devida análise que ocupou 2 páginas da publicação.

Na Gamers nº61 o jogo não recebeu uma análise propriamente dita, mas uma explicação sobre os elementos contidos no jogo e a lista de golpes completas, com a seguinte colocação: "Os resultados são de ótima qualidade (ainda que o game não tenha usado quase nada dos recursos que o console tem a oferecer), que agradará a todos assim como seu predecessor, SFEX2."

Para fechar, na Super Game Power nº75 Baby Betinho deu notas 9, 10, 9 e 9 para os quesitos Controle, Diversão, Gráfico e Som, com a seguinte colocação: "O novo game, além de contar com mais lutadores, permite que você crie personagens personalizados. Isso mesmo. É possível, por exemplo, unir os poderes de Guile e Zangief num só boneco. ... Quem se amarra em King of Fighters vai curtir os modos Multiplayer e Team Battle!"

O personagem Skullomania fez uma aparição no jogo musical "Technictrix" para PlayStation 2 e também em Fighter Maker do PlayStation.


Imagens e Vídeos do Jogo





Finalizando

Street Fighter EX3 pulou os Arcades e foi direto para os consoles. Graças à isso temos uma experiência com mais modos de jogo mas infelizmente menos personagens do que o jogo anterior.

E por hoje é só. O ano de 2000 marcou o início de uma "Era das Sombras" para os jogos de luta. O 3D dominava, os consoles haviam superado as capacidades gráficas dos Arcades e o foco era cada vez maior em produção de conteúdo adicional para as versões caseiras, o que levou à termos modos de Boliche, Puzzle, Corrida e até mesmo RPG em alguns jogos como medida de aumentar o tempo de vida útil do jogo, porém nem todos traziam uma jogabilidade que realmente marcasse.

A famosa "Era dos Arcades" caminhava para o seu fim. É claro que até hoje temos grandes títulos nascendo no Arcade e depois adaptados para os consoles de mesa, mas os jogos são em menor quantidade e tabém alguns são lançados até mesmo depois de suas versões consoles serem lançadas. Street Fighter EX3 foi um dos primeiros exemplos de que um jogo não precisava passar pelos Arcades para alcançar um nível aceitável de polimento, porém o uso do CD-ROM limitou a experiência no geral.

E aqui terminamos de falar sobre a série Street Fighter EX. Produzida por ex-funcionários da Capcom e da Namco, a série marcou por ser a primeira investida com gráficos poligonais da franquia Street Fighter, que só retornaria ao formato 8 anos depois com Street Fighter IV. Durante esse período, a Capcom fez muitos experimentos e até esboçou uma volta da série em outros formatos mas nada saiu do papel até Yoshinori Ono realmente insistir muito dentro da empresa.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Você vai agora continuar fazendo posts sobre 9 jogos de Street Fighter que ficaram faltando e os 2 da Série Alpha que vão ser atualizados e aí depois você vai fazer post de qual franquia? Como vai ser depois desse post?

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    1. Ainda tenho mais 2 posts de Street Fighter para serem publicados: Street Fighter: The Movie (15/05) e Street Fighter II Movie (22/05). Depois deles, tem 6 posts programados que eu refiz da série Ninja Gaiden. Até o final de Junho teremos a série inteira no canal sem contar os Reboots. Depois disso, ainda não sei o que vou fazer.

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    2. Bom que me lembro a única franquia que ficou faltando no momento é Megaman clássica com Megaman 11 faz a análise desse jogo.

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  2. Muito bom o post, bem completo, bem detalhado!
    Eu confesso que não lembro qual dos SFEX eu joguei, só me lembro de ter sido no console e de ter rolado um estranhamento gigantesco de ver em 3D um jogo que eu conhecia em 2D, vendo os personagens desviando de hadoukens como se não fossem nada. Me frustrou um bocado, tanto que eu nem encostei a segunda vez nele! hahahaha
    Mas aí tem muito da minha bronca com o 3D na época, demorei pra aceitar isso. Já tinha meus traços de idoso logo cedo! rs
    De qualquer forma, achei muito bacana conhecer a história dos personagens, alguns deles eu lembro de ter visto em algum outro jogo da Capcom, embora eu confesse não lembrar de todos também. A arte de cada um deles ficou legal pra caramba, várias ideias bem boas. Quem que poderiam ressuscitar boa parte aí num Street Fighter com jogabilidade 2D!
    Valeu

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    1. Essa é uma das oportunidades que a Capcom sempre deixa passar e infelizmente foi o mesmo caso com a Arika. Construir uma história com personagens legais é essencial pra um jogo, só que nessa trilogia EX nenhum jogo tem uma história proriamente dita. Ai não dava pra se aproveitar de outros recursos novos como finais em CG pra contar uma história melhor, porque isso foi deixado de lado.
      Esses personagens da Arika você pode conferir no título mais recente da empresa: Fighting EX Layer pra PS4 e PC.

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