quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sonic the Hedgehog 3


Sonic the Hedgehog 3 (Sonic Team & Sega Technical Institute, Mega Drive) - Lançado em 02 de Fevereiro de 1994, o jogo foi novamente desenvolvido nos Estados Unidos com o Sonic Team trabalhando no estúdio Sega Technical Institute. O jogo é uma sequência direta de Sonic 2 e continua diretamente os eventos do fim do jogo, aonde Dr. Robotnik cai em uma ilha flutuante. Sonic encontra o novo personagem Knuckles the Echidna e deve mais uma vez recuperar as Chaos Emeralds e também parar a nova ameaça de Robotnik, que planeja reconstruir a sua nave Death Egg.

O jogo é diretamente ligado a sua sequência "Sonic & Knuckles", uma vez que os dois jogos iriam ser apenas um, mas devido aos altos gastos do cartucho e uma curta agenda de desenvolvimento forçaram a Sega a dividir o jogo em 2 partes interligadas.



Jogabilidade


1.1 - Jogo Principal

Sonic 3 melhora a jogabilidade dos títulos anteriores, no qual os jogadores devem coletar anéis e fazer o seu caminho através de 6 zonas para derrotar Dr. Robotnik. Assim como o jogo anterior, Sonic 2, o jogador pode escolher entre Sonic e Tails ou os 2 juntos, no qual Tails é contralado pela CPU ou por um segundo jogador. Cada uma das 6 zonas são divididas em 2 atos, cada uma com um chefe no final. No final de cada 1º ato, uma placa irá cair do céu e o jogador pode acerta-la antes de cair no chão, ganhando assim alguns pontos ou até mesmo descobrir itens secretos escondidos no chão.

Novo na série é a habilidade de salvar o progresso, o que permite que os jogadores resumam a sua jogatina a partir da ultima zona da qual eles jogaram. Se terminar o jogo, é possível escolher rejogar qualquer fase a partir do save feito.

Os personagens agora tem habilidades únicas, feitas ao apertar o botão de salto pela segunda vez quando o personagem já estiver no ar. Sonic pode fazer um "shield attack", que trás proteção e aumenta o alcance do seu ataque. Tails tem a habilidade de voar ou nadar por um curto periodo de tempo antes que ele se canse e precise de uma pausa para voltar ao normal. Adicionalmente, se um segundo jogador controlar Tails, ele pode carregar Sonic enquanto voa.

Os escudos normais dos jogos anteriores foram substituidos por 3 novos escudos elementais que, quando usados por Sonic, novas habilidades são desbloqueadas no lugar do seu Shield Attack. O escudo de fogo protege Sonic de ataques com camas e permite que ele se projete para frente. O escudo elétrico protege Sonic da eletricidade e atrai anéis que estejam próximos como um imã, além de permitir que Sonic faça um segundo salto no ar. E finalmente, o escudo de bolha permite que Sonic respire embaixo d'agua e que ele balance no chão para que alcance áreas mais altas.

Passando pelo postes de checkpoint com 50 ou mais anéis sob a sua posse, o jogador tem acesso a uma fase de bônus, no qual o personagem se joga de um lado para o outro em uma máquina de chiclete que joga escudos, anéis e vidas extras.


1.2 - Estágios Especiais

Os estágios especiais podem ser acessados através de anéis gigantes escondidos pelas fases. Nesses estágios, o jogador navega em um espaço tridimensional aonde o objetivo é coletar todas as esferas azuis sem tocar nos vermelhos. Porém, se o jogador passa apenas pelas esferas azuis das pontas, pelo menos num quadrante 3x3 em tamanho, todas as esferas se transformarão em anéis que são utilizados para ganhar continues se uma certa quantidade for coletada.

Há também esferas amarelas que lançam o personagem para frente e as brancas que fazem com que o personagem vá pra trás caso você dê de frente com ela. Completando o objetivo nessas fases garantem a posse da Chaos Emerald, que permitem acessar o final bom do jogo se todas as 7 forem coletadas. Adicionalmente, se Sonic coletar todas as 7 esmeraldas, ele pode se transformar em Super Sonic depois que tiver de posse de pelo menos 50 anéis e saltar no ar.

Além dessas. as esmeraldas conhecidas como "Super Emeralds" podem ser obtidas se o jogo estiver conectado à Sonic & Knuckles, no qual permite que Sonic e Tails se transformem em Hyper Sonic e Super Tails, respectivamente.


1.3 - Multiplayer

O "Competition Mode", como o nome mesmo sugere, permite que 2 jogadores jogando com Sonic, Tails ou Knuckles corram entre si em 5 voltas em um estágio sem fim, não relacionados a nenhuma fase jogada no modo principal. Durante a jogatina, os jogadores devem coletar item que podem tanto ajuda-los ou atrapalha-los.

Há 3 modos de jogo disponíveis: Grand Prix, no qual todas as 5 pistas estão disponiveis e são jogadas em ordem; Single Race, aonde você escolhe apenas 1 pista para correr; e Time Trial, um modo single player no qual jogadores devem completar as 5 voltas no menor tempo possível.


1.4 - Conexão com Sonic & Knuckles

Sonic 3 e Sonic & Knuckles eram originalmente o mesmo jogo, porém acabaram sendo lançados separadamente por causa do tempo de desenvolvimento e dinheiro que custaria o projeto. Sonic & Knuckles foi eventualmente lançado com um sistema de "Lock-on", no qual permite que jogos da série Sonic sejam encaixados na parte de cima dele para conteúdo adicional. Colocando Sonic 3 juntamente com Sonic % Knuckles habilita o jogo "Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles", no qual as fases de ambos os jogos são jogadas em continuidade.

Isso permite possibilidades que não eram possíveis nos 2 jogos separadamente, como jogar as fases de Sonic 3 com Knuckles e as fases de Sonic & Knuckles com Tails. Outras novidades incluem a habilidade de coletar as Super Emeralds, que desbloqueia novas e poderosas formas para todos os 3 personagens, assim como opções de save mais completas, que agora guardam também o número de vidas e continues que o jogador tem.

A funcionalidade de "Lock-on" está disponível apenas em certos lançamentos digitais do jogo, como no Virtual Console do Nintendo Wii. Para isso, basta ter comprado os 2 jogos e te-los na mesma tela.


História

Na Artwork européia, o nome "Part One" podia ser visto já indicando que o final  completo do jogo só poderia ser acessado quando o próximo fosse lançado.

Depois que Sonic derrotou Dr. Robotnik no final de Sonic 2, sua estação espacial, o Death Egg, entra em colapso e cai em uma mítica ilha flutuante conhecida como Angel Island (ou simplesmente "the Floating Island", como ela é chamada no manual do jogo). Dr. Robotnik imediatamente inicia os reparos da sua estação danificada, até encontrar com Knuckles the Echidna, o último membro sobrevivente de uma antiga civilização de Echidnas que uma vez habitaram a ilha. Ele também é o guardião da Master Emerald, que garante a ilha os seus poderes de levitação.

Sabendo que Sonic e Tails vão encontra-lo, e chegando a conclusão de que a Master Emerald pode alimentar a estação, Dr. Robotnik leva Knuckles à acreditar que Sonic está tentando roubar a sua Emerald. Logo depois, Sonic e Tails em seu biplano, o Tornado, estão à procura do Dr. Robotnik. Sonic, de posse das esmeraldas dos eventos de Sonic 2, então se transforma em Super Sonic. assim que eles chegam, Knuckles encurrala Sonic pelo chão e tira as Chaos Emeralds dele, fazendo com que ele retorne a sua forma normal. Knuckles então rouba as esmeraldas e desaparece na mata.


Desenvolvimento


1.1 - Pré-Lançamento

Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara foram os principais responsáveis pelo design e programação da agenda de Sonic 3. O jogo originalmente teria uma visão isomérica, similar ao que eventualmente seria Sonic 3D Blast. Esse conceito foi abandonado logo nos estágios iniciais de desenvolvimento, depois que o time de desenvolvimento decidiu não fazer mudanças tão radicais à formula de Sonic para essa sequencia.

Sonic 3 e Sonic & Knuckles seriam inicialmente apenas um cartucho. Entretanto, devido a problemas com a agenda e o custo de fabricação de um cartucho de 34mbit com NVRAM que seria muito caro, a decisão feita foi de dividir o jogo no meio, dando a Yuji Naka e os outros desenvolvedores mais tempo para finalizar a segunda parte, e dividir os altos custos entre 2 cartuchos mais simples e baratos.

O jogo tem uma pequena quantidade de RAM não-volátil no chip do cartucho, o que permite que o jogo seja salvo em certos pontos.


1.2 - Lançamento

Sonic 3 foi lançado nos Estados Unidos em 02 de Fevereiro de 1994, chamado de "Hedgehog Day". A rede de lojas "Toys 'R' Us" compensou as pré-vendas com uma edição limitada do CD Sonic Boom, que continha músicas presentes ou inspiradas nos jogos Sonic CD e Sonic Spinball.

Na Europa, Sonic 3 foi lançado em 24 de Fevereiro de 1994. Para ajudar a promover o jogo, a banda "Right Said Fred" escreveu a música "Wonderman", incluindo referências aos vários aspectos de Sonic. A música foi usada nas propagandas do jogo, e foi lançada em um single que chegou a posição 55 nos mais vendidos do Reino Unido. Os personagens Fez e Skull do programa de "Pirate TV" da Sega aparecem no clipe da música ao lado de Sonic.


1.3 - Envolvimento de Michael Jackson

De acordo com o diretor da STI Roger Hector, Michael Jackson foi trazido inicialmente durante o desenvolvimento do jogo para compôr músicas, mesmo com seu envolvimento não estar incluido nem mesmo nos créditos do jogo. Isso supostamente aconteceu devido aos escândalos que Michael estava passando na época. Seu envolvimento foi removido do jogo e todo o trabalho de áudio foi refeito do zero.

Entretanto, essas informações são duvidosas, uma vez que várias entrevistas foram feitas e deixaram claro que o envolvimento de Michael era desconhecido pelos executivos da Sega e também pelo marketeiros, uma vez que nenhum contrato formal foi assinado ou feito. James Hansen, do SSRG (Sonic Stuff Research Group) reforça que Cirocco (creditado como "Scirocco" em Sonic 3) ainda tem posse da presumida versão demo da lendária trilha sonora. "Na verdade, eu tenho 'TODAS' as faixas...," ele escreve, "desde o zumbido do Michael no meio da noite deixando mensagens, até as idéias da primeira gravação com Matt e Bruce - MAS, eu não acho que eu possa levar isso a público sem permissão".

Em Dezembro de 2009, o compositor de Michael Jackson, Bradley Buxer (creditado em Sonic 3 como Brad Buxer) disse a revista francesa "Black & White" que Michael teve sim envolvimento nas composições de Sonic 3, mas não foi creditado no jogo porque ele não ficou inteiramente satisfeito com o resultado, devido as limitações sonoras do Mega Drive. Buxer também falou que a música final de Sonic 3 se tornou a base para o single "Stranger in Moscow" tempos depois.


Versões Alternativas e Ports

A Artwork americana novamente foi feita pelo time de desenvolvimento do jogo. Os jogos de Sonic sempre eram lançados primeiro nos Estados Unidos e depois no resto do mundo.

Compilações que incluem o jogo: Sonic Jam (1997) para o Sega Saturn; Sonic & Knuckles Collection (1997) e Sonic & Garfield Pack (1999) para PCs baseados em Windows; Sonic Mega Collection (2002) para o Gamecube; Sonic Mega Collection Plus (2004) para PlayStation 2 e Xbox, em 2006 para PC; Sega Genesis Collection (2006), para PlayStation 2 e PSP; Sonic's Ultimate Genesis Collection (2009), para PlayStation 3 e Xbox 360; e Sonic Classic Collection (2010), para Nintendo DS.

Como de costume, as compilações trazem o jogo sem grandes modificações. Entretanto, em Sonic Jam há 2 novas opções: o modo "Normal", que altera a localização dos anéis e inimigos, e o modo "Easy" que remove certos atos do jogo completamente.

O jogo foi relançado também via download no Virtual Console do Nintendo Wii em 21 de Agosto de 2007. Chegou também à Xbox Live Arcade em 10 de Junho de 2009, com gráficos melhorados para ser visualizados em alta definição e placares online, além da opção de multiplayer online. O método original de salvar o jogo foi modificado com uma versão refeita que permite o jogador salvar o jogo a qualquer momento, mas não salva o progresso do jogo depois de terminado.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Mega Drive:





Xbox 360:




Recepção

O jogo foi muito bem recebido pela mídia, assim como seus antecessores. A EGM elogiou o jogo durante o seu lançamento, dando uma nota 9.5 de 10. A IGN elogiou o lançamento no Virtual Console, dando um 9 de 10, clamando que o jogo é o melhor da trilogia original de Sonic para o Mega Drive, falando "chamamos Sonic 1 de impressionante e Sonic 2 de ótimo. Já Sonic 3 é o melhor de todos - e merece a maior nota da trilogia.

O site GameSpot também viu o jogo como um melhoramento para a série, dizendo que "as fases de Sonic 3 oferecem mais interações do que as dos jogos anteriores, como as tirolesas, mastro de bombeiro e árvores gigantes para você escalar. Você também vai encontrar um chefe esperando no final de cada ato (ao contrário dos anteriores que era apenas no ato final), e esses chefes tendem a interagir com o cenário mais do que nos jogos anteriores. Além disso, os gráficos em Sonic 3, especialmente os cenários, são muito bem elaborados, assim como todos os efeitos animados, mostrando as plantas balançando e a distorção do calor".

Sonic 3 vendeu 1.02 milhões de cópias só no Mega Drive. É bem menos do que Sonic 2 (6 milhões) e Sonic 1 (15 milhões), mas diferente dos jogos anteriores, ele nunca foi vendido junto com o console. Ainda assim, ele conseguiu entrar para o "Top 10 Jogos Mais Vendidos do Mega Drive". A revista Mega colocou o jogo na 5ª posição no seu "Melhores Jogos de Todos os Tempos".


Legado

As edições 33 de 34 da revista em quadrinhos da editora Archie Comics trazia uma adaptação da história do jogo em suas páginas.

Para o aniversário de 20 anos da série, a Sega lançou o jogo "Sonic Generations", que trás vários aspectos dos jogos clássicos adaptados no jogo. A versão para Nintendo 3DS do jogo trás um remake do chefe "Big Arm" da fase "Launch Base". Além disso, uma versão remixada da música "Game Over" está presente no jogo.


Badniks

Angel Island Zone
Hidrocity Zone
Marble Garden Zone
Carnival Night Zone
Ice Cap Zone
Launch Base Zone


Galeria de Capas

A versão japonesa novamente utilizou o estilo Pop Art e trazia Knuckles na capa ao invés de Tails.
Na Europa, a capa utilizou uma artwork totalmente nova criada especialmente para o mercado europeu.
A capa coreana de Sonic 3 usava a mesma artwork da versão americana. Por lá, o console se chamava "Aladin Boy".
Eis a capa original norte-americana.


Manual do Jogo

*Badniks e Manual copiados do link: http://soniczone0.com/games/sonic3/downloads/


Finalizando

Pelo visto Sonic mudou de idéia sobre a sua cerveja favorita.

E por hoje é só. Sonic 3 poderia ter tomado um caminho diferente, mas a Sega preferiu por continuar com a fórmula original e expandiu cada conceito já criado no jogo, melhorando bastante a jogabilidade e o tempo de vida útil do jogo. Essa questão de dividir o jogo em 2 cartuchos pareceu um pouco "perigoso" de inicio, mas a partir disso acabou nascendo uma das coisas mais inovadoras que a Sega criou no Mega Drive: a possibilidade de se usar jogos anteriores para desbloquear novos conteúdos em novos jogos. E com o preço acessível que foi lançado, não tinha desculpa para não se comprar os 2 jogos.

Na semana que vem eu volto pra falar de Sonic & Knuckles, que foi o último jogo da série principal de Sonic que foi produzido pela Sega e trazia o inovador sistema de "lock-on", que conecta o jogo à Sonic 1, 2 e 3! Espero que vocês tenham gostado e voltem na semana que vem para ver o novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário