quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Samurai Shodown VI


Samurai Shodown VI (SNK Playmore, Atomiswave) - Lançado em 14 de Setembro de 2005 nos Arcades japoneses, é o décimo jogo da série Samurai Shodown e o primeiro e único a ser lançado na placa da Sammy, Atomiswave. Durante esse período da SNK Playmore na Atomiswave (2004-2007), a grande maioria dos jogos eram patrocinados pela Sega, o que gerou algumas mudanças nos títulos que acabaram sendo implementadas em futuros títulos da empresa.

Seu nome japonês, "Samurai Spirits: Tenkaichi Kenkakuden" pode ser traduzido literalmente como "A Lenda do Maior Espadachim do Mundo".


História

Se passando em um ano desconhecido, Yoshitora faz uma proclamação para decidir quem é o lutador mais forte do mundo. Cada batalha se passa em um dos vários festivais conhecidos em vários países do mundo. Cada estágio representa um desses festivais ou feriados, como por exemplo o Halloween na Irlanda ou o Ano Novo Lunar na China. Como o jogo se passa em um universo paralelo baseado nos efeitos de Samurai Shodown V, o produtor acabou apelidando o jogo de "festival de luta".


Personagens


(Retornantes de Samurai Shodown V e Samurai Shodown V Special)


Haohmaru

Ukyo Tachibana

Hanzo Hattori

Nakoruru

Genjuro Kibagami

Kyoshiro Senryo

Shizumaru Hisame

Gaira Caffeine

Rimururu

Basara

Sogetsu Kazama

Kazuki Kazama

Tam Tam

Charlotte Christine Colde

Galford D. Weller

Jubei Yagyu

Rera

Rasetsumaru


Suija

Enja

Yoshitora Tokugawa

Youkai Kusaregedo

Mina Majikina

Yumeji Kurokouchi

Zankuro Minazuki

Liu Yunfei

Mizuki Rashojin

Shiro Tokisada Amakusa

Gaoh Kyougoku Hinowanokami

Sankuro Yorozu


(Retornantes de Samurai Shodown e Samurai Shodown II)


Genan Shiranui

Cham Cham

Earthquake

Nicotine Caffeine

Neinhalt Sieger

Wan-fu

Kuroko


(Personagens Novos)


Andrew

Iroha

Sugoroku Matsuribayashi

Ocha-Maro Karakuri


(Mascotes)


Chample

Poppy

Shikuru

Mamahaha

Paku Paku


(Versões Alternativas)


Nakoruru (Bust)

Galford (Bust)

Kim Ung Che

Demon Gaoh (Non-playable)

Outros: EX Yoshitora, EX Mina, EX Yunfei e EX Kusaregedo




Visão Global

O jogo apresenta novos cenários em 2D com elementos em 3D, assim como um elenco retornante dos 28 personagens de Samurai Shodown V Special, além de 7 personagens de Samurai Shodown e Samurai Shodown II que não apareceram nos últimos jogos e 4 novos personagens. Um novo sistema de "seleção de espírito" foi adicionado, no qual permite que os jogadores escolham entre 6 estilos diferentes de luta, cada um baseado em um jogo anterior da série e um inteiramente novo - cada um é representado por um algorismo romano de I ao VI.

Apesar do jogo ter sido lançado e distribuido inicialmente apenas no Japão, ele foi lançado fora do país em lugares aonde a Atomiswave é patrocinada pela Sega, como os Estados Unidos, mas com uma distribuição bastante limitada. O jogo foi lançado em 26 de Janeiro de 2006 no PlayStation 2 no Japão e teve seu lançamento Europeu, previsto pro terceiro trimestre daquele ano cancelado. Com esse lançamento no PS2, todos os personagens que já apareceram nos jogos anteriores da série, com excessão de Hikyaku (o carinha que joga itens na arena), estão disponíveis para serem selecionados.

Devido a controvérsia em torno da natureza gráfica do jogo anterior e o patrocinio da Sega, a violência foi diminuida neste aqui. A habilidade de fazer fatalities foi removida do jogo e os efeitos de sangue foram substituidos por fogos de artificio. Além disso, mais controvérsia veio a tona com o fato de que alguns dubladores foram substituidos por novos, causando um tumulto massivo por parte dos fãs.

A personagem Iroha foi muito bem recebida pelos fãs no Japão e estrela vários jogos mobile da série que também só saíram por lá. Com o lançamento da coletânea "Samurai Shodown Anthology" nos Estados Unidos em 24 de Março de 2009 para PlayStation 2, PSP e Nintendo Wii, foi a primeira vez que os residentes daquela região receberam um lançamento em massa do jogo.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Arcade:







PlayStation 2:




Wallpapers Oficiais






*Clicando neles, você consegue salva-los no tamanho real.


Finalizando

Poster japonês do Arcade.

E por hoje é só. Embora não seja confirmado por ninguém da SNK Playmore, acreditasse que Samurai Shodown VI é na verdade aquele teste localizado do "Samurai Shodown V Special: Final Edition" que nunca foi lançado no Neo Geo, porém com mais personagens e fases adicionados ao produto final. Embora a violência tenha sido bem amenizada nessa versão, o mais importante, que é a jogabilidade, ficou intacto. Apenas é um pouco confuso pra alguém que começou a jogar ele escolher entre tantos personagens e barras diferentes, o que acaba assustando o jogador logo de cara.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre o último jogo da série lançado em arcades e console que foi o "Samurai Shodown Sen". A SNK, que parece não desistir nunca, voltou a investir no 3D para esse jogo mas acabou esbarrando em algumas limitações que deixou o jogo um pouco abaixo dos seus competidores. É isso ai, espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Cara parabéns pelo seu blog. Acompanho desde o inicio do ano; aliás você mudou o endereço né? Gosto muito das suas matérias que são sempre completas bem explicadas e bem ilustradas. Gosto especialmente as matérias sobre Neo Geo/SNKPlaymore do qual eu sou fã. Espero que você continue sempre publicando mais e mais. Valeu parabéns.
    Assinado fã do Neo Geo!
    (P.S.: Cadê a matéria desta semana, Samurai Shodown Sen? Abraço).

    ResponderExcluir