sexta-feira, 17 de junho de 2011

Street Fighter Alpha 2



Street Fighter Alpha 2 / Street Fighter Zero 2 (Capcom, Capcom Play-System 2) - Lançado dia 27 de Feveiro de 1996 nos arcades, não é uma continuação e sim um upgrade do jogo anterior. Trouxe consigo varias adições que o faz quase um jogo inteiramente novo.



Os personagens que eram secretos na versão anterior (vide Dan, Akuma e M. Bison) estão selecionáveis desde o começo e também há 5 novos: Zangief, Dhalsim, Rolento, Gen e Sakura. Há também versões alternativas dos personagens Zangief e Dhalsim, com golpes do Street Fighter II' Champion Edition, incluindo até as limitações na jogabilidade, sem defesa aérea e Golpes Super Especiais.

Tem também uma roupa alternativa para Chun-Li e Evil Ryu, uma versão demoniaca de Ryu que usa os mesmos golpes de Akuma. Evil Ryu, Dhalsim' e Zalgief' são exclusivos da versão americana, não estão presentes na versão japonesa.

Entre as principais mudanças está os cenários, que foram totalmente refeitos nessa versão. Cada personagem ganhou seu próprio estágio localizado pelo mundo e não mais aqueles estágios que tinham duas versões como no jogo anterior. Há até 1 estágio especial: o gramado na Austrália que é aonde acontece a batalha final entre Ryu e Sagat.

Outra novidade é o Custom Combo (Original Combo no Japão) que substituem os Chain Combos do primeiro jogo. Se a barra de Super Combo está com pelo menos 1 level, o jogador pode ativa-lo apertando dois socos e um chute, ou vice-versa. Nessa hora, você pode fazer um combo do jeito que bem entender, tanto com sopapos ou golpes especiais, até a barra acabar. Basta se ligar na barra de tempo que aparece na tela pra não se empolgar demais e perder o combo na metade.

Os únicos personagens que ainda podem usar os Chain Combos no jogo são Guy e Gen, mas apenas algumas vezes. Pois seus golpes permitem que você dê um contra-golpe enquanto defendendo.

O modo Single Player é igual ao anterior, porém agora tem o Rival que pode aparecer se o jogador fizer um certo número de requerimentos e também Shin Akuma, o sub-chefe secreto.



Personagens que estavam no jogo anterior:


Ryu
Estágio: Castelo de Suzaku, Japão


Chun-li
Estágio: Ciclovia, Beijing, China


Charlie (US/EU) / Nash (JP)
Estágio: Rodovia de Detroit, Estados Unidos


Ken
Estágio: Porto de São Francisco, Estados Unidos


Guy
Estágio: Ruas de Metro City, Estados Unidos


Birdie
Estágio: Banheiro no sub-solo de Londres, Inglaterra


Sodom (US/EU) / Katana (JP)
Estágio: Deserto do Arizona, Estados Unidos


Adon
Estágio: Margem do Rio Chaophraya, Tailândia


Rose
Estágio: Cidade Portuária de Genoa, Itália


Sagat
Estágio: Ruinas do Templo Ayutthaya, Tailândia


M. Bison (US/EU) / Vega (JP)
Estágio: abordo de uma plataforma de pouso, Brasil


Akuma (US/EU) / Gouki (JP)
Estágio: Ilha de Gokuento, Japão


Dan
Estágio: Temple Street, Hong Kong

*todos os dubladores originais foram mantidos e a história deles também é a mesma do jogo anterior.


Personagens novos no jogo:


Zangief
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Fábrica de Metais de Bilsk, União Soviética
Dublador: Wataru Takagi
Resumo: Deixou a Federação Russa de Luta Livre pra trás pela falta de oponentes à altura e entrou no torneio Street Fighter depois de ouvir que os melhores lutadores do mundo estariam presentes.


Dhalsim
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Margem do Rio Ganges, Índia
Dublador: Yoshiharu Yamada
Resumo: Sua vila está passando pelo pior periodo de seca de todos os tempos. A razão pela qual ele aprendeu artes marciais foi para conseguir dinheiro e ajudar todos da vila...


Rolento
Primeira aparição: Final Fight
Estágio: New York City, Estados Unidos
Dublador: Jin Yamanoi
Resumo: Um guerreiro insano que nunca deixa uma batalha passar. Comandante na guerra do Vietnã, agora ele controla o seu próprio exercito. Acaba entrando no torneio para mostrar aos seus soldados o quão forte ele realmente é...


Gen
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Shanghai, China
Dublador: Wataru Tagaki
Resumo: esse velho assassino acabou vendo o que não devia: conseguiu espiar uma das técnicas secretas de Akuma e agora o mesmo está o caçando para matá-lo.


Sakura
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 2
Estágio: Setagaya-ku Ni-chrome, Tóquio, Japão
Dubladora: Yuko Sasamoto
Resumo: é a fã número 1 de Ryu, que treinou incansavelmente para conseguir entrar no torneio e encontrar seu ídolo.




Screenshots da versão Arcade (CPS-2):






Ports:

Os ports iniciais, como de costume, sairam para PlayStation, Saturn e PC, sendo que esta última foi lançada apenas em 1998, enquanto as outras sairam no segundo semestre de 1996. A versão do PlayStation tras uma versão melhorada da Soundtrack (no formato de XA-Audio), enquanto a do Saturn trás uma baseada no formato ADPCM (que parece mais com a versão arcade).

Ambas versões trazem Shin Akuma como personagem selecionavel através de um código secreto, que é diferente pra cada versão. A versão do Saturn é uma das duas versões que contém o personagem Evil Akuma, EX Zangief e EX Dhalsim da versão americana do Arcade. E também na versão do Saturn é o modo Survival, assim como Art Gallery.

A versão do PlayStation foi re-lançada na PlayStation Network em 4 de Junho de 2009 para PlayStation 3 e PSP, apenas na América do Norte.

No PC, a trilha sonora usada é a mesma do arcade, e a versão base usada foi a do PlayStation. A versão japonesa para PC foi lançada em um bundle junto com o primeiro jogo da série.




Um video desse port:

Saturn:



*todas as versões são parecidas, apenas mudando a trilha sonora.


Port inesperado:

Em Novembro de 1996, a Capcom lançou o jogo para Super Nintendo, utilizando o chip S-DD1 para descompressão de gráficos. Devido a descompressão gráfica que precisa ser feita, há um pequeno loading antes de começar a luta. Devido a limitação do cartucho, o único personagem secreto disponível é a roupa clássica de Chun-li.

Entretando, usando o Action Replay é possivel desbloquear Shin Akuma com um código (7E1C2714 para o jogador 1, 7E1C4F14 para o jogador 2). Esse port foi re-lançado no Virtual Console no dia 7 de Dezembro de 2009, na América e na Europa apenas.




Alguns videos e screens da versão Super Nintendo:







Upgrade:


Em 1997, a Capcom lançou a versão Street Fighter Alpha 2 Gold (América do Norte), Street Fighter Alpha 2' (Europa) e Street Fighter Zero 2 Dash no Japão. O jogo faz parte da coletânea Street Fighter Collection, que também contém Super Street Fighter II e Super Street Fighter II Turbo, lançada em todo o mundo pela Capcom para Saturn e PlayStation.

Alpha 2 Gold trás tudo o que a original tinha, menos o Dramatic Battle que é exclusivo da versão Arcade. Em compensação, trás Cammy como personagem secreta, baseada na versão dela em X-Men vs Street Fighter, apenas selecionável nos modos Versus e Training.

Um video dessa versão:



Street Fighter Alpha 2 expandiu a jogabilidade do primeiro jogo, adicionou a caracteristica clássica do jogo que era cada personagem ter o seu próprio estágio em seu país de origem e também melhorou muito os cenários que eram bem simples na versão anterior. Esse era o paradigma de Street Fighter: a segunda versão sempre serviu para apenas expandir o jogo original e não necessariamente inovar.

No próximo post, vocês irão conferir o último jogo da série e suas diversas versões lançadas. Por enquanto é só pessoal...

Sigam me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. foda em cara, vou querer ver o alpha(ZERO)3

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é mega nostalgico pra mim, adorava jogar essa porra horas e horas dos finais de semana com a fita alugada xD

    ResponderExcluir
  3. Preciso de ajuda eu tenho a versao de ps1 da psn do ps3 e nao to conseguindo selecionar o evil ryu alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir