sexta-feira, 3 de junho de 2011

Street Fighter / Fighting Street



















O primeiro Street Fighter é um filho bastardo. Inicialmente lançado em uma máquina de arcade com tela larga e gabinete equipado com 2 controles por pressão que diferenciava muito dos controles de plástico da
época fazendo com que a potencia dos socos e chutes fossem medidas de acordo com o tempo que você segurava o botão.


Com uma máquina tão chamativa, as pessoas começaram a jogar como se estivessem jogando Sonic Blast Man, literalmente socando os botões. Há boatos de pessoas subindo encima da máquina e caindo numa voadora na hora do bonus de quebrar os tijolos. O conceito original não funcionou, mas o jogo sozinho não precisava de muita ajuda para falhar. Re-lançado em uma máquina comum com 6 botões (3 socos e 3 chutes) o jogo virou um clássico instantaneo.

E merecia: Street Fighter era um jogo "louco" e rude em 1987. Nessa época, os jogadores tinham apenas Yie Ar Kung-Fu como referencia que tinha uma jogabilidade bem simplista e apenas socos e chutes para se desferir. Algumas pessoas ainda estavam tentando melhorar suas habilidades nesse aqui quando a sequencia Street Fighter II saiu.

Pisque e você perde: esse jogo pode te deixar doido em alguns segundos. Funcionava bem em 1987 mas também não bem hoje em dia que há jogos da série muito melhores que ele. Nenhuma versão caseira fez juz ao arcade - só a versão do PC Engine que chegou perto, mas nem tanto. Junte isso tudo e você tem um jogo brilhante. O ritmo frenético, os pequenos detalhes em cada lutador e lutadores memoráveis misturados com a excitação e o desafio de uma experiencia arcade ainda causa um grande impacto hoje em dia. Mas não que isso seja bom.

O grande segredo do jogo estava por trás dos "Special Moves" - 3 movimentos dificeis de executar que são a chave para virar o mestre no jogo. HOje em dia esses movimentos fazem parte do folclore gamistico mas na época era algo totalmente novo e poucos conseguiam executa-los. Era um charme único e tinha um valor de replay infinito.

Não cometa nenhum erro, está tudo lá: icones do fim dos anos 80, apelo ao kung-fu dos filmes trash clássicos e um pouco de uma verdadeira intensa e jogabilidade rápida misturada com uma pitada de mágica. É o começo de uma lenda.








Personagens Controláveis:


Ryu: um jovem e dedicado lutador, ele é o mais promissor dos estudantes do Mestre Gouken. Ele tenta com o seu ego lá encima no seu primeiro torneio.

Ken: um campeão de rua nos EUA, amigo de Ryu e parceiro de treinos é um louco, amante de grunge que participa do campeonato apenas por diversão.


Inimigos pelo mundo:

Japão

Retsu: um monge em decadencia e um antigo amigo do Mestre Gouken, Retsu foi banido de seu templo shaolin por estudar técnicas proibidas.

Geki: pouco se sabe sobre esse misterioso ninja japonês. Ele desaparece logo depois do torneio e nunca mais é visto novamente.


Estados Unidos

Joe: um dos melhores lutadores de rua americanos, é bastante conhecido pelo seu forte gancho de esquerda e sua voadora giratória.

Mike: antigo campeão dos pesos pesados do Boxe Mundial, foi banido dos ringues por ter matado um oponente. Fica a pergunta: é o mesmo "Mike Bison" de Street Fighter II? A Capcom nunca confirmou.


China

Lee: Como o mais talentoso praticante do estilo Escorpião do Kung Fu, Lee está sempre procurando a perfeição.

Gen: um rude ex-assassino e um renomeado artista marcial em todo o mundo. Como ele pode perder esse torneio?


Reino Unido

Birdie: um lutador wrestler de rua inglês, Birdie está ansioso para tentar o seu "Dashing Head Butt" no torneio de Street Fighter.

Eagle: um ex-fanfarrão, contratado pelo Serviço Secreto Britânico pra investigar o torneio. Ele apenas quer o título de Sagat.


Tailândia

Adon: Estudante de Sagat e rival por diversão, é um lutador arrogante e selvagem. Ele tenta fazer um estilo muito mais acrobático que o seu professor.

Sagat: Atual campeão, Sagat é o atual Imperador do Muay Thai. Ele mantém o torneio para provar sua força e reputação.



Special Moves:


Ha Dou Ken:
Shou Ryu Ken: 
Tatsumaki Senpuu Kyaku: 


*Leia-se: P = Punch = Soco, K = Kick = Chute.



Bonus Stages:



No primeiro bônus, que deve ser bem conhecidos pelos fãs de Mortal Kombat, o jogador deve apertar o botão na hora certa para quebrar todos os tijolos. É o mais dificil porque precisa de uma precisão cirurgica pra conseguir quebrar todos. Eu, particularmente, nunca consegui.


Esse bônus tinha duas variações: uma com 3 e outro com 4 tijolos. Você tinha 30 segundos pra quebrar todos com os punhos, golpes especiais não saem aqui.
Eram bônus bem simples, mas eram bem legais. No PC Engine valiam pontos extras, no Arcade eram apenas passatempos.

Por algum motivo, os golpes eram MUITO dificeis de sair no jogo. Fica a dica: seu personagem não realiza o golpe até você soltar o botão, então é sábio da sua parte segurar o botão do golpe, realizar o comando e só ai soltar o botão. Essa tática quando masterizada te faz virar o mestre do jogo, pois os comandos não vão errar nunca, sempre vai sair.

Algumas imagens e videos do Arcade:





Ports:




Por um bom tempo, a única versão caseira disponivel para o consumidor era esta disponivel para o console da Hudgon, PC Engine CD. Curiosiamente renomeado para "Fighting Street ele também é um dos primeiros titulos disponiveis em CD para o Add-On de CD-Rom do sistema.

Tirando a inevitável queda na qualidade gráfica e alguns loading times longos essa é uma excelente conversão para os padrões de 1988 e ainda continua sendo um belo pacote para os jogadores. Essa versão está disponivel no Virtual Console do Nintendo Wii desde 2 de Novembro de 2009.

Alguns dos beneficios dessa versão:

- Trilha sonora remixada (chamada de Street Fighter Arrange Soundtrack)
- Final mais completo
- Pontos extras quando se completa um estágio de Bonus
- Possibilidade de salvar os recordes
- Cheat que possibilitava comandos mais fáceis


Algumas imagens e video desse port:





Há também outras versões para os seguintes computadores: Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC, MS-DOS, Amiga e Atari ST todas elas publicadas pela U.S. Gold em 1988 na Europa e desenvolvido pela Tiertex.

Aqui você confere screenshots dessas versões da U.S. Gold:

Amstrad CPC:



Commodore 64:



MS-DOS:




Commodore Amiga:



Atari ST:




E está presente também nessa coletâneas: Capcom Arcade Hits Volume 1 (com Street Fighter II Champion Edition) para PC, Capcom Classics Collection Remixed para o PSP e Capcom Classics Collection Vol. 2 para PlayStation 2 e Xbox.








Fica aqui a pergunta: esse jogo faz 25 anos em 2012, alguém ainda sente falta dessa versão?

4 comentários:

  1. versão ruim, mas que foi o embrião da antológica sequência!

    Post muito bem eleborado e elucidativo!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras... o berço dos jogos de luta 2D. Parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  3. Dos tempos de Sagat sem cicatriz! LoL!

    ResponderExcluir