domingo, 27 de março de 2011

Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting




Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting (Capcom, CP System I) - Lançado em Dezembro de 1992 nos Arcades japoneses, é o terceiro título baseado em Street Fighter II. Lançado menos de 1 ano depois do jogo anterior, Hyper Fighting introduziu uma jogabilidade mais rápida e novos golpes para certos personagens, assim como um novo refinamento no balanço dos personagens.

Hyper Fighting foi a última versão arcade de Street Fighter II que utilizou o hardware CP System I. O próximo jogo da série, Super Street Fighter II, já utilizaria o CP System II no lugar dele.


Mudanças em relação à Champion Edition


Aumento na velocidade: Hyper Fighting apresenta uma velocidade muito maior se comparada à Champion Edition. Como resultado, fazer golpes especiais e combos requer mais precisão e timing, levando a uma grande margem de erro. Graças a esse aumento na velocidade, isso também permitiu que os jogadores se enfrentassem mais rápido, assim como contra-atacar também.

Novos golpes especiais: com a excessão de Guile e os 4 Grandes Mestres (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), cada personagem ganhou pelo menos um novo golpe, como o Kikoken de Chun-Li e o teletransporte de Dhalsim. Esses golpes foram adicionados para compensar o balançeamento anterior dos personagens. Outros golpes foram modificados para ficar mais competitivos, como por exemplo o Scissors Kick de M. Bison que não prende mais o inimigo no canto da tela.

Novas cores: todos os personagens ganharam uma nova cor alternativa no lugar da que eles usavam no Champion Edition. Com a excessão de M. Bison, a cor nova de cada personagem é escolhida ao seleciona-lo com o botão de ataque, enquanto a cor original é escolhida ao apertar Start.

Fases modificadas: as fases são praticamente as mesmas, porém agora eles modificaram apenas a parte do dia que ela se passa. Algumas fases eram de dia e agora são de noite, e vice-versa. Abaixo você pode conferir como as 12 fases do jogo ficaram depois da mudança:

Japão (Ryu)

Estados Unidos (Ken)

Japão (E. Honda)

China (Chun-Li)

Brasil (Blanka)

União Soviética (Zangief)

Estados Unidos (Guile)

Índia (Dhalsim)

Estados Unidos (Balrog)

Espanha (Vega)

Tailândia (Sagat)

Tailândia (M. Bison)


Modo Single-player: este como, assim como os finais são idênticos aos do Champion Edition. Entretanto, há uma cena adicional que mostra o personagem no pódio em primeiro lugar ao lado de M. Bison em segundo e Sagat em terceiro, há menos que você tenha usado Sagat ou Bison - que nesse caso, Vega aparece no terceiro lugar.



Um video da versão Arcade em Ação:




Versões Caseiras

Super Nintendo



Hyper Fighting foi portado para o Super Nintendo sob o título "Street Fighter II Turbo" e lançado em 11 de Julho de 1993 no Japão e Agosto de 1993 na América do Norte e Europa. Esse port foi desenvolvido usando a versão original de "The World Warrior" como base, mas com um cartucho de maior tamanho dessa vez (20-Mbit).

Apesar de ser chamado de Turbo, esse port também contém a Champion Edition acessada pelo "Normal Mode". A velocidade é ajustável no Turbo Mode e há 4 velocidades diferentes, porém com um código secreto é possível escolher entre 6 velocidades. Entre outros códigos, há um que permite e bloqueia golpes especiais específicos no Versus Mode, assim como jogar o modo single player sem nenhum golpe especial.

A mudança de volume na voz dos personagens quando eles fazem os seus golpes especiais de acordo com a força com que o golpe foi feito foi removida, mas as vozes do narrador anunciando o nome dos países foi restaurada, junto com o bônus de quebrar barris que foi removida da primeira versão de Street Fighter II lançada na plataforma.

Efeitos sonoros contendo vozes de pessoas ou animais gritando depois que a luta acabou também foram adicionados, entretanto, esses não estavam na versão original para Arcade - esses efeitos sonoros só seriam adicionados nos arcade em Super Street Fighter II.

Essa versão também foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 25 de Junho de 2007 nos Estados Unidos, 20 de Julho de 2007 na Europa e Austrália e 10 de Agosto de 2007 no Japão.


Algumas imagens e videos desse port:





Mega Drive




A versão para Mega Drive de Hyper Fighting, chamada de "Street Fighter II' Plus: Champion Edition" no Japão e de "Street Fighter II': Special Champion Edition" na América do Norte e Europa, foi lançada em 28 de Setembro de 1993 no Japão e em Outubro de 1993 na América do Norte e Europa. Foi o primeiro de dois ports de Street Fighter II para a plataforma e foi lançado em um cartucho de 24-MBit.

Inicialmente anunciada junto com a versão para PC Engine, essa versão seria um port de Champion Edition apenas. As primeiras imagens lançadas para o público teve a parte de cima do cenário cortada, aonde aparece a barra de saúde, pontuação e nome do personagem. Entretanto, o port foi adiado para ter gráficos mais comparáveis com as versões de Super Nintendo e PC Engine e graças a isso, os conteúdos da versão Turbo foram adicionados, resultando na mudança do título para II' Plus e Special Champion Edition.

Um controle de 6 botões para o Mega Drive foi lançado no mercado na mesma época, criado inicialmente para Street Fighter II mas acabou se tornando o controle padrão da plataforma. O jogo pode ser jogado tanto no controle original de 3 botões, no qual todos eles são usados para atacar enquanto o Start muda entre Soco ou Chute. Uma vez que o botão Start é usado para isso, a função de pausar o jogo é removida quando se utiliza esse controle.

Special Champion Edition consiste em um modo "Champion" com as regras do Champion Edition e um modo "Hyper" com as regras do Hyper Fighting, similar aos modos Normal e Turbo da versão do Super Nintendo.

Essa foi a versão caseira de Street Fighter II que trazia a abertura original que mostra 2 lutadores genéricos se enfrentando no meio de um público (na versão japonesa aparece um lutador branco acertando um lutador negro, enquanto que na versão ocidental eles trocaram o lutador negro por outro lutador branco).

As 10 velocidades no modo "Hyper" que são acessadas no Super Nintendo apenas através de códigos, estão por padrão aqui e um código para acessar velocidades diferentes no modo "Champion" também foi adicionado. 

O jogo também foi lançado em um sistema Plug'N Play como parte de uma série de produtos "Play TV Legends" da empresa Radica em 2005. Esse lançamento também incluiu a versão Mega Drive de Ghouls'n Ghosts.

Essa versão também foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 29 de Julho de 2008 no Japão, 13 de Outubro de 2008 nos Estados Unidos e 17 de Outubro de 2008 na Europa e Austrália.


Algumas imagens e videos desse port:






Outros Lançamentos

Hyper Fighting está incluso nas coletâneas Street Fighter Collection 2 (Capcom Generation 5) para PlayStation e Sega Saturn, Capcom Classics Collection Vol. 1 para PlayStation 2 e Xbox e também na Capcom Classics Collection: Reloaded para PSP. Um lançamento solo para Xbox 360 na Xbox Live Arcade foi liberado em 02 de Agosto de 2006 com modo VS online incluso. 

A versão arcade foi lançada na AppStore junto com "The World Warrior" e "Champion Edition" como parte do programa "Capcom Arcade" em 04 de Novembro de 2010 compatível com dispositivos da Apple.



Um video da versão do Xbox 360 em ação:




Artwork 1

Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison


Artwork 2

Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison


Finalizando

E por hoje é só. Hyper Fighting acabou o ciclo da série na CP System I, porém já alguns meses depois, a Capcom já havia preparado uma nova versão que traria 4 novos personagens e uma série de novidades para a série, numa tentativa de renovar o jogo mais uma vez. Espero que vocês tenham gostado até aqui e volto na semana que vem com Super Street Fighter II!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários: