sábado, 26 de março de 2011

Street Fighter II': Champion Edition



Street Fighter II': Champion Edition (Capcom, CP-System I) - Lançado nos Arcades japoneses em Abril de 1992, o jogo é o primeiro de vários updates feitos pela Capcom para o Street Fighter II: The World Warrior. As principais mudanças aqui foram as adições dos 4 chefes do jogo controláveis e a possibilidade de jogar com personagens iguais sem a necessidade de truques.

Champion Edition foi seguido de outro upgrade chamado "Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting", lançado alguns meses depois.


Mudanças em relação à Street Fighter II

Chefes jogáveis: Os 4 Grandes Mestres (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), que eram os oponentes finais controlados apenas pela CPU no modo single player agora são selecionáveis normalmente. Eles tiveram suas habilidades bastante diminuidas aqui, entretanto eles ainda são bem fortes. Aqui você pode conferir a ficha completa deles:


Balrog (USA, EUR) / M. Bison (JP)

Data de Nascimento: 04/09/1968
Altura: 1,96m
Peso: 115kg
Tipo Sanguineo: A

Boxeador americano, era uma homenagem ao famoso pugilista Mike Tyson, então a Capcom para evitar processos no resto do mundo mudou o nome dele para Balrog.

Vega (USA, EUR) / Balrog (JP)
 
Data de Nascimento
: 27/01/1967
Altura: 1,83m
Peso: 95kg
Tipo Sanguineo: O

Lutador mascarado espanhol, era o único personagem do jogo que lutava com uma arma - uma garra com 3 dentes acoplada a sua mão. O nome original era Balrog, mas como na versão americana houve a mudança dos nomes dos chefes na versão americana acabou ficando como Vega.

Sagat

Data de Nascimento: 02/07/1955
Altura: 2,24m
Peso: 129kg
Tipo Sanguineo: B

Lutador de Muay Thai e verdadeiro campeão do torneio anterior, volta em busca de revanche com Ryu, que se aproveitou de um descuido do mesmo após ganhar a luta e o fez a cicatriz que hoje ele carrega no peitoral. Seu principal rival era Adon, que sumiu depois do primeiro torneio e só voltaria na série Alpha.

M. Bison (USA, EUR) / Vega (JP)

Data de Nascimento: Desconhecida
Altura: 1,81m
Peso: 116kg
Tipo Sanguineo: A

Chefe de uma organização criminosa na Tailândia e organizador do torneio, carregava com si poderes psiquicos que o mesmo não lembrara como os adquiriu mas se aproveitou disso para fazer dinheiro e tentar dominar o mundo. Sua data de nascimento é desconhecida porque quando o mesmo adquiriu os poderes perdeu todas as memórias passadas.


Personagens iguais: em The World Warrior, não era permitido aos jogadores escolherem o mesmo lutador. Isso significa que se um jogador escolhesse Chun-Li, o outro seria forçado a escolher outro diferente. Em Champion Edition, essa restrição foi removida e cada personagem agora tem 2 cores.

A cor original é escolhida ao apertar qualquer botão de ataque enquanto a alternativa é feita ao apertar Start. A cor do nome do lutador muda de cor embaixo da barra de saúde indicando a escolha da cor original ou alternativa.

Balançeamento: os 8 personagens retornantes tiveram várias de suas técnicas e prioridades modificadas para oferecer uma jogabilidade mais competitiva entre os mesmos. Mais notavemente, Ryu e Ken tiveram suas técnicas modificadas para diferenciar os estilos de ambos.

Modo Single-Player: as lutas neste modo foram aumentadas de 11 para 12 com a adição da possibilidade de escolher personagens iguais. Isso também mudou a ordem que o terceiro bônus ocorre (o mini-game de destruir barris): no jogo original ele acontecia depois da luta com Vega, enquanto que agora ele é depois da luta contra Balrog.

Os finais dos personagens retornantes foram desenhados (particularmente os de Ryu, Ken e Zalgief), enquanto que cada um dos 4 chefes receberam um final próprio também. O final dos chefes consiste em uma imagem deles 4 juntos (com o que você utilizou pra terminar o jogo no topo), enquanto passa um texto na tela sobre o mesmo.

Os créditos especiais que são mostrados caso o jogador termine o jogo sem perder nenhuma luta (ou não ter sido interrompido por nenhum outor jogador durante a jogada) também foram mudados.


Fases:

Ryu (Japão)

Ken (Estados Unidos)

E. Honda (Japão)

Chun-Li (China)

Blanka (Brasil)

Zangief (União Soviética)

Guile (Estados Unidos)

Dhalsim (Índia)

Balrog (Estados Unidos)

Vega (Espanha)

Sagat (Tailândia)

M. Bison (Tailândia)


Alguns videos e screenshots da versão Arcade:





Versões Caseiras:

PC Engine



Essa versão foi desenvolvida pela Capcom e publicada pela NEC Electronics exclusivamente no Japão em 12 de Junho de 1993. A qualidade desse port é considerada alta quando comparada a versão de "The World Warrior" lançada no Super Nintendo, uma vez que o bônus de quebrar barris também foi cortada dessa versão, assim como várias vozes feitas pelo narrador e o som dos elefantes no estágio do Dhalsim (essas coisas foram integradas no Street Fighter II Turbo do Super Nintendo).

Apesar da maioria dos jogos do PC Engine lançados naquela época serem produzidos em CD-ROMs, essa versão foi lançada em um HuCard de 20-MBit. Um controle de 6 botões foi lançado especificamente para o jogo; quando ele é jogado com o controle regular de 2 botões, o botão Run, junto com os botões I e II são usados como botões de ataque, equanto o Select é usado para escolher entre Soco ou Chute.

Essa versão foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 16 de Novembro de 2009.



Algumas imagens e videos do port:





Sharp X68000




Em 26 de Novembro de 1993, a Capcom lançou um port para este computador exclusivamente no Japão, que consistia em 4 disquetes. A qualidade é quase idêntica à do Arcade, com os mesmos gráficos, somente a música um pouco inferior. Entretanto, o X68000 força o jogador a ficar trocando de disquetes quando vai ler diferentes personagens e fases (é possivel evitar isso ao instalar o jogo no HD do computador se ele tiver mais que 6 Megabyte).


Acompanhando o jogo, vinha um adaptador de joystick que permitia os jogadores utilizarem a versão Super Nintendo e Mega Drive do controle CPS Fighter da Capcom. Em um X683000 com múltiplos drivers PCM instalados, a música e a qualidade sonora fica igual a versão ADPCM do sistema de som do Arcade.


Um video do port:



Master System



Em 1997, a Tec Toy lançou essa versão exclusivamente no mercado brasileiro e foi o primeiro e até o momento único jogo da plataforma que usa um cartucho de 8-mbit e não é compatível com os Master System I e II da empresa, funcionando apenas no III Compact (aquele com a tampa encima do encaixe de cartucho). 

Esse port é de qualidade baixissima, e embora tenha gráficos muito bonitos para a plataforma, incluindo até as vozes do narrador, a música ficou muito fraca e a jogabilidade é praticamente inexistente, pois o sistema de detecção dos golpes é ruim e é praticamente impossivel soltar um simples Hadouken.

O retrato dos lutadores são baseados em Super Street Fighter II e o jogo trás 8 personagens selecionáveis: Dhalsim, Honda, Zangief e Vega tiveram que ser excluidos por causa do limite do cartucho.


Algumas imagens e videos do port:






Outros Lançamentos

Uma versão de Champion Edition estava sendo desenvolvida para o Mega Drive, porém depois do lançamento de "Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting" nos Arcades esse port foi reajustado e se transformou em "Street Fighter II': Special Champion Edition", que também inclui uma versão de Hyper Fighting.

Um modo "Champion Edition" também foi incluido em "Street Fighter II Turbo" para o Super Nintendo. Na versão do Super Nintendo, Hyper Fighting é o modo "default game" enquanto que em Special Champion Edition, o modo Champion Edition é o "default game". Ambaas essas versões foram lançadas no Virtual Console do Nintendo Wii.

A versão Arcade também está inclusa em "Street Fighter Collection 2" (Capcom Generation 5) para PlayStation e Sega Saturn, assim como nas coletâneas Capcom Classics Collection Vol. 1 para PlayStation 2 Xbox e também na capcom Classics Collection: Reloaded para o PSP.



Artwork

Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison


Finalizando

Street Fighter: The World Warrior foi com certeza um sucesso avassalador nos Arcades, tanto que não demorou muito para a Capcom lançar outra versão do jogo com pequenas modificações solicitadas pelos fãs japoneses. Para o seu próximo upgrade, a Capcom daria uma resposta aos hackers que modificaram a placa original para fazer com que os personagens soltassem várias magias na tela e até mesmo golpes aéreos.

No próximo post volto com Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário