sexta-feira, 11 de março de 2011

Evolution Skateboarding


Evolution Skateboarding (Konami, PlayStation 2/Gamecube) - Lançado em 2002, é um jogo que representa, assim como vários outros, o esporte mundialmente conhecido que é o skateboarding. Você já deve estar se perguntando quais são semelhanças entre o título e os antigos da série Tony Hawk e na verdade são poucos: tirando o fato que ambos representam o esporte e contém uma lista de missões para ser concluida, a semelhança acaba por aqui.

Como citado anteriormente, o título pende mais para o realismo do que para o espalhafatismo da série da Activision: embora você ainda faça algumas manobras e saltos impossiveis de se fazez na vida real, isso não quer dizer que executa-las será uma tarefa fácil. O jogo é bem desafiante e tenta ser original dentro do estilo, coisa que poucos conseguem.

São apenas 7 estágios por atleta, espalhados pelo mundo, o que pode decepcionar um pouco o jogador porque a lista de missões não é das mais extensas e você pode detonar o jogo inteiro em apenas 1 dia dependendo das suas habilidades no controle, mas acredite vale muito a pena mesmo assim. Dependendo do personagem que você jogar, a ordem dos estágios muda e aparecem até alguns inéditos.

As missões são mais ou menos assim: uma delas é pra você coletar X itens espalhados pelo cenário, outra é você fazer X pontos, executar X manobras em um único combo sem cair, achar X checkpoints em uma certa ordem e impressionar certos fotografos que estarão em certos lugares. Isso pode cair na mesmice rapidamente mas há também a busca por pontos espalhados pelos pontos mais dificeis do estágio, pontos estes que habilitam possibilidades de edição ao skatista durante a sua "turnê" pelo mundo.

Uma das coisas novas no jogo é o que acontece na quarta fase: você "enfrenta" um caminhão desgovernado que está destruindo tudo em uma cidade e você tem que realizar um "Grind" em 6 partes indicadas na carroceria do caminhão para faze-lo parar. Não é a Oitava Maravilha do Mundo mas é algo novo e bem interessante.

Aqui você não paga pontos para adicionar habilidades ao skatista mas sim usufui de cada habilidade única que eles tem, podendo mudar apenas as configurações do seu skate que pode mudar o peso dele e sua dinamica, podendo melhorar ou piorar os atributos reais do atleta. Ou seja: nada de sair voando pelos cenários ou todos os personagens com habilidades muito boas, você tem que aprender a se virar com a limitação de cada um dos "X" atletas disponiveis para se escolher.

A trilha sonora, embora não haja nada de muito conhecido, surpreende por trazer algumas músicas que embora não sejam famosas mas são muito boas e cumprem muito bem o papel de animar as partidas. O único ponto baixo do jogo, e nem tanto, é a jogabilidade. Executar as manobras é um pouco mais complicado do que o comum porque você não "vira" a manobra colocando o direcional pro lado mas sim apertando L2 e R2 para girar para a esquerda e a direita, respectivamente. Mas nada que uns dias de prática não te deixem "craque" no assunto.

Curiosidades sobre o jogo: em Metal Gear Solid 2: Subsistence, que saiu em 2003, trás um modo escondido aonde Snake pode andar de skate em uma das plataformas que ele passa no jogo. Não coincidentemente, o primeiro estágio de Evolution Skate é numa plataforma em alto mar, igualzinha a do MGS2:S e também "Solid Snake" é um personagem secreto no jogo, podendo ser habilitado quando você termina o jogo com todos os personagens. Entre as músicas escondidas há remixes de músicas famosas de Metal Gear Solid e Castlevania.


Algumas imagens e videos do jogo:


*Imagens retiradas do site IGN.




Bom, por enquanto é só. Fãs da série Tony Hawk que estão procurando por algo bom como na época em que o jogo ainda era bom vão adorar a experiencia em Evolution Skate mas podem se decepcionar ao mesmo tempo com os controles um pouco mais "duros" e complicados, mas como citado anteriormente nada como um pouco de prática para se pegar o jeito. Ponto para a Konami por tentar inovar um pouco dentro do estilo e não apenas copiar na cara dura.

Há também mais jogos de skate que foram bastante inovadores e dependendo da repercussão desse review aqui eu posso falar deles ou não no futuro. Por isso essa semana eu estarei voltando oficialmente com a enquete mas eu farei de 2 em 2 semanas e não mais 1 por semana porque ai me ajuda a criar melhores enquetes e trabalhar ainda mais na opinião de vocês.

Talvez o jogo tenha levado notas baixas na midia porque ele parece muito com os jogos de skate que saiam para o primeiro PlayStation, enquanto na época já tinha o Tony Hawk 4 que você podia até descer do skate e andar pela cidade em busca de objetivos. Eu sei que eu tinha prometido um post sobre Street Fighter II hoje mas eu ainda não o terminei, ele tá ficando bem grande e completo com todas as versões e a história dos personagens do jogo então eu peço desculpas mas o post vai ficar pra semana que vem...

É isso ai pessoal... Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário