sexta-feira, 28 de abril de 2017

Mega Man X4


Mega Man X4 (Capcom, PlayStation/Saturn) -  Lançado em 01 de Agosto de 1997 no Japão simultaneamente no PlayStation e no Sega Saturn como Rockman X4 (ロックマンX4), este é o quarto jogo da série Mega Man X e o segundo à ser lançado nas plataformas supracitadas. Pouco mais de um mês depois, o jogo foi lançado na América do Norte também nas duas plataformas, porém não no mesmo dia como aconteceu no lançamento original.

A série Mega Man X se passa no Século XXII, em uma sociedade habitada por humanos e robôs inteligentes chamados "Reploids". Uma força militar chamava de "Maverick Hunters" é implementada para suprimir a revolta dos "Mavericks", Reploids que começam a exibir comportamento perigoso e destrutivo. Mega Man X4 segue dois dos tais caçadores, Mega Man X e Zero, e o seu envolvimento no conflito entre os Maverick Hunters e o novo exército Reploid chamado de "Repliforce". MMX4 é um jogo de ação-plataforma nos mesmos moldes dos lançamentos anteriores da série. É necessário completar um conjunto de 8 fases na ordem que bem desejar enquanto se enfrenta inimigos, coleta power-ups e obtém a arma especial de cada chefe de fase. Diferente dos jogos anteriores, MMX4 permite que se escolha entre os 2 protagonistas no começo do jogo: X, que utiliza os seus tradicionais ataques de longa distância; ou Zero, que empunha uma espada de curto alcance.

A recepção dos críticos para Mega Man X4 foi no geral positiva. Eles elogiaram a possibilidade de se jogar com X ou Zero, um conceito que muitos acharam que expande o já cansativo conceito de jogabilidade da franquia durante os seus primeiros jogos. Além das versões console o jogo foi lançado no Windows em todo o mundo em 1998 e 1999 e em celulares japoneses em 2011 e 2012. O jogo também está incluso na coletânea norte americana Mega Man X Collection, lançada para PlayStation 2 e Gamecube em 2006. Mega Man X4 também está disponível desde 2014 na PSN da América do Norte e Japão compatível com PlayStation 3, PlayStation Vita e PSP.


História

Inafune finalmente conseguiu colocar Zero no destaque em Mega Man X4. Ele até apareceu sozinho na capa da versão especial pra Sega Saturn.

No ano 21XX, dois grandes exércitos existem para combater os Mavericks: os "Maverick Hunters" e a "Repliforce". As duas organizações cooperaram em várias ocasiões e durante  esse tempo Zero fez amizade com Colonel e Iris da Repliforce.

Porém, um dia a cidade aérea de Sky Lagoon foi atacada pelos Mavericks, que sabotaram o seu gerador de energia, fazendo com que ela caísse na cidade abaixo, matando milhões. Como a Repliforce estava presente no local, eles foram colocados sob suspeita e foi pedido que Colonel se entregasse com a Repliforce para o questionamento. Tendo um orgulho muito grande, Colonel se recusa e deixa o local com a sua irmã. O seu lider, General, está indignado com a suspeita e inicia um Golpe de Estado para construir uma nação com Reploids apenas. Apesar de General dizer que eles só querem viver em paz, não querendo incomodar os humanos, toda a Repliforce é considerada Maverick e os Maverick Hunters são enviados para pará-los, começando a Grande Guerra Repliforce.

Pouco eles sabem que por trás das cenas, uma misteriosa figura os colocou uns contra os outros, em uma tentativa de se livrar de ambos ao mesmo tempo...


Mavericks

Eregion [イレギオン]
HP: 48
Dano (Fora do Modo de Batalha): 4 (Bola de Energia);
5 (Soco e Empurrão)
Dano (Em Modo de Batalha): 3 (Contato, Bola de Energia);
5 (Asas, Carregado)
Ponto Fraco: X-Buster; Z-Saber


Web Spider [ウェブ・スパイダス]
Apelido: Comandante da Guerrilha da Floresta
Dublado por: Issei Futamata
HP: 48
Arma Obtida: Lightning Web (X);
Raijingeki (Zero)
Dano: 3 (Web String); 4 (Mini Aranha);
6 (Contato); 4+4 (Lightning Web)
Ponto Fraco: Twin Slasher (X);
Shippuuga (Zero)

Split Mushroom [スプリット・マシュラーム]
Apelido: Pequeno Demônio das Ruínas
Dublado por: Mari Maruta
HP: 48
Arma Obtida: Soul Body (X);
Kuuenbu e Kuuenzan (Zero)
Dano: 5 (Contato); 6 (Soul Body, Gás Venenoso);
9 (Ataque Giratório, Mergulho)
Ponto Fraco: Lightning Web (X);
Raijingeki (Zero)

Cyber Peacock [サイバー・クジャッカー]
Apelido: Guardião da Rede
Dublado por: Issei Futamata
HP: 48
Arma Obtida: Aiming Laser (X);
Ryuenjin (Zero)
Dano: 5 (Contato, Mira); 9 (Feather Beams);
6 (Contato, Mira Laser)
Ponto Fraco: Soul Body (X);
Kuuenbu e Kuuenzan (Zero)

Storm Owl [ストーム・フクロウル]
Apelido: Chefe dos Funcionários dos Céus
Dublado por: Kazuo Oka
HP: 48
Arma Obtida: Double Cyclone (X);
Tenkuuha (Zero)
Dano: 6 (Contato, Ciclone);
9 (Empurrão, Tornado)
Ponto Fraco: Aiming Laser (X);
Rakuhouha (Zero)

Magma Dragoon [マグマード・ドラグーン]
Apelido: Artista Marcial da Chama Ardente
Dublado por: Takashi Nagasako
HP: 48
Arma Obtida: Rising Fire (X);
Ryuenjin (Zero)
Dano: 4 (Contato, Bola Aérea); 6 (Hadouken, Kyuukouka);
8 (Shoryuken); 9 (Bafo de Fogo, Pilar de Lava)
Ponto Fraco: Double Cyclone (X);
Raijingeki (Zero)

Frost Walrus [フロスト・キバトドス]
Apelido: Rabugento do Polo Norte
Dublado por: Kazuo Oka
HP: 48
Arma Obtida: Frost Tower (X);
Hyouretsuzan (Zero)
Dano: 6 (Contato, Escorregão, Estaca, Pedaço de Gelo);
9 (Frost Tower)
Ponto Fraco: Rising Fire (X);
Ryuenjin (Zero)

Jet Stingray [ジェット・スティングレン]
Apelido: Destruidor Aquático
Dublado por: Osamu Hosoi
HP: 48
Arma Obtida: Ground Hunter (X);
Hienkyaku (Zero)
Dano (Sem Modo de Batalha): 6 (Contato, Escorregão, Ground Hunter)
Dano (No Modo de Batalha): 6 (Contato, Mergulho, Ground Hunter);
0 (Jet Fan); 9 (Super Dive)
Ponto Fraco: Frost Tower (X);
Hyouretsuzan (Zero)

Slash Beast [スラッシュ・ビストレオ]
Apelido: Rei do Aço da Destruição
Dublado por: Takashi Nagasako
HP: 48
Arma Obtida: Twin Slasher (X);
Shippuga (Zero)
Dano: 0 (Defesa, Rugido); 7 (Pisão);
6 (Contato, Twin Slasher);
9 (Escorregão, Esmagado Contra o Muro)
Ponto Fraco: Ground Hunter (X);
Raijingeki (Zero)


Repliforce

Colonel [カーネル]
Dublado por: Jin Yamanoi / Matthew Meersbergen
HP: 48
Dano (Primeiro Encontro): 6 (Contato); 9 (Corte da Espada, Slash Wave)
Dano (Segundo Encontro): 6 (Contato, Bola de Energia); 7 (Slash Wave);
9 (Onda de Energia, Trovão, Corte da Espada)
Ponto Fraco: Frost Tower (X);
Hyouretsuzan (Zero)

Double [ダブル]
Dublado por: Yasunori Matsumoto / Jeremy Felton
HP: 48
Dano: 3 (Mini Robo, Contato); 4 (Mini Robo, Projétil);
6 (Contato, Disco de Energia); 9 (Kiba Flash)
Ponto Fraco: Double Cyclone

Iris [アイリス]
Dublada por: Yuuko Mizutani / Michelle Gazepis
HP: 48
Dano: 4 (Contato, Mini Robô);
8 (Raio Negro)
Ponto Fraco: Ryuenjin

General [ジェネラル]
Dublado por: Ryuuzaburou Outomo / Mark Hagan
HP: 48
Dano: 3 (Raio de Energia); 9 (Contato);
6 (Fist Thruster, Ring Shot)
Ponto Fraco: Twin Slasher (X);
Kuuenzan (Zero)


Sigma

Sigma [シグマ]
Dublado por: Mugihito / Carhlie Fontana
HP: 48 (Cada Forma)

 Dano (Forma 1): 4 (Contato); 9 (Foice);
6 (Bola de Energia);

Ponto Fraco (Forma 1): Rising Fire (X);
Ryuenjin (Zero)

Dano (Forma 2): 4 (Contato); 9 (Foice, Raios Laser);
6 (Espinho, Foice Descarregada)
Ponto Fraco (Forma 2): Lightning Web (X);
Rakuhouha (Zero)

Dano (Forma 3A, Ciborgue): 9 (Contato, Raio Laser)
Ponto Fraco (Forma 3A, Ciborgue): Soul Body (X);
Ryuenjin (Zero)

Dano (Forma 3B, Limo): 6 (Estilhaços); 9 (Contato, Mordida)
Ponto Fraco (Forma 3B, Limo): Gound Hunter (X); Shipuuga/Hyouretsuzan (Zero)

Dano (Mini Corpos): ¨6 (Chamas, Vermelho);
9 (Névoa, Azul; Bola Elétrica, Amarelo; Espinhos)
Ponto Fraco (Mini Corpos): X-Buster Carregado
; Ryuenjin (Zero)


Jogabilidade

A grande novidade do jogo foi a possibilidade de se jogar do início ao fim com Zero. As funcionalidades de X são praticamente as mesmas dos jogos anteriores, sem muitas novidades.


A jogabilidade em MMX4 é similar aos lançamentos anteriores da série Mega Man X. O jogador é apresentado à uma série de fases de ação-plataforma que podem ser completadas em qualquer ordem desejada. Nessas fases, é necessário evitar obstáculos como detritos caindo do teto e espinhos, além de destruir robôs para chegar ao final das fases. Os personagens retém as capacidades de jogos anteriores da série como escorregar e escalar paredes. Algumas fases contém veículos que podem ser usados como Hover Bikes e Mechas. Cada 1 das 8 fases contém um chefe Maverick  e ao derrotá-lo é desbloqueada uma nova habilidade. Cada chefe é fraco contra uma habilidade em particular, adicionando um elemento de estratégia na ordem que você escolhe completar as fases.

A novidade de MMX4 é a habilidade de poder jogar o jogo inteiro com X ou Zero propriamente (Zero estava disponível para jogar no Mega Man X3, mas ele era limitado essencialmente à uma vida adicional para o jogador). Os 2 personagens não podem ser trocados durante o jogo. Apesar de ambos passarem pelas mesmas fases, a maneira como eles operam diferentemente muda completamente o desafio.

X carrega o "X-Buster", um canhão de plasma no seu braço que pode ser usado para atacar os inimigos à distância. Ele pode ser carregado para um tiro mais forte. Uma nova arma fica à disposição ao herói quando um chefe é derrotado jogando com X. Essas armas tem munição limitada, e é mostrada em uma segunda barra ao lado da barra de energia: ambas podem ser recarregadas coletando power-ups deixados pelos inimigos derrotados. Em algumas fases, é possível encontrar cápsulas escondidas que contém partes da armadura que aumentam as capacidades de X.

Zero é um personagem voltado ao combate corpo a corpo usando a sua Z-Saber e sua precisão para compensar a falta de alcance; isso oferece ao jogador uma forma diferente de desafio contra os chefes. Ao invés de adquirir armas dos chefes (com a exceção do seu Giga Attack), Zero aprende novas técnicas como o escorregão aéreo "Hienkyaku" e o pulo duplo "Kuuenbu". Entretanto, Zero não pode obter melhoras para a sua armadura no jogo.

A energia máxima dos personagens pode ser estendida obtendo um "Heart Tank" em cada 1 das 8 fases. 2 "Sub-Tanks" também podem ser encontrados para carregar a energia em qualquer momento subsequente do jogo. Dois novos tanques foram adicionados: "Weapon Tank", que carrega as armas especiais e um "EX Tank", que aumenta o número de vidas do personagens de 2 para 4 qualquer hora que se continue de um Save Point.


Desenvolvimento e Lançamento

O roteiro foi mais bem trabalhado que os anteriores, mas os jogos 2D estavam perdendo o seu apelo naquela época.

Mega Man X4 foi desenvolvido pela Capcom. Ao invés de projetar as várias artworks do jogo como ele fazia no passado, Keiji Inafune focou sua atenção em ser um produtor. Ele também se envolveu na criação da história geral do jogo, um papel que ele descreveu como "apenas um pouco menos do que fiz no X1" Ao invés de apresentar a Repliforce como vilões descarados como Sigma, a equipe de escritores decidiu deixa-los com algum "equilíbrio moral". Eles não queriam que os ideais da Repliforce e dos Maverick Hunters fossem tão "Preto e Branco".

Inafune deixou sua antiga responsabilidade de design para outros artistas que trabalharam anteriormente na série Mega Man X. Haruki Suetsugu não projetou os personagens como havia feito em jogos anteriores da série, mas sim recebeu esboços para desenhar ilustrações no intuito de criar material para divulgação. Hitoshi Ariga foi responsável por projetar o "Ultimate Armor" secreto de X, mostrado em ambos Action Figures da Bandai. Ele passou 4 dias criando o modelo inicial mas o seu supervisor mandou ele voltar atrás e começar novamente. Depois de "brincar" com as partes da armadura de Mega Man X3, ele notou que se montasse-as em uma ordem específica faria com que parecesse com um avião. Ariga relembrou que criar a armadura foi extremamente difícil mas também foi bastante divertido. Ele também revelou que Zero iria ter a sua Ultimate Armor, mas o time de desenvolvimento escolheu não finalizá-la.

As cenas em FMV foram produzidas pela subsidiária da IG, XEBEC. A trilha sonora do jogo foram compostas por Toshihiko Horiyama. A trilha também apresenta o tema da abertura Makenai Ai ga Kitto aru e o tema de fechamento One More Chance, ambos cantados por Yukie Nakama. todas as músicas instrumentais e cantadas foram compiladas no CD "Capcom Music Generation: Rockman X1 ~ X6 soundtrack" lançado em 2003 pela Suleputer. As músicas cantadas também foram inclusas no CD "Rockman Theme Song Collection" lançado em 2002 pela Suleputer.

Ambas versões para console de Mega Man X4 foram lançadas no Japão em 01 de Agosto de 1997. A arte de capa da versão Sega Saturn apresenta Zero sozinho em um fundo  preto. "Normalmente, não ter o personagem principal na capa é algo que não acontece," disse Inafune. "Mas nós tínhamos vários fãs hardcore no Saturn, então eu achei que isso seria o certo à fazer." Uma versão limitada do jogo incluía o Action Figure com a Ultimate Armor de X no pacote.

A localização norte americana de Mega Man X4 no PlayStation foi colocada de lado por um tempo depois que a Sony Computer Entertainment America negou a permissão para a Capcom lançar o jogo nos Estados Unidos. Entretanto, depois de conversas persistentes com a empresa, a Capcom finalmente convenceu a Sony de permitir o lançamento do jogo. De acordo com o porta-voz da Capcom, a razão por trás do atraso do lançamento de Mega Man X4 foi porque "acabou por se perder no acumulo de jogos esperando a aprovação da Sony". A versão do PlayStation foi lançada em 1997 nos Estados Unidos, porém a versão do Sega Saturn foi lançada um pouco mais cedo na mesma semana,

Consumidores que reservaram o jogo através da loja online da Capcom foram presenteados com uma camiseta do jogo.


Recepção e Legado

Personagens mais bem trabalhos, trama mais profunda, 2 personagens diferentes. O jogo só pecou mesmo pela sua dublagem "pastelão" em inglês.

Análises para as versões PlayStation e Saturn de MMX4 foram em grande maioria positivas. Os críticos elogiaram a opção de poder jogar com X ou Zero, apontando as diferenças drásticas na maneira os personagens progridem em certas fases, adicionando um certo valor no Replay do jogo. Entretanto, alguns críticos concluíram que a jogabilidade 2D "Side-Scrolling" de MMX4 estava batida e já havia sido usada de maneira excessiva antes mesmo do jogo ter sido lançado.

Na Ação Games 121, eles atualizaram a nota que havia sido dada no Jogo Rápido da Edição 119 de 8,0 para 8,5 e resumiram o jogo assim: "Ação contínua, gráficos caprichados e jogabilidade legal. O desafio maneiro torna o game muito agradável." Na Game-X 17, o jogo recebeu notas 9/9/7/9 para os quesitos Gráfico, Música, Desafio e Diversão, respectivamente. Já na Gamers 22, a versão Saturn recebeu notas 89/92/90/91/89/75/75 para os quesitos Gráfico, Música, Efeitos Sonoros, Diversão, Jogabilidade, Dificuldade e Originalidade, respectivamente.

Na SuperGamePower 43, Lord Mathias deu notas 4/4/4/4/4 para Diversão, Gráfico, Som, Controle e Originalidade e concluiu que "O jogo não é difícil. Sua maior dificuldade é encontrar a arma certa para cada inimigo". A edição 45 da SGP ainda trouxe o detonado completo do jogo. Já a versão computador foi recebida com um certo "desprezo" por causa da espera de mais de 1 ano e um material idêntico ao que já havia sido visto nos consoles.

A Capcom expressou sua satisfação com o desempenho comercial de Mega Man X4, no qual eles atribuíram o sucesso aos 10 anos de aniversário da franquia. De acordo com os relatórios de venda da Famitsu, a versão PlayStation do jogo vendeu 197.385 cópias no Japão apenas em 1997, deixando-o na 61ª posição entre os jogos mais vendidos na região naquele ano. Em 2002, a Capcom relançou a versão PlayStation do jogo como parte do selo norte americano Greatest Hits, confirmando que o jogo vendeu, pelo menos, 350.000 cópias. MMX4 também foi relançados em vários selos no Japão, incluindo PlayStation the Best, PSone Books e Sega Saturn Collection.

Apesar das críticas por manter a mesma fórmula de jogabilidade que a franquia Mega Man havia usado por quase uma década, a Capcom continuou usando o "side-scrolling" 2D por outros dois jogos da séries, Mega Man X5 e Mega Man X6, Esses 3 jogos, assim como os 3 que os antecederam, foram incluídos na coletânea norte americana Mega Man X Collection para o PlayStation 2 e Gamecube em 10 de Janeiro de 2006. Uma versão para celulares japoneses foi lançada nos serviços "au" "e DoCoMo". Uma versão trazia o personagem X selecionável e foi lançada em 25 de Dezembro de 2011; a versão com Zero foi lançada pouco depois em 01 de Janeiro de 2012. E finalmente, Mega Man X4 foi lançado na PlayStation Network no selo PSOne Classics compatível com PlayStation 3, PlayStation Vita e PSP em 02 de Setembro de 2014 na América do Norte e em 17 de Dezembro de 2014 no Japão.


Imagens e Vídeos

*Imagens retiradas do link: https://www.gamefaqs.com/ps/197898-mega-man-x4/images


Abertura de Rockman X4 legendada em português pelo Canal S.O.!




Fechamento de Rockman X4 legendado em espanhol pelo Canal @ROCKMANATION SA.


Longplay da versão Saturn com o personagem Zero pelo Canal Jornada Gamer.


Longplay da versão PlayStation com o personagem X pelo Canal Jornada Gamer.


Galeria de Capas

No Japão, Rockman X4 foi relançado 3 vezes no PlayStation. Esse é o melhor indicador do seu sucesso naquela região.

Uma edição especial lançada exclusivamente no Sega Saturn acompanhava uma Action Figure da Ultimate Amor, a armadura secreta de X.

Essa era pra ser uma capa de "edição limitada", mas acabou virando a capa oficial do Sega Saturn no Japão à pedidos do próprio Keiji Inafune.

Devido ao declínio da plataforma de 32-BIT da Sega no ocidente, a distribuidora Virgin Interactive decidiu lançar o jogo apenas para PlayStation naquela região.

Por alguma razão, o selo de 10 anos de aniversário da série, que estava presente nas versões norte-americanas de Mega Man 8, não foi incluído em Mega Man X4.

Apesar de não ter nenhum problema de desempenho, o atraso da versão PC levou à muitas críticas por parte da mídia especializada.

Novamente a Capcom caprichou bastante na capa norte-americana da versão PC. Parabéns aos envolvidos.


Artwork

X

X

Zero

Zero

Zero

Double

Iris

Fourth Armor

Fourth Armor

Ultimate Armor

Ultimate Armor





Finalizando

A propaganda é meio pomposa, mas faz jus ao jogo. Na minha opinião, é o melhor jogo da série.

E por hoje é só. Por maior que tenha sido o esforço da Capcom para conseguir lançar o jogo no ocidente e produzir o jogo inteiramente em 2D e com cenas de animação de qualidade, aquela época exigia que os jogos fossem em 3D e com animações em computação gráfica para alcançar grandes notas dos críticos. Infelizmente isso era uma "prática comum" naquela época, porém nem todos os jogos se saíram muito bem na transição do 2D para o 3D e talvez por isso a Capcom tenha experimentado primeiro com uma nova série (Mega Man Legends) antes de tentar migrar a série X para o plano tridimensional.

Porém, isso não impediu que ela continuasse investindona série em 3D e com uma grande espera de 3 anos chegou Mega Man X5, mantendo as principais qualidades de Mega Man X4 e levando a série à um novo patamar em todos os quesitos. Mas isso é assunto para o nosso próximo post! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

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