quinta-feira, 2 de julho de 2020

Ninja Gaiden (Mega Drive)


Ninja Gaiden (Opus, Mega Drive) - Planejado para um lançamento em 24 de Dezembro de 1992, essa versão de Ninja Gaiden foi idealizada a partir da versão do Arcade, um beat 'em up com side-scrolling, ao invés do frenético jogo de plataforma com ação como visto no NES. Ele também não seria um port do Arcade, visto que é um trabalho inteiramente novo que utiliza apenas alguns sprites antigos desta versão.

Apesar de estar falando na tela de título "REPROGRAMMED BY SEGA", esse jogo realmente não seria um port do Arcade, mas um jogo próprio com história mais densa e jogabilidade revisada.



Desenvolvimento

Algumas informações abaixo não podem ser confirmadas, mas olhando a data do cancelamento do jogo
e também o início do desenvolvimento de Shinobi III pode-se chegar a conclusão que tive.

Depois de estar em desenvolvimento por um pouco mais de 6 meses, Ninja Gaiden ainda estava um pouco longe de estar finalizado. Ainda faltando detalhes como corrigir a detecção dos golpes e arrumar também os golpes do próprio Ryu Hayabusa. Pelo o que é possível avaliar pela ROM, a I.A. dos inimigos também estava incompleta, mas o jogo mostrava um bom potencial de ser um beat 'em up com os principais elementos que fizeram de Streets of Rage 2 um dos maiores sucessos da Sega.

Porém, o que a própria Sega não estava contando é que dois dos seus principais projetos naquela época, que eram Ninja Gaiden e Shinobi III, teriam que ser adiados pois no momento em questão ambos estavam um pouco longe de estarem finalizados e o que foi apresentado por ambos os estúdios não os satisfez nem um pouco. Então uma decisão interna foi feita e o Ninja Gaiden foi cancelado para que o dinheiro que seria usado para finalizar o projeto fosse investido em Shinobi III, que teria que ser refeito do zero naquele momento.

O que pode ser observado pela ROM, é que a história do jogo seria sobre Ryu viajando para os Estados Unidos para encontrar um par de irmãos-ninja chamados de Jin e Rika que traíram o clã e roubaram os Pergaminhos Secretos de Huma (outra maneira de se escrever Fuuma). Algumas fases do Arcade (como a fase do Casino) e alguns inimigos são bem similares mas as mecânicas de jogo são completamente diferentes.

Infelizmente, não temos um produto mais sólido para avaliar. A movimentação de Ryu nessa BETA é um pouco estranha, algumas fases estão claramente incompletas e algumas cutscenes são puladas antes de serem encerradas. Há também uma estranha mistura de nomes em japonês para as fases e a legenda nas cutscenes serem em Inglês. Quem sabe no futuro uma versão melhor do BETA não vaza na Internet?


Legado

É sempre triste quando um jogo é cancelado. Mas será que Ninja Gaiden realmente poderia
fazer frente à outros grandes títulos da Sega como Streets of Rage 2?

Na Ação Games 31, o jogo foi mostrado como parte de sua seção de DEMONSTRAÇÕES com a seguinte colocação: "Fãs de ninjas e de pancadaria explicita, chegou a hora de comemorar. Ninja Gaiden, um dos personagens mais venerados do mundo dos games, finalmente saiu para Mega Drive. Apesar da festa, o game não é nenhuma maravilha. Mistura o velhinho arcade Master Ninja com Streets of Rage e Super Shinobi. Resultado: este Ninja Gaiden para Mega Drive não tem personalidade própria."

Já na revista SuperGame 22, o jogo recebeu uma análise como se tivesse sido lançado de fato. Ele recebeu as notas 8/7/7 nos quesitos Gráficos, Som e Diversão com a seguinte colocação: "Cabe a você fazer justiça e perseguir os fariseus por 7 fases side-scrolling de luta contínua. Nada de armas ou power-ups, o Ninja usa apenas os próprios golpes para eliminar os inimigos. Versão parecida com a do Arcade, sem relação com os títulos do Nintendinho."


Imagens e Vídeos do Jogo



Gameplay completo do jogo gravado por mim para o Canal Jornada Gamer.


Finalizando

A única notícia boa é que se o jogo fosse lançado nesse estado da DEMO, teria sido uma lástima.

E por hoje é só. Ninja Gaiden no Mega Drive seria a versão mais importante de todas as outras lançadas pela Sega, visto que no ano seguinte do seu cancelamento o videogame alcançou o seu auge em quase todas as franquias. Talvez a escolha do cancelamento tenha sido certa, visto que com tantos jogos bons lançados em 1993 ele ficaria perdido nesse mar de jogos sem conseguir se destacar entre eles, mas também levanta aquela dúvida né: porque fazer um beat 'em up?

O estilo que popularizou a série foi realmente o plataforma 2D com ação no NES, que a própria Sega tentou explorar com as versões de Game Gear e Master System, mas no final o jogo de Mega Drive seria mais próxima da lenta e pouco interessante versão do Arcade. Na minha opinião, o erro do projeto começou nesta escolha. A outra foi investir primeiro na versões de 8-bit primeiro. Não que elas sejam ruins, mas acaba criando expectativas sobre o console mais poderoso.

Esse jogo também marcou o fim da parceria entre Sega e Tecmo. Anos mais tarde a série Dead or Alive faria muito sucesso no Sega Saturn e Dreamcast antes de ficar um exclusivo para o Xbox, mas as duas nunca voltaram a fazer esse tipo de serviço juntas. Para a nossa alegria, a série Ninja Gaiden ainda daria um último suspiro nos 16-bit, dessa vez com um remake: Ninja Gaiden Trilogy. Mas isso é papo para outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário