quinta-feira, 9 de julho de 2020

Nekketsu Kouha Kunio-kun / Renegade


Nekketsu Kouha Kunio-kun (Technos Japan, Arcade) - Lançado em Maio de 1986 no Japão, este é um beat 'em up com orientação horizontal publicado pela Taito que trás como protagonista Kunio, um delinquente que está no Ensino Médio que deve enfrentar uma série de gangues rivais que tem o seu amigo Hiroshi como principal alvo. O título do jogo, 熱血硬派くにおくん, pode ser traduzido como Cara Durão de Sangue Quente Kunio.

No ocidente, para atrair um publico maior, a história e os gráficos foram modificados para um lutador de rua que está tentando salvar a sua namorada de uma gangue de motoqueiros. O título do jogo acabou mudando para RENEGADE e o nome acabou sendo usado em todas as versões ocidentais lançadas, até mesmo na Europa. O sucesso obtido nas versões vendidas pela Ocean Softwares para computadores de 8-bits foi tanta que a mesma investiu em continuações próprias chamadas de Target: Renegade e Renegade III: The Final Chapters, lançadas em 1988 e 1989 respectivamente.

O título da versão japonesa foi influenciado por um título de Arcade da Konami chamado Shinnyuushain Tooru-Kun, conhecido no ocidente como Mikie.


Jogabilidade

Controlamos o personagem que dá título ao jogo, Kunio-kun, que deve enfrentar uma série de gangues rivais para ajudar o seu amigo Hiroshi, o alvo dos ataques das gangues. Os controles do jogo incluem o movimento em 8 direções e 3 botões de ação; ataque para a esquerda, pular e ataque para a direita. Diferente de títulos anteriores do gênero de beat 'em up como Kung-Fu Master, Shaolin's Road ou My Hero, cujo movimento do personagem era limitado para a esquerda e para a direita, em NKK-k é possível se movimentar pelo cenário para cima e para baixo também - porém o sistema de combate sim é limitado à duas direções.

Apertando o botão de ataque na direção na qual ele está virado fará com ele use socos, enquanto o botão da direção contrária fará com que ele use chutes nesta direção. Quando certos inimigos são tonteados depois de alguns socos ou um único chute, é possível chegar perto deles para dar um mata-leão, chutá-lo repetidamente com o botão de ataque na direção que ele está e fazer um arremesso com o botão de ataque na direção contrária dele. Durante o pulo, é possível apertar qualquer um dos dois botões de ataque para usar uma voadora na direção do pulo.

Pressionando o direcional para a esquerda ou para a direita duas vezes rapidamente fará com o que o personagem corra, criando assim três possibilidades: apertar o botão de ataque na direção da corrida fará com que Kunio-kun desfira um soco enquanto corre, pular fará com que ele use uma voadora e o botão de ataque na direção contrária fará com que ele pare subitamente e dê um chute para trás.

Apertando para baixo em um inimigo caído fará com que Kunio-kun sente em cima dele, no qual se você apertar o botão de ataque frontal fará com que ele distribua socos. Todos os chefes do jogo (com a exceção de Sabu "さぶ") só podem receber esse ataque ou o mata-leão se a barra de saúde estiver baixa o suficiente para isso, ou então Kunio-kun será empurrado durante a tentativa.

O jogador tem um número limitado de vidas (que varia dependendo das opções da máquina) e continues não são permitidos para terminar o jogo. Para perder uma vida é necessário esvaziar toda a barra de saúde depois de receber muitos ataques inimigos, ser jogado da plataforma do trem ou cair no mar nos dois primeiros estágios ou falhar em completar a fase no tempo limite. A saúde é automaticamente recuperada no começo de cada fase. As fases 2 e 4 são as únicas que trazem check points no meio delas.


Fases

Ao contrário do próximo jogo da Technos (Double Dragon), o campo de jogo é limitado para uma série de três áreas que não se movem continuamente. As três primeiras fases (plataforma de trem, porto e um beco de rua) acontecem em uma única área, aonde o jogador deve enfrentar uma gangue de sete subordinados, com o chefe vigiando no fundo do cenário. 

A gangue dos dois primeiros estágios consistem em dois tipos de subordinados: um bandido armado que é mais fácil de derrotar e um bandido desarmado que pode receber mais dano e segurar o Kunio-kun por trás.

Quando restarem apenas três subordinados (em qualquer combinação dos dois tipos), o chefe virá do  lado de fora e se juntará à luta. Quando o chefe (Riki "りき" na primeira fase, Shinji "しんじ" na segunda) é derrotado, os subordinados restantes recuam para a parte inferior da tela e o estágio termina. Cada chefe tem sua barra de saúde exibida abaixo da de Kunio-kun.

A segunda fase segue a mesma fórmula, mas começa com uma série de inimigos andando de moto tentando atropelar Kunio-kun. Uma vez que um certo número de motociclistas seja derrotado (o número varia de acordo com o nível de dificuldade), os inimigos normais começarão a enfrentar Kunio-kun.

A terceira fase apresenta uma gangue formada apenas por mulheres. Como nas duas primeiras fases, a gangue de mulheres também consiste em dois tipos de subordinadas: uma loira empunhando uma corrente e a ruiva mais resistente à danos com um bastão. A líder da gangue Misuzu (みすず) é uma mulher grande que pode facilmente agarrar e dar um tapa em Kunio-kun. Ela é a única inimiga no jogo que não pode ser agarrada pelo colarinho.

A quarta e última fase consiste em duas áreas e possui apenas um tipo de subordinados, um homem careca que quer matar Kunio-kun com uma única facada. A primeira área fica em um estacionamento onde Kunio-kun deve lutar contra quatro desses subordinados. Uma vez derrotada a primeira onda de inimigos, Kunio-kun automaticamente entrará no edifício mostrado no canto direito da tela.

Lá dentro, ele enfrentará mais três subordinados com facas e o chefe final, um Yakuza chamado de Sabu (さぶ) que pode matar Kunio-kun com apenas um tiro. Quando o chefe final é derrotado, Kunio-kun sai do prédio e se encontra com seu amigo Hiroshi e vários alunos da Nekketsu High School cumprimentando Kunio, com Hiroshi dando a Kunio-kun um aperto de mão firme. O jogo começa um novo ciclo em uma dificuldade mais alta, dessa vez pulando as introduções pré-fase.


Localização

Renegade simplificou a história e retirou alguns recursos gráficos, mas a ambientação adaptada para parecer com o filme Os Selvagens da Noite com certeza ajudou com sua popularidade na época.

Renegade é a adaptação de Nekketsu Kouha Kunio-kun para os mercados ocidentais, aonde os gráficos do jogo foram alterados na tentativa de adaptar o cenário para um estilo mais ocidental (com o que pode ser visto como uma leve "inspiração" no filme Os Selvagens da Noite). As gangues de bandidos e motoqueiros presentes em Renegade eram originalmente delinquentes do Ensino Médio, membros do Bousouzoku, um Sukeban junto com seus subordinados e, finalmente, membros da Yakuza.

Na primeira fase, a estação de trem foi modificada para uma estação de metrô estadunidense e a maioria das placas e outdoors nas duas últimas fases estavam em sua grande maioria em japonês. As vozes digitalizadas de Kunio-kun foram mantidas, porém dessa vez dubladas em Inglês.

Ao invés da trama de salvar o seu amigo Hiroshi do bullying que ele vinha sofrendo, em Renegade tempos um protagonista sem nome (chamado de Mr. K na versão NES) que deve lutar contra uma variedade de gangues de rua para salvar a sua namorada. As cenas no início de cada fase mostrando Hiroshi sendo espancado na frente da Nekketsu High School e Kunio correndo atrás dos subordinados foram totalmente removidas em Renegade, assim como o nome dos chefes (que novamente só receberam nomes na versão caseira para NES).


Versões Caseiras

As versões NES e Master System são muito boas, mas o destaque ficou mesmo para a Ocean Software que gostou tanto do número de vendas que criou continuações próprias.

A versão 8-bit para o Famicom foi produzida internamente pela Technos em seu estúdio Million e foi lançada em 17 de Abril de 1987 no Japão pela própria Technos e em Janeiro de 1988 chegou ao NES publicado pela Taito nos Estados Unidos. Essa versão tomou bastante liberdades em relação ao original de Arcade: as três primeiras fases consistem em uma série de duas telas na qual o protagonista enfrenta um grupo de até três inimigos por vez, culminando em uma luta individual contra o chefe.

A segunda fase também contém um novo segmento de perseguição de motocicleta com side-scrolling, na qual o protagonista deve expulsar os adversários de suas motocicletas antes da luta contra o chefe. Na terceira fase, o protagonista deve escolher entre dois caminhos depois de acabar com a primeira onda de inimigos: um leva ao confronto contra o chefe da fase e o outro leva à um novo confronto contra uma segunda onda de inimigos.

A quarta e última fase é um labirinto com muitas salas cheias de inimigos e chefes anteriroes, dentro de um prédio que o protagonista deve progredir para alcançar o chefe final. Existem alçapões nessa fase que levam o protagonista de volta à fase anterior, forçando-o a começar tudo de novo. Alguns desses elementos retornariam na versão NES de Double Dragon também.

A versão NES de Nekketsu Kouha Kunio-kun e Renegade foram relançadas no Wii Virtual Console em 18 de Março de 1008 e 05 de Maio de 2008, respectivamente. Em 2013/2014, foi a vez desta versão chegar ao 3DS Virtual Console e o Wii U Virtual Console no Japão e Estados Unidos, assim como regiões na qual o jogo não havia sido oficialmente lançado, como na Europa e Austrália.

A versão de Master System, desenvolvida pela Natsume e publicada pela Sega em 1993, é baseada na versão NES ao invés do original de Arcade, porém trás melhorias gráficas e várias outras melhorias como novas cutscenes de morte e um final revisado. Essa versão foi lançada apenas na Europa, Austrália e Brasil.

Versões caseiras para computadores 8-bit foram lançadas para Commodore Amiga, Apple II e IBM-PC (MS-DOS) na América do Norte e ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64 e Atari ST na Europa em 1988. As versões norte-americanas foram desenvolvidas pela Software Creations e publicadas pela Taito, enquanto que as versões europeias foram produzidas pela Imagine Software e publicadas pela Ocean Software. Elas usam tipicamente apenas um botão no controle ao invés de três; os outros golpes são desferidos usando uma combinação de direções no direcional do controle e o botão do controle.

A versão Amstrad CPC copiou o layout original de três botões combinando o controle e o teclado. As versões ZX Spectrum e Amstrad CPC apresentam telas únicas ao invés do side-scrolling. Tirando essas limitações, as versões computador eram baseadas na versão Arcade em termos de layout das fases, inimigos e jogabilidade. A versão ZX Spectrum foi votada posição 48 no Top 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos da revista Your Sinclair Readers'.

Em 14 de Julho de Junho de 2014, um port para o PlayStation foi lançado pela HAMSTER como parte de sua linha ARCADE ARCHIVES. Esse port inclui ambas versões Japonesa e Estadunidense do jogo, fazendo com que essa seja a primeira que Nekketsu Kouha Kunio-kun fosse lançado comercialmente no ocidente. Em 28 de Junho de 2018, foi a vez do Nintendo Switch receber essa versão do jogo.


Continuações

Kunio-kun com certeza é um personagem conhecido no Japão até os dias de hoje, mas no ocidente recebemos algumas continuações curiosas de Renegade.

A Ocean Software produziu duas continuações para Renegade; Target: Renegade e Renegade III: The Final Chapter. As duas foram lançadas no ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64 e MSX, mas nunca tiveram versões Arcade correspondentes. A produção dessas versões estava relacionado com o grande sucesso do primeiro jogo nas plataformas que foram lançados. Target: Renegade chegou a receber uma versão para NES.

A Technos confirmou que o título Nekketsu Kouha Kunio-kun: Bangai Rantou Hen para Game Boy seria uma continuação do jogo chamada de THE RENEGADES, mas foi eventualmente retrabalhada e lançada como Double Dragon II pela Acclaim. Essa versão não tem nenhuma relação com Double Dragon II: The Revenge.


Imagens e Vídeos do Jogo


NEKKETSU KOUHA KUNIO-KUN

Arcade



Playthrough do Canal Replay Burners mostrando o aumento da dificuldade durante os LOOPs.


Famicom



RENEGADE
Todas as imagens foram retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/renegade/screenshots

Arcade


NES


Master System



Playthrough do Canal Old School Gamer: Jogatina Clássica.


ZX Spectrum


Commodore 64


Commodore Amiga



Galeria de Capas

A versão Famicom de Nekketsu Kouha Kunio-kun marcou como sendo o primeiro jogo da Technos Japan produzido para o mercado caseiro internamente. 

Essa foi a Artwork escolhida para o lançamento do jogo nos Estados Unidos. Aqui temos a capa do Commodore Amiga. 

A Artwork europeia é mais "badass" mas vai um pouco longe na retratação do jogo. 

A versão Master System pode ser considerada a edição definitiva do jogo.

Oretachi Game Center Zoku: Nekketsu Kouka Kunio-Kun tem esse grande nome e uma embalagem completa de extras para os fãs do jogo.


Finalizando

No final do dia, Renegade é um jogo com menos capricho e adaptado ao nosso gosto, mas nem ele e nem Nekketsu Kouha Kunio-kun se deram o trabalho de ter um final bem definido.

E por hoje é só. Nekketsu Kouha Kunio-kun plantou sementes na Technos Japan que renderiam bastante frutos nos anos seguintes. Não apenas o personagem Kunio-kun ganharia um papel importante dentro da empresa com vários jogos, não apenas em beat 'em up mas com uma linha completa de jogos de esportes, como também o jogo serviu de fundação para a criação mais famosa da empresa aqui no ocidente: Double Dragon.

Double Dragon foi uma série que chegou quando alguns conceitos do gênero já estavam bem definidos, então a sua popularização foi mais rápida. Isso não quer dizer que estas melhorias não seriam trazidas também para a série Kunio-kun! A Technos, depois de experimentar um pouco com a série no mercado caseiro e nos Arcades, decidiu lançar uma versão feita com base no console da Nintendo, o Famicom, que estava bombando durante a época. E foi assim que nasceu Downtown Nekketsu Monogatari.

Nessa versão, temos Kunio-kun e seu rival Riki unindo forças para derrotar um inimigo em comum. Como era de se esperar, no seu lançamento caseiro tivemos a adaptação do título para River City Ransom, porém dessa vez mantiveram mais recursos do original ao invés de editar tanto! Mas isso é assunto para outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário