quinta-feira, 30 de julho de 2020

Downtown Nekketsu Monogatari / River City Ransom


Downtown Nekketsu Monogatari (Technos Japan, Famicom) - Lançado em 25 de Abril de 1989 no Japão, este é um jogo de beat 'em up de mundo aberto com elementos básicos de RPG que na verdade é o terceiro título da série Kunio-kun. Diferente do lançamento anterior, DNM foi produzido apenas para o mercado caseiro e foi a primeira vez que Kunio juntou forças com seu rival Riki, que lutou contra Kunio em Nekketsu Kouha Kunio-kun.

O jogo foi publicado na América do Norte pela American Technos, Inc., sob o título River City Ransom. Essa versão faz várias modificações no roteiro e gráficos em uma maneira similar à Renegade - a localização de Nekketsu Kouha Kunio-kun) para deixar o jogo mais acessível ao público ocidental. Essa versão do jogo também foi lançada na Europa com o título Street Gangs.

O jogo foi dirigido por Mitsuhiro Yoshida e Hiroyuki Sekimoto como um jogo de Double Dragon que pais e seus filhos pudessem jogar juntos, então a jogabilidade é bem parecida com a versão NES de DD. Remakes do jogo foram subsequentemente lançados para Sharp X68000, PC Engine Super CD-ROM², Game Boy Advance e Nintendo 3DS.

História

Apesar de parecer um enredo simples e mal trabalhado, os personagens e os cenários são muito carismáticos e te prenderão por bastante tempo, não importa a versão escolhida.

Vários meses após Kunio-kun ter derrotado Sabu e resgatado Hiroshi, os irmãos gêmeos Ryuuichi e Ryuuji Hattori se transferem para a Academia Reihou. Dentro de alguns meses, os irmãos tomam o controle das escolas da vizinhança usando suas poderosas técnicas de luta, espalhando o medo sob o nome de "Irmãos Double Dragon".

Riki, o BANCHOU da Escola Hanazono, não tem nenhum interesse nos irmãos ou no que eles estão fazendo. Um dia, sua namorada Mami some e ele recebe uma carta de desafio vinda da Academia. Enfurecido, Riki decide ir até a Academia sozinho, mas encontra Kunio esperando por ele do lado de fora. Kunio quer ajudar Riki à salvar a sua namorada e ele relutantemente aceita.


Jogabilidade

Downtown Nekketsu Monogatari é um jogo regado à elementos de RPG, embora em sua essência seja um puro e simples beat 'em up.

Até dois jogadores podem jogar juntos em dois modos diferentes, um com "Friendly-Fire" (2P Play A) e um sem isso (2P Play B). Qualquer um pode escolher entre Kunio ou Riki, que tem a mesma jogabilidade. No modo Single Player, você pode escolher jogar com qualquer um dos dois também, só que a escolha mudará os diálogos in-game - os diálogos no modo para dois jogadores irão priorizar o personagem escolhido pelo 1P.

O jogo tem três níveis de dificuldade: EASY, NORMAL e DIFFICULT. O modo EASY irá diminuir os atributos de cada inimigos em 16 pontos e o DIFFICULT aumentará os atributos deles em 16 pontos. A velocidade do texto in-game também pode ser alterada. Apertando o botão SELECT na tela de seleção de modos permite que você troque o nome dos personagens.

O estilo de progressão do jogo é o mesmo de um RPG. O jogo não é dividido em fases, permitindo que você ande por um mapa aberto no formato de SANDBOX em nove localizações diferentes. Na maioria dessas áreas, Kunio e Riki serão atacados por gangues escolares rivais. Eles são diferenciados por suas cores, diferentes padrões de IA e a quantidade de dinheiro que deixam pra trás quando são derrotados.

Quanto mais longe você se mover da área inicial (Colégio Hanazono e a vizinhança da cidade de Hanazono e o Distrito de Compras) os inimigos ficarão mais fortes. Cada gangue tem nove inimigos diferentes que são distinguidos pelos seus atributos e rostos - cada inimigo representa um atributo diferente. O objetivo do jogo é chegar até a Academia Reihou, resgatar Mami e derrotar os seus sequestradores. Você tem a liberdade de fazer o que bem entender durante o jogo, mas até que os Shitennou de Reihou (四天王 "Quatro Reis Sagrados") sejam derrotados, não será possível progredir até a Academia.

Como é possível ir aonde quiser, também é possível escapar do combate correndo até o canto da tela para progredir para a próxima. Em algumas áreas, apenas quatro inimigos irão aparecer e quando eles forem derrotados o chefe irá aparecer. Quando os inimigos e chefes são derrotados, eles irão deixar pra trás dinheiro que você pode usar nas lojas. Os chefes podem ser derrotados várias vezes para você juntar mais dinheiro.

O dinheiro coletado pode ser usado em diversas lojas para comprar itens consumíveis para aumentar a saúde e os atributos. Alguns desses itens podem ser carregados no inventário para uso posterior. Outras lojas permitem que sapatos sejam comprados e equipados para aumentar os atributos. E também, em certas lojas é possível comprar livros que irão ensinar seis novas técnicas de luta diferentes que aumentam os danos e a longevidade dos combos.

Se Kunio e Riki forem derrotados e não tiverem STAMINA ou WILLPOWER sobrando, eles serão enviados para a loja mais próxima no distrito com metade do seu dinheiro. Se você estiver jogando o modo 2P e um dos personagens morrer, só retornará quando o jogador que estiver vivo passar para a próxima tela - isso também consome metade do seu dinheiro, só é mais conveniente não ter que voltar para uma loja que pode ser um pouco distante do lugar atual.

Os controles do jogo são exatamente iguais a Double Dragon. O botão A é usado para desferir socos, o botão B é usado para desferir chutes e apertando os dois botões ao mesmo tempo o personagem irá pular. Para correr, é necessário apertar duas vezes na direção desejada e é possível atacar e pular enquanto se está correndo.

O botão A também é usado para pegar armas e inimigos do chão e o botão B é usado par arremessar qualquer coisa que o personagem estiver segurando naquele momento. Os inimigos são tonteados e ficam grogues quando são atacados múltiplas vezes. Nessa hora, é possível acertá-los com um gancho ou um chute aéreo para derrubá-los. A sua disposição, 8 tipos de armas que variam desde correntes até pedras que podem ser usadas para atacar os inimigos com mais facilidades e arrancar um dano ainda maior.

Apertando o botão START em qualquer momento durante o jogo, irá abrir a tela de MENU mostrando os itens obtidos. Adicionalmente, apertando o botão SELECT durante o jogo irá mudar entre a barra de saúde do personagem e a quantidade de dinheiro coletada no topo da tela. A primeira opção desse MENU de itens é o POSSESSIONS (もちもの), no qual mostra os livros, sapatos e itens consumíveis obtidos até o momento. Um máximo de oito itens podem ser carregados por cada personagens. É possível equipar/usar os itens (つかう "usar"), sair desta tela (やめる "sair") ou descartar os itens (すてる "jogar fora").

A segunda opção é a de PASSWORD (ぱすれーど), na qual uma senha é mostrada para salvar os seus atributos (menos o tamanho da barra de saúde) e o seu dinheiro. Isso não salva o seu progresso contra os chefes. Já a terceira opção é a CHANGE SETTINGS (せっていへんこう), na qual o menu inicial do jogo é mostrado e é possível alterar a velocidade do texto e a dificuldade do jogo a qualquer momento.

Na opção STATUS (すてーたす) é mostrado todos os atributos de ambos os personagens, mesmo jogando no modo SINGLE PLAYER. Em TURBO FILE (たーぼふぁいる) é possível usar os acessórios ASCII TurboFile ou TurboFile II para Salvar ou Carregar os dados do personagens, como dinheiro e itens no seu inventário. As opções na tela são SAVE DATA (せーぶする "Salvar"), LOAD DATA (ろーどする "Carregar") ou retornar para o jogo (なにもしない "Fazer Nada").

O poder de luta de Kunio e Riki pode ser aumentado usando itens consumíveis que aumentam os seus atributos. Esses atributos são divididos em 16 categorias e são aumentados permanentemente. É necessário aumentar os atributos para poder igualar as possibilidades contra os inimigos mais fortes à medida que se progride no jogo. Todos os atributos começam com o marcador de 15 e podem ser aumentados até 63, com a exceção de STAMINA e MAX POWER que começam com 63 e podem ser aumentados até 127.


Localização

Acho que explicar pra um ocidental que existem escolas japonesas no Japão era muito difícil, então eles decidiram mais uma vez mudar o roteiro e o nome do jogo.

Como o tema do  jogo era muito enraizado na cultura de rua japonesa, mais uma vez a Technos adaptou o mesmo para o público ocidental. O jogo chegou aos Estados Unidos em Janeiro de 1990, exatamente 8 meses após o lançamento original, carregando o título RIVER CITY RANSOM. Essa versão trouxe várias mudanças gráficas, começando pelos personagens que agora usam camisetas ao invés do Gakuran (uniforme de escola japonesa). Por causa dessa mudança, Riki (agora chamado de Ryan), usa jeans branco e camiseta azul enquanto Riki (agora chamado de Alex) usa jeans azul e camiseta branca.

A história foi levemente alterada também: o antagonista (Slick) envia uma carta de resgate para Alex e Ryan, mencionando como ele tomou o controle da cidade com sua gangue de estudantes e chefes do crime e sequestrou a namorada de Ryan. A carta também pede que algumas demandas sejam feitas, porém nenhuma delas é listada.

O número de opções de dificuldade foi reduzido par dois, aonde a dificuldade EASY de DNM foi excluída e a MEDIUM virou NOVICE e consequentemente a DIFFICULT se tornou ADVANCED. Outra coisa que foi removida nas versões ocidentais foi o modo 2P Play B, no qual desabilita o FRIENDLY-FIRE. No MENU do jogo, foi adicional a opção HELP, que explica cada um dos itens no jogo, as fases e os atributos e o PASSWORD ficou consideravelmente mais longo.

Como era de esperar, o nome dos golpes obtidos através dos livros foi alterados, embora os golpes em si ainda sejam os mesmos, e a cidade agora se chama River City e não o bairro de Hanazono como na versão japonesa. Pequenas mudanças no cenário foram feitas para tentar fazer o jogo se encaixar na nova proposta, então as placas, anúncios e alguns pequenos sprites foram modificados. A moeda do jogo, que era IENES na versão japonesa, também teve seus valores recalculados e alterados para DOLARES.

Essa versão foi lançada na Europa em 1991 pela Infogrames sob o título STREET GANGS. A única mudança entre a versão Européia e Estadunidense é a tela de título.


Ports

Apesar de ter feito um grande sucesso no NES, nenhuma outra versão do jogo chegou ao ocidente até 2004. No oriente, a festa rolou solta.

Downtown Nekketsu Monogatari foi portado para o computador japonês Sharp X68000 e lançado em 21 de Abril de 1990. Essa versão do jogo, que foi desenvolvida pelo estúdio SPS e publicado pela própria Sharp, apresenta várias melhorias em relação ao original do Famicom, como trazer três inimigos na tela ao invés de dois, cores mais vibrantes, novas áreas no mapa e também novos itens e habilidades especiais - incluindo algumas habilidades que são usadas apenas pelos personagens inimigos no Famicom, como a cabeçada e o chute giratório.

Entre as novas localizações temos várias novas lojas (incluindo um Dojo) e as escolas de cada gangue rival, cada uma trazendo dois novos chefes. Além dos atributos individuais, agora também é possível aumentar o dano das habilidades especiais adquiridas. Quanto mais essa habilidade especial é usada para finalizar os inimigos, mais forte ela ficará. Agora é possível salvar e carregar o progresso através de arquivos de save disponibilizados pelo próprio jogo ao invés do sistema de PASSWORD.

Em 24 de Dezembro de 1993 foi a vez do PC Engine Super CD-ROM² receber a sua versão, dessa vez desenvolvido pelo estúdio KID e publicado pela Naxat Soft. Esse mesmo estúdio foi o responsável em levar Nekketsu Koukou Dodgeball (Super Dodge Ball), Double Dragon II: The Revenge e Downtown Nekketsu Koushinkyoku ao console da NEC.

Em 2002, Armen Casarjian (que trabalhava no setor de testes de qualidade da Atari na época) tentou adquirir os direitos autorais expirados de River City Ransom, compra que foi aceita depois de seis meses. Apesar de isso não garantir acesso ao código original do jogo, ele tinha os direitos de utilizar o nome do jogo, então ele criou uma empresa chamada Realize Games, para criar uma sequencia para o jogo original.

Enquanto o jogo estava em desenvolvimento, Casarjian foi à E3 em 2003 e descobriu que a Atlus iria lançar Downtown Nekketsu Monogatari EX na América do Norte sob o título River City Ransom EX. Por respeito à Million Co. Ltd., a empresa responsável pelo jogo que era formada por ex-funcionários da Technos Japan, Casarjian e seu estúdio Realize Games cancelaram a sua continuação.

Downtown Nekketsu Monogatari EX foi lançado no Japão em 05 de Março de 2004 e em 26 de Maio de 2004 nos Estados Unidos. A mudança mais notável em relação à versão original é a falta de um verdadeiro modo cooperativo. Ao invés disso, o jogo pode ser completado com a ajuda de um parceiro controlado pela CPU, e os jogadores podem compartilhar seus dados entre si. 

Essa versão inclui um grande número de opções de configurações que podem ser ajustadas à qualquer momento do jogo, como o comportamento da IA, o número de inimigos que aparecerão por vez, frequência com qual os itens retornarão as prateleiras das lojas, entre outras. O sistema de PASSWORD foi substituído por SAVE na bateria e permite salvar até 12 personagens diferentes. Aparição de personagens, atalhos para as habilidades aprendidas e até mesmo os personagens inimigos podem ser editados e salvos usando itens secretos nas lojas. 

O SAVE não guarda a progressão da história ou a reputação do personagem, mas guarda as estatísticas, técnicas, itens, dinheiro, nome do personagens e todas as edições feitas. É possível adquirir mais aliados controlados pela CPU no caminho e formar uma "pose" que ajuda durante a aventura. Alguns dos chefes são da versão original para Famicom, enquanto alguns foram trazidos de suas continuações. É possível ser acompanhado por até três personagens controlados pela CPU.

Um segundo remake do jogo, chamado de Downtown Nekketsu Monogatari SP, foi lançado em 27 de Outubro de 2016 no Japão produzido pela Aplus Co., Ltd. e publicado pela Arc System Works foi lançado para comemorar os 30 anos da franquia Kunio-kun. Aqui, a história foi reescrita e contada a partir do ponto de vista de Kunio durante um período de 4 dias.

O jogo foi refeito do zero e expande todos os conceitos originais do Famicom de uma maneira que pareça que é um jogo inteiramente novo. O jogo foi lançado no ocidente com o título de River City: Rival Showdown em 21 de Novembro de 2017 na América do Norte e Europa. Como há bastantes elementos para falar separadamente desse lançamento, eu decidi criar um post separado para ele que você pode conferir quando estiver pronto clicando aqui.

A versão Famicom do jogo foi lançada digitalmente no Wii Virtual Console em 23 de Outubro de 2007 pela Arc System Works no Japão. A mesma lançou Street Gangs na Austrália e Europa no Wii VC em 21 de Fevereiro de 2008. Em 21 de Abril de 2008, foi a vez da Aksys Games lançar River City Ransom no Wii VC dos Estados Unidos. A versão japonesa do jogo foi lançada em 26 de Maio de 2008 na Coréia do Sul pela Windysoft.

Essas versões do jogo foram também relançadas no 3DS Virtual Console. A versão japonesa foi lançada em 28 de Novembro de 2012, a versão PAL foi lançada na Austrália e Europa em 25 de Julho de 2013 e a versão Norte Americana foi lançada em 14 de Novembro de 2013.

E finalmente, eles foram relançados novamente no Wii U Virtual Console. A Versão PAL foi lançada primeiro na Austrália em 23 de Abril de 2015, depois a versão japonesa em 05 de Agosto de 2015 e por último a versão Norte América foi lançada em 01 de Outubro de 2015. As versões PAL e japonesa foram lançadas pela Arc System Works enquanto as versões Norte Americanas foram lançadas pela Aksys Games.

A versão Famicom também foi inclusa na coletânea Kunio-kun Nekketsu Complete: Famicom Hen para Nintendo 3DS em 08 de Dezembro de 2016 apenas no Japão. Essa coletânea trás os 11 jogos da série lançadas no Famicom. O jogo também foi incluso na coletânea Double Dragon & Kunio-kun Retro Brawler Bundle lançada em 20 de Dezembro 2018 no Japão e em 20 de Fevereiro de 2020 no resto do mundo para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Essa coletânea trás os 11 jogos da série no Famicom, além de suas redenções ocidentais. Um lançamento no GOG/Steam está pendente de data.


Legado

Tanto Downtown Nekketsu Monogatari quanto River City Ransom acabaram recebendo a devida atenção mesmo após o fim da Technos Japan.

Downtown Nekketsu Monogatari foi considerado um grande sucesso e seria o responsável pela crianção de mais sete jogos da franquia no Famicom, nos mais diversos gêneros, até o fechamento da Technos Japan em 1996. A franquia passou de mão em mão até que em 2015 a Arc System Works finalmente conseguiu concentrar todos os direitos de publicação e produção e passou a produzir novos títulos da série regularmente.

Downtown Nekketsu Koushinkyoku: Soreyuke Daiundoukai, um jogo de esportes da série lançado em Outubro de 1990, serve de continuação direta para DNM. No roteiro do jogo, o diretor da escola decidiu fazer um torneio entre as outras escolas que estavam disputando território na região para tentar fazer novas amizades e diminuir as tensões após a batalha que acabara de terminar.

O primeiro membro da Escola Sakajuku Commercial é chamado Sekimoto, assim como o último membro da Escola Houryou é chamado Yoshida. Esses são os diretores do jogo, que formaram a empresa Miracle Kidz juntos. Em Downtown Nekketsu Monogatari EX eles tem um rosto próprio, diferente dos outros personagens. Além disso, o último inimigo da Escola Reihou é chamado de Kishimoto, que foi o produtor de Nekketsu Kouha Kunio-kun.

As escolas Numaoka Industrial e Hakutaka Industrial tem um membro chamado Saito, que tem esse nome por causa de Shinichi Saito, um dos programadores do jogo. As cores das roupas de Mami e Hasebe estão trocadas na capa do jogo.

Para não criar uma confusão de nomes entre os fãs japoneses, a Technos Japan decidiu dividir a série em 2 sub-franquias, na qual uma é chamada de "Kunio-kun" e a outra de "Downtown Kunio-kun", aonde a última é a que sempre trás elementos de RPG em seus títulos. Kunio, Riki, Gouda e os irmãos Hattori aparecem em Super Smash Bros. Ultimate como espíritos de luta.

Apesar de Armen Casarjian não ter conseguido colocar sua ideia de criar uma continuação para River City Ransom em prática, em 17 de Fevereiro de 2017  foi lançado no Steam um spin-off chamado River City Ransom: Underground, que tenta manter essa função. O jogo trás vários elementos do original de NES expandidos e também foi lançado no GOG em 28 de Fevereiro de 2018.


Imagens e Vídeos do Jogo
Todas as imagens foram retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/river-city-ransom/screenshots


Famicom

Gameplay do Canal AAAA HERO

River City Ransom (NES)


Sharp X68000


PC Engine Super CD-ROM²


Game Boy Advance



Galeria de Capas

River City Ransom acabou sendo um dos maiores sucessos da Technos nos Estados Unidos ao lado da série Double Dragon.

O lançamento na Europa foi mais morno, mas o jogo também alcançou um sucesso considerável por lá.

A versão para o computador Sharp X68000 é a mais completa do jogo, pena que é uma plataforma tão inacessível até mesmo através da emulação. 

 A Naxat Soft sempre trouxe versões competentes dos jogos da Technos para o PC Engine e com Downtown Nekketsu Monogatari não foi diferente.

 No GBA, a versão "EX" trouxe tantas opções que até parece um daqueles jogos que você faz o seu próprio jogo nele.

Pelo menos eles acertaram as cores das roupa dessa vez na capa ocidental.


Finalizando

Peço desculpas se acabei utilizando mais material de divulgação do River City Ransom na matéria, mas o material de divulgação japonês é escasso e em péssima qualidade.

E por hoje é só. Downtown Nekketsu Monogatari foi o início de novos ares para a série Kunio-kun. Não apenas ela foi o início desse sub-gênero que dividiu a franquia entre jogos mais casuais e o outro com elementos de RPG, mas a Technos viu que o mercado caseiro podia ser tão lucrativo quanto os Arcades caso o jogo fosse produzido dentro das capacidades daquela plataforma.

Com o sucesso que Double Dragon já havia alcançado na plataforma, a única notícia ruim é que a Technos infelizmente faliu em 1996 e suas franquias ficaram sem organização até 2015 quando a Arc System Works finalmente conseguiu comprar tudo e dar novos rumos aos jogos. Já tivemos novos jogos de DD (Double Dragon IV) e pelo menos 4 jogos novos de Kunio-kun nos mais diversos temas.

No NES, esse foi o último jogo de beat 'em up da franquia lançada no ocidente. Crash 'n' the Boys: Street Challenge ainda foi lançado em 1992 mas é um jogo de esportes. O próximo jogo da franquia que foi lançado foi justamente Downtown Special: Kunio-kun no Jidaigeki da yo Zen'in Shuugou! ainda no Famicom, que é uma continuação direta de Downtown Nekketsu Monogatari. Mas isso é papo para outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário