quinta-feira, 16 de julho de 2020

Target: Renegade


Target: Renegade (Imagine Software, Multi Plataforma) - Lançado em 1988 para ZX Spectrum, Amstrad CPC e Commodore 64, este é um jogo de beat 'em up com elementos de side-scrolling (flip-screen em algumas versões) publicado pela Ocean Software na Europa. Como parte do seu acordo inicial com a Technos, a Ocean tinha opção de produzir as suas próprias sequencias e Target: Renegade foi a primeira delas.

Mais tarde, em Março de 1990, o jogo chegou ao NES pegando emprestado alguns elementos do port de Double Dragon lançado anteriormente na plataforma, o que trouxe mudanças significativas.

História

A história muda dependendo da versão mas o principal é mantido: seu irmão não está em bons lençóis.

Dependendo da versão do jogo, o enredo varia um pouco. No ZX Spectrum e Amstrad CPC, como o jogo pode ser jogado ao mesmo tempo por 2 jogadores, o enredo fala sobre uma "dupla" de lutadores de rua, conhecidos apenas como "Renegados", que buscam vingança contra um Rei do Crime local conhecido como Mr. Big por ter ordenado a morte do seu irmão Matt. No Commodore 64 e NES, como não há opção de jogar em Co-Op, o enredo todo está incluído no singular.

No NES, talvez devido a famosa censura da Nintendo, o enredo muda um pouco e diz que Matt foi sequestrado por Mr. Big e que o Renegado deve libertá-lo à todo custo.


Jogabilidade

Adaptada dependendo do sistema que foi lançado, a jogabilidade funciona bem em algumas versões e em outras te deixa na mão.

Outra coisa que também varia dependendo da versão é a representação do personagem e os elementos de jogabilidade. O sprite muda completamente de versão pra versão: no ZX Spectrum e Commodore 64, ele usa uma camisa regata preta, tem cabelos longos presos por uma fita e usa botas; no Amstrad CPC o personagem tem cabelo curto e camisa de manga curta vermelha; e no NES parece ter pego emprestado o visual de Billy Lee no jogo Double Dragon (roupa azul, camisa branca e topete).

Os sprites dos inimigos também variam bastante, sendo o destaque novamente para a versão NES que pegou vários inimigos emprestados de Double Dragon. É uma liquidação de Dragão. O jogo é dividido em 5 fases e 3 fases iniciais o Renegado, após derrotar o chefe de fase, vai até um telefone público para reportar o seu avanço.

E mais um aspecto que varia bastante nas versões lançadas é a tela de título, que é uma renderização em pixels da respectiva capa do jogo. A mais comum é um lutador sem camisa em uma calça verde dando uma voadora através de uma janela. Como era comum na época, essa ilustração foi inspirada na imagem original de Joe Lewis na capa do seu livro The World's Greatest Fighter Teaches You How To Master Bruce Lee's Fighting System.

Em questão de jogabilidade, no ZX Spectrum e Amstrad CPC temos a mesma jogabilidade do jogo anterior, que era com apenas um botão de "ataque" e os outros movimentos sendo desferidos segurando uma direção no controle enquanto aperta o botão de ataque para fazê-lo. No Commodore 64 e NES temos os 3 botões normais: chute para trás, pulo e soco para frente, que muda de acordo com a direção que o personagem está encarando.


Recepção e Legado

Target: Renegade foi muito elogiado em seu lançamento, tanto que garantiu uma versão para NES anos depois.

O destaque do jogo dessa vez foi a versão de ZX Spectrum. O primeiro Renegade havia entrado na posição 48 do Top 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos da revista britânica Your Sinclair Readers' (escolha feita por votação), porém Target: Renegade ficou na posição 13 e na edição na qual recebeu uma análise na mesma revista recebeu nota 10/10.

Devido ao excelente feedback, principalmente da versão ZX Spectrum, a Ocean Software produziu mais uma continuação para Renegade chamada Renegade III: The Final Chapter. A Technos Japan, desenvolvedores de Nekketsu Kouha Kunio-kun, produziram as suas próprias sequencias e spin-offs para a série, como Downtown Nekketsu Monogatari. Target: Renegade and Renegade 3 não tem nenhuma ligação com a série Kunio-kun.

Em 2006, um remake não-oficial da versão ZX Spectrum foi lançado para Windows. Expandido o modo multiplayer para permitir até seis jogadores ao mesmo tempo, Target: 2006 recebeu uma nota 70% na edição 41 da revista europeia Retro Gamer.


Imagens e Vídeos do Jogo

ZX Spectrum



Amstrad CPC

Playthrough do Canal Zeusdaz no Amstrad CPC.


NES



Finalizando

Pode parecer uma coisa simples, mas produzir uma sequencia oficial para um jogo de sucesso no Japão não era algo comum naquela época. Ainda mais produzido inteiramente no ocidente.

E por hoje é só. Target: Renegade é um jogo que realmente mereceu o destaque que recebeu durante o seu lançamento, porém como a própria versão Arcade original havia sido rapidamente esquecida após o lançamento de Double Dragon, T:R acabou ficando limitado ao público que ainda lembrava das versões caseiras de Renegade, o que não foi muito pois esse título, apesar de ser muito bom, é pouco conhecido fora da Europa.

Mas ainda era cedo para saciar a vontade da Ocean Software de aproveitar o seu contrato com a Technos. Com a grande quantidade de elogios recebidos pela versão de ZX Spectrum, eles logo iniciaram a produção de uma continuação que ficou conhecida como Renegade III: The Final Chapter. Essa versão, ao contrário de Target: Renegade não caiu no gosto dos jogadores e da mídia, mas trouxe pelo menos um conceito interessante que era inédito na "série". Mas isso é papo pra outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Opa... E aí galera da NostallgiaBrasil, blz!?... Quando é que vocês vão voltar a postar sobre os Jogos de Mortal Kombat, como Deadly Alliance, Decepticon, Armaggedon, etc??... Parabés pelo excelente trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Robert! Infelizmente, no momento, eu estou sem planos pra voltar imediatamente com a série de Mortal Kombat porque é uma série que exige muita edição de imagem de minha parte e estou tentando voltar com posts menores por agora. Mas uma parte do texto dessa trilogia já foi traduzida e só falta mesmo a parte mais difícil que seria a ficha dos personagens traduzidas. Quando eu tiver uma estimativa eu te aviso sem falta!

      Excluir