quinta-feira, 25 de junho de 2020

Ninja Gaiden (Master System)


Ninja Gaiden (SIMS, Master System) - Lançado em 17 de Agosto de 1992 no Brasil pela TecToy, Ninja Gaiden chegou ao console 8-bit da Sega em uma versão bem parecida com a trilogia original de NES, porém trabalhando mais alguns quesitos do que outros. O jogo ainda é do gênero de plataforma 2D com elementos de side-scrolling / hack & slash e foi publicado pela Sega na Europa e Austrália através de sua parceria com a própria Tecmo.

Como o suporte ao Master System já havia sido encerrado no Japão e nos Estados Unidos, o jogo foi lançado apenas na Europa, Austrália e Brasil com o título de Ninja Gaiden, ao invés de usarem Shadow Warriors - o nome que a série era conhecida nesses territórios, exceto o Brasil.


História

"Recupere O Pergaminho Sagrado"

Ryu Hayabusa é um membro do clã dos Dragon Ninja, protetores do Japão há muitas gerações. Certo dia ele recebeu uma mensagem informando que a Dragon Village, sua cidade natal, havia sido brutalmente massacrada. Ele retorna ao lar e confirma que todos os habitantes da cidade morreram, exceto um sobrevivente.

Esse sobrevivente conta para Ryu, em seus últimos momentos, que o sagrado Bushido havia sido roubado. O Bushido é um pergaminho tão poderoso que seu possuidor pode controlar o mundo.

O destino do mundo está nas mãos de Ryu, que terá que lutar contra os ninjas do mal, os gangsteres e outros bandidos para recuperar o sagrado Bushido!

Você é Ryu Hayabusa, o último ninja do clã dos Dragon Ninja. Deverá lutar com seus próprios meios, enfrentando oito níveis de inimigos para recuperar o Bushido. Cada nível é mais difícil, e suas habilidades deverão ser usadas até o limite. mas não desista! O destino do mundo está nas suas mãos!

Comentando um boato: é digo que existem duas versões do jogo, na qual uma a narrativa é contada por Ryu e a outra narrada por uma terceira pessoa, só que nessa segunda edição alguns detalhes ficaram de fora. É dito que os nomes dos personagem variam entre essas versões mas nunca consegui confirmar isso.


Jogabilidade

A jogabilidade tem mecânicas semelhantes a trilogia original para NES. Os movimentos, ataques e saltos são feitos da mesma maneira e os ataques ninja são conjurados usando o direcional para cima + o botão de ataque (1) simultaneamente. Essa versão substituiu alguns recursos de jogabilidade do NES com novas habilidades, como escalar paredes "na mão" que foi substituída pela nova habilidades de pular nas paredes, que também seria usado nos futuros jogos 3D de Ninja Gaiden da Tecmo. Essa habilidade é chamada de Kabekeri no manual do jogo.

É possível andar agachado, se você segurar pra baixo e colocar na direção desejada e segurando pra cima e apertando o botão 2 é possível se segurar em galhos, canos e outros objetos para então subir neles ou andar embaixo deles mesmo. E para completar, é possível usar os botões 1+2 simultaneamente para lançar uma bomba ninja.


Legado

Na revista VideoGame edição 20, Ninja Gaiden recebeu notas 7/7/7/7 nos quesitos Dificuldade, Gráficos, Música/Efeitos e Diversão, com a seguinte colocação: "A cidade natal de Ryu, o último guerreiro ninja, acaba de ser atacada por bandidos e seu pai está gravemente ferido. Seu último pedido é que o filho procure o Bushido - um pergaminho que ensina os segredos da arte dos ninja. Em mãos erradas, o poder do Bushido pode ser usado para o mal. Ajude Ryu nesta difícil missão." Nas 3 páginas que figurou, uma análise e dicas do jogo foram inclusas.

Já na SuperGame nº15, o jogo recebeu notas 78/73/72/81 nos quesitos Desafio, Gráfico, Som e Diversão com a seguinte nota: "São quatro fases de pura ação e se você não conseguir terminar, a honra de sua família jamais será recuperada. A espada é muito poderosa, portanto não pode cair de jeito nenhum em mãos erradas. Por isso, encare os inimigos, lute com toda a sua garra e não retorne sem conseguir reconquistar a sua honra e a sua espada."

Na Ação Games nº20, o jogo recebeu uma análise favorável com a seguinte colocação: "Mastermaníacos, animem-se. Está pintando no Brasil um dos melhores games do ano para o seu console. Ninja Gaiden é um radical jogo de ação, cheio de armas especiais, itens, manobras e truques. Nesta versão para Master, o ninja Ryu atravessa oito estágios para recuperar o Bushido - ... -, roubado por forças do mal. Imperdível para quem não dispensa um bom desafio."


Imagens e Videos do Jogo


Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/sega-master-system/ninja-gaiden_/screenshots




Gameplay completo do jogo pelo Canal Jornada Gamer.


Informações Úteis




Finalizando


As versões para Game Gear e Master System usam a mesma arte na capa,
mas são jogos completamente diferentes como vocês puderam ver.



E por hoje é só. Ninja Gaiden no Master System atualizou a jogabilidade do NES e tentou trazer uma história parecida com as clássicas, mas realmente faltou um capricho nesse departamento. As imagens nas cutscenes são estáticas, os diálogos são até bobos e o que realmente ficou bonito no jogo foram os gráficos e as músicas.

Esse aqui foi o "fim" da parceria entre Sega e Tecmo para a série Ninja Gaiden. Não houveram continuações em ambas a plataformas e a versão Mega Drive, que seria uma espécie de remake do Arcade, acabou não sendo lançada por causa de um problema interno que a Sega passou no desenvolvimento tanto deste jogo quanto de Shinobi 3. Você vai saber mais detalhes no próximo post.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Cê sabe que eu acho que eu terminei este jogo sem saber da bomba ninja?
    Pior que foi recente, acho que no ano passado ou retrasado...
    Contrariando o que muita gente diz, adorei ele. Os puristas do NES tentam falar mal, mas a única desvantagem pra mim é o controle do Master que é bem zoado, ainda mais pra um jogo como este. Eu nem senti, pq joguei no PSP emulando! HAHAH! E outra, dá pra jogar com o controle do Mega, que é bem mais aceitável. Embora admita, o D-pad do NES é quase imbatível.
    Uma bronca que eu escutei bastante é da trilha sonora. Achei ela tão bacana, não sei pq tanto resmungo dos nintendistas. Mas enfim...
    Muito bacana a análise!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O controle é realmente meio ruim no controle do Master System. Mas ruim no sentido de ele ser diferente dos outros jogos do gênero que foram lançados na época... O Shinobi passa uma sensação mais sólida que você tá conseguindo levar o personagem aonde quer sem "escorregar", mas no Ninja Gaiden dá pra se acostumar com o tempo.

      O que dá pra certamente falar é que a história do NES é insuperável. Todos esses roteiros criados pela Sega são bem manjados mesmo, pelo menos as imagens são bonitas de se olhar. Agora você acabou de entrar pro clube junto comigo e com o Marvox que aprecia esse jogo!

      Excluir