quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Nekketsu Kouha Kunio-kun: Bangai Rantou Hen / Double Dragon II


Nekketsu Kouha Kunio-kun: Bangai Rantou Hen (Technos Japan, Game Boy) - Lançado em 07 de Dezembro de 1990 no Japão, este é o primeiro título da série Kunio-kun lançado para o Game Boy. Este jogo é uma sequencia de Nekketsu Kouha Kunio-kun, mas usa o estilo gráfico de Downtown Nekketsu Monogatari, que foi lançado anteriormente no Famicom. Esse é o segundo jogo da franquia que Kunio e Riki uniram forças contra uma ameaça em comum, que se tornaria um padrão nos jogos seguintes.

O jogo foi lançado no mercado ocidental pela Acclaim como Double Dragon II. Originalmente, a Technos planejava publicar o jogo por si mesma e iriam chamar de THE RENEGADES, porém acabou aceitando a oferta da Acclaim, que na época era a publicadora de Double Dragon II no NES. A versão original japonesa foi relançada apenas uma vez, no 3DS Virtual Console em 08 de Agosto de 2012 no Japão.

O título do jogo, 熱血硬派くにおくん 番外乱闘編, pode ser traduzido como Cara Durão de Sangue Quente Kunio: As Lutas Adicionais.

Jogabilidade

O jogo ficou mais simples mas muito divertido de jogar no Game Boy.

Assumindo o papel de Kunio, que deve se vingar depois da surra que o seu amigo Hiroshi tomou pelas mãos de Yuuji Munakata, o único filho do presidente das Industrias Munakata. Yuuji também tem aterrorizado a Escola Hanazono, então Riki se junta à Kunio, se o segundo jogador também tiver uma cópia do jogo e o Cabo de Game Link.

Apesar do jogo ter sido lançado depois de Downtown Nekketsu Monogatari e utilizar gráficos bem similares, o jogo não dá a opção de escolher entre Kunio ou Riki - o primeiro jogador sempre será Kunio e o segundo sempre será Riki, mesmo que ambos os personagens tenham a mesma jogabilidade.

Além de desferir socos e chutes, Kunio e Riki tem um arsenal de movimentos no qual eles podem usar para acabar com os seus inimigos:

  • FLYING KICK: ao chutar um inimigo (apertando o botão B) fará com o que o inimigo seja tonteado imediatamente, criando a possibilidade de chutá-lo novamente com um chute aéreo que irá derrubá-lo no chão. Isso é feito apertando o botão B uma segunda vez.
  • STRAIGHT: acertando um soco três vezes seguidas no inimigo (apertando o botão A) também irá tonteá-lo. Nessa hora, é possível acertá-lo com um soco cruzado apertando o botão A novamente, derrubando o inimigo no chão.
  • CROUCHING: apertando os botões A e B ao mesmo tempo fará com que o personagem se abaixe, podendo assim desviar de ataques temporariamente. Apertando qualquer botão durante essa estância irá fazer com que o personagem dê um Soco Ascendente, que irá derrubar todos os inimigos que forem acertados por ele.
  • COLLAR GRAB: esse movimento vem do Arcade e é desferido da mesma maneira. Se aproximando um inimigo tonteado fará com que Kunio ou Riki agarre-o pelo colarinho. Apertando o botão A fará com que ele possa dar até três socos, enquanto apertando o botão B jogará o inimigo no chão. Chefes não podem ser agarrados dessa maneira.
  • STOMP: Se aproximando de um inimigo caído e apertando qualquer botão fará com que Kunio ou Riki pule em cima dele e o acerte com um golpe. Uma vez que o personagem esteja no ar, os inimigos não tentarão se levantar do chão, então esse ataque tem uma eficiência muito grande.

Alguns inimigos estarão armados, mas você não pode derrubá-los no chão e pegar as suas armas como em Downtown Nekketsu Monogatari. Alguém passou Super Bonder na mão deles para que você não pudesse utilizar as armas.

O jogo é dividido em três AREAS com um total de dez FASES. Nas primeiras duas fases, Kunio e Riki irão lutar nas ruas próximas à Escola Nekketsu e no distrito de compras, respectivamente. Eles irão enfrentar um chefe naquela área. Depois vão proceder para a estação de trem, lutar dentro do trem e então lutar na própria estação, aonde irão enfrentar outro chefe. Em cada nova área a energia de Kunio e Riki é restaurada, menos na última área.

A última área inicia nas ruas em frente as Industrias Munakata e depois procede para o seu interior, aonde a luta inicia no primeiro andar. No terceiro andar, Kunio e Riki devem lutar todos os chefes anteriores e continuar para a batalha final contra Yuuji no último andar.

O jogo tem três opções de dificuldade: EASY, NORMAL e DIFFICULT. A dificuldade determina quantos pontos de energia cada inimigo tem, mas só é possível terminar a primeira área na dificuldade EASY (o final é o mesmo nas dificuldades NORMAL e DIFFICULT). Um total de três vidas é disponibilizado no início do jogo e não há como aumentar esse número durante a progressão das fases. É possível iniciar um jogo com 2P à qualquer momento, mas isso fará com que a fase seja iniciada.


Localização

A lambança feita pela Acclaim não foi pequena: não apenas a versão GB não tem nenhuma ligação com a versão Arcade, como utilizaram a arte de Double Dragon III na capa.

A Acclaim publicou o jogo no mercado ocidental como Double Dragon II. Mudanças gráficas foram feitas no jogo e os chefes foram completamente refeitos. Kazuo Sawa, que não teve nenhum envolvimento com a versão japonesa, foi chamado para compor uma trilha sonora nova para essa versão. Originalmente, a American Technos planejava lançar esse jogo como THE RENEGADES, e algumas dessas mudanças foram deixadas em Double Dragon II.

Apesar de ter um nome parecido, a versão localizada de Double Dragon II no Game Boy não tem nenhuma ligação nem esteticamente e nem no roteiro com a versão original para Arcade de Double Dragon II: The Revenge ou nenhum outro port do jogo lançado.


Imagens e Vídeos do Jogo

Nekketsu Kouha Kunio-kun: Bangai Rantou Hen
Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/nekketsu-kha-kunio-kun-bangai-ranthen/screenshots



Propaganda de lançamento do jogo no Japão.


Double Dragon II
Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/gameboy/double-dragon-ii/screenshots



Finalizando

A Acclaim acabou criando belíssimas artes para Double Dragon no ocidente, como essa acima. Nessas horas, Kunio-kun estava feliz de saber que o seu público só falava japonês.

E por hoje é só. Tirando essa propaganda do Capitão Kirk como Jimmy acima, Double Dragon II não é de se jogar fora no Game Boy quando comparado com a versão original de Kunio-kun. Embora hajam melhores versões por ai, não quer dizer que esta seja ruim só por causa disso. Aposto que seus amiguinhos teriam sentido muita inveja de você na hora do recreio se você tivesse um Game Boy na época.

Apesar de ser um título da série Nekketsu Kouha Kunio-kun e não trazer elementos de RPG propriamente ditos, vários dos conceitos implementados aqui seriam trazidos de volta de forma expandida e melhorada em Downtown Special: Kunio-kun no Jidaigeki da yo Zenin Shougou!, que é o nosso próximo post. Essa mistureba entre Nekketsu Kouha e Downtown vai ficar bem clara assim que eu conseguir ter um tempo e criar a página do jogo pra explicar melhor, peço desculpas por não ter tido feito ainda.

Mas é isso ai, espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário