sexta-feira, 22 de junho de 2018

Street Fighter IV


Street Fighter IV (Dimps & Capcom, Arcade) - Lançado em 18 de Julho de 2008 apenas em Arcades japoneses na placa Taito Type X2, o jogo foi produzido pela pela Capcom em parceria com a Dimps - enquanto uma era responsável pela criação dos personagens, a outra era responsável pela jogabilidade. É o primeiro jogo numerado da série Street Fighter lançado pela Capcom desde 1999, depois de um hiato de quase 9 anos sem novidades na série. O Arcade chegou à ser importado para os Estados Unidos, mas seu lançamento não foi "oficial" por lá.

A versão Arcade foi lançada em 2008, e as versões caseiras para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançadas em 12 de Fevereiro de 2009 no Japão, chegando 4 dias depois nos Estados Unidos depois e 8 dias depois na Europa. A versão para Windows foi lançada em 02 de Julho de 2009 no Japão, 03 de Julho na Europa e 07 de Julho nos Estados Unidos. A versão para iOS foi lançada em 10 de Março de 2010.


Jogabilidade

Depois de perder um pouco do "prestígio", a Capcom decidiu apostar no que era "certo" ao invés de tomar riscos como fez nos últimos jogos.

O produtor Yoshinori Ono falou que ele queria manter o jogo próximo à Street Fighter II. Um novo sistema chamado "Focus Attacks" (Saving Attack na versão japonesa) foi introduzido, assim como os "Ultra Moves". O tradicional sistema de 6 botões retorna, com novos recursos como "Special Moves" integrado ao sistema de golpes, misturando a jogabilidade clássica com inovações.

Stephen Kleckner do site 1UP.com falou que o jogo tem uma pegada similar à Super Street Fighter II Turbo, mas também trás alguns recursos de Street Fighter III: 3rd Strike. Assim como em Street Fighter III, arremessos são feitos ao apertar ambos botões de soco e chute fraco, enquanto que a provocação ou ação pessoal é feita apertando os botões de soco e chute fortes. Apertando ambos botões médios faz o Focus Attack do personagem. Arrancadas e levantar rápido também estão presentes no jogo. C. Viper e Dan (com as suas provocações aéreas) são os únicos personagens no jogo capazes de fazer um salto mais alto.

Estavam previstos para o jogo que os estágios de bônus como o "quebra-carros" dos primeiros jogos da série iriam retornar. Ono falou depois que as fases de bônus não iriam aparecer na versão arcade do jogo, citando que a razão da remoção é que o tempo que os jogadores passariam em uma fase de bônus é o mesmo que eles teriam de perder uma luta, fazendo com que os donos das lojas de arcade perdessem dinheiro com isso.

O sistema de Focus Attacks é a grande novidade de Street Fighter IV. Ele é um movimento que permite que o jogador absorva um ataque e lance um contra-ataque, que é feito ao apertar os 2 botões médios simultaneamente. O ataque é dividido em 2 fases: a primeira consiste em o lutador mudar de postura de batalha, aonde nesta postura ele(a) irá absorver um único ataque do oponente; já a segunda fase é o contra-ataque. Quanto mais tempo o jogador segurar os botões, mais forte este ataque será.

Se os botões forem segurados por tempo suficiente, o ataque será indefensável e o oponente irá cambolear lentamente para o chão, permitindo que o jogador encaixe um golpe nesse momento. Ataques que forem absorvidos durante a primeira fase do Focus Attack ainda causam danos ao jogador; entretanto, o dano causado pelo ataque do inimigo irá se regenerar logo em seguida. Além disso, também durante a primeira fase do ataque o jogador pode fazer uma corrida para frente ou para trás para cancelar o Focus Attack.

Finalmente, ao custo de 2 barras de Super Combo, vários Special Moves podem ser cancelados em um Focus Attack. Ao executar um Focus Attack durante o Special Move, a animação do golpe será cancelada e instantaneamente virá a animação do Focus Attack. Isso permite os jogadores com temporização perfeita cancelar os Special Moves e logo seguida emendar com um combo. Se o Special Move é bloqueado pelo oponente, o novo sistema permite que os jogadores cancelem a defesa com um Focus Attack, e depois cancelar o Focus Attack por uma corrida para trás, indo seguramente para longe do inimigo.

Ono falou que esse sistema foi incorporado para mudar a ênfase de combos para um sistema mais realista comparado com o boxe, no qual "a habilidade está em ler o movimento do seu oponente antes dele o fazer... Nós não esquecemos dos combos e golpes conectados, mas o focus te dá a possibilidade de ler o oponente." O objetivo do sistema é fazer de ataques no chão uma maneira viável de chegar nos inimigos sem ter que pular como em jogos anteriores. O sistema de focus é a parte mais essencial da jogabilidade de Street Fighter IV.

Além das versões mais fortes do Special Moves introduzidas em jogos anteriores como os Super Combos e EX Special Moves, o jogo também um novo tipo de ataque mais forte chamado oficialmente de Ultra Combo. Ultra Combos são uma animação longa e cinemática com uma variedade de socos, chutes e outras técnicas de luta. Assim como a barra Super Combo, há também a barra de Ultra Combo (oficialmente conhecida como barra Revenge ou medidor Revenge), mas ao contrário da barra Super Combo que é preenchida com ataques bem sucedidos, a Revenge é preenchida com danos recebidos do inimigo.

Junto com os Super Combos, os Ultra Combos são os únicos momentos (além dos arremessos por comandos de Zangief, E. Honda. Seth e Abel) no qual a câmera sai da posição fixa normal e toma uma posição mais dinâmica e cinemática da jogatina.


História

A Capcom ignorou novamente a possibilidade de elaborar um bom roteiro à série e preteriu a escolha de personagens em favor do "sentido" na história. Isso era compensado com a jogabilidade do jogo.

Street Fighter IV se passa vários meses depois dos eventos de Street Fighter II, se passando cronologicamente entre Street Fighter II e III. Depois de M. Bison sobreviver o seu encontro com Akuma, a corporação S.I.N. inicia outro torneio de luta para juntar os maiores lutadores da Terra para completar o seu projeto BLECE. Cada personagem tem suas próprias razões para entrarem no torneio, mas o verdadeiro desejo da S.I.N. é atrair Ryu para eles e analisar o seu Satsui no Hado, que eles acreditam ser os dados necessários para completar o BLECE.

O torneio é publicamente organizado pela S.I.N., aparentemente utilizando as lutas preliminares e sistema de pontos para determinar quem vai poder entrar (assim como mostrado em uma conversa entre Seth e o seu lacaio sobre como Dan Hibiki conseguiu "passar com apenas o minimo de pontos suficientes para se qualificar." Isso pode ser assumido por todos os lutadores do jogo, menos Seth.


Personagens

Personagens clássicos retornaram, assim como uma gama de personagens novos foi introduzida. Esse também foi o jogo com mais personagens iniciais na série Street Fighter até aquele momento.

A versão Arcade do jogo inclui todos os lutadores presentes na versão original de Street Fighter II (todos os 12 personagens, incluindo os 4 Grandes Mestres) e 4 novos personagens. Akuma de Street Fighter II Turbo também aparece como personagem secreto e também um oponente secreto, totalizando assim 17 personagens selecionáveis. Adicionalmente, o jogo inclui 2 personagens secretos: Seth como o chefe final normal e Gouken como oponente secreto, completando assim 19 personagens no total.

Já na versão caseira, 6 novos personagens se juntaram aos 19 do Arcade totalizando 25 personagens selecionáveis no jogo. Desses novos, 3 vieram da série Street Fighter Alpha (Sakura, Rose e Dan), 2 vieram de Super Street Fighter II (Cammy e Fei Long) e Gen do primeiro Street Fighter. Esses personagens da versão não contém uma história oficial pela Capcom, e assim como a participação de Akuma nessa versão só ficaria clara na próxima edição do jogo.




Desenvolvimento

Apesar do projeto inicial ter demorado pra ser aceito pela Capcom, depois disso a maior dificuldade que eles encontraram foi de decidir quais personagens estariam no jogo ou não.

Antes do produtor Yoshinori Ono mandar a ideia para o líder da Capcom R&D Keiji Inafune, havia uma atitude prevalecente sobre uma nova entrada numérica na série Street Fighter de que o jogo não seria feito tão cedo. Inicialmente, havia muita resistência para a ideia de Ono para um novo Street Fighter depois de tanto tempo depois do original. O espaço entre 2000 e 2008, uma vez que Street Fighter EX3, o último jogo inédito lançado, representava o maior tempo no qual a série ficou sem uma sequencia.

Porém, depois de uma recepção muito grande dos fãs que compraram Street Fighter II' Hyper Fighting, Inafune eventualmente permitiu que o projeto fosse iniciado. Esse é o primeiro jogo da série Street Fighter no qual Ono trabalhou como produtor, porém ele tinha trabalhado anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike como diretor de som e produziu o jogo Capcom Fighting Jam. A experiência trazida por Super Street Fighter II Turbo foi a principal influência para o time de desenvolvimento de Street Fighter IV.

O conceito do jogo, chamado de Street Fighter IV Flashback, que foi imaginado em parte por David Sirlin, o designer de Super Street Fighter II Turbo HD Remix, não passou o estágio inicial. Flashback traria um estilo de jogabilidade 2,5D e uma lista contendo personagens clássicos de Street Fighter II, além de alguns personagens como Sakura e alguns novos personagens. O jogo teria um modo single player de ação em terceira pessoa (similar à God of War) que focaria na história de Ryu, assim como versões Arcade originais da série Street Fighter em suas formas originais e uma versão 3D de Super Turbo.

O sistema de combate facilitado de Flashback seria depois usado em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars, porém menos o Sistema "Flashback" que seria a grande novidade do jogo.

Enquanto Street Fighter IV trás modelos e cenários em 3D, a jogabilidade permaneceu em um plano tradicional 2D, com a câmera tendo liberdade de se movimentar em 3D durante certos eventos, para dar um efeito mais dramático, similar a série Street Fighter EX produzida pela Arika. Entretanto, há uma pequena diferença entre os dois. O diretor de arte e designer de personagens Daigo Ikeno, que trabalhou anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike, optou por um renderizador que não usasse fotorrealismo para dar aos personagem uma aparência de que foram desenhados a mão, com efeitos visuais mais calígrafos sendo mostrados durante as lutas.

O jogo roda na placa Taito Type X² com a cabine Taito Vewlix, e usa o sistema de rede da máquina que permite jogadores em máquinas diferentes joguem contra em máquinas distintas.


Versões Caseiras

Como a Taito Type X utiliza um sistema muito próximo dos computadores e do Xbox 360, as versões caseiras não foram um trabalho muito grande para a Capcom.

Street Fighter IV também foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e Windows, apresentado 6 personagens adicionais para jogar e recursos não encontrados na versão Arcade. A Capcom depois lançaria o jogo no iOS em 10 de Março de 2010 também utilizando recursos próprios.

A adição mais notável das versões caseiras de Street Fighter IV são 8 personagens desbloqueáveis que não estavam presentes na versão arcade. Seth e Gouken, que eram controláveis apenas pela CPU no Arcade, e 6 novos personagens de outros jogos da série foram adicionados, fazendo um total de 25 personagens, todos selecionáveis. Os personagens introduzidos foram Dan Hibiki, Fei Long, Sakura, Cammy, Gen e Rose.

As versões caseiras também trazem modo online, conteúdo exclusivo por download, um "Challenge Mode" que age como um módulo de treinamento para jogadores, requerido que eles reproduzam comandos indicados na tela ou combos com sucesso com níveis de dificuldade que vão aumentando a cada desafio, assim como a opção de selecionar as vozes em Inglês ou Japonês para os personagens (similar a opção de voz nos jogos da série Soulcalibur), fazendo de Street Fighter IV o primeiro jogo da série à trazer vozes em inglês para todos os personagens.

O jogo também trás uma nova abertura contendo a música "The Next Door" pelo artista Exile, disponível em japonês e em inglês (dependendo da sua escolha de linguagem no jogo), além de aberturas e finais com cenas em animação para todos os personagens.

No Windows, que é considerada pela Capcom a "Edição Definitiva" do jogo, vem com alguns extras não presentes em nenhuma outra versão do jogo. Ela vem com modo online pela Games for Windows LIVE, com chat por voz e conquistas únicas dessa versão, mas o sistema de Cross-Platform que estaria disponível com jogadores do Xbox 360 acabou não sendo implementado. Além disso, o jogo tem resoluções maiores e 3 novos estilos visuais chamados "Ink", "Watercolor" e "Posterize".

Essa versão também foi lançadas em 2 pacotes: a regular apenas com o jogo e um pacote com o controle Mad Catz FightPad (com design do Ryu) que é vendido separadamente para a versão Xbox 360. Aqueles que compraram o jogo na pré-venda da Best Buy receberam u m DVD com a animação feita pela Eagle One (não é a mesma animação "The Ties That Bind" que vinha na edição de colecionador para consoles). Adicionalmente, Svensson falou nos fóruns da Capcom Unity que o jogo vem com uma proteção de cópias SecuROM no lançamento Norte Americano.

As especificações da versão Windows foram divulgadas em 15 de Maio de 2009 e são bem modestas comparadas com outros jogos lançados na época. Em 18 de Março de 2017 a versão Xbox 360 foi liberada na retrocompatibilidade com o Xbox One.


Marketing

Como todo grande lançamento, os produtos oficiais surgiram aos montes. Só a MadCatz produziu 6 controles Arcade diferentes...

Para os lançamentos ocidentais, 3 pacotes diferentes do jogo foram preparados - o lançamento Europeu, o lançamento Norte Americano normal e a edição de colecionador Norte Americana. Os conteúdos das edições de colecionador são praticamente idênticos para os que compraram a versão européia e são os seguintes:


  • Uma revista com um guia de estratégias feito pela editora Prima (que também foi publicado como um guia de estratégia completo nos Estados Unidos), apresentando artworks desenhadas pela UDON Comics.
  • Um disco contendo um filme de animação chamado "Street Fighter IV: The Ties That Bind", produzido pelo Studio 4ºC como um prólogo para o jogo, e uma seleção de trailers do jogo (em disco de Blu-ray na versão PS3 e em formato DVD na versão do Xbox 360, ambos em 720p).
  • Um CD com a trilha sonora (não vendido na Europa).
  • Bonecos de Crimson Viper e Ryu (no lançamento estadunidense, os donos de PS3 ganhariam o boneco de Ryu, enquanto os donos de Xbox 360 ganhariam o boneco da Crimson Viper. Na Europa, os donos do PS3 e Xbox 360 ganharam ambos os bonecos no lugar a trilha sonora em CD.
  • 5 roupas para download, pacote que ficou conhecido como "Brawler Pack" que inclui roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.



A Mad Catz produziu 6 controles distintos para o jogo, 2 estilo controles Arcade e 1 controle específico para o PlayStation 3 e Xbox 360. Esses produtos incluem um modelo básico de controle, o "Street Fighter IV FightStick"; uma versão mais pesada e resistente, "Street Fighter IV FightStick Tournament Edition"; e um controle de 6 botões, chamado "Street Fighter IV FightPad ". Enquanto o fabricante dos periféricos Hori também produziu 2 controles exclusivos para o mercado japonês/asiático baseado em versões antigas de controles da empresa.


Versão Mobile

Utilizando cenários estáticos e uma jogabilidade simplificada, o jogo chegou ao iOS e impressionou bastante pela sua qualidade. Essa estratégia seria depois usada na versão 3DS de Super Street Fighter IV.

A versão iOS permite que jogadores se enfrentem através do Bluetooth, mas trás apenas 8 personagens da versão console e seus estágios. Os personagens são: Ryu, Ken, Chun-li, Guile, Dhalsim, Blanka, Abel e M. Bison. Em um update, 2 novos personagens foram adicionados: Zangief e Cammy. O último update recebido trouxe Sagat como personagem selecionável e Dee Jay como personagem desbloqueável.

Em 30 de Junho de 2011, uma versão do jogo foi lançada na AppStore chamada "Street Fighter IV Volt", que trás um exclusivo modo online, novos personagens (Balrog, M. Bison, Cody, Sakura, Makoto, FeiLong e Yun) e o modo Treino.

Em 05 de Janeiro de 2012, uma versão do jogo chamada Street Fighter IV HD foi lançada para os aparelhos da linha Optimus LTE da LG. Já em 30 de Dezembro de 2012, uma versão do jogo chamada apenas de "Street Fighter IV" foi lançada apenas no Japão no serviço Google Play.


DLC (Conteúdo Por Download)

As versões para consoles de Street Fighter IV tiveram suporte de conteúdos exclusivos lançados por download, que estão disponíveis na Xbox Live Marketplace e PlayStation Network desde fevereiro de 2009.

O primeiro pacote de expansão, chamado "Championship Mode", foi lançado gratuitamente em 24 de Abril de 2009. Ele trás o "Replay Mode", um novo sistema de pontos e um melhor sistema de torneios. O "Championship Mode" é um modo aonde uma série de jogadores competem entre si por pontos em rankings. Quanto maior o ranking, mais difícil deve ser o desafio que o jogador deve participar. Na versão PlayStation 3 o download permite o jogador votar em quais partes da luta que foi gravada foram "engraçadas", "incríveis" e "bonitas". A versão para Xbox 360 permite que o jogador faça o download de suas lutas gravadas para o console.

Além disso, 5 pacotes de roupas foram lançados para compra. Esses pacotes incluem roupas alternativas já vistas na versão Arcade e foram lançadas em datas diferentes segundo os seguintes pacotes:

- 17 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 20 de Fevereiro de 2009 (Europa): Brawler Pack incluindo roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.
- 24 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 27 de Fevereiro de 2009 (Europa): Femme Fatale Pack incluindo roupas alternativas para: Chun-li, Cammy, Sakura, Rose e Crimson Viper.
- 03 de Março de 2009 (América do Norte); 06 de Março de 2009 (Europa): Shoryuken Pack incluindo roupas alternativas para: Ryu, Ken, Akuma, Gouken e Dan.
- 10 de Março de 2009 (América do Norte); 13 de Março de 2009 (Europa): Shadaloo Pack incluindo roupas alternativas para: Seth, M. Bison, Sagat, Balrog e Vega.
- 17 de Março de 2009 (América do Norte); 20 de Março de 2009 (Europa): Classic Pack incluindo roupas alternativas para: Guile, Dhalsim, Fei Long, Blanka e Gen.

Um pacote único chamado "Complete Alternate Costume Pack", contendo todas as roupas alternativas citadas acima ficou disponível para download no dia 05 de Maio de 2009 na América do Norte e em 09 de Maio de 2009 na Europa.

Apesar da Capcom ter dito inicialmente que não tinha planos para nenhum personagem adicional ser lançado para o jogo, querendo manter o foco nos "valores" da jogabilidade, foi revelado posteriormente por Yoshinori Ono que versões inacabadas de Dee Jay e T. Hawk (os únicos 2 personagens de Super Street Fighter II Turbo que não estão presentes no jogo) foram feitos, e devido ao grande clamor dos jogadores por eles, poderiam acabar sendo lançados no jogo. Esses personagens eventualmente foram lançados em Super Street Fighter IV.

Na versão iOS, o pacote "Street Fighter II Arrange BGM" pode ser comprado para ter uma variação de trilha sonora durante a jogatina.


Mídias Relacionadas

Anime


"Street Fighter IV: The Ties That Bind" é um filme de animação dirigido por Jirou Kanai que foi incluído como um disco bônus das edições de colecionador de Street Fighter IV para PlayStation 3 e Xbox 360. O enredo, que se passa antes dos eventos de Street Fighter IV, começa com Cammy e a sua Força-Tarefa Delta Red investigando uma anomalia energética. Chun-li e Guile investigam o desaparecimento de um artista marcial bastante conhecido e acabam achando Abel, um novo lutador de artes marciais mistas. Crimson Viper é enviada para capturar Ryu sob ordens de Seth, que sabe sobre o Satsui no Hadou dele e o deseja para si.

Adicionalmente, cinco curtas promocionais de personagens do jogo foram lançados no site da Capcom.


Quadrinhos


Além da animação supracitada, a UDON Comics também publicou uma revista de 4 edições na edição de colecionador do jogo. O primeiro volume foi lançado separadamente em 18 de Fevereiro de 2009. O quadrinho foca apenas nos novos personagens (Abel, Viper, El Fuerte e Rufus) e suas interações com vários dos personagens mais conhecidos da série.


PlayStation Home


No serviço online da versão PlayStation 3, a Capcom lançou vários espaços tematizados de Street Fighter IV, chamado de "S.I.N. Secret Base from Street Fighter IV". Ele trazia alguns recursos como o "Challenge Opponent", que permite os usuários fazer uma ação baseada em seu nível de luta em Street Fighter IV, assim como comprar as roupas tematizadas e ornamentos para todos os personagens do jogo. Esse espaço foi lançado na versão japonesa em 30 de Julho de 2009, no resto da Ásia em 24 de Setembro de 2009, na Europa em 09 de Outubro de 2009 e finalmente na América do Norte em 23 de Outubro de 2009.

Além do espaço de jogo, roupas e ornamentos, Street Fighter IV também tem suporte de "Launching Game" na PlayStation Home que permite os jogadores iniciarem o modo multi-jogador diretamente da Home, com opções avançadas. Esse recurso foi adicionado em 23 de Abril de 2009. Alguns troféus de Street Fighter IV também liberam recursos na Home.


Pachislot Edition


Em 12 de Outubro de 2011, a Enterrise lançou a versão pachislot do jogo no Japão. Essa versão trás todos os personagens da versão console do jogo. O jogador controla Ryu e segue sua história, porém em alguns momentos da trama é possível jogar com Ken ou Chun-Li. A grande novidade dessa versão foram os segmentos em 3D aonde Ryu viaja através das fases do jogo.

Os segmentos de batalha retornam nessa versão, mas ao contrário da versão Arcade e Console essa versão pachislot trás combates em turnos (como em Pokémon Stadium e a sua sequencia, Pokémon Battle Revolution). Essa versão também trás uma nova fase de bônus que estava prevista mas acabou não sendo incluída na versão Arcade ou Console do jogo.

Em 22 de Março de 2016 eles lançaram a versão Super Street Fighter IV: Arcade Edition dessa mesma máquina.


Recepção

O jogo se deu muito bem após o seu lançamento. E a gente já sabe no que isso deu...

Ambas versões para Arcade e caseiras de Street Fighter IV foram muito bem recebidas em todo o mundo. O jogo recebeu média 94 no Metacritic na versão do PlayStation 3, 93 na versão Xbox 360 e 91 na versão Windows.

A versão Arcade do jogo ganhou o titulo de "Melhor Jogo de 2008" no Japão pelo editorial da revista Arcadia na edição de Fevereiro de 2009. O jogo também ganhou nas categorias de "Melhores Gráficos", "Melhor Produção" e "Escolha dos Leitores". O personagem Ryu ficou em primeiro lugar no "Top 20 Personagens de 2008" da mesma edição. No mesmo mês, a edição da "PlayStation: The Official Magazine" deu ao jogo nota 5/5 enquanto a "Official Xbox Magazine" deu ao jogo nota 9.5/10.

O site IGN deu ao jogo nota 9.3/10, chamando o jogo de "irrevogavelmente profundo jogo de luta", mas disse que as Cutscenes animadas são "muito mal animadas e não dizem quase nada sobre a história ou o contexto para cada personagem estar participando do torneio." O site GameSpot deu o título de "Melhor Jogo de Luta de 2009" na Escolha do Editor e Escolha dos Leitores. Adicionalmente, o site GameTrailers também nomeou o jogo como "Melhor Jogo de Luta de 2009". O jogo também ganhou o título de "Jogo de Luta do Ano" na edição 2009 da Spike Video Game Awards.

O site Giant Bomb deu nota 5 de 5 para o jogo falando que "Street Fighter IV é um jogo que combina os estilos novos e antigos, resultando em um jogo familiar o bastante para trazer os jogos antigos de volta à franquia e também diferente o bastante para apelar a jogadores que nunca jogou a série até hoje." O site Eurogamer deu ao jogo nota 10/10 falando "depois de 1 mês jogando Street Fighter IV quase todos os dias, o que ficou bem claro é que ele apela a um vasto número de habilidades e gostos sem comprometer a fidelidade."

A versão iOS também foi bem aclamada no seu lançamento. O site Gameplayershub.com deu ao jogo nota 97%, indicando que o jogo tem um acabamento tem polido, mostrando que havia um futuro dos jogos do gênero na plataforma.


Imagens e Vídeos do Jogo


Arcade



Windows-PC

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/windows/street-fighter-iv/screenshots


iOS


*Imagens retiradas do link: https://itunes.apple.com/br/app/street-fighter-iv-volt/id432849519?mt=8




Artwork


Ryu

Ken Masters

Chun-Li

E. Honda

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison

Akuma

Seth

Abel

Crimson Viper

El Fuerte

Rufus

Gouken

Cammy

Dan Hibiki

Fei Long

Gen

Rose

Sakura


Artwork 2


Ryu

Ken Masters

Chun-Li

E. Honda

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison

Akuma

Seth

Abel

Crimson Viper

El Fuerte

Rufus

Gouken

Cammy

Dan Hibiki

Fei Long

Gen

Rose

Sakura


Retratos de Batalha


Ryu

Ken Masters

Chun-Li

E. Honda

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison

Akuma

Seth

Abel

Crimson Viper

El Furte

Rufus

Gouken

Cammy

Dan Hibiki

Fei Long

Gen

Rose

Sakura


Galeria de Capas

A versão mais procurada do jogo foi a do console da Sony, que vendeu nada menos que 4.190.000  cópias, 59% das vendas totais do jogo.

Vendendo aproximadamente 2.950.000 cópias, a versão do Xbox 360 mesmo tendo ficado atrás da versão PlayStation 3 tinha o modo online mais elogiado pelos jogadores.

As vendas físicas da versão PC não foram nenhuma maravilha (apenas 130.000 cópias) e acabaram afastando a franquia por 3 anos da plataforma antes da Capcom voltar com a Arcade Edition.


Arcade Flyer



Finalizando

Ryu tá com essa cara de concentrado pra tentar lembrar quantas versões do jogo sairiam em seguida.

E por hoje é só. É inegável que Street Fighter IV fez um tremendo sucesso e merecia isso, afinal a jogabilidade era muito boa, os gráficos acompanharam a geração e a trilha sonora misturava muito bem o tema clássico dos lutadores com novos arranjos que as deixaram modernas e bem trabalhadas. Além disso, tantos modos adicionais e um online fácil de jogar ajudaram mais ainda a aumentar a vida do útil do jogo, porém a Capcom não pretendia que essa fosse a única versão do jogo por pouco tempo...

Apenas 2 meses após o lançamento da versão PC de Street Fighter IV, a Capcom anunciou Super Street Fighter IV para o mundo, prometendo trazer 10 novos personagens, jogabilidade refinada e história retrabalhada. Mas é assunto para o nosso próximo post. Espero que vocês tenham curtido este aqui e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Parabéns cara. Como sempre fazendo ótimas matérias. Espero que continue. Valeu.
    Ass.: Fã Neo Geo/SNK

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver os post de Mega Man 11, Street Fighter série EX e Mortal Kombat (todos da 7ª e 8ª Geração de Consoles)... Esse site é realmente muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Robert, eu estou tentando voltar aos poucos com o Blog no meu tempo livre. Como agora estou trabalhando de casa estou tendo mais tempo pra escrever. O Mega Man 11 e a série Street Fighter EX estão nos meus planos (inclusive já lancei o post do primeiro Street Fighter EX) mas Mortal Kombat eu acho que vai demorar um pouco pra chegar neles porque necessita um pouco mais de edição. Fico agradecido que você curta o meu conteúdo.

      Excluir
  3. Pararam as publicações. Sdd de vocês, espero que estejam todos bem e voltem logo abraços.

    ResponderExcluir