Mega Man 4 (Capcom, NES) - Lançado em 06 de Dezembro de 1991, Mega Man 4 é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Capcom que foi lançado no Japão como "Rockman 4: Aratanaru Yabou!!", traduzido literalmente como "Uma Nova Ambição!!". É o 4º jogo da série Mega Man e se passa logo após à morte do Dr. Wily, apresentando um planeta Terra sendo ameaçado por um misterioso cientista chamado Dr. Cossack e seus 8 "Mestres Robô".
O jogo trás os mesmos elementos de ação e plataforma dos antecessores, com a notável adição do "New Mega Buster", um melhoramento do canhão de braço que pode ser carregado para disparar um tiro mais poderoso. O próprio time de desenvolvimento tomou cuidado para que essa inovação mudasse o sistema do jogo. Esse jogo também marcou como a representação da queda de qualidade dos jogos da série.
Assim como seus antecessores, foi relançado nos mais diversos formatos físicos e digitais ao passar dos anos.
História
O novo vilão do jogo é russo e bem mais novo que os cientistas famosos da série.
Boa Noite, Dr. Light. Permita-se introduzir-me: eu sou o Dr. Cossack. Você pode não ter ouvido de mim, mas logo o mundo vai conhecer o meu nome.
Ao passar dos anos, você tem sido saudado como o maior criador de robôs do mundo, enquanto as minhas criações robóticas tem sido totalmente ignoradas. Eu não posso que isso continue. O mundo deve me reconhecer como um gênio!
Direto de minha cidade na Sibéria,
eu enviei oito dos meus mais poderosos robôs para destruir aquele causador de problemas de titânio, Mega Man. Uma vez que eu o tiver obliterado, eu vou substituir o seu visor quebrado na tela para todo o mundo ver. Só assim eu vou poder tomar o lugar como o maior criador de robôs de todos os tempos!
Dr. Cossack
O exército de robôs do Dr. Cossack começa a se movimentar, então Mega Man vai atrás dele com o seu Novo Mega Buster.
Depois de derrotar os robôs e o próprio Dr. Cossack, Mega Man descobre que a filha dele, Kalinka, foi sequestrada por Dr. Wily (que está vivo e, como aparenta, se escondendo na Rússia) para faze-lo trabalhar para ele, mas graças à traição de Proto Man, ele a resgata. Mega Man então vai até o castelo de Wily e o derrota mais uma vez.
Personagens
Bright Man [DWN-025]
Projetado por: Yoshitaka Enomoto
HP: 28
Arma: Flash Stopper
Dano: 4 (Tiro), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Rain Flush
Ponto Positivo: Um homem de idéias
Ponto Negativo: Fala demais
Gosta: Inventar coisas
Odeia: Neon de noite
"Ah! Impressionante! Vamos escrever uma nota sobre isso."
Ele é equipado com a sua arma, o Flash Stopper. 100.000 watts que paralisam as funções do inimigo.
Toad Man [DWN-026]
Projetado por: Atsushi Ootsuka
HP: 28
Arma: Rain Flush
Dano: 8 (Contato, Rain Flush)
Ponto Fraco: Drill Bomb
Ponto Positivo: Bom em Ciências
Ponto Negativo: Ele é meio surdo
Gosta: Saltos triplos
Odeia: Snakeman
"Se você me irritar, eu vou chamar a chuva. Kero!"
Um robô de trabalho intelectual. Sua arma, o Rain Flush, causa fortes chuvas ácidas.
Drill Man [DWN-027]
Projetado por: Masayuki Hoshi
HP: 28
Arma: Drill Bomb
Dano: 2 (Explosão), 3 (Drill Bomb), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Dive Missile
Ponto Positivo: Gosta de trabalhar e se concentrar no seu trabalho
Ponto Negativo: Não gosta de seguir planos
Gosta: Correr para o centro de obras
Odeia: Cálculos
"Uh, eu fiz um buraco naquele cano de gás."
Um robô de trabalhos em construção. Ele cavou uma fonte termal uma vez e ficou bastante orgulhoso disso.
Pharaoh Man [DWN-028]
Projetado por: Takayuki Ebara
HP: 28
Arma: Pharaoh Shot
Dano: 2 (Pharaoh Shot), 4 (Contato), 6 (Pharaoh Wave)
Ponto Fraco: Flash Stopper
Ponto Positivo: Bom potencial de ser um herói e líder
Ponto Negativo: Mulherengo ; enfraquece perto de mulheres bonitas
Gosta: Tesouros
Odeia: Cavar túmulos
"Sou eu, sou eu quem você deve obedecer!"
Um robô que investiga as pirâmides antigas do Egito. Ele é seguido por 1000 múmias escravas.
Ring Man [DWN-029]
Projetado por: Hiromi Uchida
HP: 28
Arma: Ring Boomerang
Dano: 4 (Ring Boomerang), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Pharaoh Shot
Ponto Positivo: Tem potencial de guerra
Ponto Negativo: Se acha demais
Gosta: Atirar anéis
Odeia: Crianças
"Mega Man, eu não vou te perdoar!"
Um robô construído para derrotar Mega Man. Sua arma é um anel, que ele envia tiros através dele.
Dust Man [DWN-030]
Projetado por: Yuusuke Murata
HP: 28
Arma: Dust Crusher
Dano: 4 (Dust Crusher), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Ring Boomerang
Ponto Positivo: Ele come bastante
Ponto Negativo: Sua respiração fede
Gosta: Limpeza de fim de ano
Odeia: Pólen
"Não me deixe sugar algo que seja estranho."
Um robô que suga e coleta lixo. Ele odeia quando sua abertura fica presa com todo o lixo que ele coleta.
Dive Man [DWN-031]
Projetado por: Suguru Nakayama
HP: 28
Arma: Dive Missile
Dano: 4 (Dive Missile), 8 (Contato, Torpedo)
Ponto Fraco: Skull Barrier
Ponto Positivo: Tem bons ouvidos
Ponto Negativo: Fica enjoado em passeios rapidamente
Gosta: Oceano de corais
Odeia: Pirate Man
"Iee. Eu tenho enjoo causado pelo mar... Blaaahh--"
Esse robô tem funções marinhas. Seu Dive Missile é um míssil perseguidor que funciona com energia hidráulica.
Skull Man [DWN-032]
Projetado por: Toshiyuki Miyachi
HP: 28
Arma: Skull Barrier
Dano: 4 (Tiro), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Dust Crusher
Ponto Positivo: Não leva aos extremos
Ponto Negativo: Tem um gosto vulgar pelo mal
Gosta: Filmes de horror
Odeia: Ter problemas com encrencas
"Sa, vamos lutar, vamos lutar..."
Um robô de guerra fora de balanço. Ele foi ensinado à como lutar e nada mais.
Poderes Obtidos dos Mestres Robô
Flash Stopper
Rain Flush
Drill Bomb
Pharaoh Shot
Ring Boomerang
Dust Crusher
Dive Missile
Skull Barrier
Itens Secretos e Parceiros
Balloon Adapter
Wire Adapter
Eddie
Robôs da Citadela do Cossack
Mothraya
HP: 28
Dano: 4 (Tiro), 7 (Contato)
Ponto Fraco: Ring Boomerang
Square Machine
HP: 28
Dano: 4 (Crash, Projétil), 6 (Jóia)
Ponto Fraco: Dust Crusher
Cockroach Twins
HP: 28 (14 cada)
Dano: 4 (Tiro), 6 (Grande Tiro), 8 Contato)
Ponto Fraco: Drill Bomb / Ring Boomerang
Cossack Catcher
HP: 28
Dano: 2 (Tiro), 6 (Slam), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Mega Buster Carregado
Robôs do Castelo do Wily
Metall Daddy
HP: 28
Dano: 3 (Contato, Metall), 7 (Contato)
Ponto Fraco: Ring Boomerang / Dust Crusher
Tako Trash
HP: 28
Dano: 4 (Bola), 6 (Bola de Fogo), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Ring Boomerang
Wily Machine 4
HP: 56 (28 p/ cada forma)
Dano: 4 (Bolas de Energia), 6 (Contato)
Ponto Fraco: Ring Boomerang (Forma 1) ; Drill Bomb (Forma 2)
Wily Capsule
HP: 28
Dano: 6 (Contato), 8 (Bola de Energia)
Ponto Fraco: Pharaoh Shot
Jogabilidade
Uma das novas adições do jogo, o New Mega Buster até hoje divide opiniões entre os fãs.
Mega Man 4 apresenta jogabilidade similar aos 3 jogos anteriores. O jogador deve completar uma série de 8 estágios na ordem de escolha do mesmo. O protagonista, Mega Man, pode correr, atirar, saltar e subir o seu caminho para passar por obstáculos e inimigos; o jogo também retém a habilidade de escorregar que foi introduzida em Mega Man 3. Ao final de cada estágio, há um Mestre Robô para ser enfrentado. Depois de derrotado, Mega Man ganha a habilidade dele, que pode ser usada nos estágios subsequentes.
Quando os 8 Mestres Robô são destruídos, 2 conjuntos de fases lineares devem ser superados para terminar o jogo. Uma grande adição à jogabilidade de Mega Man 4 é o "Mega Buster", um melhoramento do canhão de mão que permite ser carregado, resultando em um poderoso disparo que causa muito mais dano que o tiro normal. Esse recurso seria depois expandido nas incarnações subsequentes da franquia.
O cachorro Rush retorna de Mega Man 3 com a habilidade de transformar em "Coil" (mola), "Jet" (jato) e "Marine" (submarino) para navegar por diferentes ambientes. Além de Rush, dois itens de suporte chamados "Wire Adaptor" e Balloon Adaptor" também ajudam o jogador em alcançar área que não são acessíveis por meios normais. Entretanto, esses adaptadores escondidos devem ser achados nas fases ao invés de serem recebidos depois de derrotar um Mestre Robô.
Como as armas dos chefes, todos os 3 modos do Rush e os 2 adaptadores tem seu uso limitado por uma barra de consumo. O personagem "Flip Top" Eddie é introduzido em Mega Man 4. Eddie, que apareceria também em outros jogos subsequentes, fornece o jogador com um item aleatório (como energia ou munição) em pontos designados de algumas fases.
Desenvolvimento
Ajuda não falta em Mega Man 4. São 2 itens secretos, 3 transformações para o Rush e a eventual ajuda do Eddie.
O artista da série Mega Man, Keiji Inafune, que é creditado como "Inafking", falou que o time de desenvolvimento passou por alguns problemas enquanto estavam trabalhando em Mega Man 4. Inafune projetou Dr. Cossack e Kalinka como os dois novos personagens da história para o jogo. Cossack, que inicialmente se chamava "Dr. Vice", foi feito bem mais jovem do que Dr. Light e Dr. Wily. Inafune também considerou dar à ele uma aparência mais norte-americana, mas decidiu usar influências da Rússia no lugar.
Kalinka foi criada porque já haviam muitos personagens masculinos na série até esse ponto. Entretanto, Inafune não tinha intenções de que os jogadores à comparassem com a irmã de Mega Man, Roll. A ideia para Eddie veio originalmente durante o desenvolvimento de Mega Man 2. Eddie seria um personagem de suporte que "iria se comportar como uma loteria", tanto surpreendendo como decepcionando o jogador com os itens que ele entregaria à Mega Man.
Mega Man 4 foi o primeiro jogo da série para Hayato Kaji, creditado como "K. Hayato", um designer proeminente de vários títulos futuros da série. Kaji foi responsável pelo Mega Man recarregável, uma mecânica de jogabilidade que se transformaria em uma parte importante para a série. "Nós sabíamos que adicionar um carregamento de 2 ou 3 níveis mudaria toda a mecânica do jogo em alguns aspectos, e nós nos preocupamos muito com isso," Inafune explicou.
Os Mestres Robô do jogo foram um resultado de um concurso de projetos enviados por fãs que aconteceu no Japão. Com mais de 70.000 submissões, o time de desenvolvimento gastou um grande período de tempo escolhendo apenas 8 deles pra entrarem no jogo. De acordo com Kaji, o time ficou bem satisfeito com muitos dos projetos escolhidos e quase nenhuma mudança foram feitas para as suas ilustrações originais.
Eles ficaram tão impressionados com o Skull Man que criaram uma fase inteira apenas para venera-lo e faze-lo dele um Mestre Robô. Os 8 vencedores da competição ganharam um cartucho dourado especial de Mega Man. Como existem apenas 8 desses cartuchos no mundo inteiro, eles são extremamente raros e custam bastante até mesmo para um colecionador hoje em dia.
As músicas de Mega Man 4 foram compostas por Minae Fujii, creditado como "Ojalin", enquanto a programação sonora e efeitos sonoros ficaram aos cuidados de Yasuaki Fujita, creditado como "Bun Bun", que compôs a trilha sonora de Mega Man 3 no ano anterior.
Relançamentos
Mega Man 4 pode não ser o favorito dos fãs, mas mesmo assim foi lançado nos mais diversos formatos e consoles.
Em 28 de Outubro de 1999, Mega Man 4 foi relançado no PlayStation como parte da série "Rockman Complete Works" apenas no Japão. Essa versão do jogo inclui um modo especial "Navi Mode" que guia os jogadores nas fases, tem trilha sonora remixada e diversas artworks para serem desbloqueadas. Essa versão foi depois incluída na coletânea "Mega Man Anniversary Collection", lançada em 23 de Junho de 2004 para PlayStation 2 e Gamecube e em 15 de Março de 2005 no Xbox apenas nos Estados Unidos.
A versão NES do jogo também foi relançada para telefones celulares com i-mode no Japão em 01 de Setembro de 2005, e em todo o mundo nos 3 serviços de Virtual Console da Nintendo - 09 de Fevereiro de 2010 no Wii, 17 de Outubro de 2012 no Nintendo 3DS e em 11 de Junho de 2013 no Wii U. A versão Complete Works foi relançada na PSN japonesa em 10 de Fevereiro de 2011 compatível com PlayStation 3, PSP e PlayStation Vita.
Algumas Imagens e Vídeos do Jogo
Imagens retiradas do link: http://www.gamefaqs.com/nes/563444-mega-man-4/images?page=1
Recepção e Legado
Apesar do forte estereotipo por trás da personagem, Kalinka deu um novo ar ao jogo.
Mega Man 4 desfrutou de uma recepção em sua maioria positiva. As críticas contemporâneas do lançamento do jogo como a revista estadunidense Nintendo Power e as britânicas Nintendo Magazine System e Total! acharam que Mega Man 4 tinha gráficos de alta qualidade, música e jogabilidade no mesmo nível. Entretanto, eles também notaram muita pouca melhorias em comparação com títulos anteriores da série.
A revista GamePro ficou satisfeita com a falta de mudanças. "Mega Man 4 continua a tradição - robôs malvados loucos, personagens com bons gráficos, arte de cenários ótimas e músicas bem produzidas," o analisador disse. "Quando você tem um jogo bom, porque fazer mudanças radicais? A Capcom mantém as plantas básicas da série - garantindo a felicidade para os fãs de Mega Man em todo o mundo."
O jogo entrou na lista "Top 100 Jogos de NES" do site IGN na posição 95, com o escritos da equipe Matt Casamassina elogiando a tentativa de melhorar a narrativa e a experiência essencialmente similar aos 3 jogos anteriores da série. Lucas M. Thomas, que também é do site IGN, falou que como um título separado, o jogo é uma das melhores experiências disponíveis na biblioteca do NES, apesar de que não tanto se comparado aos seus precededores superiores. Ele gostou do uso de um segundo castelo para extender a duração do jogo, uma tradição que seria levada aos próximos 2 jogos da série.
Vários jornalistas de vídeo-game e entusiastas incluindo Thomas e Craig Skistimas do site ScrewAttack, os editores Christian Nutt e Justin Speer do site GameSpot e Jeremy Parish do site 1UP.com - todos se referem ao quarto jogo como o ponto de "retorno" da qualidade da série Mega Man. Nutt e Speer admitem que a série estava começando a se deterior izar com esse jogo, provavelmente devido á crescente reputação do mais poderoso console Super Nintendo durante o lançamento do jogo.
Parrish falou, "É aqui que a série começa a sair um pouco dos trilhos - o Dr. Wily falso foi bem estúpido, a música foi terrível os chefes e armas sem inspiração e a habilidade de carregar o Mega Buster é bastante citada como uma grande inovação." Thomas identificou o Mega Buster recarregável como desregulador do balanço do jogo e fazendo com que muitas armas dos chefes ficassem inúteis, um dos conceitos que sempre distinguiram Mega man dos outros jogos de plataforma.
Galeria de Capas
Demorou um pouco, mas a capa ocidental lembra um pouco mais o conteúdo dentro do jogo.
A capa européia era idêntica à Norte Americana, porém vinha num tom mais brilhoso e com o rosto de Mega Man modificado para parecer com o original.
No PlayStation, a mesma qualidade de sempre foi mantida no port.
Galeria de Vídeos
Complete Works
Páginas do Artbook
Finalizando
Apesar da aparição de novos consoles mais poderosos, a Capcom manteve a série Mega Man durante muito tempo na simplicidade dos 8-bits.
Apesar da aparição de novos consoles mais poderosos, a Capcom manteve a série Mega Man durante muito tempo na simplicidade dos 8-bits.
E por hoje é só. Mega Man 4 conseguiu manter o mesmo nível de seus antecessores sem recorrer à mudanças muitos drásticas, porém devido ao novo cenário gamístico da época, aonde vídeo-games como o Super Nintendo já estavam no mercado e o Mega Drive já tinha conquistado seu espaço entre os jogadores e começa à se questionar o porque da Capcom ainda estar lançando os jogos da série no NES, que já estava começando a entrar em processo de "queda". Mas mesmo assim eu acho que isso não tira o brilho do jogo, que ainda era muito bom se comparado à outros jogos do gênero da época.
Contrariando as expectativas, que seria a produção do próximo título no Super Nintendo, a Capcom ainda lançaria mais 2 títulos da série no NES. Na semana que vem eu volto pra falar sobre Mega Man 5, que expandiu alguns conceitos iniciados aqui, como o New Mega Buster e o fato de alguém estar fazendo o trabalho sujo enquanto Dr. Wily se fortalece em seu castelo. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Este é um dos Mega Man de NES que eu mais lembro de ter jogado, porque na época ainda em 92 quando eu comecei a jogar o NES, a revista Videogame colocou o jogo como lançamento de capa destacando o Pharaoh Man e a boxart do jogo. Quando eu lembro de MM4, na hora eu me lembro da capa da Videogame. Acho que é porque os inimigos deste jogo me marcaram demais. Lembro até que este foi o primeiro MM que eu consegui terminar no NES, muito legal! Época boa demais!
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