sexta-feira, 1 de abril de 2011

Super Street Fighter II: The New Challengers



Super Street Fighter II: The New Challengers (Capcom, CP-System II) - Lançado em 10 de Setembro de 1993, é o quarto jogo da sub-série Street Fighter II e o primeiro a ser lançado no novo hardware da Capcom, o CP-System II, o que permitiu gráficos e som mais sofisticados que o hardware original.

Super Street Fighter II foi seguido por Super Street Fighter II Turbo, a quinta versão de Street Fighter II lançada no ano seguinte, que refinou ainda mais o balanceamento entre os personagens e introduziu mais algumas novidades.



Gráficos e Áudio

Todas as fases, artworks e até mesmo o HUD receberam novos gráficos. A abertura original que apresentava 2 lutadores genericos lutando na frente de um público foi trocada por uma nova abertura apresentando Ryu soltando um Hadouken em direção da tela. Novas animações foram adicionadas para os personagens em seus movimentos básicos e special moves, assim como novas poses de vitória.

Por exemplo, todos os 4 chefes agora tem novas animações para ataques básicos (Vega e Sagat não tinham socos aéreos em jogos anteriores, enquanto que a maioria dos seus ataques abaixados eram com a mesma animação independente do botão usado; Bison e Balrog agora tem uma artwork nova), enquanto Chun-Li agora tem uma nova animação para o seu Kikoken.

A música e os efeitos sonoros também foram refeitos e um novo anunciador foi introduzido, e também foram gravadas novas vozes para alguns personagens (Ken, Guile e Sagat).



Jogabilidade

Super Street Fighter II introduz um novo sistema de pontuação que mantém conta dos combos, primeiros ataques, reversais e recuperações feitas pelo jogador e prêmia o mesmo com pontuações bonus por executar tais feitos.

Cada personagem tem agora 8 cores diferentes, dependendo de qual botão é pressionado na hora de escolhe-lo. As cores são a original do The World Warriors, as duas novas introduzidas em Champion Edition e Hyper Fighting e 5 novas introduzidas especialmente para o jogo. A velocidade mais rápida introduzida em Hyper Fighting foi reduzida para a mesma velocidade do Champion Edition. essa velocidade só iria retornar no Super Turbo.

Além do modo single e two-player, Super Street Fighter II tem um modo exclusivo para 8 jogadores que é um torneio de elimitação chamado "Tournament Battle". Esse modo só pode ser acesso quando 4 máquinas do jogo estão conectadas e todas elas configuradas para o modo.

Esse modo consiste em 3 lutas simultaneas entre 4 jogadores simultaneamente: as eliminações iniciais, as semi-finais e as finais. Depois que o primeira luta acaba, os jogadores se arrumam de acordo baseado na sua posição: os vencedores são mandados pra os 2 primeiros gabinetes enquanto os perdedores vão para os 2 ultimos. Nas finais, os jogadores que competem pelo primeiro lugar ficam nas duas primeiras, enquanto a disputa de terceiro lugar nas duas últimas, e por assim vai.



Personagens

Todos os 12 personagens das versões anteriores retornaram, com vários dos seus golpes básicos e técnicas modificados e refinados para ajustar o balanço entre si. Alguns receberam novas habilidades especiais como o Hadouken de Fogo do Ryu (renomeado para Shakunetsu Hakouden na série Street Fighter Alpha), o Shoryuken de Fogo do Ken, o Atomic Buster do Zangief e o Devil Reverse do M. Bison.

4 novos personagens foram introduzidos no jogo, expandindo o número de personagens controláveis para 16. Os novos personagens são T. Hawk, um guerreiro indigena do México, cujas terras ancestrair foram tomadas pela Shadaloo; Cammy, uma agente das Forças Especiais da Inglaterra de 19 anos que tem um misterioso elo com M. Bison; Fei Long, uma estrela de filmes de Hong Kong que quer testar suas habilidades contra oponentes de verdade; e Dee Jay, um músico praticamente do kickboxing vindo da Jamaica procurando inspiração para a sua nova música.

O número de oponentes que se deve enfrentar no modo single-player permaneceu inalterado. Como no jogo anterior, o jogador deve enfrentar 8 oponentes iniciais, seguidos dos 4 Grandes Mestres (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison). Por causa disso, nem todos os personagens presentes no jogo devem ser enfrentados pelo jogador.

As fases de bônus das versões anteriores ainda estavam presentes no jogo.

Abaixo você pode conferir a ficha dos 4 novos personagens:



Cammy

Data de Nascimento: 06/01/1966
Altura: 1,66m
Peso: 46kg
Tipo Sanguineo: B

Membro do Serviço de Inteligencia Secreto do Reino Unido, ela tem uma misteriosa ligação com Bison.

T. Hawk

Data de Nascimento: 21/07/1959
Altura: 2,29m
Peso: 174kg
Tipo Sanguineo: O

Um Americo-Mexicano Nativo, teve sua terra destruida por Shadaloo.


Fei Long

Data de Nascimento: 23/04/1969
Altura: 1,76m
Peso: 77kg
Tipo Sanguineo: O

Astro de filmes de Kung-Fu de Hong Kong.


Dee Jay

Data de Nascimento: 31/10/1965
Altura: 1,91m
Peso: 107kg
Tipo Sanguineo: AB

Um lutador de kickboxing da Jamaica que está aproveitando o torneio para fazer divulgação do seu CD de Reggae recém-lançado.


Fases


 Japão (Ryu)

Estados Unidos (Ken)

Japão (E. Honda)

China (Chun-Li)

Brasil (Blanka)

União Soviética (Zangief)

Estados Unidos (Guile)

Índia (Dhalsim)

Inglaterra (Cammy)

México (T. Hawk)

Hong Kong (Fei Long)

Jamaica (Dee Jay)

Estados Unidos (Balrog)

Espanha (Vega)

Tailândia (Sagat)

Tailândia (M. Bison)


Algumas imagens e videos da versão Arcade:





Versões Caseiras

Super Nintendo


A versão Super Nintendo de Super Street Fighter II, lançada em 25 de Junho de 1994 no Japão, e na mesma época época na América do Norte e Europa, foi o terceiro jogo da série Street Fighter lançado no console, seguindo o Street Fighter II original e o Street Fighter II Turbo. Foi lançado em um cartucho de 32-MBit e apresentava suporte para a rede online XBAND.

Esse port apresentou vários modos de jogos novos, como o Group Battle e o Time Challenge, assim como o modo Tournament da versão Arcade, além dos antigos modos Arcade e Versus. Devido a limitações no hardware, certas músicas e efeitos sonoros foram trocados por outros diferentes.

Como na versão de Street Fighter II Turbo lançado na plataforma, a música de fundo para de tocar entre os rounds e como resultado disso ela volta a tocar desde o começo no próximo round. Diferente da versão do Mega Drive, esse port teve o sangue removido dos retratos dos personagens derrotados ou substituiu por suor.

Essa versão foi lançada no Virtual Console em 18 de Dezembro de 2007 no Japão, 21 de Janeiro de 2008 nos Estados Unidos e em 24 de Janeniro de 2008 na Europa e Austrália.



Algumas imagens e videos do port:





Mega Drive



Essa versão foi lançada simultaneamente com a do Super Nintendo em todas as 3 regiões. Apesar de ter várias diferenças entre os ports, em termos de conteúdo as duas são praticamente indênticas. Assim como a versão do Super Nintendo, esse port também tem suporte para a rede XBAND, porém apenas na versão Norte Americana.

O jogo foi lançado em um cartucho de 40-MBit, o que permitiu a inclusão de alguns clipes de voz do narrador do jogo falando o nome dos países antes de cada luta, porém a qualidade do áudio está longe da versão Arcade. No menu de opções, é possivel escolher entre jogar o modo Super Battle nas versões "Normal" ou "Expert" - o que modifica o número de oponentes do modo Arcade de 12 (Normal) para 16 (Expert).

Essa versão foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 08 de Novembro de 2011 no Japão, 12 de Abril de 2012 na Europa e 26 de Abril de 2012 na América do Norte com um modo online parecido com o da XBAND, porém expandido com funcionalidades do console da Nintendo.



Algumas imagens e videos do port:






Sharp X68000


Essa versão foi lançada exclusivamente no Japão em 30 de Setembro de 1994. Os gráficos foram reproduzidos fielmente da versão Arcade, com apenas algumas pequenas omissões (a mensagem com a frase "New Challenger" quando outro jogador interrompe o modo single-player utiliza uma fonte e cor diferentes, e a aurora no estágio da Cammy tem cores diferentes também).

Em questão de vozes, o sistema de eco e espaçamento específico do hardware CP-System II foi removido. Como na versão anterior de Street Fighter II' lançada na plataforma, o jogo é compatível com múltiplos drivers PCM em modelos mais avançados como o X683000. Uma mensagem do time responsável pelo som está escondida em uma das faixas nos arquivos de áudio ADPCM.

Também como na versão anterior do jogo lançado na plataforma, o jogo era vendido com o adaptador para o controle CPS Fighter da Capcom que foi lançado para Super Nintendo e Mega Drive.


Um Video desse Port em Ação:




FM Towns


Esse port também foi lançado exclusivamente no Japão em 28 de Outubro de 1994. Os personagens foram reproduzidos fielmente a partir da versão Arcade, porém os cenários não contém o efeito de parallax. A trilha sonora Q-Sound do Arcade foi reproduzida fielmente nesse port, com uma versão rearranjada oferecida como uma alternativa (a mesma versão que seria usada na versão 3DO do Super Turbo).

Um modo de edição de cores permitia os jogadores editarem as roupas dos personagens com a cor que eles bem desejassem. Como na versão X68000, essa versão era vendida junto com um adaptador para o controle CPS Fighter da Capcom.


Algumas imagens e videos do port:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.





Outras versões

Super Street Fighter II foi lançado para PC no formato CD-ROM e para o Amiga na América do Norte e Europa em 1995. Ambas versões são baseadas no port para Super Nintendo.

Esse jogo também está incluso na coletânea Street Fighter Collection lançada para PlayStation e Sega Saturn em 1997. Entretanto essa versão não tem o modo de torneio para 8 jogadores dos ports para Super Nintendo e Mega Drive.


MS-DOS:



Amiga:




Artwork:

Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Cammy

T. Hawk

Fei Long

Dee Jay

 Balrog

Vega

Sagat

M. Bison



Finalizando

Super Street Fighter II iniciou a transição da Capcom do seu antigo hardware para o novo, além de fechar o capítulo dessa sub-série nos consoles de 16-bits e computadores japoneses. No próximo lançamento, que seria o último de "época", a Capcom fecharia um capítulo que foi começado em 1991 com um novo personagem e mais opções de jogabilidade. Fique ligado que no próximo post eu volto com Super Street Fighter II Turbo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Em qual console o jogo rodava melhor. Mega ou Super?

    ResponderExcluir
  2. Tinham apenas duas diferenças no jogo: no Super Nintendo o narrador não falava o "ROUND 1 - FIGHT!" e no Mega Drive as vozes eram bem abafadas, tirando isso não tinha nada que interferisse tirando a preferencia pelo joystick.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais diferenças...
    Entre elas a de que no MD tinha uma opção p/ escolher (p/ o modo "Arcade" é claro):
    1) Lutar contra parte dos personagens (acho que seriam 12), e com os bônus;
    2) Lutar contra todos os personagens mas sem os bônus.

    ResponderExcluir