sexta-feira, 15 de abril de 2011

Super Bomberman


Super Bomberman (Hudson Soft, Super Nintendo) - Lançado em 28 de Abril de 1993, foi a primeira aparição de Bomberman no Super Nintendo e também o primeiro jogo com suporte à 4 jogadores nessa plataforma. Essa versão ganhou um re-lançamento em 2004 para celulares com suporte à J2ME.



Super Bomberman volta um pouco mais as origens do que relativamente os dois ultimos jogos do PC-Engine, ou seja: a coisa aqui é mais simples e crua. Os labirintos são mais simples, os gráficos também e a trilha sonora é bem morna o jogo inteiro.

Opinião pessoal: a única que se salva mesmo aqui é o modo multiplayer, e isso só na época que ele foi lançado porque os outros jogos melhoraram e evoluiram ainda mais esse modo. É um daqueles jogos que se você jogar hoje vai ficar achando que teria aproveitado ele ainda mais se tivesse jogado na época que ele saiu.

O Battle Mode é jogado por até 4 jogadores, sejam eles humanos ou controlados pela CPU. Para se jogar com 4 jogadores, era preciso do acessório "Super Multitap" que vinha em uma edição especial do jogo que podia ser encontrada em qualquer loja da época. O jogador também podia optar por uma versão sem o multitap ou comprar ele separadamente em qualquer loja.

A lista de itens aqui não é muito diferente do que já é costume do jogo: bombas para aumentar a quantidade que se pode usar ao mesmo tempo, o fogo aumenta o alcance da explosão, bombas que atravessam paredes e bombas relógio. Há também alguns itens como sorvetes, panquecas, maçãs, etc que dão pontos ao jogador.

O jogo utiliza um sistema de password que te leva diretamente à fase que você acabou de passar, mas não salva os seus poderes. Há também um código secreto "5656" que deixa o Bomberman muito menor que o normal, mas isso não inflinge na jogabilidade.

Como sempre, não podia faltar um pano de fundo no jogo: Muito longe da terra natal de Bomberman, Peace Town, há uma cidade futurista chamada Diamond City. Aqui, o malvado Carat Diamond e seu ajudante, Dr. Mook estão hosteando um Torneio de Robôs com robos feitos especificamente para combate.

Esperando roubar as habilidades avançadas de Bomberman, Diamond criou um falso Bomberman e o enviou até Peace Town para sequestrar o verdadeiro Bomberman. Já sabendo dos planos de Diamond, o Bomberman preto vai enfrentar o falso Bomberman sozinho mas é derrotado e o castelo deles é tomado.

O bomberman preto ainda consegue escapar e vai pedir ajuda ao Bomberman branco e fala pra ele do plano de Diamond. Agora os dois se unem para derrotar o malvado Diamond.


Algumas screenshots e videos das versões lançadas:

Super Nintendo:





J2ME:



E como de costume, não demorou muito tempo até a próxima versão ser lançada...



Super Bomberman 2 (Produce, Super Nintendo) - Lançado no dia 28 de Abril de 1994, é o segundo jogo da série lançado para Super Nintendo e o ultimo da série à ser lançado na América. Esse jogo não foi feito pela Hudson, mas sim licensiado pela mesma. O jogo foi feito pela Produce, empresa formada por ex-funcionários da Irem e que fizeram alguns jogos tanto para a Hudson quanto pra Enix.

Não há nada demais o que falar (novamente) aqui, o jogo continuou com um visual mais realista do que desenhado das versões de PC Engine aqui e trouxe os mesmos itens de sempre e também o modo multiplayer do jogo anterior com novos estágios.

O que tem pra falar mesmo é da história do jogo: Cinco Ciborgues do Mal, chamados de "Cinco Bombers Vigaristas" estão tentando dominar o universo. No planeta Terra, eles capturam o Bomberman original e o prendem em uma cela na prisão da base deles. Ele acorda na caverna do Magnet Bomber e deve lutar o seu caminho até derrotar o mesmo.

Os chefes do jogo são: Golem Bomber, Pretty Bomber, Brain Bomber e o lider deles Plasta Bomber, cada um vai requerir uma estratégia diferente e vai levar um tempo até você derrota-los.

Opinião pessoal: a jogabilidade dessa versão é muito "escorregadia", você dá um toque de nada pra frente e o Bomberman anda muito, atrapalhando nos ultimos estágios que você precisa de uma certa precisão para não cair em buracos e precipicios e você acaba perdendo algumas vidas de graça por conta disso. No mais, o jogo continuou não muito bom quanto as versões do PC Engine mas ainda sim divertia bastante no modo Multiplayer.

Aqui também há o sistema já conhecido de Password, e o truque da vez era o código "1111" que iniciava o jogo do primeiro estágio sendo que o Bomberman estaria mais forte do que o costume: já começando o jogo com a bomba relógio e a bomba mais forte. Se você perder todas as vidas aqui e usar um continue ele voltará com todos os poderes de antes.


Algumas screenshots e videos do jogo:

 
 

 

Para o próximo jogo, a Hudson lançaria uma das melhores versões de Bomberman no Super Nintendo...



Super Bomberman 3 (Hudson Soft, Super Nintendo) - Lançado no dia 28 de Abril de 1995 foi o terceiro jogo da série a ser lançado no Super Nintendo e também seria o último a ser lançado na europa, sendo daqui em diante os jogos sairiam apenas no Japão.

Aqui, a Hudson apostou na fórmula que deu muito certo no PC-Engine e deixou de lado a jogabilidade dos outros 2 "Super Bomberman" anteriores. É como se fosse uma continuação espiritual dos jogos clássicos da série.

Aqui os acontecimentos acontecem em torno do renascimento dos Cinco Ciborgues do Mal, que foram derrotados no jogo anterior. Mas dessa vez eles estão sob as ordens de Bagular e Bomberman deve acabar com todos eles pra trazer paz à Terra.

Os gráficos voltaram as origens também, ao inves de gráficos mais sérios eles usaram um traço no estilo animê e deixou o jogo bem mais vivo e animado do que ele era. A jogabilidade ficou mais precisa também, uma coisa que irritava bastante na versão anterior e também foi a estréia dos dinossauros no Super Nintendo. Dependendo da cor, cada um tinha uma função diferente: saltar, socar ou correr.

São 6 mundos: Pantano, Vulcão, Fundo do Mar, Pirâmide, Gelo e a batalha final na nave inimiga. Os Power-ups continuam os mesmos de sempre, sem nenhuma adição aqui. O código da vez é o "1616" o qual habilita uma arena secreta no modo Battle, que também está intacto em relação ao "Bomberman '94".


Alguns videos e screenshots do jogo:





Mesmo com o lançamento iminentes do PlayStation, Sega Saturn e Nintendo 64 a Hudson continuou lançando jogos da série no Super Nintendo, porém a partir daqui eles sairiam apenas no mercado japonês...



Super Bomberman 4 (Produce, Super Famicom) - Lançado no dia 26 de Abril de 1996, é o quarto titulo da série à ser lançado no Super Nintendo e o terceiro jogo que a Produce desenvolvera da série.

Aqui não há muito o que se falar em relação ao anterior: tirando as melhoras gráficas que estão na cara assim que você inicia o jogo a mecânica se manteve igual ao anterior com gráficos coloridos, jogabilidade simplificada e uma pequena novidade: ao invés dos dinossauros sairem dos ovos, aqui você derrota alguns inimigos e eles se entregam à você pra montar e leva-los aonde quiser. Fica até uma contagem de ovos atrás pra caso um deles morra e você tenha outro disponivel logo.

A história se passa algum tempo incerto depois do "Super Bomberman 3", com Bagular escapando da explosão da sua nave e chamando os 4 Reis Bombers para uma revanche contra os Bomberman. Uma pequena coisa que não expliquei bem no anterior: aqui o Bomberman branco e preto já viraram amigos e trabalham juntos para derrotar o mal. Inclusive há um modo co-op que dá pra terminar o jogo jogando com os dois ao mesmo tempo.

Você viaja no tempo para as 4 eras: Primitiva, Edo (periodo colonial japonês), Moderno e Super Futurista na caçada dos 4 reis e por ultimo você entr ano Sub-Espaço para derrotar Bagular de uma vez por todas. Os cenários são bem diversificados e as músicas estão com uma qualidade melhor do que nunca, trazendo até alguns sons novos bastante legais.

No modo Battle, a novidade são as arenas maiores do que o costume e o modo 5 players que pode ser jogado com a CPU (antes só era possivel jogar com 3 CPus). Outra pequena novidade é alguns inimigos que não estavam nas outras versões, dessa vez eles trouxeram novos ao inves de apenas trazer de volta os antigos, dando um toque novo ao jogo.

Durante o jogo, você irá libertar alguns dos seus amigos que foram imprisionados e eles te ajudam durante o resto da fase. São personagens controlados pela CPU e te ajudam a derrotar os inimigos até que você passe para a próxima fase.

Alguns videos e screenshots do jogo:



 
 
Para seu último lançamento no Super Famicom a Hudson preparou um "presentinho" para os fãs...
 
 
 
Super Bomberman 5 (Hudson Soft, Super Famicom) - Lançado no dia 28 de Fevereiro de 1997, foi o ultimo jogo da série a ser lançado no Super Famicom. O jogo tem duas versões: o cartucho normal e o cartucho dourado, que foi lançado em uma edição especial da CoroCoro Comic, uma publicação de mangás japoneses. O cartucho dourado tem estágios à mais no Battle Mode.

O Emperador Terrotin tem o poder de controlar o tempo, então ele libertou vários criminosos de suas prisões da órbita do Planeta Bomber. Depois os enviou para diversos lugares do mundo e do espaço e cabe aos amigos Bomberman derrota-los e emprisiona-los novamente e acabar com o legado do Emperador Terrorin.

O modo Single Player aqui é bem complexo: São 100 estágios para se terminar em ordem de ver o final completo e todas as fases são estágios clássicos desde o primeiro até o quarto "Super Bomberman". Quando se completa o estágio, aparecem vários caminhos para se escolher que podem levar a próxima fase ou a várias fases adiante; até mesmo uma fase anterior. Para se fazer o final completo, se deve completar todas as 100 fases e depois jogar novamente todas elas para fazer 200%, ai é lhe dado um password secreto.

As músicas são todas remixes dos jogos anteriores e os sprites são totalmente novos, usando muito bem a potencia gráfica do Super Famicom. No modo Multiplayer, há 9 personagens para se escolher, 10 mapas para se jogar (3 a mais no cartucho dourado, que são desbloqueados com o password quando você termina o jogo com 200% no cartucho normal). Há também alguns mini-games escondidos, como o boliche com bombas.

Aqui também voltaram os dinossauros: 7 no total. Cada um deles com seus poderes únicos e habilidades. Os chefes são na sua maioria novos mas também há novos e são bastante dificeis! Nada de facilidade aqui quando se vem a enfrentar os chefes.


Alguns videos e screenshots do jogo:





E por hoje é "só"! Falei dos 5 jogos da série Bomberman no Super Nintendo mas nesse meio tempo também teve versões lançadas para Neo Geo, Sega Saturn, PlayStation, Nintendo 64... São muitos jogos pra falar, então eu escolhi falar destes que são os mais clássicos! Claro que tem outros jogos muito bons, como os de Saturn mas como eu não joguei direito eu não posso fazer um review muito bom. Quem sabe num futuro?

Pra quem não está familiarizado com o nome, Super Famicom é o nome do Super Nintendo lá no Japão.

Queria deixar 2 avisos aqui: essa semana o tema do blog vai ser editado, então não reparem se vocês entrarem e o tema estar um pouco tosco, estou trabalhando no tema de 1 ano do blog que foi no começo do mês e eu acabei deixando passar... E o segundo é que agora eu estou com uma conta de Twitter, falando de algumas novidades no blog e futuros conteúdos, a conta é @NostallgiaBR e vai aparecer na descrição de boas-vindas ali à esquerda pra todo mundo visualizar.

Para a semana que vem, eu vou fazer algo que ainda não fiz no blog: farei de 2 jogos no mesmo post, porque são jogos simples que não requerem muito texto pra falar deles. Os dois são da plataforma "Neo Geo" e são um pouco desconhecidos, então pensei que seria legal vocês conhecerem esses jogos porque são muito bonitos e criativos!

E com isso eu passo a régua por hoje. Sigam-me os bons! \o\~~~~

Um comentário:

  1. Cara muito bom falar do Bomberman. Está aí um jogo que carrega uma essência dos antigos jogos de videogame, você tem que raciocinar, e isso é uma fórmula que Bomberman defende muito bem. Desse jeito você vai me deixar com vontade de jogar.

    Só um ponto, tenta clarear mais a letra porque o fundo é escuro e a cor está quase no mesmo tom do fundo. Fica mais confortável para os olhos. =]

    ResponderExcluir