sexta-feira, 1 de outubro de 2010

The King of Fighters '99: Millennium Battle


The King of Fighters '99: Millennium Battle (SNK, Neo Geo) - Lançado em 22 de Julho de 1999, é um jogo de luta produzido pela SNK para a sua placa arcade e vídeo-game caseiro Neo Geo. É o sexto jogo da série, porém o quinto no capítulo da história do jogo, uma vez que o jogo anterior não tinha uma. Várias mudanças foram feitas no jogo, tanto no que se refere à aparência dos personagens quanto aos seus golpes e o sistema de batalha, que introduziu os times de 4 membros.

Em 1999, a SNK já estava passando por alguns mal bocados e teve que parar a fabricação da sua placa 3D, Hyper Neo Geo 64, e também do seu console em CD, Neo Geo CD, devido à baixa venda e procura de ambos no mercado internacional.


Jogabilidade


METODOS DE DESTRUIÇÃO

Correr →→ ou ←←
.Seu personagem corre ou dá um pequeno salto na direção especificada, pode ser usado tanto para atacar quanto para correr do inimigo. No modo EXTRA, o "pra frente" vira um pequeno salto para frente também.

Super Pulo Durante uma corrida, coloque o controle na diagonal desejada / Desloque o controle ↓↑ durante a corrida
.Seu personagem irá pular ainda mais longe do que o salto normal.

Salto Curto Coloque ↓ e aperte rapidamente ↑ sem estar correndo
.Seu personagem irá pular para perto, fazendo possivel uma boa ofensiva

Salto Longo Realize um salto curto durante a corrida
.Uma versão mais rápida do salto curto, que pode dificultar a defesa do inimigo.

Defesa Segure o direcional na posição contrária do seu oponente
.Toda vez que se defender de um ataque inimigo, o dano é minimizado. Bloquear ataques físicos não causam danos mas ataques especiais causam um pequeno dano. Entretanto, alguns ataques como arremessos especiais não podem ser bloqueados.

Arremesso Perto do opoente, faça ← ou → + C ou D
.Use essa técnica perto de um oponente para arremessa-lo. Com "C", o arremesso irá jogalo na direção que você estiver, enquanto "D" irá arremessa-lo na direção contrária. Alguns personagens como Benimaru, Leona, Clark, Athena, Yuri e Mai podem fazer esse comando no ar.

Evasão Emergencial ← ou → + AB ao mesmo tempo
.Use essa técnica para rolar para frente ou para trás, escapando de ataques e projéteis também. Você continua vulnerável à arremessos, entretanto.

Ataque Forte Aperte CD ao mesmo tempo
.Golpeie o seu oponente com uma derrubada devastadora. É um pouco lento o movimento, mas é uma garantia de que o seu oponente irá cair no chão se acerta-lo.

Cancelamento de Defesa Defendendo, aperte AB ao mesmo tempo
.Ao custo de uma barra, o tempo é crucial para se repor na luta depois de defender um ataque.

Contra-Ataque de Defesa Defendendo, aperta CD ao mesmo tempo
.Ao custo de uma barra, o tempo é crucial para contra-atacar o oponente depois de defender o seu ataque.

Provocação Aperte Start
.Provoque o seu oponente. Lembre-se que o seu personagem ficará vulnerável à ataques durante isso!


A BARRA DE POWER E A PANCADARIA DOA


A medida que o lutador desfere golpes especiais, a barra POW é preenchida. Ser acertado por um ataque do oponente também enche a barra, mas em um ritmo mais lento. Uma vez que a barra esteja cheia, você ganha um estoque de poder. Ao custo de um estoque, você pode usar tanto o Pancadaria DOA, Quebra de Defesa e Contra-Ataque de Defesa durante a luta. Além disso, a barra é capaz de guardar 3 estoques de uma vez.

Uma vez alcançado o poder máximo, seu personagem pode juntar forças com todos os estoques guardados e ativar um dos 2 power-ups que serão descritos abaixo. Esses modos de power-up duram apenas por um curto período de tempo e a barra POW vai ser desativada por um período logo depois que o modo se encerra, então use-as com inteligência!

Além disso, fique de olho na barra de saúde do seu personagem. Enquanto a saúde do lutador está piscando em vermelho e você tem pelo menos um estoque guardado, todos os Pancadaria DOA automaticamente viram Pancadaria DOA MAX, que inflingem quase o dobro de dano causado pelo DOA normal. Esses são momentos críticos entre a vitória decisiva e uma quase derrota, então esteja atento!


MODO DE ATAQUE


Este power-up custa todos os 3 estoques da barra POW para ser utilizado. Quando a barra estiver mostrando o estado MAX, aperte ABC ao mesmo tempo para desencadear o Modo de Ataque. O temporizados vermelho dura por cerca de 15 segundos.

Enquanto o Modo de Ataque está ativo:

  • O dano causado por golpes especiais e por comando aumentam
  • O uso de Pancadaria DOA é ilimitado
  • O uso de Cancelamento de Defesa e Contra-Ataque de Defesa é ilimitado
  • Movimentos especiais podem ser cancelados com um Pancadaria DOA
  • Se a barra estiver piscando em vermelho, os Pancadaria DOA MAX não ficam disponíveis.

A Barra POW só volta a ser utilizável depois de um tempo que o modo estiver encerrado.


MODO DE DEFESA


Este power-up custa todos os 3 estoques da barra POW para ser utilizado. Quando a barra estiver mostrando o estado MAX, aperte BCD ao mesmo tempo para desencadear o Modo de Ataque. O temporizados vermelho dura por cerca de 10 segundos.

Enquanto o Modo de Defesa está ativo:

  • O dano recebido de ataques inimigos é reduzido
  • Quando acertado pelo oponente no meio de um ataque, os ataques do jogador continuam normalmente
  • Os Pancadaria DOA e DOS MAX ficam indisponíveis
  • Cancelamento de Defesa e Contra-Ataque de Defesa ficam indisponíveis

A Barra POW só volta a ser utilizável depois de um tempo que o modo estiver encerrado.


O SISTEMA DE COLISÃO


A nova regra no The King of Fighters '99 é o Sistema de Colisão. Todos os times tem que ter 3 membros lutando e 1 membro apoiando como o Percutor. Quando você vai decidir a ordem dos lutadores em cada luta, os 3 primeiros são os lutadores enquanto o 4º é mostrado como o Percutor para aquela luta. Esse membro pode ser chamado ao campo de batalha um número limitado de vezes.

Percutores pedem uma "Bomba" para ser chamados uma vez. Aperte BC uma vez para chamar o seu Percutor.

  • Você só pode chamar o Percutor se estiver parado em pé
  • Use a "bomba" para chamar o Percutor e assim ajudá-lo na luta
  • Os ataques podem variar de acordo com o personagem
  • O número padrão de bombas é de 3, podendo chegar até 5 no Round 3
  • Uma "bomba" é dada ao time que perde um Round


História

"Você está cordialmente convidado para o King of Fighters do ano."

O convite é enviado para lutadores em todo o mundo. O The King of Fighters vai acontecer novamente este ano!

Mas as circunstânceas da vez são diferentes. Não há um único pedaço de comoção em torno dos participantes como no torneio anterior, que entusiasmou todo o mundo. Para os lutadores céticos, as novas regras do torneio podem deixa-los incomodados...

"O modo de combate será de batalhe 3 contra 3. Entretanto, a adoção das Lutas de Colisão foram decididas para esse torneio..."

"Lutas de Colisão?!" Os lutadores não conseguiam esconder a sua surpresa com esse pouco familiar modo de combate.

Enquanto isso, Heidern, que assiste o suspeito torneio, envia Ralf e Clark para investigar a verdade por trás do torneio.

Benimaru Nikaido recebeu um convite para o KOF e se juntou à um Time Especial consistindo em outros lutadores selecionados cuidadosamente. Entre os pré-selecionados parceiros de time listados, apareceram dois nomes: K' e Maxima. Benimaru está confuso - ele nunca viu esses nomes listados em nenhum torneio de luta antes; Independentemente... Benimaru vai até o local do torneio, claramente perturbado pelas circunstâncias e os seus parceiros estarão por lá em breve.

O QUE É AS LUTAS DE COLISÃO?

O que está por trás do torneio desse ano. Com esse miríade de mistérios acontecendo, o The King of Fighters está pronto para começar!


Personagens

A história continua 2 anos depois do ultimo torneio (98 não faz parte da história oficial) e ninguém mais viu Kyo Kusagani e Iori Yagami depois que eles derrotaram Orochi no ultimo torneio, porém do nada chegaram convites para vários lutadores invitando-os para um novo torneio. O torneio dessa vez é mais secreto, não como foi em 96 ou 97 que tinha até transmissão para da TV. No total, há 7 times para escolher cada um deles contendo 4 lutadores, 4 personagens "soltos" e 1 chefe.

Um número bem maior de lutadores e também o elemento da história do desaparecimento de Kyo e Iori levaram a aparecer um novo protagonista ao jogo. K' é o novo protagonista junto com seu parceiro Maxima, que juntam forças com os antigos companheiros de Kyo, Benimaru Nikaido e Shingo Yabuki e formam assim o "New Hero Team".  Takuma Sakazaki volta para o "Art of Fighting" como quarto membro, enquanto Mai Shiranui finalmente se torna uma membro oficial do "Fatal Fury Team" pela primeira vez na serie. King une forças com Blue Mary (do antigo "97 Special Team") para formar o "New Woman Fighters Team" junto com Kasumi Todoh, que não aparecia na série desde a '96, e Li Xiangfei (personagem do jogo Real Bout Fatal Fury 2).  

Os outros três times também receberam novos membros: Whip para o "Ikari Team", Bao para o "Psycho Soldier Team" e Jhun Hoo para o "Korean Team". O jogo ainda apresenta 2 clones de Kyo Kusanagi, Kyo-1 e Kyo-2, como personagens solo e são baseados em versões antigas do mesmo, enquanto o verdadeiro Kyo junto com seu rival Iori, também retornam mas como personagens secretos.  O antagonista do jogo é Krizalid, um clone de K'  empregado pela NESTS para realizar um de seus nefastos planos. Ele pode ser visto em duas formas: a primeira ele aparece com um casaco que analisa os golpes do oponente e depois de derrotado ele tira o casaco e aumenta sua força enquanto ganha golpes mais fortes também.


Times


NEW HERO TEAM

K'
"Agora, a finalização. Levante-se, babaca!"

Modo de Combate: Violência pura
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: 1,83m , 65kg
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Bife Seco
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: O torneio "The King of Fighters"
Esporte Favorito: Nenhum

Maxima
"Eu leio os seus movimentos como as tirinhas do jornal!"

Modo de Combate: Técnicas de Luta do Tipo M
Nacionalidade: Canadense
Data de Nascimento: 02 de Março
Altura, Peso: 2,04m , 204kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Viajar de moto
Comida Favorita: Qualquer coisa doce
Tesouro Pessoal: Suas costeletas
Odeia: Soja fermentada; Pessoas indecisas
Esporte Favorito: Rugby

Benimaru Nikaido
"Me observe agora. A vida de uma flor é breve."

Modo de Combate: Shooting
Nacionalidade: Japonês/Estadunidense
Data de Nascimento: 06 de Junho
Altura, Peso: 1,80m , 70kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Ser o centro das atenções
Comida Favorita: Sashimi
Tesouro Pessoal: Ele mesmo
Odeia: Fãs de Anime; Repetição
Esporte Favorito: Tiro de Argila

Shingo Yabuki
"Eu apenas fiquei mais forte! Kyo, meu objetivo é você!"

Modo de Combate: Kusanagi Arts Inacabado
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 08 de Abril
Altura, Peso: 1,79m , 69kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Ler história de fantasmas
Comida Favorita: Talharim congelado; Sardinha
Tesouro Pessoal: Vida; Namorada; Livro de mão; As luvas de Kyo
Odeia: Leite; Pessoas violentas
Esporte Favorito: Polo aquático; Nadar


FATAL FURY TEAM

Terry Bogard
"É assim que se faz uma lenda!"

Modo de Combate: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 15 de Março
Altura, Peso: 1,82m , 77kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Jogar video games
Comida Favorita: Fast Food
Tesouro Pessoal: As luvas do seu pai Jeff Bogard
Odeia: Lesmas
Esporte Favorito: Basquete

Andy Bogard
"No geral, você é forte. Mas eu transcendo forte!"

Modo de Combate: Punho Quebra Ossos
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 16 de Agosto
Altura, Peso: 1,71m , 69kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Treinar Artes Marciais
Comida Favorita: Espaguete de soja fermentada
Tesouro Pessoal: Sua foto com o Sensei Hanzou Shiranui
Odeia: Cachorros
Esporte Favorito: Corridas curtas

Joe Higashi
"Você me faz lembrar uma música. Já ouviu o 'Blues dos Perdedores'?"

Modo de Combate: Muay Thai
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 29 de Março
Altura, Peso: 1,80m , 72kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Brigar
Comida Favorita: Carne de Jacaré Bem Cozida
Tesouro Pessoal: Sua bandana
Odeia: Ir para a escola
Esporte Favorito: Todas as artes marciais

Mai Shiranui
"Nós somos muito fáceis, você disse? Você é muito fraco para ser 'FÁCIL'!"

Modo de Combate: Artes Ninjas Shiranui
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 01 de Janeiro
Altura, Peso: 1,65m , 48kg (87cm de busto, 91cm de quadril, 55cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Fazer marmitas
Comida Favorita: Pratos de ano novo
Tesouro Pessoal: Grampo pra cabelo de sua falecida avó
Odeia: Aranhas
Esporte Favorito: Peteca


ART OF FIGHTING TEAM

Ryo Sakazaki
"Isso é o Karatê Kyokugen para você! Agora salve-se da dor que virá."

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonês/Estadunidense
Data de Nascimento: 02 de Agosto
Altura, Peso: 1,79m , 68kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Carpintaria nos finais de semana
Comida Favorita: Bolinhos de arroz; Soja
Tesouro Pessoal: Sua motocicleta; Seu cavalo
Odeia: Insetos com várias patas
Esporte Favorito: Sumô

Robert Garcia
"Se todo mundo adora um vencedor, eu sou bem irresistível!"

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Italiano
Data de Nascimento: 25 de Dezembro
Altura, Peso: 1,80m , 85kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Colecionar carros caros
Comida Favorita: Sushi; Chow Mein; Yakisoba
Tesouro Pessoal: Sua coleção de carros
Odeia: Cebolinha picada
Esporte Favorito: Esportes de motor

Yuri Sakazaki
"Habilidades ao invés de poder, espírito ao invés de habilidade! Esse é o segredo para a vitória!"

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonesa/Estadunidense
Data de Nascimento: 07 de Dezembro
Altura, Peso: 1,68m , 50kg (82cm de busto, 80cm de quadril, 56cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Karaokê
Comida Favorita: Arroz doce feito por ela mesma
Tesouro Pessoal: Seus amigos; Os brincos de sua mãe Ronnet
Odeia: Polvo; Homens indecisos
Esporte Favorito: Softball

Takuma Sakazaki
"O Karatê Kyokugen é a verdadeira maneira de batalhar!"

Modo de Combate: Karatê Kyokugen
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, Peso: 1,80m , 70kg
Tipo Sanguineo: O
Hobby: Preparar noodles caseiro
Comida Favorita: Arroz branco; sopa de feijão amassado
Tesouro Pessoal: Seus filhos Ryo e Yuri; Karatê Kyokugen
Odeia: Cobras
Esporte Favorito: Todos os tipos de artes marciais


IKARI TEAM

Leona Heidern
"Porque você fez isso? Você não tinha chance de ganhar."

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 10 de Janeiro
Altura, Peso: 1,76m , 66kg (84cm de busto, 87cm de quadril, 60cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Vegetais
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: Sangue
Esporte Favorito: Nenhum

Ralf Jones
"Eu posso sobreviver à tudo - até mesmo nukes!"

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 25 de Agosto
Altura, Peso: 1,88m , 110kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar facas
Comida Favorita: Chiclete
Tesouro Pessoal: Sua medalha de honra presidencial
Odeia: Cobras
Esporte Favorito: Basebol

Clark Still
"Eu me diverti. Por uns 5 segundos. Um novo recorde."

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 07 de Maio
Altura, Peso: 1,87m , 105kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar armas
Comida Favorita: Aveia
Tesouro Pessoal: Seus óculos
Odeia: Lesmas
Esporte Favorito: Wrestling

Whip
"Tudo isso foi um show, sem substância!"

Modo de Combate: Luta com Chicote + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 12 de Outubro
Altura, Peso: 1,73m , 59kg (75cm de busto, 74cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Mel
Tesouro Pessoal: Seu chicote chamado Voodoo
Odeia: Anjos; Corrupção; Abuso de Internet
Esporte Favorito: Nenhum


PSYCHO SOLDIER TEAM

Athena Asamiya
"Todo mundo ficou bem forte! Eu preciso treinar mais!"

Modo de Combate: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 03 de Março
Altura, Peso: 1,63m , 50kg (83cm de busto, 82cm de quadril, 57cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Astrologia
Comida Favorita: Biscoito de morango
Tesouro Pessoal: Sua coleção de xícaras Peter Rabbit; Uma carta de um fã
Odeia: Manteiga
Esporte Favorito: Lacrosse

Sie Kensou
"Eu não sou um vidente, mas eu tenho poderes psíquicos!"

Modo de Combate: Kung Fu
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 23 de Setembro
Altura, Peso: 1,72m , 61kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Ler mangás japoneses
Comida Favorita: Bolinho de arroz estufado com carne
Tesouro Pessoal: O primeiro CD de Yu Hayami; presentes dados pelos seus fãs
Odeia: Treinar Artes Marciais
Esporte Favorito: Futebol

Chin Gentsai
"O que achou disso, jovem? Eu ainda tenho jeito!"

Modo de Combate: Arte do Punho Bêbado
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 27 de Abril
Altura, Peso: 1,64m , 53kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Majongue
Comida Favorita: Vinho de arroz fermentado
Tesouro Pessoal: Sua muringa de vinho
Odeia: Pandas
Esporte Favorito: Caminhar; jogar Io-Io

Bao
"Oh! Eu sou vitorioso! E feliz como uma ostra!"

Modo de Combate: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 18 de Julho
Altura, Peso: 1,53m , 40kg
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Jogar vídeo-games
Comida Favorita: Seu leite sem açúcar
Tesouro Pessoal: Jogos desconhecidos; Jogos impossíveis de terminar
Odeia: RPGs Épicos
Esporte Favorito: Pescaria


GALS FIGHTERS TEAM

King
"Eu falei pra não mexer comigo. Agora suma, manco!"

Modo de Combate: Muay Thai
Nacionalidade: Francesa
Data de Nascimento: 08 de Abril
Altura, Peso: 1,75m , 58kg (86cm de busto, 85cm de quadril, 56cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar cálices e taças de vinho
Comida Favorita: Vegetais
Tesouro Pessoal: Seu irmãozinho Jan
Odeia: Pessoas sujas como Jack Turner
Esporte Favorito: Sinuca

Blue Mary
"Um guerreiro de primeira classe vence sem levantar um único dedo."

Modo de Combate: Sambo
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, Peso: 1,68m , 49kg (86cm de busto, 85cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Viajar de moto
Comida Favorita: Balde de carne
Tesouro Pessoal: Sua jaqueta; Seu cachorro Anton
Odeia: Gatos
Esporte Favorito: Basebol

Kasumi Todoh
"A maneira do Todoh prevalece! A Arte Marcial! Eles chutam!"

Modo de Combate: Artes Todoh Antigas
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 29 de Março
Altura, Peso: 1,54m , 45kg (77cm de busto, 79cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Assistir filmes gore e de terror
Comida Favorita: Croquete Napolitano de uma loja que fica à caminho da sua escola
Tesouro Pessoal: Um amuleto de uma pessoa especial
Odeia: Todas as tarefas que noivas legíveis deveriam saber
Esporte Favorito: Aikido; Arco-e-Flecha

Li Xiangfei
"Como eu ganhei, você paga o jantar. Primeiro, um pouco de Dim Sum, depois..."

Modo de Combate: Combinação de Artes Marciais Chinesas
Nacionalidade: Chinesa / Estadunidense
Data de Nascimento: 25 de Maio
Altura, Peso: 1,60m , 45kg (75cm de busto, 74cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Tirar cochilos em casa
Comida Favorita: Gyoza Frito (uma espécie de Pastel Chinês)
Tesouro Pessoal: Seus amigos
Odeia: Etiqueta social
Esporte Favorito: Corrida de curta distância


KOREA JUSTICE TEAM

Kim Kaphwan
"Que oponente tedioso. Muito excesso de confiança..."

Modo de Combate: Tae Kwon Do
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 21 de Dezembro
Altura, Peso: 1,76m , 78kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Karaokê
Comida Favorita: Churrasco coreano
Tesouro Pessoal: Seus filhos Dong Kwan e Jae Hoon
Odeia: Qualquer coisa má
Esporte Favorito: Exercícios físicos; Ginástica

Chang Koehan
"Você tem uma energia potencial. Eu tenho uma força irresistível."

Modo de Combate: Tae Kwon Do + Força Bruta
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 21 de Outubro
Altura, Peso: 2,27m , 303kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Destruir coisas
Comida Favorita: Vaca assada; Ovos
Tesouro Pessoal: Sua grande bola de ferro
Odeia: Centípedes
Esporte Favorito: Pingue-pongue

Choi Bounge
"Eu sou um pequeno monstro, que chuta grandes bundas!"

Modo de Combate: Tae Kwon Do + Velocidade
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 25 de Outubro
Altura, Peso: 1,53m , 44kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Cortar e despedaçar coisas
Comida Favorita: Crustáceos
Tesouro Pessoal: Suas garras
Odeia: Cognac (Conhaque)
Esporte Favorito: Ginástica Moderna

Jhun Hoon
"Você é realmente fraco. Jogue a toalha!"

Modo de Combate: Tae Kwon Do
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 26 de Julho
Altura, Peso: 1,77m , 77kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Colecionar perfumes; admirar ídolos
Comida Favorita: Enguia; Amêijoas; Araruta fervida
Tesouro Pessoal: Os primeiros CDs da Yusa Mimori; Figurinos de Gaivotas
Odeia: Lula; O nome de sua família
Esporte Favorito: Sinuca


PERSONAGENS SOLO

Kyo-1
"A vitória é minha... Havia alguma dúvida?"

Modo de Combate: Artes Kusanagi Antigas + Boxe
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 05 de Julho
Altura, Peso: 1,81m , 75kg
Tipo Sanguíneo: B (RH -)
Hobby: Formular e melhorar técnicas
Comida Favorita: Desconhecida
Tesouro Pessoal: O DNA de Kyo Kusanagi
Odeia: O Kyo Kusanagi original
Esporte Favorito: Nenhum

Kyo-2
"A vitória é minha... Havia alguma dúvida?"

Modo de Combate: Artes Kusanagi Antigas + Boxe
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 05 de Julho
Altura, Peso: 1,81m , 75kg
Tipo Sanguíneo: B (RH -)
Hobby: Imitar técnicas
Comida Favorita: Desconhecida
Tesouro Pessoal: O DNA de Kyo Kusanagi
Odeia: O Kyo Kusanagi original
Esporte Favorito: Nenhum


PERSONAGENS SECRETOS

"Oh, isso parece interessante. OK, é uma chatice... Mas eu irei entrar na brincadeira.
*Para enfrentar Kyo você deve derrotar o chefe final e ter uma Habilidade de Batalha maior que  280 pontos.


Kyo Kusanagi
"Oh, não me diga. Você achava que eu era um clone?"

Modo de Combate: Artes Kusanagi Antigas + Kempo
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 12 de Dezembro
Altura, Peso: 1,81m , 75kg
Tipo Sanguíneo: B (RH -)
Hobby: Escrever poesia
Comida Favorita: Peixe grelhado
Tesouro Pessoal: Sua motocicleta; Sua namorada Yuki
Odeia: Fazer trabalho pesado
Esporte Favorito: Hóquei no gelo


"Oh, isso parece interessante. Muito bem... Eu entrarei na brincadeira."
*Para enfrentar Iori, você deve derrotar o chefe final tendo sua Habilidade de Batalhe entre 200 e 279 pontos.


Iori Yagami
"Faça o que você quiser. Não estou aqui para te matar."

Modo de Combate: Artes Yagami Antigas + Instinto
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 25 de Março
Altura, Peso: 1,82m , 76kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Tocar em bandas
Comida Favorita: Carne
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: Violência
Esporte Favorito: Qualquer tipo de esportes


CHEFE

"Desculpe pela espera. Que comecem as finais."


Krizalid (1ª Forma)
"........."

Modo de Combate: Desconhecido 
Nacionalidade: Irlandês
Data de Nascimento: 23 de Outubro
Altura, Peso: 1,88m , 83kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Criar clones de celebridades
Comida Favorita: Sanduíche Crocante com Manteiga
Tesouro Pessoal: Seus seguidores
Odeia: Encontros na NESTS que não há propósito algum
Esporte Favorito: Nenhum


"Eu sou Krizalid. Eu usei o nome KOF para chamar vocês aqui. Eu acessei os seus dados para usa-los em nossas armas. Durante a última batalha, os dados foram enviados para o meu corpo, ativando os nossos clones em um ataque unificado! Mas para a ativação total deles, é necessário o dado essêncial... O instinto de matar. Você irá prover isto."


Krizalid (2ª Forma)
"Inútil. Vai ser dificil arrumar uma boa ajuda agora."

Modo de Combate: Dados de Combate coletados pela sua roupa de batalha
Nacionalidade: Irlandês
Data de Nascimento: 23 de Outubro
Altura, Peso: 1,88m , 83kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Criar clones de celebridades
Comida Favorita: Sanduíche Crocante com Manteiga
Tesouro Pessoal: Seus seguidores
Odeia: Encontros na NESTS que não há propósito algum
Esporte Favorito: Nenhum


Strikers

  • Ataques ofensivos inflingem dandos diretos ao oponente
  • Aumento da barra de saúde é um "ataque" que enche a sua própria barra de saúde
  • Outros ataques enchem a sua barra POW
  • A força do inimigo diminui significa que o ataque retira energia da barra POW dele
  • Imobilização segura o inimigo por alguns segundos, deixando-o vulnerável à ataques



Desenvolvimento

Durante o desenvolvimento do jogo, a SNK queria remover os personagens Kyo Kusanagi e Iori Yagami da série ao introduzir um novo protagonista, K'. Entretanto, os fãs não gostaram nada disso nos testes iniciais do jogo e eles decidiram adicionar os personagens de volta ao jogo. Kyo também foi reformulado nesse jogo, mas a SNK continuava apostando na sua roupa de estudante. Então, baseados no conceito de adicionar versões "EX" dos personagens, eles adicionaram 2 clones de Kyo com os golpes clássicos dele.

A SNK também queria ter criado o "Robo Army Team" porém a idéia foi abandonada e depois foi feita uma homenagem ao jogo na 2000 com o personagem Rocky como striker de Maxima.  Eles também viram um problema com a grande quantidade de personagens novos no jogo, por isso eles decidiram aumentar a quantidade de personagens com idade mais elevada. Em contra-partida, o personagem Bao foi adicionado no Psycho Soldier Team pra diminuir a idade média dos personagem.

Vanessa também era pra estar no jogo, mas devido ao curto tempo do desenvolvimento do jogo ela apareceu como um striker na versão do Dreamcast.


Versões Lançadas

A versão para o Neo Geo AES foi lançada em 23 de Setembro de 1999 e chegou ao Neo Geo CD  no dia 02 de Dezembro de 1999. A versão CD só saiu porque os fãs pediram e a SNK preparou a versão mais completa do console com todos os recursos dos jogos anteriores contidos, além do modo de edição de cores e toda a trilha sonora para ouvir em um tocador editado.

No PlayStation, o jogo foi lançado em 23 de Março de 2000 no Japão e em 22 de Abril de 2001 na América. No Japão ele foi relançado no selo "PlayStation SNK Best Collection" em 29 de Março de 2001 e mais uma vez em 25 de Julho de 2002. Esse é considerado o melhor port de KOF para o PlayStation, aonde apresentou o menor número de quadros cortados e tinha um loading time bastante rápido. Também marcou a despedida da série no console. Foi relançada na PSN em 27 de Junho de 2007 no Japão e em 14 de Maio de 2009 nos Estados Unidos.
         
O jogo foi refeito para o Dreamcast e lançado como "The King of Fighters '99: Evolution" aonde trazia uma série de melhorias e adições ao jogo: os gráficos do cenários incluiam efeitos com poligonos e trazia também novos estágios como um parque de diversões com uma montanha russa e uma torre com um relógio ao fundo. Também trazia alguns strikers extras: Kyo Kusanagi, Athena Asamiya (no seu uniforme de colegial), Goro Daimon, Billy Kane, Ryuji Yamazaki, Chizuru Kagura, Syo Kirishima, Alfred Airhawk, Vanessa, Seth, Fiolina Germi e Gai Tendo.

Ele também pode ser conectado com o jogo de Neo Geo Pocket Color "The King of Fighters: Battle de Paradise" pra trocar pontos pra elevar os niveis do novos strikes. Foi lançado no Japão em 30 de Março de 2000 e foi relançado em 25 de Outubro de 2001 com o logo "SNK Best". Na América, foi lançado no dia 10 de Maio de 2001. Esse port foi lançado em 2001 para PC.

Ambas versões de Neo Geo e Dreamcast estão presente na coletânea "The King of Fighters NESTS Hen" para PlayStation 2, no Japão.


Algumas Imagens e Videos do jogo




Dreamcast:





PlayStation:



Recepção

No artigo "A História da SNK" feito pelo site GameSpot, KOF '99 Evolution foi citado como um dos melhores jogos de luta do Dreamcast ao lado de Garou: Mark of the Wolves. Entretanto, devido ao fato do jogo ter sido lançado durante o lançamento do PlayStation 2 e no fim do Dreamcast, acabou não tendo uma quantidade boa de vendas. A versão Dreamcast do jogo tem nota 67 no Metacritic baseado em 4 análises. O site Game Rankings deu ao Dreamcast média 73,50% e ao PlayStation 75,33%.

Várias publicações de vídeo-game comentaram sobre o jogo, com a GamePro dando ao jogo nota 3 estrelas e meia de 5. O jogo foi criticado pela revista por causa do novo sistema de percutores "simplesmente não encaixa na série KOF, entretanto, é mais uma novela do que um modo de jogo. Apesar de reclamações sobre a qualidade do port do PlayStation, eles gostaram como as telas de carregamento ficaram mais curtas.

Entretanto, Andrew Seyoon Park do site GameSpot achou a versão para o PlayStation muito boa, considerando as limitações do console. Ele deu nota 6.6 ao jogo reclamando da animação e das vozes. Adicionalmente, ele ficou frustrado com o número de personagens do jogo, que é menor que a KOF '98, notando que o chefe Krizalid é bem difícil de derrotar. A versão Dreamcast também recebeu nota 6.6 pelo mesmo analisador, que achou o port bem melhor que a versão PlayStation mas o jogo continuava frustante para ele.

Anthony Chau do site IGN deu nota 8.5 para a versão Dreamcast, falando que "as pessoas estão provavelmente cansadas de jogos de luta 2D, achando que todos são iguais", porém ele achou KOF '99 Evolution bem distinto. Ele achou a nova jogabilidade bem divertido apesar de saber que "alguns puristas vão odiar o Sistema de Colisão".

A versão PlayStation do jogo vendeu 111.000 cópias na América do Norte, enquanto a versão Evolution para Dreamcast vendeu 79.000 cópias na mesma região.


Galeria de Capas

Mais uma vez quebrando recordes no Neo Geo, o jogo ocupou exatos 673megs do cartucho.

A última versão de KOF lançada no Neo Geo CD também foi a mais completa.

O clima de despedida também estava no PlayStation, com o melhor port já produzido pela SNK para o console da Sony.

No PlayStation, o jogo foi relançado duas vezes. A primeira foi em 29 de Março de 2001.

O segundo relançamento do jogo, em 25 de Julho de 2002, não trouxe uma capa nova como nas KOF '95, '96 e '97.

O subtitulo "Evolution" faz juz a versão Dreamcast: 16 novos strikers, cenários em 3D e trilha sonora em qualidade de CD, fora a conexão com um jogo da série no Neo Geo Pocket Color.

A versão do Dreamcast só foi relançada uma vez, em 25 de Outubro de 2001.

Volume 7 da série "Neo Geo Online Collection", The King of Fighters NESTS trazia no disco KOF 99, 2000 e 2001 em suas edições Neo Geo e as refeitas para Dreamcast e PlayStation 2. Foi relançada no selo SNK The Best em 29 de Maio de 2008.


Flyers







Mídia Relacionada

A trilha sonora do jogo, The King of Fighters '99 Original Soundtrack (PCCB-00387), e a trilha sonora rearranjada, The King of Fighters '99 Arrange Sound Trax (PCCB-00393), foram lançadas pela Pony Canyon.

O guia The King of Fighters '99 Graphical Manual (ISBN4-88199-625-8) foi lançado pela editora Shinseisha, contendo ilustrações, profiles e galerias completas com comando de todos os personagens. Era a edição 195 da Gamest Mook, a última lançada pela editora.

Os guias The King of Fighters '99 Character Book (ISBN4-87465-424-X) e The King of Fighters '99 Kanzen Kouryaku Manual (ISBN4-87465-425-8) foram lançados pela editora Geibunsha.

O CD de dramatização The King of Fighters '99 Drama CD (PCCB-00394) foi lançado pela Pony Canyon.

O guia The King of Fighters '99 Koushiki Guide Book (ISBN4-7669-3454-7) foi lançado pela editora Keibunsha e falava especificamente da versão PlayStation do jogo.

Um outro guia parecido, The King of Fighters '99 Evolution Official Guide (ISBN4-7973-1299-8) foi lançado pela editora SoftBank, só que dessa vez para a versão do Dreamcast.


Artwork

New Hero Team

Fatal Fury Team

Art of Fighting Team

Ikari Team

Psycho Soldier

Gals Fighters Team

Korea Justice Team

Clones de Kyo

Kyo Kusanagi

Iori Yagami

Krizalid

Strikers da Versão Dreamcast






Finalizando

E por hoje é só. The King of Fighters '99 marcou o inicio de uma era de decadência dentro da SNK, aonde a empresa começou a pagar por seus erros e isso acabou levando a sua falência no ano seguinte. Mas não antes de lançarem uma última KOF juntos! Apesar de tudo o que estava acontecendo na empresa, toda a equipe original da série se reuniu para fazer um último jogo antes da empresa fechar as portas em Março de 2001, e este seria The King of Fighters 2000. Expandindo todo o sistema que foi introduzido aqui na '99, o jogo não alcançaria o sucesso necessário para evitar a sua falência, mas foi um último presente para os fãs.

Antes de falar da 2000, eu volto no próximo post para falar da adaptação da '99 feita pela Marvelous Entertainment em 2003 para o Game Boy Advance: The King of Fighters EX! Nessa adaptação, um novo roteiro exclusivo foi criado e também foi um introduzida uma nova protagonista, para tentar dar um ar de novidade do jogo, assim como um antigo vilão da série retornando como peresonagem secreto no lugar de Kyo Kusanagi e Iori Yagami. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na próxima pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Mais uma vez digo: Sou suspeito para falar, pois cresci jogando muitos versus nesta série maravilhosa. E cada dia mais descubro coisas novas, como a personagem Moe Habana (nunca tinha ouvido falar). Pra quem assim como eu tem saudades dos versus, uma dica: existem sites que podemos jogar on line contra pessoas de qualquer parte do mundo. Vale a pena tentar para relembrar os bons tempos.

    Valeu João! Que venha a KOF 2000.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! Não sou de jogar video game e nem entendo de jogos, mas está tudo tão detalhado e bem escrito que se eu começar a querer jogar, já sei direitinho como fazer, não ficarei perdida =)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir