sábado, 2 de outubro de 2010

The King of Fighters EX: Neo Blood


The King of Fighters EX: Neo Blood (Marvelous Entertainment, Game Boy Advance) - Lançado em 01 de Janeiro de 2002 exclusivamente no GBA, KOF EX: Neo Blood é um jogo de luta desenvolvido pela Marvelous e publicado pela Playmore. O jogo, que é uma adaptação de KOF '99 para o portátil da Nintendo, trás um roteiro e uma protagonista inteiramente novos, além de algumas pequenas mudanças para as limitações do portátil.

Esse foi o primeiro jogo da série a ser produzido exclusivamente para uma plataforma da Nintendo, além de ser o primeiro jogo de luta da série a ser feito exclusivamente para um portátil - os jogos anteriores eram todos adaptações das versões de mesa ou eram jogos de puzzle.


Jogabilidade

Os principais recursos do jogo são baseados na KOF '99, o que significa que o seu time é formado por 4 membros e o sistema de Percutores está presente, porém com algumas pequenas mudanças. Começando pelos Percutores, agora não é mais possível escolher qual personagem do time irá cumprir essa função, apenas o 4º personagem de cada time cumpre esse papel e o mesmo não pode ser selecionado como um lutador normal, limitando um pouco as escolhas.

O segundo ponto, que é o mais crucial, é uma pequena falha na detecção da colisão dos golpes. Algo parecido acontecia nos antigos ports do PlayStation, aonde os cortes nas animações acabavam gerando uma mudança no tempo para se fazer os combos e mudava também o alcance de certos golpes - o que leva um tempo para se acostumar novamente. Graças a localização dos botões L e R no aparelho, a linha de aprendizagem do jogo pode ser um pouco maior do que outros títulos.


História

Dois anos se passaram desde a última edição do torneio "The King of Fighters", em 1997... Depois que Orochi foi selado com a união dos poderes de Kyo Kusanagi, Chizuru Kagura e Iori Yagami, todos os lutadores voltaram as suas vidas normais. Mas de repente, um misterioso anfitrião decide re-abrir o torneio e enviou convites para os mais poderosos lutadores. Mas há muitos segredos que rondam esse torneio, como o repentino desaparecimento de Iori Yagami e a verdadeira intenção do anfitrião: que ele na verdade esteja usando o torneio para completar operações secretas envolvendo o poder de Orochi...


Personagens

Algumas mudanças foram feitas na organização dos times. Pra começar, uma nova protagonista foi introduzida no jogo: Moe Habana. Ela é uma estudante colegial que achou Kyo machucado logo após a batalha contra Orochi e cuidou dele até que ele voltasse ao normal. Ela é um dos 10 Tesouros do Japão, mais precisamente o Yatsuka no Tsurugi (Espada Yatsuka), que é explicado em mais detalhes no próximo jogo da série.

O Hero Team não é mais composto por K' e seus amigos, mas sim pela própria Moe Habana, Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Shingo Yabuki e no Art of Fighting Team a personagem King tomou o posto de Takuma Sakazaki. Os outros times estão em sua organização original, porém alguns personagens como K' e Maxima não estão presentes no jogo, assim como o Women Fighters Team. Iori reprisa o seu papel de personagem secreto e Geese Howard é o chefe do jogo no lugar de Krizalid.

          
Eis aqui os personagens e times do jogo:

Hero Team: Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido, Moe Habana and Shingo Yabuki*
Fatal Fury Team: Terry Bogard, Andy Bogard, Mai Shiranui and Joe Higashi*
Art of Fighting Team: Ryo Sakazaki, Robert Garcia, King and Yuri Sakazaki*
Ikari Team: Leona Heidern, Ralf Jones, Clark Steel and Whip*
Psycho Soldier Team: Athena Asamiya, Sie Kensou, Bao and Chin Gentsai*
Korea Team: Kim Kaphwan, Chang Koehan, Choi Bounge and Jhun Hoon*
Personagem Secreto: Iori Yagami
Chefe: Geese Howard

*Lembrando que o 4º membro de cada time só pode ser usado como Percutor.


Moe Habana


Lançamento

No Japão, o jogo foi lançado em 01 de Janeiro de 2002 em duas versões: caixa normal apenas com o jogo ou uma edição de colecionador chamada "KOF Shiyou Clear Black Hard Set" no qual vinha o jogo e um Game Boy Advance na cor preta. Em 23 de Agosto de 2002 o jogo saiu na Europa e em 21 de Setembro de 2002 o jogo chegou aos Estados Unidos, lançado pela Sammy Studios nessas duas regiões.

Graças ao pequeno espaço do cartucho do GBA, várias vozes tiveram que ser removidas e as que foram mantidas estão em uma qualidade bem abaixo da média até mesmo para as limitações do portátil. As músicas, apesar de estarem em uma qualidade inferior também, foram muito bem trabalhadas e lembram bastante as originais - lembrando que apesar do jogo ser baseado na KOF '99, as músicas escolhidas foram da KOF 2000.


Algumas Imagens e Videos do Jogo






Galeria de Capas

No Japão, a artwork foi desenhada pelo artista clássico da série, Shinkiro.

Propaganda da edição de colecionador com o GBA preto.

Nos Estados Unidos e Europa, foi utilizava uma nova artwork.


Finalizando

E por hoje é só. Não se sabe ao certo quantas cópias o jogo vendeu, mas deve ter sido o suficiente para a Marvelous preparar um segundo jogo exclusivo para o GBA novamente. A idéia de ter um KOF de bolso naquela época era excelente, mas devido as limitações do portátil, nem tudo saiu como devia nesse primeiro jogo - o que se corrigiria no próximo lançamento. Na semana que vem eu volto pra falar sobre a KOF 2000 e no post seguinte sobre a KOF EX2, seus melhoramentos e uma versão inesperada do jogo. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário