sexta-feira, 10 de junho de 2011

Street Fighter Alpha: Warrior's Dream




Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams / Street Fighter Zero (Capcom, Capcom Play System 2) - Lançado no dia 5 de Junho de 1995 nos Arcades japoneses e no dia 27 de junho do mesmo ano nos Arcades americanos, foi o primeiro jogo da série Alpha e o primeiro totalmente novo na série, desde Street Fighter II em 1991.


O jogo introduz uma série de mudanças, expandido o sistema de Super Combo introduzido anteriormente em Super Street Fighter II Turbo, gráficos desenhados a mão no estilo mangá pelo mesmo desenhista dos jogos Darkstalkers e X-Men: Children of the Atom.

A história se passa depois do primeiro Street Fighter mas antes do II, então o jogo trás versões mais novas dos personagens já conhecidos como também personagens do primeiro jogo e DA FRANQUIA Final Fight, além de alguns novos à série. O nome do jogo durante o desenvolvimento era Street Fighter Legends.

A barra de Super Combo foi melhorada em relação ao jogo SSF2Turbo, sendo que aqui ela contém 3 niveis de armazenamento. Ou seja: acumulando 1 nivel você dava um especial simples com 3-4 hits, 2 niveis já era possivel um com 5-7 hits e 3 niveis era o potencial total do golpe. Para soltar um nivel 2 por exemplo, basta desferir o comando apertando 2 botões de soco ou chute, dependendo do golpe. Mesma coisa vale para 3 niveis.

Com essa mesma barra, você podia utilizar um golpe chamado Alpha Counter (Zero Counter na versão japonesa). Bloqueando o ataque inimigo, você rapidamente desferia um golpe e o inimigo não tinha oportunidade de defende-lo dependendo da situação.

Há também dois tipos de jogabilidade: "Normal" e "Auto". As mudanças do Auto pro Normal é que no Auto a CPU defende alguns golpes automaticamente pro jogador e os Super Combos são ativados com apenas botões pressionados, sem precisar fazer nenhum comando. Porém o número de níveis da barra cai para apenas um.

Novas técnicas como o Bloqueio Aéreo, que permite defender golpes enquanto o personagem ainda está no ar; e também os Chain Combos, que nada mais é que interromper um golpe na metade soltando outro com um botão mais forte. Você também pode se recuperar mais rápido de um arremesso executando um rolamento exatamente na hora que tocar o chão.

O modo Single Player consiste em 7 lutadores selecionados aleatoriamente pela CPU e o personagem final vai depender do personagem que você estiver jogando. Notavelmente, M. Bison (Vega no Japão) é o chefe final de metade dos personagens. Há também outros 2 personagens escondidos no jogo: Akuma, que retorna de Super Turbo como um chefe final que aparece apenas de alguns requerimentos forem cumpridos.

Um dos personagens do jogo é Dan, que é uma sátira à SNK. Ele mistura dois personagens super conhecidos do jogo Art of Fighting: Ryo Sakasaki e Robert Garcia. Ele aparece no meio do jogo desafiando o jogador se alguns requerimentos forem cumpridos. Dan, Akuma e M. Bison são escolhidos colocando o cursor no icone de "?" e esperando alguns segundos até apertar o botão.

Também há um modo secreto chamado Dramatic Battle no qual Ryu e Ken lutam ao mesmo tempo contra M. Bison controlado pela CPU, uma luta inspirada pela luta final dos personagems no filme "Street Fighter II: The Animated Movie".


Personagens:


Ryu
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Japão (dia)
Dublador: Katashi Ishizuka
Resumo: Continuando a trilhar o caminho do guerreiro, Ryu volta ao torneio pra provar que dessa vez pode ganhar de Sagat em uma luta justa.


Chun-li
Primeira aparição: Street Fighter II: The World Warrior
Estágio: China (dia)
Dublador: Yuko Miyamura
Resumo: Chun-li está tentando, mais uma vez, se vingar da morte do seu pai.


Charlie (USA/EUR) / Nash (JP)
Primeira aparição: Street Fighter Alpha
Estágio: Leste Americano (dia)
Dublador: Toshiyuki Morikawa
Resumo: Charlie é amigo de Guile e está em missão para prender Bison. O nome completo dele é Charlie Nash, por isso no Japão o nome que aparece é Nash, eles dão preferencia pelo segundo nome. Ao contrário da crença popular, Charlie não é Blanka, aquilo foi história mal feita do filme de Hollywood.


Ken
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Leste Americano (tarde)
Dublador: Tetsuya Iwanaga
Resumo: Ken mais uma vez está procurando revanche com o seu antigo parceiro, Ryu. O nome completo dele é Ken Masters.


Guy
Primeira aparição: Final Fight
Estágio: Japão (tarde)
Dublador: Tetsuya Iwanaga
Resumo: Guy está em uma jornada espiritual para conseguir liberar seus poderes ocultos.


Birdie
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Itália (noite)
Dublador: Wataru Tagaki
Resumo: Birdie está procurando por Bison para se juntar à Shadaloo.


Sodom (USA/EUR) / Katana (JP)
Primeira aparição: Final Fight
Estágio: Oeste Americano (noite)
Dublador: Wataru Tagaki
Resumo: Sodom é um gangster sem uma gangue. Está à procura de vingança contra Guy.


Adon
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Tailandia (dia)
Dublador: Wataru Takagi
Resumo: Adon é um dos discipulos de Sagat mas agora está determinado à derrotar o mesmo e ser o melhor lutador do mundo.


Rose
Primeira aparição: Street Fighter Alpha
Estágio: Itália (dia)
Dublador: Yuko Miyamura
Resumo: Rose é uma mulher misteriosa que está determinada à derrotar Bison a qualquer custo. Incluindo a sua própria vida.


Sagat
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Tailândia (noite)
Dublador: Miki Shinichiro
Resumo: Sagat era o lutador mais forte do mundo até o jovem lutador Ryu ter derrotado o mesmo. Agora ele está a procura de vingança.


Personagens Secretos:


M. Bison (USA/EUR) / Vega (JP)
Primeira aparição: Street Fighter II: The World Warrior
Estágio: Oeste Americano (dia)
Dublador: Tomomichi Nishimura
Resumo: Bison está novamente à procura dos melhores lutadores do mundo para fazerem parte do seu exército de dominação do mundo.


Akuma (USA/EUR) / Gouki (JP)
Primeira aparição: Super Street Fighter 2 Turbo
Estágio: China (dia)
Dublador: Tomomichi Nishimura
Resumo: Akuma está a procura de um oponente à altura de seus poderes. Em japonês Akuma significa "demônio" enquanto seu nome original Gouki significa "grande demônio".


Dan
Primeira aparição: Street Fighter Alpha
Estágio: Tailândia (pôr-do-sol)
Dublador: Osamu Hosoi
Resumo: Dan está a procura de vingança pela morte de seu pai nas mãos de Sagat.




Screenshots da versão Arcade (CPS-2):






Versões Lançadas

Inicialmente, foram lançadas versões para o PlayStation e o Sega Saturn entre 1995 e 1996 em todas as regiões. Ambas contem a opção de jogar com a trilha sonora Rearranged ou a Original. Além do modo Versus, esses ports foram os primeiros a trazer o modo Training à um jogo da série. A versão do PlayStation foi re-lançada na PSN para PSP e PS3 em 14 de Agosto de 2008.

Um port também foi lançado para a CPS Changer, uma versão caseira da famosa placa de Arcade da Capcom em 1996. Essa versão é identica ao Arcade, porém com uma trilha sonora com menos arranjos porque o hardware é inferior ao Arcade.

Uma versão para Windows saiu em 1998 baseada na versão do PlayStation.




Alguns videos dos ports:



Sega Saturn:






PlayStation:





Port Inesperado:

Em cada versão da série "Alpha" a Capcom lançou um port que pode ser considerado dificil ou impossivel de se fazer. No caso do primeiro jogo, em 1999 a Crawfish Interactive portou o jogo para o Game Boy Color com apenas downgrades no gráfico e no som, todo o resto ficou intacto. À parte, lógico, da jogabilidade que perdeu algumas sequencias devido a limitação de 2 botões do portátil.

Essa versão não possui suporte ao Cabo Link e, infelizmente, só podia ser jogada de 1 jogador. Também não há finais, há apenas um pequeno dialogo e o jogo acaba.




Alguns videos e screens da versão GBC:










Como todos sabem, o jogo foi um completo sucesso. O novo traço, a história trazendo personagens do passado que poucos conheciam e os novos personagens fizeram do jogo um completo sucesso de vendas e de arrecadação nos Arcades, fazendo com que ele ganhasse duas continuações e duas animações: Street Fighter Alpha: The Animation em 1999 e Street Fighter Alpha: Generations em 2005.

Também foi lançado em 2005 a coletânea Street Fighter Alpha Anthology/Street Fighter Zero: Fighters' Generation com os 3 jogos da série e Super Gem Fighters Mini Mix/Pocket Fighters no pacote, junto com uma versão Hyper Street Fighter Alpha, na qual você escolhe primeiro o personagem e depois a versão, assim como em Hyper Street Fighter II.

Esse jogo se tornaria um modelo para a Capcom. Assim como Street Fighter II: The World Warrior, todas as versões daqui em diante seriam do mesmo jeito: sairia uma versão simples, depois um upgrade dela e uma versão totalmente conceitual e nova. Pode ver que isso aconteceu em todos os jogos, incluindo a série EX, que era da Arika.

Infelizmente a série Alpha nunca foi um arrasa quarteirão em vendas, e o único jogo da série que alcançou números memoráveis foram o Street Fighter Alpha 3, que vendeu 1,03 milhões no PS1 e o Alpha 2 que vendeu 0,57mi também no PSOne.



Semana que vem vocês conferem o segundo jogo da série, que traria uma série de novidades a jogabilidade e também ao jogo em si. Espero que tenham gostado.


Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Simplesmente foda a postagem.

    Mas basicamente, a Capcom como muito maluca que é devido aos finais confusos e parecidos do Alpha 1 e Alpha 2, ela simplesmente removeu Alpha 1 da cronologia oficial, dando inicio a tudo no Alpha 2 e continuando pelo Alpha 3 e Super Street Fighter II, porém os finais do SSF2 não encaixam de forma devida ao Street Fighter IV, que por ser antes do III é o que deveria continuar mo SF2.

    Principalmente pelo fato de que Rose derrotou Bison em Alpha 3 e no SFIV é bem citado que ela foi a ultima a derrotar ele, o que leva a crer que do Alpha 3 foi direto pro IV.

    Capcom como sempre fazendo bons gameplays e péssimos roteiros... único roteiro bem feito foi realmente Alpha 3. Triste!

    ResponderExcluir