sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Final Fight


Final Fight (Capcom, Capcom Play System I) - Lançado nos arcades em Dezembro de 1989, Final Fight é um beat 'em up de progressão lateral produzido pela Capcom e foi o 19º jogo lançado no seu hardware.

O desenvolvimento do jogo começou como uma continuação do primeiro Street Fighter de 1987, mas foi mudado de um jogo de luta para um beat 'em up devido ao sucesso de Double Dragon. O time que trabalho nesse jogo depois também trabalhou no primeiro Street Fighter II e depois vários personagens de Final Fight seriam apresentados como jogáveis em Street Fighter Alpha.


Jogabilidade

Final Fight pode ser jogado por 2 jogadores simultaneamente. Antes do jogo começar, é possivel escolher 3 persoangens: Haggar, Cody e Guy. Cada um deles tem seu próprio estilo de luta e atributos. Barras de saúde são mostradas para ambos jogador e personagens inimigos.

Os controles são os mesmos de outros títulos do gênero: joystick com 8 direções e 2 botões de ação,  um para saltar e outro para atacar. Apertando o botão de ataque rapidamente quando atacando um inimigo ou vários deles ao mesmo tempo, fará com que um combo seja feito. O último acerto do combo pode ser trocado por um arremesso caso você segure o direcional na direção posta do inimigo que estiver sendo acertado.

Um ataque aéreo também é possível, que é feito ao apertar o botão de ataque enquanto o personagem está pulando. Se apertar os botões de ataque e salto ao mesmo tempo, um ataque especial é efeito e derrubará todos os inimigos que forem acertados, porém irá consumir um pouco de energia da sua barra de saúde.

Inimigos podem ser segurados ao simplismente você andar na direção dele. Quando isso acontece, é possivel fazer um golpe apertando o botão de ataque ou fazer um arremesso ao segurar o controle para esquerda ou para a direita ao apertar o botão de ataque. Atirar o inimigo pode ser usado para derrubar outros próximos no chão e causar um dano extra.

Itens como armas, recuperadores de saúde e itens que garantem pontos extras podem ser pegos se você ficar encima deles e apertar o botão de ataque. As armas tem um uso limitado e vão desaparecer caso você seja desarmado por um inimigo ou se mova para uma nova área.

O jogo consiste em 6 estágios ou "rounds", assim como duas fases de bônus. Cada fase se passa em uma sessão diferente de Metro City como as favelas ou o metrô, e cada fase é dividida em várias sub-sessões diferentes. No final de cada fase, há um chefe diferente.


Personagens

(Em breve...)

Desenvolvimento

Yoshiki Okamoto cita a versão arcade de "Double Dragon II: The Revenge" como a base para Final Fight. O jogo foi mostrado em feiras com o título de Street Fighter '89 inicialmente. De acordo com Okamoto, a divisão de vendas da capcom pediu inicialmente por uma sequencia para Street Fighter, então o seu time decidiu promover Final Fight como tal (até se referindo a Haggar como um "antigo lutador de rua").

O título foi mudado para Final Fight logo antes de seu lançamento depois que o feedback dos distribuidores relatou que o jogo não era parecido em nada com Street Fighter.

Ainda de acordo com os desenvolvedores, vários elementos do jogo assim como a história inspirados no filme de 1984 "Streets of Fire" (Ruas de Fogo: Uma Fábula de Rock and Roll no Brasil). Vários membros da produção eram fãs do filme. Um dos personagens principais do jogo, Cody, foi inspirado pelo herói do filme, Tom Cody, que foi interpretado pelo ator Michael Paré.

A história do filme também lida com o sequestro de uma linda jovem por uma gangue da cidade. O nome da gangue que você encara no jogo, a Mad Gear, tem o seu nome inspirado por um jogo de corrida lançado pela Capcom de 1987 com o mesmo nome - fora do Japão, esse jogo é conhecido como Led Storm.

Vários dos inimigos são nomeados a partir de roqueiros dos anos 1980 como Axl Rose, Slash, Gene Simmons (Sid), Sid Vicious (Billy), Billy Idol, Abigail, que teve seu nome tirado do segundo CD de King Diamond e também tem uma pintura facial parecida com ele, King Diamond, Roxy Music e Poison, com outros sendo inspirados pelo jogo Forgotten Worlds. O próprio Andore é inspirado no falecido Wrestler André, The Giant e o chefe Sodom (Katana no ocidente) é inspirado pela banda de Thrash Metal de mesmo nome.


Capcom Play System 1:





Versões Caseiras:


Super Nintendo




Essa versão, que usou um cartucho de 8-mbit, foi um título de lançamento da plataforma no Japão em 21 de Dezembro 1990, depois lançado nos Estados Unidos em Setembro de 1991 e finalmente no mercado europeu em 10 de Dezembro de 1992. Foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 2007.

Uma das maiores decepções aqui é a remoção do modo 2 jogadores cooperativo, além da fase "Industrial Area" e o personagem Guy. A maioria das cenas de transição de uma área para outra foram cortadas também - no Arcade é possivel ver os personagens saindo das áreas ou quebrando portas, o que não acontece no Super Nintendo.

Devido a limitações no hardware, essa versão apenas mostra 2 ou 3 inimigos na tela, em contraste a versão Arcade que mostrava até 10 inimigos simultaneamente. Para compensar essa diferença, esta versão contém mais pontos de parada do que o Arcade e os inimigos estão posicionados em localizações diferentes.

Além disso tudo, as versões ocidentais do jogo foram censuradas e tiveram diversas diferenças em relação à japonesa: os primeiros 2 chefes, Damnd e Sosom, foram renomeados para Thrasher e Katana respectivamente; a cadeira de rodas de Belger foi remodelada pra parecer uma cadeira de escritório; Poison e Roxy, os dois personagens travestis, foram substituidos por inimigos chamados Billy e Sid; todas as referências alcoolicas foram removidas, com 2 itens de recuperação de saúde sendo modificados; a fala "Oh! My God" profanada por um inimigo na fase bônus de destruição do carro foi trocada por "Oh! My Car"; o efeito de sangramento quando o inimigo é acertado por uma arma branca foi substituido por uma explosão genérica e os inimigos de pele mais escura ganharam tons de pele mais claras.

Uma edição revisada foi lançada para o Super Nintendo no Japão em 20 de Março de 1992 entitulada "Final Fight Guy". Essa versão trocou o personagem Cody pelo Guy (com uma nova abertura e final explicando a abssencia de Cody), incluindo também opções de dificuldade e pequenas coisas como 2 novos power-ups, porém mesmo assim a "Industrial Area" e o modo 2 jogadores cooperativo ainda ficaram omitidos.

Em Junho de 1994, o jogo chegou aos Estados Unidos com as mesmas censuras do anterior e foi lançado apenas como um jogo de aluguel nas lojas Blockbuster, porém depois recebeu um lançamento retail bem pequeno.



Algumas imagens do Super Nintendo:





Computadores de 8-bits



A U.S. Gold lançou ports de Final Fight para o Commodore 64, Commodore Amiga, Atari ST, ZX Spectrum e Amstrad CPC no mercado europeu em 1991. Todas essas versões foram desenvolvidas pela Creative Materials. Em Fevereiro de 1993, a versão para ZX Spectrum foi lançada como parte da compilação "Super Fighter" junto com Pit Fighter e WWF Wrestlemania.



Algumas imagens e videos dessas versões:

ZX Spectrum:




Amstrad CPC:



Commodore 64:



Commodore Amiga:



Atari ST:



Sharp X68000



Essa versão foi lançada pela Capcom exclusivamente no Japão em 17 de Julho de 1992. A conversão ficou bem próxima do Arcade com as únicas diferenças notáveis sendo a música (com a escolha de usar a trilha sonora em MIDI com o chip intero de som do console) e um número menor de inimigos na tela.

O jogo vinha numa embalagem junto com um CD com a trilha sonora remixada do jogo.


Eis um video com o jogo rodando no computador:



Sega CD



Lançada em 02 de Abril de 1993, essa foi produzida e lançada pela Sega. Essa versão retém tudo o que foi excluido do Super Nintendo: o modo 2 jogadores cooperativo, a fase "Industrial Area" e a possibilidade de jogar com qualquer um dos 3 personagens, além de adicionar vozes na abertura e final do jogo, uma trilha sonora remixada e um novo modo chamado "Time Attack".

Entretanto, o número de inimigos na tela ainda era menor que o arcade e os combos de Cody e Guy estavam muito mais lentos. Como na versão do Super Nintendo, a versão do Sega CD teve censura em alguns elementos, porém Poison e Roxy foram mantidas, apenas suas roupas foram redesenhadas.


Algumas imagens e videos dessa versão:





Game Boy Advance



Lançada com o título de "Final Fight One" em 25 de Maio de 2001, essa versão inclui todos os 3 personagens originais e a fase Industrial Area que não estavam presentes na versão do Super Nintendo. O modo 2 jogadores cooperativo está presente através do Cabo Link. Cenas com diálogos antes dos chefes foram adicionadas e as versões de Cody e Guy em Street Fighter Alpha 3 foram colocados como personagens secretos.

Outros segredos incluem cores alternativas para cada personagem e a possibilidade de que 2 jogadores utilizem o mesmo personagem. Os personagens e cenários de fundo foram refeitos a partir da versão do Super Nintendo e não do original do Arcade, com o posicionamento dos inimigos sendo o mesmo de Final Fight Guy, porém o número de inimigos na tela foi aumentado e as sequencias de transição de tela foram restauradas. Os mesmos power-ups introduzidos em Final Fight Guy foram mantidos aqui, além de um item que é um boneco de Cody.

A localização ocidental do jogo apresentou as mesmas mudanças do Super Nintendo, com Poison e Roxy sendo substituidas por Billy e Sid novamente, porém Damnd e Sodom mantiveram seus nomes dessa vez.


Algumas imagens e videos dessa versão:





Capcom Classic Collection




Final Fight foi incluido nessa coletânea chamada "Capcom Classics Collection Volume 1" lançada para PlayStation 2 e Xbox em 27 de Setembro de 2005 e na coletânea "Capcom Classic Collection Remixed" para PSP em 24 de Outubro de 2006. O jogo é uma versão emulada do Arcade e contém quase nenhuma diferença do original.

Essa coletânea inclui dicas, ficha dos personagens, galeria de arte e a ost para ouvir como bônus.


Final Fight: Streetwise



A versão arcade foi incluida como um bônus nesse jogo que foi lançado em 28 de Fevereiro de 2006 no PlayStation 2 e Xbox. Entretanto, essa versão foi programada pela Ultracade ao invés da Digital Eclipse (os desenvolvedores das coletâneas Capcom Classics Collection). Os controles não podem ser ajustados e a qualidade é inferior.


Final Fight: Double Impact



Essa coletânea lançada na Xbox Live Arcade e PlayStation Network em 15 de Abril de 2010 trazia além da versão Arcade de Final Fight também o jogo Magic Sword.

Entre as novidades estão vários filtros gráficos, incluindo o gabinete Arcade original, modo 2 player cooperativo online e uma trilha sonora nova por Simon Viklund (que trabalhou em Bionic Commando Rearmed) e alguns conteúdos como artes conceituais e páginas de gibis que são desbloqueadas a medida que você completa desafios no jogo.

Essa ver~sao foi portada pela Proper Games e lançada na Xbox Live Arcade por 800 MS Points e por U$D9,99 na Playstation Network.  A versão para PlayStation 3 contém uma proteção DRM bem restritiva que não permite que o jogo seja compartilhado como é permitido em outros jogos da PSN. Essa DRM foi bem criticada e depois foi abandonada pela Capcom.

Em 27 de Março de 2012, essa versão foi incluida na coletânea "Capcom Digital Collection" lançada exclusivamente no Xbox 360 na Europa e Estados Unidos junto com outros 7 jogos da Capcom que só eram vendidos na Xbox Live Arcade e nunca haviam sido lançados em mídia física.


Algumas imagens e videos dessa versão:





App Store

Em 15 de Setembro de 2011, Final Fight foi lançado na iTunes Store. Essa versão inclui todos os 3 personagens da versão Arcade incluindo também um modo 2 jogadores via Wi-Fi, itens especiais que podem se transformar em Vidas Extras, Super Special ou Explosão de Carne.


Algumas imagens dessa versão:




Recepção

Em Fevereiro de 1991, a revista Gamest deu o primeiro lugar para Final Fight como Melhor Jogo de 1990 na sua 4ª Premiação Anual, e também ganhou nas categorias Melhor Jogo de Ação, 4º Lugar na categoria Melhor Música de Video Game, 9º Lugar na categoria Melhores Gráficos, 2º Lugar na categoria Melhor Direção e 5º Lugar na categoria Melhor Trilha Sonora.

O personagem Mike Haggar estava na capa dessa edição da revista e ficou em 1º Lugar no Top 50 Personagens do Ano, com Guy em segundo lugar, Cody em 7º, Poision em 26º, Sodom em 33º e Jessica em 40º.

A revista Mega comparou a versão de Sega CD como a mais favorável contra a incompleta e horrenda versão do Super Nintendo, colocando-a na sua lista de melhores jogos de Sega CD de todos os tempos. No lançamento da versão do Game Boy Advance, a Famitsu deu a nota 31 de 40. Em 1997, a revista Nintendo Power colocou a versão de Super Nintendo na posição 97 entre os melhores jogos de todas as plataformas Nintendo.


Artwork



Haggar


Cody


Guy


Jake


Dug


Brad


Simons


J


Two P.


Bill Bull


Axl


Poison


Andore


Armas Brancas


Damnd


Sodom


Edi E.


Rolento


Abigail

Belger


Belger em sua cadeira de rodas


Cody treinando com Guy


Haggar mais jovem com a sua esposa


Cody & Poison



Artwork Original do Arcade


Propaganda da versão americana do Arcade



Finalizando

Apesar de ter começado o projeto como um jogo de Street Fighter e tendo acabado sendo uma franquia nova, os dois jogos tem uma grande ligação entre si, tendo seus roteiros e personagens interligados entre si, mais sobre isso será comentado no próximo post porque tem mais haver com os próximos jogos.

Bom, é isso ai pessoal. No próximo post eu irei falar sobre uma versão especial do jogo que a Capcom lançou como uma espécie de despedida para o Nintendinho, um video-game que a Capcom gostou tanto que lançou jogos até o seu último ano no Japão (1994) e Estados Unidos (1993), até mesmo evitando lançar continuações para o já lançado Super Nintendo. Espero que vocês tenham curtido e volto na próxima com Mighty Final Fight!

Sigam-me os bons... \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Eu jogava muito esse jogo no super nintendo e nas maquinaas de fliperama, é muito massa mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a série. Não conseguia jogar com a malícia dos "dois socos pra direita e um pra esquerda", mas me diverti muito.

    ResponderExcluir
  3. Agora saio uma versão para o iPhone quem tive um pode baixa o jogo que e ótimo vale muito a pena relembra esse ótimo jogo

    ResponderExcluir
  4. Porque as pessoas ainda usam Gens pra emular Sega CD? porque meu deus ? porque?

    ResponderExcluir