quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ninja Gaiden (NES)


Ninja Gaiden (Tecmo, NES) - Lançado no Japão em 09 de Dezembro de 1988 sob o título Ninja Ryuukenden (忍者龍剣伝, traduzindo "Lenda da Espada Dragão Ninja") e como Shadow Warriors na Europa em 15 de Agosto de 1991, este é um jogo de plataforma 2D de ação com elementos cinemáticos e de side-scrolling. A própria Tecmo desenvolveu e publicou o jogo no NES; o seu desenvolvimento inclusive coincide com a versão Arcade da série.

A história segue o ninja chamado Ryu Hayabusa em sua jornada para os Estados Unidos para vingar seu pai que foi assassinado. Lá, ele aprende que uma pessoa chamada de "Jaquio" planeja controlar o mundo liberando um demônio antigo através do poder contido em duas estátuas. Trazendo uma jogabilidade bastante similar com Castlevania, você controla Ryu em 6 "Atos" (Acts) que trazem um total de 20 fases; o seu encontro com os inimigos é dado através da sua Katana e outras armas secundárias.

Ninja Gaiden é reconhecido por sua história elaborada e o uso de cutscenes cinemáticas com traços de anime. Recebeu uma ampla divulgação durante o seu lançamento e venceu diversos prêmios em revistas de videogames, embora o criticismo focou em sua dificuldade imperdoável, particularmente nas últimas fases. Mais de 20 anos após o seu lançamento, o jogo continua sendo citado em revistas impressas e online como um dos melhores jogos de todos os tempos.

O jogo recebeu uma versão em quadrinhos feita por Seth Godin e Peter Lerangis nos Estados Unidos e recebeu também o lançamento da sua trilha sonora em CD.


História

Apesar de ter uma história longa e bem elaborada, eu prefiro deixar essa área coberta para aqueles que preferirem jogar depois de lerem a matéria. Estejam avisados, a área coberta contém spoilers.

Ninja Gaiden apresenta o ninja chamado Ryu Hayabusa, que busca vingança pela morte de seu pai e gradualmente se vê envolvido em um plano sombrio que ameaça o mundo inteiro. A história é contada dentro do jogo através de longas e bem desenhadas cutscenes legendadas, coisa inédita em consoles naquele tempo. Até aquele momento, era comum que a história do jogo e a ambientação das fases só fossem descritas no Manual do jogo, mesmo em RPGs.

A parte abaixo é a história do jogo do início ao fim, caso você não queria jogar ele. Se preferir jogar, recomendo não ler pois vai ser tudo revelado e tira o elemento de surpresa do jogo.

A história começa com o pai de Ryu, chamado Ken, sendo morto em um duelo contra um invasor. Depois do duelo, Ryu encontra uma carta escrita por Ken que diz à ele para encontrar um arqueologista chamado Walter Smith nos Estados Unidos. Antes que Ryu possa encontrar Walter, ele recebe  um tiro e é sequestrado por uma misteriosa mulher jovem; ela entrega para Ryu uma estátua de aparência demoníaca antes de soltá-lo.

Ryu eventualmente encontra Walter, que diz que ele e Ken encontraram estátuas demoniacas nas ruínas da Amazônia. Walker conta sobre a existência de um demônio chamado Jashin, que "SHINOBI" derrotou e seus poderes foram confinados nas estátuas demoníacas da SOMBRA e LUZ. Ryu mostra à Walker a estátua da SOMBRA que a mulher lhe entregou, mas durante a conversa, uma figura mascarada chamada Basaquer, subitamente aparece na cabine e rouba a estátua.

Ryu persegue Basaquer, derrota ele em combate e recupera a estátua; mas quando retorna à cabine encontra Walter quase morto e a estátua da LUZ sumiu. Logo após a morte de Walker, três homens armados aparecem perante Ryu e dizem para que ele os siga.

Ryu é levado para uma sala de interrogatório, aonde ele encontra Foster, líder da Unidade Auxiliar Especial da Agência Central de Inteligência. Foster conta à ele que um templo construído há mais de 2000 anos foi encontrado nas ruínas da Amazônia. Ele diz que um dia Walter misteriosamente selou as ruinas e ninguém mais conseguiu adentrar nelas. Foster então explica à Ryu que eles estiveram monitorando a atividade de alguém chamado Guardia de Mieux, também conhecido como Jaquio, que recentemente invadiu o templo.

Usando as estátuas, Jaquio planeja acordar Jashin e usá-lo para destruir o mundo. Foster pede que Ryu vá até o templo e acabe com ele. Depois de chegar até o templo, Ryu descobre que Jaquio está mantendo em cativeiro a garota que entregou à ele a estátua da SOMBRA mais cedo. Ele ordena Ryu à entregar a estátua demoniaca em troca da garota. Ryu é então cai em um alçapão que cai dentro de uma catacumba.

Depois de abrir caminho até o topo do templo, Ryu encontra Bloody Malth e o derrota. Antes de morrer, Malth revela que foi ele que duelou com o pai de Ryu e que ele ainda está vivo, e que Ryu o encontrará se continuar adiante. Quando ele alcança as câmaras centrais do templo, Ryu descobre que seu pai não foi morto mas fim possuído por uma figura sombria. Ele destrói essa figura e liberta Ken de sua maldição.

Jaquio, enfurecido pela libertação de Ken de sua possessão, finalmente aparece; ele tenta matar Ryu imediatamente com um impetuoso projétil, mas Ken se atira na frente de Ryu e o protege. Jaquio é morto por Ryu durante um seguro combate, mas então um eclipse lunar acontece, fazendo com que as estátuas demoniacas se transformem em Jashin.

Depois que Ryu derrotou o demônio, Ken diz à ele que não tem muito tempo de vida por causa do atque de Jaquio. Ele diz para que seu filho o deixe para trás no templo e Ryu escapa do colapso do templo com a jovem mulher ao seu lado. Depois de tudo, Foster, se comunicando via satélite, ordena a mulher à matar Ryu e roubar as estátuas demoniacas; ela escolhe ficar ao lado de Ryu ao invés de seguir suas ordens. Os dois se beijam e a mulher diz o seu nome à Ryu: Inere Lew. Eles então observam o nascer do sol.


Jogabilidade

Não esqueçam de conferir a edição 7 da revista Game Sênior para conhecer ainda mais detalhes sobre a série.

Ninja Gaiden é um jogo de plataforma 2D com elementos de side-scrolling no qual você controla o protagonista Ryu Hayabusa e o guia através de 6 "Atos" (Acts) que contém 20 fases. A saúde de Ryu é medida pela barra NINHA e contém 16 unidades para medição. Ela cai toda vez que Ryu é atingido por um inimigo ou projétil. Uma "vida" é perdida quando a barra NINJA é completamente esvaziada, quando Ryu cai pra fora da tela ou o contador de tempo zerar.

Uma tela de GAME OVER aparecerá caso todas as vidas sejam perdidas; entretanto, é possível reiniciar a fase aonde isso aconteceu. No final de cada Ato, há uma batalha contra um CHEFE, cuja saúde é medida na barra ENEMY, que tem o mesmo tamanho que a sua barra NINJA. Cada um desses chefes é um membro dos MALICE FOUR, subordinados de Jaquio, o antagonista do jogo. São eles: BARBARIAN, BOMBERHEAD, BASAQUER e o seu líder BLOODY MALTH.

Os ataques de Ryu são desferidos com a sua Espada Dragão, uma Katana passada de geração em geração pelo Clã Hayabusa por gerações. Armas secundárias também podem ser encontradas, mas para serem usadas elas consomem a ENERGIA ESPIRITUAL de Ryu. Entre elas temos SHURIKENS, BOLAS DE FOGO e a técnica JUMP & SLASH. Quando a energia espiritual de Ryu estiver muito baixa, as armas secundárias não podem ser usadas.

É possível carregar essa energia coletando pergaminhos vermelhos e azuis, que podem ser encontrados em lampadas e/ou lanternas espalhadas nas fases. Outros itens que podem ser encontrados nela incluem a ampulheta que congela todos os inimigos e projéteis por 5 segundos, pontuação adicionais, poções que restauram 6 unidades de energia física (NINJA), invencibilidade temporária e 1-UP's (vida extra).

Ryu pode pular para ou sair de escadas e paredes, e usando o D-Pad ele pode subir ou descer escadas. Ryu pode saltar de paredes segurando o D-Pad na direção oposta à parede e apertando o botão de pulo. Ele não pode atacar enquanto está em paredes ou escadas. Essa habilidade pode ser usada para fazer Ryu subir em lugares entre paredes e colunas segurando o botão de pulo e alternando entre esquerda e direita no D-Pad. Ele também pode subir uma parede apertando rapidamente o D-Pad em direção da parede.


Desenvolvimento

Não foi uma tarefa fácil conseguir lançar o jogo nos Estados Unidos.
As limitações de hardware do NES tiveram que ser dribladas com ideias inteligentes.

A Tecmo anunciou a versão Famicom do jogo em 15 de Janeiro de 1988, na edição daquele mês da revista FAMILY COMPUTER MAGAZINE sob o título Ninja Gaiden (que seria usado para a versão estadunidense do jogo no final das contas). O jogo foi lançado no Japão em 09 de Dezembro de 1988, agora sob o titulo oficial de Ninja Ryuukenden, que pode ser traduzido como Lenda da Espada Dragão Ninja.

O jogo foi desenvolvido e lançado quase ao mesmo tempo que a versão beat 'em up para Arcade que tem o mesmo título. Porém, não há relação entre as duas versões, uma vez que foram projetos paralelos desenvolvidos por times diferentes.

De acordo com o desenvolvedor Masato Kato (listado como "Runmaru" nos créditos do jogo), o termo "ninja" estava ganhando popularidade na América do Norte, o que levou a Tecmo à produzir um jogo aonde ninjas fossem o tema central. Hideo Yoshizawa ("Sakurazaki") desenvolveu e dirigiu a versão de NES. Ninja Gaiden foi o primeiro projeto integral de Masato Kato como designer, e ele contribuiu com os gráficos do jogo, animações e ilustrações para o Manual de Instruções.

Inspirado na série Super Mario, Yoshikawa manteve o mesmo título mas mudou todo o resto; o jogo se tornou do gênero de plataforma ao invés de beat 'em up como em Double Dragon; a jogabilidade foi modelada em cima de Castlevania da Konami, com Ryu equipado com uma Katana chamada Dragon Sword, shurikens e técnicas ninja como Bolas de Fogo.

Ao criar o protagonista Ryu Hayabusa, o time de desenvolvimento queria que ele parecesse único em relação aos outros ninjas. Eles o desenharam com uma roupa ninja com foco nos seus músculos e forneceram um capuz que se abria para fora. Em algum momento eles quiseram adicionar ao personagem sensores e um capacete com monitor embutido para observar os arredores, mas essa ideia foi abandonada. De acordo com Kato, eles usaram localizações e cenários específicos para justificar o uso de um ninja como personagem principal.

Yoshizawa colocou uma grande ênfase na história, diferente da versão Arcade, e escreveu e planejou o roteiro para que fosse incluído mais de 20 minutos de cutscenes cinemáticas, presentes pela primeira vez em um jogo de NES. A Tecmo chamou as cutscenes de "Tecmo Theater", aonde o jogo revela a história entre os Atos através do uso de sequencias animadas. Elas aparecem no início de cada Ato para introduzir novos personagens como Irene Lew, Walter Smith e Jaquio.

Esse recurso utiliza técnicas como CLOSE-UPS, ângulos de câmera alternados, música de fundo diferenciada e efeitos sonoros para fazer o jogo mais agradável para os jogadores. Diferente de títulos anteriores como Final Fantasy, as cutscenes consistiam em uma arte inspirada em anime mostrada amplamente na tela com o diálogo abaixo dela. Esse estilo artístico já podia ser visto em outros jogos como Lupin III e Golgo 13, mas não nesse nível de detalhes.

Dimitri Criona, diretor de vendas e marketing da Tecmo USA, disse que jogos de console tem uma vantagem em relação à jogos de Arcade porque era permitido que o tempo de criação fosse maior. Ele também falou sobre como jogos de consoles tem um sistema de recompensas diferentes de jogos de Arcade. O jogo contém um recurso que originalmente era um glitch e foi deixado intencionalmente no jogo, de acordo com Masato Kato; ao ser derrotado por qualquer um dos três últimos chefes, o jogador é enviado para o início do Ato 6.

Quando o jogo foi traduzido do Japonês para o Inglês, o jogo precisou ser reprogramado para que isso fosse possível; empresas diferentes lidaram com isso de maneiras diferentes. Os escritores da Tecmo japonesa escreveram traduções rápidas para o Inglês e então enviaram por fax para a divisão Estadunidense. De acordo com Criona, a divisão Estadunidense iria "editar e depois colocar tudo junto novamente, contando a história em um contexto que quem entende a língua Inglesa iria entender. E isso foi editado vária vezes."

Além disso, o texto do jogo foi armazenado em imagens ao invés de texto bruto. Por causa das limitações de hardware do NES, o texto em Inglês precisava ser bem limpo e conciso para caber nessas limitações; várias vezes, diferentes palavras com o mesmo significado porém com menos caracteres foram usadas. Todos os símbolos e objetos foram revisados pela Nintendo of America, que tinha regras bastante específicas para os jogos lançados na plataforma. Por exemplo, qualquer citação Satanica, Cristã ou qualquer outra religião, sexualidade ou assuntos relacionados à drogas não eram permitidos.


Localização

O jogo vendeu tanto nos Estados Unidos que faltaram cópias suficientes nas lojas.
Na Europa, o lançamento do jogo foi mais tranquilo.

Como o título do jogo foi dado como muito difícil para as audiências ocidentais lerem, ele foi renomeado antes de ser lançado fora do Japão. No início de 1988, a Tecmo usou o título alternativo de Ninja Dragon nas propagandas nas revistas Nintendo Fun Club News preparando para o futuro lançamento. No final, eles decidiram usar "Ninja Gaiden" (nome original do jogo em japonês durante o seu desenvolvimento) quando o jogo foi lançado nos Estados Unidos em Março de 1989. Esse título significa "NINJA SIDE-STORY", porém o jogo não é um spin-off. De acordo com uma entrevista cedida pelo desenvolvedor Masato Kato, quando eles decidiram como trazudir "Ryuukenden" para o Inglês, a equipe escolheu Ninja Gaiden porque "soava bem".

Na Europa, o jogo teve seu lançamento agendado para Setembro de 1990 mas foi adiado até Setembro de 1991. O título do jogo foi alterado para Shadow Warriors - assim como Teenate Mutant Ninja Turtles (As Tartarugas Ninja) foram renomeadas para Teenage Mutant Hero Turtles - porque ninjas eram considerados um taboo na Europa. Esse foi um dos muitos jogos com história sobre ninjas lançados naquela época, que incluiam The Legend of Kage, Ninja Warriors e Shinobi.

O jogo foi revelado na edição de 1989 da feira INTERNATIONAL WINTER CONSUMERS ELECTRONICS em Las Vegas. Na sua exibição, a cabine trazia uma demo do jogo e uma pessoa vestida como ninja. A Tecmo previu que o jogo seria um grande sucesso na plataforma devido ao feedback dessa feira.

A demanda para o jogo eventulamente excedeu os estoques. Embora a Tecmo tenha antecipado que o jogo seria um sucesso, de acordo com Kohler eles não haviam se tocado naquele momento do impacto que o jogo causou na indústria dos games "com seu uso inovador das cutscenes cinemáticas." Yoshizawa iria dirigir a continuação Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos e permaneceu como Produtor Executivo em Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom, enquanto Masako Kato assumiu o papel de Diretor de Game Design.


Ports

Diferente da versão Arcade, esta aqui não recebeu muitos ports.
Porém, a qualidade deles foi bem melhor.

Uma adaptação de Ninja Ryuukenden para o PC Engine foi lançada em 24 de Janeiro de 1992 pela Hudson Soft exclusivamente no Japão. Essa versão trás gráficos mais coloridos e detalhados, junto com pequenos ajustes no nível de dificuldade, balanceamento da jogabilidade e uma trilha sonora inteiramente nova. Essa versão também trouxe três opções de linguagem: Japonês, Chinês e Inglês. Entretanto, a tradução para o Inglês dessa versão é diferente da que foi usada no NES.

Ninja Gaiden retornou como parte da coletânea de remakes Ninja Gaiden Trilogy no Super Nintendo em 10 de Setembro de 1995 junto com os outros dois jogos da série lançados originalmente no NES. Essa mesma versão do jogo apareceu como conteúdo desbloqueável no REBOOT de Ninja Gaiden lançado em 02 de Março 2004 no Xbox, porém foi removida na sua atualização Ninja Gaiden Black.

A versão NES foi lançada no Wii Virtual em 10 de Abril de 2007 no Japão e em 14 de Maio de 2007 nos Estados Unidos. Europeus, Australianos e Nova Zelandenses conseguiram comprar o jogo como parte do "Hanabi Festival" em 21 de Setembro de 2007. Seguindo as plataformas da Nintendo, o jogo chegou ao 3DS Virtual Console em 13 de Dezembro de 2012, depois de um adiamento de um mês sem maiores explicações, e no Wii U Virtual Console em 25 de Março de 2014.

O jgo também foi relançado como parte do NES Classic Edition em Novembro de 2016, o mini-console d a Nintendo que trazia 20 jogos de NES na memória e saída de vídeo HDMI. Em Dezembro de 2018, o jogo foi incluso no pacote "Nintendo Switch Online" da Nintendo.

A versão para PC Engine também foi lançada no Wii Virtual Console, porém apenas no Japão em 21 de Abril de 2009.


Imagens e Videos do Jogo

NES

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/nes/ninja-gaiden/screenshots


PC Engine/Turbo Grafx-16

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/turbo-grafx/ninja-gaiden/screenshots


Eu geralmente não incluo DICAS ou TRUQUES nos meus posts, pois ocupariam muito espaço e tomariam um tempo desnecessário para organizar e testar tudo, porém esse aqui vale a pena: em Ninja Ryuukenden do PC Engine, para selecionar as legendas em Inglês ou Chinês basta segurar os botões I e II na tela de título e apertar SELECT. Assim você pode compreender o jogo se por acaso não saber ler japonês.


Vídeo comparando as versões de PC Engine e Super Nintendo do primeiro Ninja Gaiden.
Canal VCDECIDE.


A trilha sonora do jogo foi lançada pela Tecmo como parte da linha de produtos oficiais do jogo.

É claro que não podia faltar um mini-game da Tiger Electronics pra pegar carona no sucesso do jogo.


Finalizando


Para ser lançado, Ninja Gaiden teve que driblar limitações técnicas e contou com um time muito bem preparado para trazer diversas inovações à plataforma da Nintendo. No fim, tudo valeu a pena.

E por hoje é só. Ninja Gaiden é um daqueles finos exemplos que a empresa teve que se superar para conseguir produzir o jogo da maneira que eles queriam, e no final de tudo, se não fosse a dificuldade exagerada nas últimas fases a série talvez não tivesse o reconhecimento que tem hoje: aquele jogo que é difícil de fazer seus cabelos caírem mas que no final compensa tudo isso com belas cutscenes, uma história digna de cinema e uma grande trilha sonora.

É óbvio que com o sucesso estrondoso que o jogo teve garantiu a produção de uma continuação imediatamente após o lançamento do jogo. Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos chegaria ao NES aproximadamente 1 ano depois deste aqui com todas as melhorias que gostamos de ver em continuações de nossos jogos favoritos. O sucesso foi tanto que a Tecmo nem mesmo considerou uma versão Arcade. Mas isso é papo para outra hora.

Lembrando que esse post foi pedido pelo @danielpio pelo Twitter e vocês podem fazer o mesmo e pedir matérias sobre os seus jogos favoritos que todos os pedidos serão atendidos no seu tempo!  Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

9 comentários:

  1. simplesmente fodastico *_________*
    [carachapadu]

    ResponderExcluir
  2. Muito foda, curti demais o modo que demonstrou as versões do jogo, o foda é que normalmente ao invés de melhorarem um jogo "bom", eles costumam cagar mais e mais... Ninja Gaiden nunca foi meu forte, prefiro os beat'em ups mais malucos tipo Cadillac and Dinossaurs ou mesmo Battle Circuit xD

    ResponderExcluir
  3. Foi um dos primeiros jogos que joguei no meu Top Game. ( Aquele de 2 entradas ). Este jogo testou muito a minha paciência. Ainda me lembro quando ia pular um buraco, vinha aquela águia maldita e me jogava dentro dele. A vontade que eu tinha era de quebrar o cotrole. Velhos tempos. Old School Rules!!

    []'s

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @danielpio
    Parabens pelo post!!! Esse foi um dos primeiros games que eu joguei no meu TopGame qdo criança e que eu mais gostava apesar de ser bem dificil.Essa rom beta para o Mega eu não conhecia vou procurar na net.
    Sugestão: Acrescenta nos proximos post curiosidadaes sobre o game.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Eu não poderia deixar de falar das músicas deste game. Demorei muito para terminar. E tenho que confessar uma coisa, quando escutei a música dos créditos finais eu chorei. Tanto pela música quanto pela emoção de ter terminado o jogo.

    Uma curiosidade, foi um dos primeiros jogos que tinha uma fase no Brasil. A fase da Amazônia.

    Abraço a todos.

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vocês gostaram galera! O meu "pagamento" é a gratidão de vocês (e também quando me ajudam com mais conteúdo pro post!)

    ProtoMorphos - obrigado mesmo pelas curiosidades! E quanto a música eu quase chorei também, mas foi de alegria/raiva depois de 1000 tentativas de matar o chefe final! kkkk

    Abração!

    DanielPio - eu vou adicionar curiosidades da série inteira no último post ok? Já achei umas coisas muito legais que você vai curtir!

    ResponderExcluir
  7. Cara Ninja Gaiden eu acho muito legal. Tenho um carisma muito grande pela versão de Master System, mesmo que eu tenha terminado as 3 versões de NES eu gosto mais da versão do Master. Matéria bombada hein, gostei muito mesmo. Continue assim carinha!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!

    Ainda não tive tempo de terminar Ninja Gaiden... nenhum deles, acredita? E fiquei muito curioso quanto a versão de Master. Parece belíssima!

    Grande texto, mas não se preocupe, está longe de ser cansativo.

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  9. Da versão 8bits, a do Master é a melhor (inclusive tenho completa no meu Blog) ralei pra zerar essa bagaça mas compensou. Acho que todas as versões desse game são difíceis, que o diga quem zerou Ninja Gaiden Black e Sigma!
    Abraço!

    ResponderExcluir