quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sonic the Hedgehog Spinball



Sonic the Hedgehog Spinball (Polygames / Sega Technical Institute, Mega Drive) - Lançado em 15 de Novembro de 1993, é um jogo de pinball baseado na série Sonic the Hedgehog. Foi lançado originalmente no Mega Drive e depois portado pela Sega Interactive Development Division para o Master System e o Game Gear em 1995. O termo "Spinball" é um trocadilho de pinball com o movimento "spin dash" que Sonic faz em seus jogos.

Juntamente com Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, eles são os únicos jogos baseados nos personagens e elementos dos desenhos animados de Sonic "Adventures of Sonic the Hedgehog" e "Sonic the Hedgehog", que estavam indo ao ar na mesma época que o jogo foi lançado.




História

Sonic ficará nessa posição durante a maior parte do jogo.

Dr. Robotnik assumiu o controle do Monte Mobius e o transformou em uma base maquinal chamada "Veg-O-Fortress". Utilizando energia produzida pelo magma que corre sob o vulcão, ela tem o poder de transformar animais inocentes em escravos robôs. Sonic the Hedgehog e Miles "Tails" Prower voam para o local, mas Sonic é derrubado das asas do planador de Tails por um disparo vindo da fortaleza. Ele cai na água, mas sobrevive e acaba chegando no local.

Sonic continua o seu caminho mas tem que proceder através de um elaborado Sistema de Defesa Pinball implantado na fortaleza, enquanto deve coletar as Chaos Emeralds e destruir a base por completo.


Jogabilidade


1. Jogo Principal

Sonic Spinball é essencialmente uma simulação de pinball apresentando Sonic como a "bola. A principal diferença da tradicional mesa de pinball é a habilidade de influenciar o movimento de Sonic enquanto ele está no cenário, apesar de que as "chacoalhadas" ainda são a principal fonte de movimento. Em algumas raras ocasiões, o jogador pode controlar Sonic, mas na maioria do tempo ele fica em posição de bola e é controlado pelos flippers.

O jogo apresenta 4 largas mesas de pinball: um esgoto, uma usina geotérmica, uma fábrica de robôs e um sistema de lançamento. O jogador deve guiar Sonic através cada uma dessas fases e coletar todas as Chaos Emeralds, assim enfrentando Dr. Robotnik no final. Uma vez que todas as esmeraldas são coletadas em uma fase, Sonic ganha acesso à sala do chefe e tem que derrotá-lo para avançar. Sonic irá perder uma vida se ele cair em certas armadilhas como lava, lama ou monstros - e o jogo acabará se ele perder todas as vidas.

Zonas: Toxic Caves, Lava Powerhouse, The Machine, Showdown


2. Fases Especiais

No final cada uma das 3 fases, Sonic pode jogar uma fase especial. Essas fases ocorrem em mesas de pinball reais, com Sonic no controle. O jogador deve completar um objetivo com 3 bolas apenas. Entretanto, os flippers são a única maneira de controlar a bola, que não é influenciada de outra maneira como no jogo normal. Apertando todos os botões de flippers de uma vez fará com que Sonic balance a máquina, porém isso travará os mesmos por um curto espaço de tempo.

Completando essas fases de bônus garantem ao jogador pontos extras para aumentar a sua pontuação.

Adicionalmente, tem uma fase de bônus escondida chamada "The Clucker's Defense". Ele pode ser jogado em qualquer fase que o jogador conseguir coletar todas as argolas e levar Sonic ao "circulo estrelado" escondido na fase. O objetivo é destruir um caranguejo inimigo que é protegido por um par de galinhas.

Há também outros 3 bônus escondidos: "Trapped Alive" (aparece apenas na Toxic Caves e o objetivo é libertar os Sonic Freedom Fighters e derrotar Dr. Robotnik em uma fase de bônus logo depois de resgatá-los - acertar Robotnik com a bola de pinball antes disso conta alguns pontos adicionais), "Robo Smile" (aparece apenas na Lava Powerhouse e o objetivo é derrotar um Robotnik gigante derrubando os seus dentes. Uma vez que você arrancar todos os dentes, o robô irá explodir) e o "The March" (aparece apenas The Machine e o objetivo é destruir todos os robô-galinha que estão na frente das cápsulas guardando os Sonic Freedom Fighters).

Não há nenhuma fase de bônus na fase "Showdown".


Versões Lançadas

Em agosto de 1994, o jogo chegou ao Game Gear e em Janeiro de 1995 no Master System. Esses port foram desenvolvidos pela Sega Interactive Development Division e trazem quase todos os recursos da versão Mega Drive neles, porém adaptados as limitações dos respectivos consoles.

Em 01 de Fevereiro de 1999 o jogo apareceu na coletânea "Sega Smash Pack" para Computador, sendo depois relançada na coletânea "Sonic Mega Collection" em 10 de Novembro de 2002 para Gamecube, 02 de Novembro de 2004 para PlayStation 2 e Xbox (Sonic Mega Collection Plus) e em 31 de Março de 2006 para Computador. Em 10 de Fevereiro de 2009 foi a vez do jogo aparecer na coletânea "Sonic Ultimate Genesis Collection" para PlayStation 3 e Xbox 360.

A versão Game Gear aparece como jogo desbloqueável na versão Gamecube e Computador do jogo "Sonic Adventure DX: Director's Cut (apenas na versão física para PC), assim como na coletânea Sonic Gems Collection, lançada em 11 de Agosto de 2005 para Gamecube e PlayStation 2.

Em 12 de Março de 2007, a versão do Mega Drive foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii na América do Norte, e em 05 de Abril de 2007 na Europa. O jogo também está disponível na AppStore da Apple em 16 de Dezembro de 2010 e foi lançado no Steam em 13 de Setembro de 2010.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo


Mega Drive





Master System




Game Gear



Recepção

A recepção do jogo foi bem dividida. O site IGN deu nota 7.5 de 10 dizendo que "não é um jogo perfeito - há alguns aspectos na jogabilidade que poderiam ser melhorados, e a dificuldade das fases podem ser bem extremas para jogadores iniciantes. Mas é uma opção para fãs de Sonic e de pinball." A revista Pocket Gamer deu ao jogo nota 6 de 10, falando que "enquanto o jogo não é particularmente um bom jogo de pinball, é um bom jogo de vídeo game". O site 1UP.COM chamou o jogo de "bem ruim" e que ele "não chega aos pés das mesmas reais de pinball".

Um criticismo comum do jogo é o seu frame rate variável.


Legado

Um segundo jogo de pinball da série Sonic, chamado Sonic Pinball Party, foi lançado no Game Boy Advance em 2003.

Na cidade de Staffordshire na Inglaterra, uma montanha russa de mesmo nome foi aberta na Alton Tower em 2010 e é levemente baseada no jogo.


Galeria de Capas

A capa japonesa de Sonic Spinball não fugiu do padrão da região e utilizou o estilo "pop art". Essa também foi a única versão do jogo à ser lançada na Ásia.

Produzido nos Estados Unidos, essa foi a única artwork criada para divulgação do jogo e é utilizada em todas as capas ocidentais do jogo.

Uma pequena divergência entre as versões Européia / Estadunidense e a lançada no Brasil é que quando foi lançado aqui, a TecToy falou que o jogo tinha 8 MEGA, porém os outros trazem o selo com 16 MEGA.

Essa foi a única versão 8-BIT do jogo lançada nos Estados Unidos.

A Europa e o Brasil foram as únicas regiões do mundo que receberam todas as versões do jogo.

Eu queria ter algo legal pra escrever aqui, mas acho que já falei tudo sobre o jogo.

Até a próxima, pessoal.


A coletânea para Gamecube trazia todos os 7 jogos da série Sonic para Mega Drive, menos os jogos educacionais - além de outros jogos extras para serem desbloqueados.

Além de todo o conteúdo da versão anterior, o "Plus" trás todos os 6 jogos da série lançados no Game Gear.

As versões Gamecube e PC (apenas mídia física) traziam os 6 jogos da série Sonic para o Game Gear como extras desbloqueáveis.

40 clássicos de Mega Drive foram relançados com opções de filtros e imagem no Xbox 360 e PlayStation 3, entre eles Sonic Spinball.


Manual do Jogo



Finalizando

Jogo bom é assim: eles produzem apenas uma arte de capa e nenhuma artwork adicional para divulgação.

E por hoje é só. Assim como vários outros mascotes de outras empresas, Sonic acabou recebendo vários jogos que não eram de plataforma com o passar dos anos que eram desenvolvidos por outros estúdios menores da Sega ou estúdios de terceiros. Esse aqui foi o primeiro deles, e uma grande leva de jogos secundários de Sonic seriam lançados à seguir, a maioria com temáticas mais infantis com o intuito de criar novos fãs para a franquia.

No próximo post eu volto pra falar sobre o Dr. Robotnik Mean Bean Machine. Mais um dos jogos com temática mais infantil para o público jovem, o jogo na verdade uma versão ocidental de um puzzle que é super famoso no Japão: Puyo Puyo. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Realmente Sonic Spinball foi um dos piores da franquia. jogo decepcionante e entediante. Sega fracassou pra mim em lançar o game. que é disparado um dos mais fracos e ruins da série.

    ResponderExcluir