quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sonic Labyrinth


Sonic Labyrinth (Minato Giken, Game Gear) - Lançado em 17 de Outubro de 1995 exclusivamente no Game Gear, é um jogo de puzzle com elementos de plataforma produzido pela Minato Giken e publicado pela Sega. O jogo apresenta uma visão isomérica 3D similar ao jogo de Arcade "SegaSonic the Hedgehog" e a "Sonic 3D Blast", que foi lançado posteriormente. Sonic, Dr. Robotnik e os badniks são os únicos personagens presentes no jogo.



Jogabilidade

Um jogo com Sonic aonde o personagem não pode correr. É isso mesmo, produção?

O jogador controla Sonic manobrando-o como em uma arena pinball, usando a sua habilidade de rolar em formato de bola para derrotar os Badniks e coletar chaves para sair pela porta que tem escrito "GOAL" para completar a fase. O único movimento que Sonic pode usar é o seu Spin Dash, uma vez que Dr. Robotnik secretamente mudou os seus famosos sapatos vermelhos por outro par: as "Botas Marcha Lenta", que levaram as habilidades dele de correr e saltar rapidamente.

Entretanto, eles não removeram as Chaos Emeralds. Apesar de Sonic reter a sua habilidade de andar e aprender a habilidade do Spin Dash, há um tempo limite para cada fase, então ele deve se mover o mais rápido possível antes que o relógio alcance o 0. No jogo, há um total de 4 Zonas, cada uma dela contendo 3 atos e uma batalha contra o chefe. Objetivo em cada fase é ajudar Sonic à coletar 3 chaves escondidas e chegar à porta com a palavra "GOAL" escrita nela.

Nas fases, há vários inimigos esperando para atacar o Sonic, então o jogador deve se manter sempre alerta. Sonic só é capaz de coletar anéis durante a batalha contra os chefes (e antes dessas lutas enquanto ele rola o caminho até o mesmo), porém ele irá morrer se acertado duas vezes independentemente de quantos anéis ele esteja portando. Se Sonic não estiver com nenhum anel, ele morrerá com apenas 1 dano. Segurando alguma chave, ele pode sobreviver à alguns ataques inimigos.


Relançamentos

As capas japonesa e americana eram idênticas, só mudando mesmo os logos e a arte final.

Em 18 de Junho de 2003, o jogo foi incluído juntamente com outros 11 títulos da série Sonic lançados no Game Gear no jogo "Sonic Adventure DX: Director's Cut" para Gamecube, chegando aos computadores em 18 de Dezembro daquele mesmo ano. Em 02 de Novembro de 2004, foi a vez do jogo ser incluído na coletânea "Sonic Mega Collection Plus" para PlayStation 2 e Xbox, que também chegou aos computadores em 31 de Março de 2006.

Em 10 de Maio de 2012 foi a vez do jogo ser relançado no Virtual Console do Nintendo 3DS em todas as regiões.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.allgame.com/game.php?id=82438&tab=screen




Recepção

A capa européia trazia uma arte inteiramente nova, que mostrava um pouco melhor como era o jogo de fato.

Quando lançado, Sonic Labyrinth recebeu em sua maioria análises negativas dos críticos. O jogo foi bastante criticado pela falta de velocidade e controles travados. A revista EGM deu nota 4.8 de 10, comento "Porque não seguir a mesma fórmula de Sonic Spinball ao invés de pretender que ele [Sonic] pode mover enquanto anda?", adicionando também que a jogabilidade repetitiva deixa o jogador entediado rapidamente.

A revista GamePro deu nota 4.5 de 5, falando que o jogo é uma boa adição à bibioleca portátil de Sonic. O site Screw Attack colocou o jogo na 2ª Posição na lista de piores jogos de Sonic, comentando sobre a falta de velocidade no jogo.


Badniks

Furawawa

Peppepe

Trillium

Kabutoto

Ototo

Takoko

Robototo

Doragogo

Gaikoko

Mecha Gorilla

Kani Pearl

Needleman

Smiley Bomb

Dr. Robotnik


Manual do Jogo



Finalizando

Não tá fácil pro Sonic. Ficou preso em um jogo medíocre e ainda por cima nem pode correr pra longe disso...

E por hoje é só. De todas as idéias que a Sega já teve para um jogo de Sonic, essa talvez tenha sido a mais estranha de todas. O conceito de pinball não é algo tão ruim assim, mas sim o fato do personagem não poder se locomover rapidamente pelos cenários porque está vestindo um "sapato" lento. Ainda bem que essa ideia só foi utilizada uma vez, porque ficaria no mínimo estranho um segundo título nesse formato. Os cartões utilizados no post foram retirados da campanha "Sonic Tweet" lançada pela Sega no Japão no começo de 2014.

Na próxima semana, eu volto pra falar sobre o primeiro jogo solo do companheiro inseparável do nosso ouriço favorito dos games: Tails' Skypatrol! Lançado exclusivamente no Game Gear japonês, é um jogo de aventura que explora um pouco mais o lado mais lento e explorador da raposa de duas caudas que sempre ajudou Sonic como pode, além de ser uma prequencia de todos os jogos da série. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário