quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mega Man 10


Mega Man 10 (Capcom / Inti Creates) - Lançado em 01 de Março de 2010, é um jogo de plataforma com elementos de ação desenvolvido pela Capcom e pela Inti Creates. É o 10º lançamento principal da série Mega Man e assim como o seu antecessor foi lançado apenas por serviços online de distribuição de jogos. O título japonês do jogo, "Rockman 10: Uchuu kara no Kyoui!!", pode ser traduzido literalmente como "A Ameaça De Outra Dimensão!!".

Mega Man 10 é uma sequencia direta de Mega Man 9, e assim como o seu antecessor também trouxe conteúdo adicional vendido via download. Até o momento, este é o último jogo da série à ter sido lançado.


História

3 personagens, 8 chefes, 3 fases adicionais por DLC: esse é o jogo mais completo da série até o momento.

No ano 20XX, uma epidemia de um vírus robótico conhecido como "Roboenza" se espalha rapidamente pelo mundo, infectado e desabilitando robôs, dificultando a vida diária dos humanos. Roll contrai o vírus e a situação só fica pior com o passar dos dias, uma vez que uma cura não é encontrada. Um mês depois da epidemia, vários robôs infectados começam a perder as estribeiras e tentam dominar o mundo. Um dia, Dr. Wily aparece no laboratório do Dr. Light com a sua cápsula danificada e pede ajuda.

Mega Man salva Wily de um acidente e ele diz que o Roboenza infectou robôs que atacaram a sua nave e roubaram partes de uma máquina produtora de remédios que ele estava usando para criar a cura do vírus. Mega Man concorda em recuperar as peças roubadas pelos 8 Mestres Robô. Antes de começar a jornada, Proto Man aparece para ajudar Mega Man, acreditando que a missão é difícil demais para apenas um deles e junta forças para conseguir a cura. Bass sai com seus próprios motivos para desafiar esses novos robôs.

Depois de derrotar 4 Mestres Robô, Dr. Wily apresenta o que ele diz ser o protótipo da cura para Roll e pergunta se Mega Man está sentindo os sintomas da Roboenza, no qual ele responde que está sentindo bem. Depois que o último é derrotado, Mega Man contrai a Roboenza e é quase incapacitado por Dr. Wily, que revela que ele está por trás da doença e que todos os robôs que quiserem a cura devem servir à ele. Roll dá a sua amostra da cura para Mega Man, que se recupera e vai atrás de Wily.

Proto Man também aparece com a Roboenza, e é salvo por Mega Man que adquiriu uma outra amostra da cura. Um incidente similar acontece com Bass, a única diferença sendo que é Treble que trás a cura para ele.

Depois de perseguir Wily em sua nova fortaleza até a base especial e finalmente derrotando-o novamente, nossos heróis descobrem que, Wily ficou bastante doente (provavelmente com a Influenza de verdade). Incapaz de deixar Wily morrer, ele é levado ao hospital, no qual ele escapa dias depois. Surpreendentemente, talvez para pagar a dívida de ter a sua vida salva, Wily deixou para trás amostras o suficiente para restaurar todos os robôs infectados.


Personagens

Blade Man [DWN-073]
HP: 28
Arma: Triple Blade
Dano: 4 (Triple Blade) ; 5 (Contato)
Ponto Fraco: Commando Bomb

Blade Man era o guia para um castelo antigo antes do incidente. O lorde do castelo tinha uma fascinação por espadas, que inspirou o design do robô. Ele tem um conhecimento enciclopédico sobre armas e espadas, além de poder falar sobre o assunto durante bastante tempo.

Pump Man [DWN-074]
HP: 28
Arma: Water Shield
Dano: 4 (Contato) ; 8 (Handle Boomerang)
Ponto Fraco: Thunder Wool

Antes do incidente, Pump Man trabalhava em uma Usina de Tratamento de Água, purificando a água que passava por lá. Ele também se voluntariou para limpar pichações de paredes na vizinhança.

Commando Man [DWN-075]
HP: 28
Arma: Commando Bomb
Dano: 4 (Contato)
Ponto Fraco: 5 (Commando Bomb)

Antes de contrair a Roboenza, Commando Man era um rastreador de minas que era usado para detonações remotas para limpar campos de minas em todo o mundo. Também é dito que ele gosta de experimentar óleo dos vários países que ele visita.

Chill Man [DWN-076]
HP: 28
Arma: Chill Spike
Dano: 2 (Tiro) ; 4 (Contato, Chill Spike)
Ponto Fraco: Solar Blaze

Antes do incidente, Chill Man era responsável pela observação natural para acabar com o aquecimento global. Ele gosta de fotografias e utiliza as fotos de suas experiencias no ártico para aumentar mostrar as pessoas a importância da natureza na Internet.

Sheep Man [DWN-077]
HP: 28
Arma: Thunder Wool
Dano: 4 (Contato, Thunder Wool)
Ponto Fraco: Rebound Striker

Originalmente um robô-ovelha de escuta, ele deixou esse trabalho para trabalhar na resistência estática da divisão de testes de uma fabricante de placas de circuito. Mas, como ele se sente entediado com facilidade, ele estava pensando em trocar de trabalho novamente antes de ser infectado pela Roboenza.

Strike Man [DWN-078]
HP: 28
Arma: Rebound Strike
Dano: 2 (Rebound Strike) ; 4 (Contato)
Ponto Fraco: Triple Blade, Mirror Buster

Ele era um treinador de rebatidas em um estádio de basebol antes de ser infectado pela Roboenza. Em um incidente, ele acertou propositalmente um rebatedor que ele não gostava com uma bola rápida bastante poderosa, o mandando para o hospital. Ele também fica bravo quando ele entrega bastante acertos.

Nitro Man [DWN-079]
HP: 28
Arma: Wheel Cutter
Dano: 4 (Contato, Wheel Cutter) ;
5 (Contato, Motocicleta)
Ponto Fraco: Chill Spike

Ele era um robô de manobras que aparecia em vários filmes e programas de TV. Ele desejava fazer qualquer manobra que lhe era pedida apesar dos riscos. Nitro Man também era o presidente de um clube de manobras que tinha cerca de 60 membros.

Solar Man [DWN-080]
HP: 28
Arma: Solar Blaze
Dano: 4 (Solar Blaze, fraco) ;
5 (Contato, Solar Blaze normal)
Ponto Fraco: Water Shield

Solar Man trabalhava em um laboratório de pesquisa de energia solar antes de perder as estribeiras com a Roboenza. No seu tempo livre, ele desenvolveu um "Plano Solar" que não teve muito sucesso.


Poderes Adquiridos dos Mestre Robô

Triple Blade

Water Shield

Commando Bomb

Chill Spike

Thunder Wool

Rebound Striker

Wheel Cutter

Solar Blaze


Chefes do Castelo do Dr. Wily

Weapons Archive
HP: 28 (Cada Um) ;
9 (Elec Man, Wood Man, Ring Man, Flame Man, Frost Man, Tornado Man) ;
10 (Gemini Man, Napalm Man, Slash Man)
Ponto Fraco: (ver tabela)


Crab Puncher
HP: 28 (Crab Puncher) ; 20 (Pinças)
Ponto Fraco: Commando Bomb, Thunder Wool

Block Devil
HP: 28
Ponto Fraco: Rebound Striker


Wily Machine 10
HP: 28 (Cada Forma)
Dano: 4 (Contato) ; 5 (Mísseis)
4 (Contato, Esferas Verdes, Eletricidade)
Ponto Fraco: Solar Blaze (Forma 1) ;
Water Shield (Forma 2)

Wily Capsule
HP: 28
Ponto Fraco: Chill Spike


Chefes das Fases Especiais

Enker [MKN-001]
HP: 28
Arma: Mirror Buster
Dano: 2 (Mirror Buster, pequeno) ;
4 (Mirror Buster, médio) ;
5 (Contato) ; 8 (Mirror Buster, grande)
Ponto Fraco: Ballade Cracker

Punk [MKN-002]
Projetado por: Keiji Inafune
HP: 28
Arma: Screw Crusher
Dano: 5 (Contato) ; 6 (Screw Crusher) ;
8 (Contato, Bola)
Ponto Fraco: Mirror Buster

Ballade [MKN-003]
HP: 28
Arma: Ballade Cracker
Dano: 4 (Contato) ; 5 (Ballade Cracker)
Ponto Fraco: Screw Crusher


Jogabilidade

Mantendo as bases do jogo anterior, a Capcom deu novas opções aos jogadores para não ficar na mesmice.

Mega Man 10 é um jogo de plataforma com elementos de ação assim como os seus antecessores. O jogador recebe inicialmente a tarefa de completar um octeto de fases em uma tela de seleção de fases. Cada uma dessas fases de progressão lateral em 2D contém obstáculos e armadilhas para serem superados e inimigos para serem destruídos. Vários power-ups como munição e energia também podem ser achados e recolhidos dos inimigos derrotados.

No final da fase acontece uma batalha contra o Mestre Robô. Saindo vitorioso da batalha, é dado o acesso à sua arma especial, que pode ser usada por todo o resto do jogo. Um shopping dentro do jogo permite que o jogador utilize parafusos achados pelas fases para comprar vidas adicionais, tanques de energia e poder para as armas, além de outros itens úteis para a jornada.

No começo do jogo, o jogador pode escolher se vai jogar com Mega Man ou Proto Man. Apesar dos personagens terem atributos praticamente iguais, há algumas diferenças fundamentais entre eles. Por exemplo, diferente de Mega Man, Proto Man é capaz de carregar o seu canhão de mão para ataques mais poderosos, escorregar no chão e bloquear pequenos tiros inimigos com o seu escudo.Entretanto, Proto Man recebe o dobro do dano que Mega Man recebe e é arremessado para trás o dobro quando acertado, além de só poder usar 2 disparos na tela de uma vez, enquanto Mega Man pode usar 3.

Ambos personagens tem acesso à habilidades de suporte. Mega Man pode chamar o seu cachorro Rush para alcançar plataformas mais altas ou progredir longas distâncias no ar. Proto Man tem as mesmas habilidades, porém com itens de suporte genéricos.

O jogo inclui várias opções de níveis de dificuldade, no qual altera o desenho das fases, IA dos inimigos e dano causado pelo personagem controlável. O jogo também trás um modo de desafios aonde os jogadores podem praticar as suas habilidades em 88 mini-fases, que tipicamente pedem que se chegue à um certo lugar ou derrotar um inimigo. Em Abril de 2010, a série lançou uma linha de conteúdos adicionais para o jogo que você pode ver listado abaixo:

Bass Mode [200 Wii Points/160MS Points/$2]
05 de Abril de 2010/06 de Abril de 2010/09 de Abril de 2010
Bass se torna um personagem selecionável.

Special Stage 1 [100 Wii Points/80MS Points/$1]
05 de Abril de 2010/06 de Abril de 2010/09 de Abril de 2010
Fase nova com o personagem Enker, do jogo "Mega Man in Dr. Wily's Revenge" lançado originalmente no Game Boy, como Mestre Robô.

Special Stage 2 [100 Wii Points/80MS Points/$1]
26 de Abril de 2010/27 de Abril de 2010/30 de Abril de 2010
Fase nova com o personagem Punk, do jogo Mega Man III lançado originalmente no Game Boy, como Mestre Robô.

Special Stage 3 [100 Wii Points/80MS Points/$1]
26 de Abril de 2010/27 de Abril de 2010/30 de Abril de 2010
Fase nova com o personagem Ballade, do jogo Mega Man IV lançado originalmente no Game Boy, como Mestre Robô.

Endless Attack Mode [300 Wii Points/240MS Points/$3]
26 de Abril de 2010/27 de Abril de 2010/30 de Abril de 2010
Estágio sem fim para testar as habilidades do jogador.


Desenvolvimento

Como já estavam entrosados, o desenvolvimento do jogo foi mais tranquilo do que o anterior.

Mega Man 10 foi co-produzido pela Inti Creates e pela Capcom, que também haviam colaborado no lançamento de Mega Man 9 em 2008. Ambos os jogos compartilham o estilo "retrô" 8-bit nos gráficos e no som, lembrando bastante os 6 primeiros jogos da série original para o NES. O produtor Keiji Inafune (creditado como Inafking), que esteve envolvido em quase toda a franquia, falou que escolher um estilo tão "retrô" para Mega Man 9 foi um grande sucesso para os desenvolvedores.

O time decidiu que para o décimo jogo, eles deveriam escutar tanto os jogadores das antigas quanto os jogadores da série que não jogaram nenhum jogo recentemente. Isso especialmente significa que eles adicionaram o "Easy Mode" devido as reclamações da dificuldade extrema de Mega Man 9. O único desafio quando estavam criando o jogo, Inafune explicou, foi conseguir alcançar a crescente expectativa que vieram com um novo anuncio da série. A arte de capa para Mega Man 10 é um tributo para, e inspirada por, a capa do primeiro jogo da série.


Áudio

Seguindo a mesma fórmula do antecessor, 2 trilhas sonoras diferentes foram lançadas.

A trilha sonora do jogo foi uma colaboração entre 12 diferentes compositores e produtores: Ippo Yamada, Ryo Kawakami, Hiroki Isogai, Yu Shimoda, Manami Matsumae, Yasuaki "BunBun" Fujita, Minae "Ojalin" Fujii, Mari Yamaguchi, Yuko Takehara, Makoto Tomozawa, Akari Kaida e Shusaku Uchiyama. Esses indivíduos eram ou membros do time de som da Inti Creates ou compositores para lançamentos anteriores da série original de Mega Man.

De acordo com Yamada, Mega Man 9 foi desenvolvido como um sucessor espiritual para Mega Man 2, enquanto Mega Man 10 foi feito como uma "arte pixel e música chiptune original, não sendo nem um remake ou um tributo". As músicas utilizadas no menu, tela de "game over" e na tela de "get-a-weapon" são totalmente novas; porém a tela de seleção de fases e "stage gear" são as únicas duas que foram aproveitadas de jogos anteriores da série.

Dois álbuns com trilhas sonoras oficiais foram lançados. O primeiro, "Rockman 10 Original Soundtrack", que contém a música original do próprio jogo, foi lançado no Japão pela Inti Creates em 24 de Março de 2010. O segundo álbum, "Rockman 10 Image Sountrack", que contém remixes de músicas do jogo, foi lançado no Japão em 30 de Abril de 2010.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo



Imagens retiradas do link: http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_10




Recepção

Apesar de tudo, a média ficou abaixo do jogo anterior. Os novos recursos não foram suficientes para garantir uma nota melhor para ele.

Christian Svensson, Vice Presidente de Negócios e Desenvolvimento da Capcom, falou que a empresa ficou satisfeita com as vendas de Mega Man 10. O jogo recebeu críticas positivas, com um agregado no Metacritic de 81, 79 e 78 no WiiWare, Xbox Live Arcade e PlayStation Network respectivamente. O site IGN deu ao jogo nota 8.5, elogiando a sua jogabilidade e o modo Challenge, apesar de expressar o seu desapontamento com a duração, citando que outros jogos na série com 2 castelos finais (Mega Man 4 à Mega Man 6).

O site 1UP.com deu nota B, dizendo que o jogo é divertido mas diz que ele falha em capitalizar o seu antecessor porque ele tem jogabilidade similar, design de fases sem inspiração e música de jogos anteriores da série.


Galeria de Imagens

Essa foi a capa feita nos Estados Unidos. No meio temos Mega Man, Bass à direita e Proto Man à esquerda.

A versão completa da arte de capa estadunidense com todos os chefes do jogo. Clicando nela, dá pra visualiza-la melhor.



Blade Man (Arte Conceitual)

Pump Man (Arte Conceitual)

Commando Man (Arte Conceitual)

Chill Man (Arte Conceitual)

Sheep Man (Arte Conceitual)

Strike Man (Arte Conceitual)

Nitro Man (Arte Conceitual)

Solar Man (Arte Conceitual)


Galeria de Vídeos


Gameplay completa do jogo com o personagem Mega Man na versão WiiWare do jogo. Parte do Canal de YouTube "cubex55".


Gameplay completa do "Bass Mode" na versão Xbox 360 do jogo. Parte do Canal de YouTube "TheRagnarokSeeker".

Finalizando

Na primeira lançada do jogo, o personagem Bass ainda não aparecia. Ele foi adicionado apenas na arte final meses depois do lançamento do jogo.

E por hoje, acaba o nosso especial sobre Mega Man! Foram 22 posts em 11 semanas falando individualmente sobre cada lançamento importante da série - ficou faltando falar apenas sobre as coletâneas, mas observe a nota abaixo - que foi lançado até o momento. Mega Man 10 é um excelente jogo e eu recomendo ele pra você que tenha aí algum console da geração "passada" e quiser aproveitar um bom jogo novo com várias características retrô!

Para aqueles que estão se perguntando, "mas cadê as versões para Game Boy?", eu respondo: em Outubro eu volto pra falar especificamente sobre essas versões. Antes de eu terminar a organização desses posts sobre a série, eu não havia conseguido reunir material suficiente para falar imediatamente sobre essas versões, que embora carreguem o mesmo título da versão NES, são um pouco diferentes e acabaram gerando uma continuação única com um desfecho exclusivo no portátil. Em Outubro teremos aqui os 5 jogos destrinchados para vocês.

Aos que estavam esperando um post sobre "Mega Man X Street Fighter", que inicialmente era um jogo feito por um fã e acabou sendo distribuído e depois atualizado pela própria Capcom nos computadores para comemorar os 25 anos da série: eu estava planejando postar sobre ele em outro blog que eu participo, porque ele não faz parte da série original mas carrega consigo todos os elementos da mesma, porém o WordPress não colaborou e ele vai demorar um pouco pra sair. Infelizmente, só posso pedir que vocês tenham um pouco mais de paciência quanto à esse post.

Continuando a programação do blog, eu voltarei na semana que vem com mais alguns jogos do Sonic! Dessa vez eu vou explorar alguns jogos secundários do ouriço que foram lançados nos anos 1990, incluindo também os (pasmem) 2 jogos solo do Tails lançados no Game Gear! Espero que vocês tenham curtido esse especial sobre Mega Man! Se tiverem sugestões para futuros posts, é só falar aí nos comentários ou me procurar no Twitter ou Facebook que eu ouço todas as sugestões que me enviarem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário