sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dr. Robotnik's Mean Bean Machine


Dr. Robotnik's Mean Bean Machine (Sega Technical Institute / Compile, Mega Drive) - Lançado em 26 de Novembro de 1993 nos Estados Unidos, é um jogo de puzzle desenvolvido pela Compile e lançado pela Sega no Mega Drive, Game Gear e Master System. É um lançamento Ocidental do jogo "Puyo Puyo" e foi também o primeiro jogo dessa franquia à ser lançada fora do Japão. É um dos poucos títulos da série que Sonic não aparece.

O jogo é baseado na série de animação "Adventures of Sonic the Hedgehog".

História

Dr. Robotnik inicou um plano para garantir que não haja diversão e música no Mobius. Para fazer isso, ele sequestra os cidadãos gelatinosos de Beanville e os estufa em uma máquina robótica gigante chamada Mean Bean-Streaming Machine (daí vem o nome, Mean Bean Machine), antes deles se transformarem em pequenos robôs escravos. O manual de instruções fala que o desaparecimento dos Beans são mandados para a Mean Bean Machine.

Então o jogador sai em uma desafiadora aventura para parar o Robotnik (Sonic não é mencionado no jogo). O jogo acaba com uma batalha contra o Robotnik, no qual o jogador liberta as gelatinas.


Jogabilidade

O jogo é desenrolado com 2 oponentes, cada um controlando a sua grade. Geleias cairão do teto em grupos de 2, vindo em cores variadas e 1 par caindo em cada turno. O jogador deve arruma-los de maneira que 4 da mesma cor sejam colocados juntos para que eles desapareçam.

Os jogadores devem lutar para obter geleias "limpas", que são depositadas na grade do inimigo quando se consegue eliminar uma grande quantidade de geleias ao mesmo tempo. Se o jogador também conseguir criar uma reação em cadeia ao remover uma certa quantidade de geleias, fazendo assim com que um certo grupo delas desapareça, acumulará uma grande quantidade dessas geleias que serão atiradas ao inimigo. Essas geleias "limpas" não podem ser removidas como as normais, mas sim devem ser removidas as geleias ao redor delas para que elas ganhem "cor".

A tela que se completar primeiramente com geleias fará o perdedor.

O jogo inclui 3 modos principais: o "Scenario Mode" trás 30 fases para o jogador encarar os badniks do Dr. Robotnik (que incluem vários personagens do primeiro episódio da animação "Adventures of Sonic the Hedgehog") antes de enfrentar o próprio Robotnik. A cada fase, os badniks ficam mais habilidosos e as geleias começam a cair mais rapidamente, fazendo com que fique mais difícil organizá-las da maneira que se deseja. Ao completar uma fase, é dado uma senha que permite recomeçar o jogo de onde se parou da última vez.

O "Exercise Mode" permite que o jogador jogue contra a CPU sem a jogabilidade ficar mais rápida à medida que avança no jogo. Outro jogador pode entrar na brincadeira à qualquer momento. Já o modo "1P vs 2P" permite que 2 jogadores disputem uma partida entre si. A versão para Game Gear também trás o "Puzzle Mode", no qual os jogadores tem um número limitado de geleias para limpar a tela.


Música

As músicas utilizadas na versão Mega Drive são remixes sortidos do Puyo Puyo original com algumas músicas novas no meio. Nas versões 8-BIT, apenas as músicas novas estão presentes.


Versões Lançadas

O jogo foi lançado originalmente em 26 de Novembro de 1993 no mercado Norte Americano e em Janeiro de 1994 no mercado Europeu. O jogo nunca foi lançado separadamente no Japão, aparecendo apenas em coletâneas naquela região. O jogo também foi lançado na Austrália, Coréia do Sul e Brasil em 1994.

Em Dezembro de 1993, foi a vez da versão Game Gear ser lançada, seguida de um lançamento no Master System em 26 de Julho de 1994 na Europa. Ambas as versões compartilham a mesma jogabilidade e traziam o exclusivo "Puzzle Mode", no qual o jogador deve completar uma série de desafios com as geleias. A versão do Game Gear foi lançada nos Estados Unidos e na Europa, enquanto a do Master System foi lançada na Europa e no Brasil.

A versão Mega Drive foi incluída na coletânea "Sonic Classics", que foi lançada como "Sonic Compilation" na Europa em 1997. Nesta coletânea, que era o cartucho que acompanhou o Mega Drive nos últimos anos nos Estados Unidos, o cartucho trás 3 jogos: Sonic the Hedgehog 1, Sonic the Hedgehog 2 e o Dr. Robotnik's Mean Bean Machine com um menu especial de seleção. Ao encaixar esse cartucho no "Sonic & Knuckles" é possível acessar todas as fases de bônus do jogo.

Em 20 de Novembro de 2002, o jogo foi incluído na coletânea "Sega Mega Collection" para Gamecube , na coletânea "Sonic Mega Collection" Plus em 02 de Novembro de 2004 para PlayStation 2 e Xbox e finalmente em 31 de Março de 2006 na versão Windows. A versão "Plus" inclui ambas versões do Mega Drive e do Game Gear. Por último, o jogo foi incluído na coletânea "Sonic Ultimate Genesis Collection" em 10 de Fevereiro de 2009.

Em 11 de Dezembro de 2006, a versão Mega Drive foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii e em 13 de Setembro de 2010 o jogo foi relançado também no Steam para Windows. Em 13 de Junho de 2013, a versão Game Gear foi relançada no Virtual Console do Nintendo 3DS.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

Mega Drive

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/dr-robotniks-mean-bean-machine/screenshots




Game Gear




Master System

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/dr-robotniks-mean-bean-machine/screenshots


Galeria de Capas

Apesar de ser apenas uma modificação de um jogo japonês, eles souberam adaptar muito bem a história e os personagens para a série Sonic.

Na Europa, o jogo não recebeu modificação no título - coisa comum na época.

Essa é a exclusiva capa da versão francesa do jogo. O título é diferente dos outros, mas o jogo é o mesmo.

O jogo também chegou na Coréia do Sul, mas aparentemente os textos não foram traduzidos para o idioma do país.

Capa européia da coletânea que o jogo foi incluído em 1997. Curiosamente, ela também foi lançada na Coréia do Sul mas não consegui achar uma capa em qualidade decente para mostrar aqui.

Capa da versão Master System do jogo lançado pela TecToy no Brasil.

Capa da versão Australiana do jogo, que é a mesma da Europa, porém sem o selo "Puzzle" no canto superior esquerdo.

Chega de legendas por hoje.

Ou não.

Capa japonesa da coletânea "Sega Mega Collection" lançada no Gamecube. Foi o primeiro lançamento do jogo por lá.

A coletânea foi expandida e lançada no PlayStation 2, Xbox e PC - com lançamentos também no Japão.

Mais de 40 títulos clássicos da Sega foram incluídos na coletânea, entre eles o Dr. Robotnik's Mean Bean Machine.


Manual



Finalizando

A arte do jogo é tão difícil de achar que eu tive que usar esse desenho feito do 0 pelo "jucstin" no DevianArt.

E por hoje é só. Casos como este, de pegar uma franquia que faz sucesso em uma região e adaptar para outra que faz sucesso em outro lugar sempre aconteceram, porém o que é incomum é descobrir que a série animada de Sonic tenha feito um sucesso razoável nos Estados Unidos e eles tenham feito 2 jogos tentando aumentar a sua popularidade por lá. Mesmo com um jogo "único" baseado na franquia que foi lançado apenas no Japão também, eles acabaram preterindo à este aqui e acabaram se dando bem no final (acho eu).

Na próxima semana, eu volto pra falar dos 2 jogos de Kart que foram lançados no Game Gear: Sonic Drift 1 & 2! Os primeiros jogos de corrida da série Sonic tiveram um lançamento bastante limitado no portátil da Sega, e uma pequena surpresinha por parte da TecToy em 2008! Mas antes disso, um post extra sobre Sonic Eraser pode ser acessado caso você clique aqui! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário