quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sonic Drift / Sonic Drift 2


Sonic Drift (Sega, Game Gear) - Lançado em 18 de Março de 1994 apenas no Japão, é um jogo de corrida com karts lançado exclusivamente no portátil colorido da Sega. O jogo trás Sonic the Hedgehog, Miles "Tails" Prower, Amy Rose e Dr. Eggman como personagens selecionáveis e uma série de fases que, assim como nos jogos de plataforma, são diferenciados pela ambientação e elementos com o passar do jogo.



Jogabilidade

Seja em um carro ou a pé, Sonic é sempre o mais rápido. A Amy também não dá uma folga pra ele nem aqui...

Os jogadores correm em uma série de pistas em corridas únicas ou o modo Grand Prix, que consiste em 6 pistas seguidas, coletando anéis e usando power-ups para obter o primeiro lugar. Cada personagem selecionável tem seus pontos positivos e negativos e pode utilizar uma Habilidade Especial caso utilize 2 anéis.

Sonic, que dirige um um carro esporte branco conhecido como Cyclone, tem uma boa velocidade e aceleração mas um péssimo controle do carro, e a sua habilidade especial é um aumento de velocidade. Tails, que dirige um carro de fórmula 1 dos anos 1960 chamado MTP-01 Wheelwind, é bem balanceado em termos de velocidade, aceleração e direção, mas não é particularmente bom em nenhuma área - ele pode utilizar um poderoso salto como a sua habilidade especial, que permite com que ele evite obstáculos e curvas bastante perigosas.

Dr. Robotnik, que pilota uma versão modificada do seu tradicional Eggmobile conhecido aqui como Egg Typhoon, tem péssima aceleração mas tem uma velocidade bastante alta e boa habilidade de direção, além de poder atirar bombas na pistas que pode fazer os oponentes rodarem na pista. E finalmente Amy Rose, que dirige um carro vintage conversível amarelo conhecido como Breeze, que tem ótima aceleração ao custo de uma baixa velocidade máxima, e tem a habilidade de atacar atirando objetos em formato de coração que diminuem a velocidade do oponente e altera os controles deles por um curto período de tempo.

Sonic Drift estabelece algumas característica para a personagem Amy Rose, que teve a sua primeira aparição como personagem controlável neste jogo. O carro que ela dirige retornaria no futuro em outros jogos de corrida como "Sonic R" e "Sonic and Sega All-Stars Racing". O manual de instruções também apresenta uma imagem de Amy segurando um guarda-chuva que ela usaria depois em Sonic the Fighters. As pistas são baseadas nas 6 Zonas do Sonic the Hedgehog original: Green Hill, Marble, Spring Yard, Labyrinth, Star Light e Scrap Brain.

O tema de invencibilidade de Sonic Drift é baseado na música "Sonic: You Can Do Anything", do lançamento original de Sonic CD.


Sonic Drift 2

O segundo jogo trouxe mais opções e melhorou um pouco a jogabilidade.

Lançado em 17 de Março de 1995 novamente apenas no Game Gear, dessa vez o jogo também chegou a Europa e a América do Norte. A fórmula do jogo se manteve basicamente a mesma, porém trouxe 3 novos personagens (Knuckles, Fang the Sniper e Metal Sonic) e o jogador coleta as Chaos Emerald ao ganhar corridas. Se Sonic, Tails, Knuckles ou Amy coletar todas as 6 esmeraldas no Blue GP, eles irão enfrentar Eggman em uma corrida final ao redor do Death Egg, mas se Robotnik, Fang ou Metal Sonic o fizer, eles enfrentarão Sonic.

Na Europa, o jogo foi lançado como "Sonic Drift Racing", porém na tela título o jogo ainda mostra o título "Sonic Drift 2"


Relançamentos

A popularidade do jogo nunca foi tão grande, mas graças ao título a Sega investiu em outros do gênero no futuro.

Ambos os títulos foram relançados em 2 coletâneas diferentes: na Sonic Mega Collection Plus em 02 de Novembro de 2004 para PlayStation 2 e Xbox e em 31 de Março de 2006 para Computador, e também na coletânea Sonic Gems Collection em 11 de Agosto de 2005 para PlayStation 2 e Gamecube - porém na Gems Collection apenas Sonic Drift 2 foi incluído, o 1 é um jogo desbloqueável. Ambos os jogos também estão presentes na versão física de Sonic Adventure DX: Director's Cut para Gamecube e Windows.

Em 14 de Novembro de 2012, Sonic Drift 2 foi lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS japonês, chegando à outras regiões em 04 de Julho de 2013. Também em 2012, a TecToy portou Sonic Drift 2 incluiu pela primeira vez um port do jogo no seu Master System 3 Collection: 120 jogos e no Master System Evolution: 132 jogos também no ano seguinte. Até o momento, nenhuma versão nova do console foi lançada, então jogo ainda acompanha os consoles vendidos na loja.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo


Sonic Drift

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/game-gear/sonic-drift/screenshots




Sonic Drift 2

*Imagens retiradas do link: http://www.gamefaqs.com/gamegear/586804-sonic-drift-2/images




Recepção

A recepção para Sonic Drift foi bastante dividida. No lançamento, a revista Famitsu deu ao jogo nota 19 de 40. O site GameSpot descreveu o jogo como "basicamente não jogável por causa da péssima jogabilidade e um horizonte realmente curto". Vários críticos falaram que ambos os jogos são meros clones de Super Mario Kart, mesmo com a série "Drift" da Sega antecedendo o clássico da Nintendo por alguns anos, uma vez que Power Drift foi lançado em 1988.

Já Sonic Drift 2 também teve uma recepção dividida, porém mais favorita do que o seu antecessor.


Galeria de Capas

Talvez para esconder o fato de que o primeiro jogo não havia sido lançado na região, a Sega da Europa decidiu mudar o título do jogo impresso na capa.

Nos Estados Unidos, eles não esconderam o fato e ainda por cima mantiveram a mesma arte de capa da versão japonesa e européia - fato raro naqueles tempos.


Artwork (Sonic Drift)

Sonic the Hedgehog

Miles "Tails" Prower

Amy Rose

Dr. Robotnik


Artwork (Sonic Drift 2)

Sonic the Hedgehog

Miles "Tails" Prower

Amy Rose

Knuckles

Fang the Sniper

Metal Sonic

Dr. Robotnik


Manual (Sonic Drift 2)



Finalizando

Considerando tudo, os 2 jogos são bastante carismáticos. O segundo tem uma leve vantagem sobre o primeiro, mas tem diversão garantida com ambos os títulos.

E por hoje é só. Como toda série de sucesso, Sonic acabou ganhando diversos títulos não relacionados ao passar dos anos, sendo Sonic Drift o primeiro jogo de corrida da série. Antes de se transformar em uma franquia propriamente dita em 2009, um mini-game de corrida seria incluído em Sonic Adventure 2 no Dreamcast e depois expandido na versão Sonic Adventure 2: Battle lançada no Gamecube e PC em 2001 e 2003, respectivamente. Se não fosse pelo lançamento tão limitado do jogo, talvez ele fosse um pouco mais popular.

Na semana que vem, eu volto pra falar do título mais obscuro da série lançado no Game Gear: Sonic Labyrinth! Antes mesmo do lançamento de Sonic 3D Blast pela Traveller's Tales, a Sega já havia publicado um jogo com visão isomérica de Sonic para o seu vídeo-game portátil que nada mais era do que uma série de labirintos (duh) aonde Sonic deve coletar chaves e apertar botões para liberar passagens e chegar até o fim da fase. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Ola tenho um blog de games e humor é gostaria de fazer parceria com você espero
    tenha enterese.

    Meu blog: http://joystickloko.blogspot.com.br/

    Espero que possamos fazer parceria obrigado pela atenção

    ResponderExcluir