quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Samurai Shodown V


Samurai Shodown V (Yuki Enterprise, Neo Geo) - Lançado em 11 de Dezembro de 2003, é o oitavo jogo da série Samurai Shodown e foi lançado como "Samurai Spirits Zero" no Japão. Foi um dos jogos planejados pela SNK Playmore para serem da última leva do Neo Geo, que pararia de ser produzido no ano seguinte e também foi o primeiro jogo da série produzido por um estúdio externo da empresa - que mais tarde seria comprado e integrado à mesma. Recebeu versões caseiras para PlayStation 2 e Xbox no seu tempo.


História

Essa foi a Artwork de divulgação do jogo.

Mais negro do que a escuridão - a escuridão profunda que está por trás do fim do nada. Do centro dessa vazio, o primeiro senso de desastre se mexeu. Um coração batente sem forma, invisível aos olhos. Cada vez mais forte, a energia formada dentro da onda da escuridão, começa a flutuar no vazio. Depois de vagar no vazio, ele chegou ao seu destino - Japão.

O mesmo ano no qual mais tarde se tornou sinónimo para o grande penúria do período Tenmei. A penúria deixou a devastação em seu rastro, e as terras famintas não conseguiam ver um fim para a tragédia. Ao longo da terra insurreições e motins eram comuns. Sem um fim para os problemas em vista, o país estava caminhando para o desastre. As pessoas eram atormentadas pela calamidade sem precendentes, sem saber se iriam viver ou morrer de um dia para o outro.

O shogunato tem feito o seu melhor para ajudar na situação, mas sem sucesso. Um único comandante militar estava diante de um país enterrado em montes de corpos, e gritou para os céus: "Será que alguém ai encima pode ouvir o conflito dessa terra? Tudo isso é culpa dos tolos do clã Tokugawa. Eu jamais irei perdoa-los pelos erros inaceitáveis que  eles cometeram. O tempo de lutar chegou. Eu me transformarei no salvador dessa terra, apagarei o dano feito à essas terras do clã Tokugawa e varrerei esses traidores da face da Terra."

Declarando a sua supremacia, essas foram as palavras de Kyougoku Hinowanokami Gaoh.

"Guerreiros! Guerreiros cujos espíritos sejam leais à esse país! De Ezo no norte até Ryukyu no sul, eu apelo a que todos se reunam diante mim e mostrem esse tal espírito."

Ou seduzido pela ambição desenfreada de Gaoh ou por mera coincidência, 24 guerreiros confiaram suas almas às suas espadas e devotaram-se ao Bushido. Ao mesmo tempo, esses guerreiros atiram-se ao centro do tumulto.

A conclusão desse conflito será decidido ou pelo Bushido ou pelo Shurado.

VOCÊ É UM ESCRAVO DA LÂMINA?


Jogabilidade


CONFIGURAÇÃO


A Corte fraco
B Corte médio
C Corte forte
D Chute


Movimentos do Festival de Sangue

Arrancada Toques rápidos para -> -> ou para <- <-
Seu personagem dá uma corridinha ou salta em uma direção específica, dependendo da direção que você estiver em relação ao oponente. Certos personagem tem ataques únicos enquanto estão correndo, então experimente e descubra!

Defesa Segure a direção contrária ao seu oponente
Quando você defende um ataque inimigo, o dano é minimizado. Bloquear ataques físicos não são contados danos, mas ataques especiais causam um pouco. Certos ataques como arremessos não são possíveis de defender. Sem a sua arma, bloquear ataques do oponente também inflingem danos, porém ainda maiores. Bloquear no ar agora é impossível.

Destruidor de Defesa Próximo ao oponente, aperte <- ou -> + C
Use essa técnica próximo ao oponente para dar a ele um empurrão. Isso não inflinge dano, mas deixa ele em um estado bem vulnerável, então não perca a chance de atacar!

Abaixar Aperte -> + D
Um dos vários usos do novo botão D. Seu personagem agacha no chão, o que é extremamente útil para desviar completamente de projéteis sem levar um dano de defesa. Seu personagem também se recupera rapidamente dessa manobra, permitindo que ataque o oponente, se ele estiver próximo.

Salto Curto Aperte D ou -> + D
Seu personagem salta em seu lugar parado ou para frente, efetivamente desviando de ataques baixos. Quando próximo do oponente, essa manobra pode posicionar o seu personagem atrás do oponente, conseguindo assm uma chance de acertar um golpe com ele ainda de defesa aberta.

Evasão Quando atacado, aperte <- + D
Use com um tempo perfeito e o seu personagem irá desviar completamente de um ataque do seu inimigo.

Rolamento Aperte <- ou -> D (perto do oponente)
Seu personagem pode rolar para frente ou para trás, o que pode ser usado para desviar tanto de ataques quanto de projéteis. O uso inteligente desse recurso pode te levar a salvo para longe do oponente em distâncias curtas.

Ataque Perseguidor Perto do oponente caído, aperte diágonal para frente cima ou frente baixo + espada
Quando seu oponente estiver caído no chão, não hesite em ataca-lo com um golpe adicionado para danos extras nesse estado bem vulnerável. Golpes fracos requerem que você esteja adjacente ao inimigo caído, já os golpes fortes iniciam com um salto que chega até a localização do seu inimigo.

Recuperação Rápida Quando derrubado, aperte qualquer direção no controle rapidamente
Quando derrubao, essa manobra permite que o seu personagem role para um lugar a salvo, trazendo-o de volta ao estado de guarda rapidamente!

Salto Triangular Pule contra a parede e aperte <- ou -> 
Certos personagens podem pular em "muros" para escapar de ficarem encurralados ou ir para mais longe na tela. Apenas Basara, Galford, Hanzo, Mina, Nakoruru, Rimururu e Yunfei podem realizar esse movimento.

Repelir Armas Quando atacado, faça um quarto de lua para trás, frente + D
Faça isso um instante antes da arma do seu inimigo te acerte e o seu personagem irá repelir a arma dele, deixando-o com a defesa aberta por alguns décimos de segundo. Isso também pode ser usado caso você esteja sem uma arma em mãos, porém ao invés de abrir a defesa dele, ele será arremessado para longe.

Provocação Aperte Start 3 vezes
O personagem descarta a sua arma no chão e momentariamente provoca o oponente. Enquanto isso não tem um uso "útil", você opde provocar o oponente mas lembre-se que você fica completamente aberto à ataques ao se desarmar voluntariamente.

Metodos de Mutilação Cada personagem tem o seu movimento
Cada personagem empunha uma variedade de técnicas mortais em sua identidade, assim como um poderoso "POW Special" que desarma o oponente.


CHOQUE DE ESPADAS

Durante certos momentos na batalha, ambos lutadores irão erguer suas armas ao mesmo tempo, resultando em uma colisão. Uma vez que isso ocorra, o choque de espadas é iniciado. Essa troca momentuosa de força pode ser decidida ao apertar rapidamente o botão A. Em uma luta VS, o jogador que apertar o botão mais vezes ganha o embate e disarma o oponente, impossibilitando suas capacidades ofensivas e até alguns ataques especiais. No modo contra a CPU, ela tem grandes chances de ganhar e até mesmo de empatar, desarmando ambos os guerreiros de uma vez. Aperte o botão A para pegar a arma do chão novamente. Mude a maré ao desarmar o seu oponente!


BARRAS ESPADA E FÚRIA

Localizada abaixo da Barra de Saúde do personagem está a Barra de Espada. Ao atingir o inimigo com a sua arma, errar o ataque ou ele for bloqueado (dependendo do movimento), sua barra de Espada será esvaziada, diminuindo o dano dos ataque subsequentes. Convém aos jogadores descansar os seus personagens por um tempo para recuperar a barra, para estrategicamente maximizar o dano causados pelos seus ataques.

A medida que o seu personagem leva danos, a Barra de Fúria é preenchida. Uma vez que a barra chega ao seu limite, ela pisca o nome "POW" por um tempo limitado, fazendo com que os seus ataques passarem a inflingir danos críticos. Esse aspecto deve ser utilizado para tomar vantagem durante a batalha. Uma vez que a barra retrocede, os ataques revertem para o estado normal.

Além disso, quando a barra de Fúria está cheia, é possível utilizar a habilidade especial POW única de cada personagem. O comando para o movimento é mostrado abaixo do nome do personagem durante esse estado. Uma vez que a técnica for conectada com sucesso, irá infligirá um dano considerável e desarmará o oponente, deixando-o desamparado. Sem a sua arma, seu oponente não poderá executar a maioria dos seus golpes especiais. Se por acaso você perder a sua arma, recupere-a rapidamente e retalie de volta!

A caracteristica que retorna é a Explosão de Fúria. Ao apertar os botões ABC ao mesmo tempo, maximizando a sua Barra de Espada e a Barra de Fúria, isso será convertido em um temporizador de Fúria. O tempo do ataque é inversamente proporcional à quantidade de saúde que o seu personagem tiver restante para este round. Além da enorme impulsão ofensiva, você pode desferir o extra-fortificado ataque POW durante a Explosão de Fúria, que acaba prematuramente independente de quanto tempo você ainda tiver sobrando. Depois de toda a agitação, o personagem está totalmente esgotado e a Barra de Fúria será removida pelo resto da luta. Então use isso apenas nos momentos mais difíceis!


MEDITAÇÃO E O CAMINHO PARA O VAZIO

Outra característica nova é a Barra de Concentração. Quando seu personagem recebe dano, você pode converter a energia da Barra de Fúria para aumentar a sua ameaça critica apertando o botão D. Dessa maneira, seu personagem medita, movendo o marcador acima da sua barra de saúde para frente. Se o seu personagem já perdeu um round e a sua saúde alcançar o ponto entre o ponto crítico, é hora de iniciar O Caminho Para o Vazio.

Durante esse modo, sua Barra de Fúria se transforma em um timer azul que vai se esgotando, o mesmo que acontece durante a Explosão de Fúria. Nesse estado, seu oponente é drasticamente desacelerado durante esse modo, dependendo de quão longe você moveu o marcador para longe do centro da tela. Você pode executar uma variedade de combos pesados em seu oponente (com golpes normais e especiais, com a excessão dos POW Specials que não estão disponívels nesse estado) até que o timer azul acabe.

E finalmente, você pode efetivamente acabar o seu combo maciço com um "Issen", também conhecido como "Flash Finale" ao apertar os botões BCD juntos. Seu personagem bate fortemente no inimigo, injuriando-o com um dano crítico. Assim como a Explosão de Fúria, usar o "Flash Finale" acaba com o timer imediatamente e você perderá o acesso a Barra de Fúria pelo resto da luta.


MORTE HONROSA

Não quer dar ao seu oponente o gostinho de dar o golpe final no seu personagem? Mantido do jogo anterior, essa é a "Morte Honrosa", ou movimento suicida que encerra o round para o seu personagem em favor de uma Barra de Fúria cheia no próximo... Isso se ainda tiver outro. Novamente, use isso para ter um bom começo no próximo round, mas nunca use isso se o seu oponente precisa de apenas mais uma vitória para ganhar a luta!


Desenvolvimento

Continuando a revitalização da SNK depois do seu colapso em 2001, a compania decidiu que seria interessante produzir um novo jogo da série Samurai Shodown. Como parte da sua reorganização, o desenvolvimento do jogo foi dado a uma empresa relativamente desconhecida chamada Yuki Enterprise, que criou em sua maioria simuladores e jogos de tabuleiro para a série "Simple 2000" para o PlayStation 2 no Japão, e não tinha nenhuma experiência produzindo jogos de luta. Esse anuncio causou um desconforto considerável entre os fãs.

Apesar disso, a Playmore conseguiu aumentar a excitação ao anunciar que Nobuhiro Watsuki, o criador e autor do mangá Rurouni Kenshin, foi contratado para fazer alguns dos novos personagens e eles foram gradualmente revelados em silhuetas no site oficial do jogo, e logo viraram a artwork oficial do jogo. Foi também finalmente digo que o jogo seria uma verdadeira prequel para o resto da série, acontecendo 2 anos antes do primeiro jogo. Isso criou uma certa "questão" na linha de tempo da série.

O sistema de Slash/Bust dos últimos jogos foi totalmente descartado aqui, com cada personagem tento apenas uma versão, apesar de na maioria dos casos, o modo Bust foi substituido por um novo personagem com golpes similares.


Personagens


Tokugawa Yoshitara
"Eu gosto da maneira como você morreu. Inteligente!"

Estilo de Luta: estilo próprio derivado de Yagyu Jubei e Gaoh
Nome da Arma: As katanas Nadeshiko, Shirayuri, Botan, Tsubaki, Asagao, Yugao e Yoshitora


Haohmaru
"Você não é páreo para mim!"

Estilo de Luta: estilo próprio
Nome da Arma: A katana "Veneno do Peixe"



Enja
"Grrrrahhh!"

Estilo de Luta: Retração da Coluna Vertebral
Nome da Arma: O par de braceletes "Chain of Agni"



Suija
"Você está demitido."

Estilo de Luta: A Maneira Divina do Pensamento
Nome da Arma: O par de braceletes "Discus" e "Rudra"



Yokai Kusaregedo
"Delicioso! Obrigado!"

Estilo de Luta: A Fome
Nome da Arma: O Osso Exposto



Yunfei Liu
"A morte é o destino do homem."

Estilo de Luta: As Artes de Defesa dos Heremitas Celestiais
Nome da Arma: A espada chinesa "Céu Brilhante Picanço"



Majikina Mina
"Descanse em paz."

Estilo de Luta: A Maneira Secreta da Lua Crescente Desenhada
Nome da Arma: O arco-e-flecha "Suprimido Arco Sagrado das 8 Purificações"


Nakoruru
"Não brinque com a Mãe Natureza!"

Estilo de Luta: Arte das Espadas Dançantes de Shikanna-Kamui
Nome da Arma: A pequena espada Pai Bufalo; a águia domesticada Mamahaha


Rimururu
"Você está bem, Konru?"

Estilo de Luta: Arte das Espadas Dançantes de Shikanna-Kamui
Nome da Arma: A espada curta Hahakuru; o espírito de gelo Konru



Rera
"Volte pro buraco de onde veio!"

Estilo de Luta: Arte das Espadas Dançantes de Shikanna-Kamui
Nome da Arma: A espada curta "Pai Bufalo"; o lobo domesticado Shikuru


Kazama Kazuki
"Isso é tudo que você pode fazer?"

Estilo de Luta: Artes Ninja Kazama + seu próprio estilo
Nome da Arma: A espada ninja "Fênix"



Kazama Sogetsu
"Sua técnica precisa ser refinada."

Estilo de Luta: Artes Ninja Kazama
Nome da Arma: A espada ninja "Dragão Azul"



Galford Weller
"Seja um lutador pela justiça!"

Estilo de Luta: Artes Ninja Koga + Artes Ninjas Galford
Nome da Arma: A espada ninja "Lâmina da Justiça"; seu husky domesticado Poppy


Hattori Hanzo
"A sorte está ao meu lado... Sempre."

Estilo de Luta: Artes Ninja Iga
Nome da Arma: Uma espada ninja sem nome




Senryo Kyoshiro
"Meu, que sangue lindo você tem!"

Estilo de Luta: Dança de Batalha Kabuki
Nome da Arma: A alabarda "Esposa Cuidadosa"



Tam Tam
"Você está queimado pelo meu sol."

Estilo de Luta: A Maneira dos Maia
Nome da Arma: A cimitarra "Henge Hange Zange"



Rasetsumaru
"Você tem coragem!"

Estilo de Luta: Intenções Suicídas
Nome da Arma: A katana demoniaca "Besouro Massacrante"



Kibagami Genjuro
"Não seja convencido!"

Estilo de Luta: Artes das Sombras Anciãs
Nome da Arma: A katana "Veneno da Ameixa Rouxinol"



Hisame Shizumaru
"Essa é a única maneira."

Estilo de Luta: O Caminho da Espada Escarlate
Nome da Arma: O quarda-chuva "Chuva Nebulosa" e a espada "Ira Celestial  de Shizumaru"


Yagyu Jubei
"Esse é o seu destino. Me desculpe!"

Estilo de Luta: Estilo Sombra Modificada do Yagyu
Nome da Arma: Protetor do Yamato, Tigre de Aço e Sukehiro



Tachibana Ukyo
"Minha espada está coberta em vermelho."

Estilo de Luta: "Caminho Divino da Espada"
Nome da Arma: Uma arma própria feita por ele mesmo



Charlotte Colde
"É impossível me derrotar."

Estilo de Luta: Esgrima
Nome da Arma: A espada "O Pedregulho"



Kafuin Gaira
"Não me desrespeite!"

Estilo de Luta: Nenhum em particular
Nome da Arma: As miçangas de oração "Namu Abi Dabi"



Kubikiri Basara
"Eu não tenho medo. Eu não tenho medo."

Estilo de Luta: Instintivo
Nome da Arma: A estrela-tripla "Destruida de Ações Más"





Chefes:

Estilo de Luta: A Maneira do Mais Forte
Nome da Arma: A marreta "Invencível"

Estilo de Luta: A esgrima dos Soichi Jinmu
Nome da Arma: Uma espada sem nome feita por ela mesma

Estilo de Luta: O Caminho da Congregação dos Kyogoku-in Hinowa
Nome da Arma: A haste "Cruz Demoniaca" e "O Selo das 4 Leis"


Estágios

Sunpu, Fujimanoma


Sunpu, Fujimanoma (Special)



Yoshino, Senbosakura 1


Yoshino, Senbosakura 2


Yoshino, Senbosakura (Special)



Asamayama, Hyakko-mura 1


Asamayama, Hyakko-mura 2


Asamayama, Hyakko-mura (Special)



Towada, Oiraseikei-ryu 1


Towada, Oiraseikei-ryu 1 (Special)


Towada, Oiraseikei-ryu 2


Towada, Oiraseikei-ryu 2 (Special)



Sado, Gedoh no Sui


Sado, Gedoh no Sui (Special)



Shin, Sennen Daibutsu


Shin, Sennen Daibutsu (Special)



Ryukyu-ogoku, Shuri-jo


Ryukyu-ogoku, Shuri-jo (Special)



Ezo, Kamui Kotan 1


Ezo, Kamui Kotan 2


Ezo, Kamui Kotan 3


Ezo, Kamui Kotan (Special)



Dewasanzan, Shuren no Taki


Dewasanzan, Shuren no Taki (Special)



Izumo, Ryoushu-jiato 1


Izumo, Ryoushu-jiato 1 (Special)


Izumo, Ryoushu-jiato 2


Izumo, Ryoushu-jiato 2 (Special)



Edo, Kyoshiro Kabuki


Edo, Kyoshiro Kabuki (Special)



Nagasaki, Tejima 1


Nagasaki, Tejima 1 (Special)


Nagasaki, Tejima 2


Nagasaki, Tejima 2 (Special)



Yamashiro, Mushuku-mura


Yamashiro, Mushuku-mura (Special)



Tosa, Dai Sanjusan Banfuda-jo 1


Tosa, Dai Sanjusan Banfuda-jo 2


Tosa, Dai Sanjusan Banfuda-jo (Special)



Akoh, Koigahama


Akoh, Koigahama (Special)



Hida, Kokai-in


Hida, Kokai-in (Special)


Yumeji, Estágio 1


Yumeji, Estágio 2



Gaoh, Estágio 1


Gaoh, Estágio 2


Ports

Artwork utilizada na versão caseira para PlayStation 2 lançada no Japão e Europa.

Primeiramente, o jogo chegou ao PlayStation 2 em 29 de Julho de 2004 no Japão, sendo relançado no ano seguinte no selo "SNK Best Collection" também só no Japão. A Ignition Entertainment lançou o jogo na Europa em 26 de Maio de 2006 mas provavelmente devido a um acordo comercial entre a SNK e a Microsoft, o jogo não foi lançado nas Américas na plataforma da Sony.

Em 18 de Janeiro de 2006, a versão Xbox do jogo chegou as Américas com os diálogos que haviam sido excluidos da versão em inglês para Neo Geo e foi lançado simultaneamente com a versão PlayStation 2 na Europa, levando os mesmos diálogos como exclusividamente. Em 24 de Julho de 2008, o jogo foi incluso na coletânea "Samurai Shodown Anthology", lançada para PlayStation 2, PSP e Nintendo Wii e pode ser comprado digitalmente na PlayStation Store desde 01 de Outubro de 2009.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Neo Geo:



Jogo completo em inglês com o personagem Haohmaru


PlayStation 2:


A capa européia era idêntica, só que o logo era da versão ocidental "Samurai Shodown V".





Xbox:

O selo "Only Fox Xbox" incluso na capa é porque foi a única versão caseira do jogo a ser lançada nos Estados Unidos, fora do Neo Geo.






Artwork


Tokugawa Yoshitara


Haohmaru


Enja


Suija


Yokai Kusaregedo


Yunfei Liu


Majikina Mina


Nakoruru 


Rimururu


Rera


Kazama Kazuki


Kazama Sogetsu


Galford Weller


Hattori Hanzo


Senryo Kyoshiro


Tam Tam


Rasetsumaru


Kibagami Genjuro


Hisame Shizumaru


Yagyu Jubei


Tachibana Ukyo


Charlotte Colde


Kafuin Gaira


Kubikiri Basara

Yorozu Sankuro


Kurokochi Yumeji


Kyougoku Hinowanokami Gaoh


*Artwork retirada do link: http://www.creativeuncut.com/art_samurai-shodown-5_a.html



Recepção


SamShoV alcançou um modesto sucesso, apesar de não ter sido um grande hit. Apesar dos fãs estarem felizes de ver um novo lançamento, a jogabilidade falhou em cumprir as espectativas que eles esperaram. As principais reclamações foram em torno da baixa qualidade da animação dos novos personagens e o sistema de Slash/Bust. Aqueles familiares com Samurai Shodown 64: Warrior's Rage também notaram que os novos personagens tendem a ser versões drásticamente alteradas das versões Bust dos jogos anteriores (Enja e Suija em particular).


Esses novos personagens são consideravelmente mais poderosos, levando a um cast de personagens desequilibrado. Ele é lembrado mais como um jogo competente do que um jogo de luta em si.


Finalizando


Artwork que foi utilizada na capa da versão do Xbox.

E por hoje é só. Apesar da aposta da Playmore em apostar em pequenas empresas para revitalizar os seus jogos no fim da vida do Neo Geo, nem todos os jogos conseguiram alcançar o mesmo nível de seus lançamentos anteriores - e foi o que acabou acontecendo com Samurai Shodown V. Ele tem um sistema sólido de combate e cenários muito bem feitos, mas a animação dos personagens ficou abaixo da média, a trilha sonora é bem genérica e a trilha sonora que sempre foi um dos pontos mais altos do jogo acabou bem apagada nesse lançamento.

A Playmore daria mais uma chance para a Yuki Enterprise e no ano seguinte seria lançado "Samurai Shodown V Special", que é o tema do próximo post. Lembrando mais uma vez que essa série de post foi sugerida pelo meu grande amigo "Adriano Phillipini" no Facebook e vocês podem fazer o mesmo que ele e sugerir temas ou jogos para aparecerem aqui no blog através da minha conta de Twitter, Facebook, Google+ ou Ask.FM que estão na barra lateral do blog! Espero que vocês tenham curtido e voltem na semana que vem pra curtir um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. acho que esse Samurai 5 já errou pelo enredo. esse game se passa antes do primeiro jogo. e não acho esse Yoshitora melhor que o Haohmaru. e tem razão, apesar de um ou outro novo personagem se salvar, o game inteiro parece sem sal

    ResponderExcluir