domingo, 3 de abril de 2011

Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition



Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (Capcom, PlayStation 2/Arcade) - Lançado em 18 de Dezembro de 2003 no PlayStation 2 e em 22 de Dezembro de 2003 nos Arcades japoneses, Hyper Street Fighter II é uma comemoração de 15 anos da série Street Fighter II. O jogo é uma versão modificada de Super Street Fighter II Turbo que permite os jogadores escolherem versões anteriores dos personagens das 5 versões lançadas de Street Fighter II vistas anteriormente nos Arcades.

Apesar de ter sido lançado no mercado caseiro, ele foi lançado no Arcade em quantidades limitadas pela Ásia, tornando este o sexto e último lançamento de Street Fighter II nos Arcades.



Sistema de Jogo

Hyper Street fighter II permite que os jogadores escolham entre 1 das 5 possibilidades de personagens de versões anteriores de Street Fighter II: "Normal", que trás os 8 personagens de The World Warrior; "Champ" ("Dash" na versão japonesa), que é baseada na Champion Edition e adiciona os 4 Grandes Mestres; "Turbo", que é baseada no Hyper Fighting (lançada como Street Fighter II Dash Turbo no Japão); "Super", que adiciona os 4 novos personagens de Super Street Fighter II; e "Super T" ("Super X" no Japão); que é baseada em Super Street Fighter II Turbo e adiciona Akuma.

Isso leva a um roster de 17 personagens únicos com 65 variações diferentes. O controle dos personagens é exatamente igual como nos jogos que eles apareceram, com as mesmas técnicas, características e frames de animação. Além disso, se 2 jogadores escolherem o modo "Normal", não será possivel escolher personagens iguais.

Os estágios e finais são os mesmos de Super Street Fighter II Turbo, entretanto algumas fases restauram elementos de The World Warrior que foram eliminados em versões subsequentes, como as placas do estágio do Ryu. A sequencia de abertura é uma versão modifica da presente em Super Street Fighter II, com logos dos 5 jogos aparecendo na tela em flashes. A música tocada durante a seleção de personagens também é a mesma usada em Super Street Fighter II. As fases de bônus também não estão presentes aqui, como em Super Street Fighter II Turbo.



Versões Caseiras



Nas versões caseiras lançadas para PlayStation 2 e Xbox, o jogador pode escolher jogar com as trilhas sonoras da CP-System I ou CP-System II, assim como as trilhas sonoras remixadas das versões FM Towns e 3DO. Uma versão editada da animação "Street Fighter II: The Animated Movie" foi incluida como um bônus, contendo pequenas censuras nas cenas mais maduras e violentas.

Gameplay do jogo:




Coletâneas

Como eu havia prometido no post de Super Street Fighter II Turbo, eu iria falar sobre as coletâneas lançadas até o momento que contém jogos da série Street Fighter II. Abaixo você vai conferir todas elas por ordem de lançamento.




Street Fighter Collection - Lançada em 18 de Setembro de 1997 no Saturn e 23 de Outubro de 1997 no PlayStation, essa coletânea vem com 2 CD's: o primeiro com ports de Super Street Fighter II e Super Street Fighter II Turbo e o segundo com Street Fighter Alpha 2 Gold. Essas versões de Super Street Fighter II tem alguns bugs que não  haviam no Arcade, porém ainda assim são bem jogáveis.




Capcom Generations 5: Street Fighter Collection 2 - Lançado no Japão como o quinto volume dessa linha de coletânea de clássicos da Capcom, "Capcom Generations 5" foi lançado no ocidente apenas com o título "Street Fighter Collection 2". Essa coletânea trás as 3 primeiras versões de Street Fighter II (The World Warrior, Champion Edition e Hyper Fighting) em conversões mais fieis possíveis. A versão do Sega Saturn foi lançada apenas no Japão.

Essa coletânea foi lançada em 03 de Dezembro de 1998 no Japão e logo depois na Europa e América do Norte.



Capcom Arcade Hits Vol. 1 - Desenvolvido pela Selectsoft e lançado para computadores compatíveis com Windows 98 e XP em 2003, essa coletânea trás um port perfeito do Arcade de Street Fighter II': Champion Edition e também do primeiro Street Fighter. A empresa até chegou a lançar um controle Arcade que usava o plugin Serial para PCs, mas pouco se sabe sobre o número de vendas.



Street Fighter Anniversary Collection - No Japão, Hyper Street Fighter II recebeu um lançamento solo, porém nos Estados Unidos, Europa e Coréia do Sul o jogo foi lançado nessa coletânea junto com Street Fighter III 3rd Strike em 22 de Julho de 2004 (COR), 31 de Agosto de 2008 (EUA) e 30 de Outubro de 2004 (EUR) para PlayStation 2.

Já no Xbox, a coletânea foi lançada por lá em 28 de Outubro de 2004, uma vez que a plataforma da Microsoft não havia um recebido um lançamento solo e trazia um modo online para Street Fighter III 3rd Strike. Essa versão também foi lançada na Austrália, Estados Unidos e Europa com o modo online e o filme de animação "Street Fighter II: The Animated Movie".



Capcom Classics Collection Volume 1 - Lançado em 27 de Setembro de 2005 para PlayStation 2 e Xbox, essa coletânea foi desenvolvida pela Digital Eclipse e pela Klein Computer Entertainment. Essa coletânea trás 22 jogos clássicos da Capcom em apenas 1 disco, entre eles estão presentes as 3 primeiras versões de Street Fighter II (The World Warrior, Champion e Hyper Fighting).

A versão do Xbox não foi lançada no Japão.



Capcom Classics Collection Volume 2 - Lançada em 14 de Novembro de 2006, essa versão também foi produzida pela Digital Eclipse e pela Klein Computer Entertainment e foi lançada para PlayStation 2 e Xbox. Dessa vez, mais 20 jogos clássicos da capcom foram incluidos, e entre eles está Super Street Fighter II Turbo. Por alguma razão desconhecida, a Capcom não incluiu Super Street Fighter II nela.

Novamente, a versão do Xbox não foi lançada no Japão.



Capcom Classics Collecion Reloaded- Lançada em 22 de Março de 2006, essa coletânea foi desenvolvida apenas pela Klein Computer Entertainment e foi lançada em todo o mundo em 24 de Outubro de 2006. Ela trazia 19 clássicos da Capcom para o PSP, entre eles Super Street Fighter II Turbo. Super Street Fighter II também ficou de fora dessa. No Japão, essa coletânea se chama Capcom Classics Collection.



Versões de Street Fighter II, Champion Edition e Super Street Fighter II foram desenvolvidas por pequenas empresas para celulares compatíveis com Java (J2ME). Alguns deles até chegaram a ser lançados pelas operadoras brasileiras por aqui.




Capcom Arcade - Lançado em 30 de Setembro de 2010, esse aplicativo compatível com dispositivos da Apple é constantemente atualizado e já conta com 4 jogos da série Street Fighter II: The World Warrior, Champion Edition, Hyper Fighting e Super Turbo. Por alguma maneira, eu acho que a Capcom não gosta da primeira versão de Super Street Fighter II mesmo.

Já em 2011, o aplicativo Street Fighter II Collection foi lançado na AppStore e trás os 3 primeiros jogos da série.



Finalizando

E com isso, eu acabo (quase) tudo da série Street Fighter II. A Capcom sempre vai ter boas lembranças dessa sua sub-série, uma vez que é a sua série que mais vendeu jogos em toda a história e sempre foi bem recebida na maioria das plataformas em que foi lançada. Eu preparei um especial no Fórum Retro Games Brasil no qual eu comento sobre as fases de bônus do jogo, você pode acessar clicando no link abaixo

Bônus Game no Forum Retro Games Brasil

Espero que tenham gostado, eu acabei demorando mais do que eu pensava pra reunir toda essa informação sem nenhum erro pra vocês e falar sobre tudo sob uma visão pra até quem nunca jogou entender um pouco do jogo e virar fã também. Semana que vem eu vou trazer o último lançamento da série Street Fighter II: o HD Remix lançado em 2008 para os consoles atuais da Sony e Microsoft. Tem bastante infos legais sobre essa versão, então decidi fazer um post separado só sobre ela. Até a próxima!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Só agora eu consegui realmente ver o quanto a capcom abusou do Street Fighter II, pelo sucesso e pela nostalgia.

    ResponderExcluir
  2. This blog is nice and very informative. I like this blog.
    blog Please keep it up.


    ResponderExcluir