sexta-feira, 15 de outubro de 2010

The King of Fighters 2001


The King of Fighters 2001 (Brezzasoft / Eolith, Neo Geo) -  Lançado em 15 de Novembro de 2001, é um jogo de luta produzido pela Brezzasoft, uma empresa formada por ex-funcionários da SNK e publicado em parceria pela Eolith, uma companhia sul coreana, e pela recém formada Playmore, na sua placa de Arcade e console caseiro Neo Geo. É o oitavo jogo da série KOF e o primeiro a ser produzido depois do fechamento da SNK. Com uma equipe muito menor que a original, o jogo acabou demorando mais tempo para ficar pronto e por isso só saiu no final do ano.

Se você quiser entender um pouco mais sobre esse período de transição entre a SNK original e a formação da SNK Playmore, eu recomendo você ler essa minha matéria do VG&ETC que narra os fatos um a um, explicando o que levou a empresa a falir e porque eles mudaram de nome mesmo sendo do mesmo dono.


Jogabilidade



MÉTODOS DE DESTRUIÇÃO


Correr →→ ou ←←
.Seu personagem corre ou dá um pequeno salto na direção especificada, pode ser usado tanto para atacar quanto para correr do inimigo. No modo EXTRA, o "pra frente" vira um pequeno salto para frente também.

Super Pulo Durante uma corrida, coloque o controle na diagonal desejada / Desloque o controle ↓↑ durante a corrida
.Seu personagem irá pular ainda mais longe do que o salto normal.

Salto Curto Coloque ↓ e aperte rapidamente ↑ sem estar correndo
.Seu personagem irá pular para perto, fazendo possível uma boa ofensiva

Salto Longo Realize um salto curto durante a corrida
.Uma versão mais rápida do salto curto, que pode dificultar a defesa do inimigo.

Defesa Segure o direcional na posição contrária do seu oponente
.Toda vez que se defender de um ataque inimigo, o dano é minimizado. Bloquear ataques físicos não causam danos mas ataques especiais causam um pequeno dano. Entretanto, alguns ataques como arremessos especiais não podem ser bloqueados.

Arremesso Perto do oponente, faça ← ou → + C ou D
.Use essa técnica perto de um oponente para arremessa-lo. Com "C", o arremesso irá jogalo na direção que você estiver, enquanto "D" irá arremessa-lo na direção contrária. Alguns personagens como Benimaru, Leona, Clark, Athena, Yuri e Mai podem fazer esse comando no ar.

Evasão Emergencial ← ou → + AB ao mesmo tempo
.Use essa técnica para rolar para frente ou para trás, escapando de ataques e projéteis também. Você continua vulnerável à arremessos, entretanto.

Ataque Forte Aperte CD ao mesmo tempo
.Golpeie o seu oponente com uma derrubada devastadora. É um pouco lento o movimento, mas é uma garantia de que o seu oponente irá cair no chão se acerta-lo.

Cancelamento de Defesa Defendendo, aperte AB ao mesmo tempo
.Ao custo de uma barra, o tempo é crucial para se repor na luta depois de defender um ataque.

Contra-Ataque de Defesa Defendendo, aperta CD ao mesmo tempo
.Ao custo de uma barra, o tempo é crucial para contra-atacar o oponente depois de defender o seu ataque.

Provocação Aperte Start
.Provoque o seu oponente. Lembre-se que o seu personagem ficará vulnerável à ataques durante isso!


A BARRA DE POWER, PERCUTORES E A PANCADARIA DOA

A medida que o lutador faz os Slayer Moves, a barra POW é preenchida. Ser acertado por ataques inimigos também a preenche, mas em uma quantidade mínima. Uma vez que a barra estiver cheia, você ganha 1 estoque de poder. Ao custo de 1 estoque, é possível utilizar os Pancadaria DOA, Cancelamento de Defesa e Contra-Ataque de Defesa, além de chamar os Percutores durante qualquer momento da batalha.

Além disso, a sua barra pode carregar até 4 estoques ao mesmo tempo, dependendo de quantos Percutores estiverem no seu time. Com pelo menos 2 estoques armazenados, seu personagem pode fazer o Pancadaria DOA MAX. Alguns movimentos dos personagens são canceláveis com os DOA MAX.


SISTEMA DE SELEÇÃO TÁTICA DE ORDEM


1 Percutor - 2 Estoques
BC chama o único Percutor (Maxima)


2 Percutores - 3 Estoques
BC chama o primeiro Percutor (Whip)
← + BC chama o segundo Percutor (Maxima)


3 Percutores - 4 Estoques
→ + BC chama o primeiro Percutor (Lin)
BC chama o segundo Percutor (Whip)
← + BC chama o terceiro Percutor (Maxima)



O Sistema de Percutores recebeu uma nova grande mudança. Depois de selecionado o seu time de 4 lutadores, você pode segrega-los em duas sessões: Lutador para cima e Percutor para baixo. O número de Percutores gera um grande impacto nas habilidades de combate do Lutador e também nas estratégias, de capacidades ofensivas e defensivas à quantidade de estoques a barra POW pode armazenar ao mesmo tempo. Ao invés de Bombas, os estoques da barra POW são usados para chamar os Percutores.

Seu time pode consistir em 4 Lutadores e nenhum Percutor, 3 Lutadores e 1 Percutor, 2 Lutadores e 2 Percutores ou 1 Lutador e 3 Percutores. O número de Lutadores no seu time é inversamente proporcional ao máximo de estoques que você pode ter. Sem usar Percutores pode armazenar apenas 1 estoque, enquanto usando 3 Percutores pode armazenar até 4 estoques. Além disso, um time de 1 Lutador tem maior poder de defesa/ataque e recupera mais saúde entre os rounds do que um time de 4 Lutadores. Não se preocupe, você pode re-escolher a ordem do seu time entre as lutas. É tudo parte da estratégia!

O Percutor pode ser chamado apertando ambos botões BC ao mesmo tempo, custando 1 estoque da sua barra. Se você colocou mais de 1 Percutor, você deve segurar a direção exata dele ao apertar o botão (veja a tabela acima). Você também pode cancelar os Slayer Moves chamando o seu Percutor, mas não usando arremessos ou Pancadaria DOA. Além disso, você pode chamar os  seus Percutores seguidamente após acertar o inimigo, gritando uma verdadeira destruição na tela!


O SISTEMA CHICOTE DE VINHA

A nova estratégia de combate da KOF 2001 é o Sistema Chicote de Vinha. Certos personagens tem Slayer Moves que infligem pelo menos 2 efeitos do sistema: a Conexão Crítica ou a Contra-Conexão. Ao acertar o golpe em algumas circunstâncias, esses ataques acabam enviando a vitima para o canto da tela, aonde ele "bate" nela e volta como um bumerangue. Dependendo de quem estiver atacando, pode-se conectar um Slayer Move ou um Pancadaria DOA no oponente.



História

Uma cidade inteira foi removida do globo com o uso da armá-satélite, Canhão Zero, durante o torneio anterior. Esse incidente foi reportado como um resultado de um satélite artificial caindo na Terra, o que levou a notícia as primeiras páginas de vários jornais de países ao redor do mundo.

Uma legião de indivíduos pediu pelo fim do torneio KOF, porque ele sempre incitou algum tipo de acidente, mas ironicamente esse torneio com uma péssima história novamente reconquistou uma popularidade considerável.

O interesse no torneio rivalizou com a popularidade da edição de '97, talvez excedendo-o. Mas para esse torneio se tornar ainda mais interessante, um fato surpreendente veio a luz.

Um time da NESTS entrou no torneio!

Quais são os verdadeiros objetivos do patrocinador do evento? Não há garantias que isso seja de verdade um torneio. A tragédia não vai se repetir...

O terceiro capítulo nas crônicas da NESTS. Finalmente o torneio que vai acabar com tudo!


Personagens

Algum tempo se passou desde quando Southtown foi dizimada pelo agora destruído Canhão Zero. Outro torneio KOF está acontecendo dessa vez e é patrocinado pela Organização NESTS, o grupo de antagonistas por trás dos eventos dos dois jogos anteriores.

K' e Maxima retornam para colocar um fim na NESTS de uma vez por todas. Eles agora se uniram a Whip, uma ex-membro do Ikari Team, e Lin, ex-membro do Benimaru Team, ambos procurando a destruição da NESTS também. A própria NESTS envia um time para o torneio, composto pelos agentes Kula Diamond, K9999, Foxy e Angel. Kyo Kusanagi se une com os seus antigos parceiros Benimaru Nikaido e Goro Daimon, reunindo o antigo Japam Team juntamente com Shingo Yabuki, enquanto Iori Yagami se junta ao time de agentes composto por Seth, Vanessa e Ramon.

Yuri Sakazai volta ao Art of Fighting Team, enquanto King e Mai Shiranui mais uma vez lideram o Women Fighters Team juntamente com Li Xiangfei e Hinako Shijo. Heidern também faz o seu retorno ao KOF, tomando o lugar de Whip no Ikari Team, enquanto a jovem aprendiz de Kim Kaphwan, May Lee, toma o lugar de Jhun Hoon no Korea Team, uma vez que ele está impossibilitado de competir devido a um machucado.


Times


HERO TEAM

K'
"Você não pode comigo. Sério. Você me decepciona."

Modo de Combate: Violência pura
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: 1,83m , 65kg
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Bife Seco
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: O torneio "The King of Fighters"
Esporte Favorito: Nenhum

Maxima
"O vitorioso foi escolhido. Não precisa morrer por causa disso."

Modo de Combate: Técnicas de Luta do Tipo M
Nacionalidade: Canadense
Data de Nascimento: 02 de Março
Altura, Peso: 2,04m , 204kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Viajar de moto
Comida Favorita: Qualquer coisa doce
Tesouro Pessoal: Suas costeletas
Odeia: Soja fermentada; Pessoas indecisas
Esporte Favorito: Rugby

Whip
"Eu ganhei porque eu acreditei na minha arma. Isso é importante."

Modo de Combate: Luta com Chicote + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 12 de Outubro
Altura, Peso: 1,73m , 59kg (75cm de busto, 74cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Mel
Tesouro Pessoal: Seu chicote chamado Voodoo
Odeia: Anjos; Corrupção; Abuso de Internet
Esporte Favorito: Nenhum

Lin
"O meu veneno trabalhamente... Bem... Lentamente..."

Modo de Combate: Qing Shen Gong e Artes Marciais Zhang
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 16 de Fevereiro
Altura, Peso: 1,95m , 75kg
Tipo Sanguíneo: Veneno
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Nenhuma
Tesouro Pessoal: A Maneira do Hizoku (filosofia de artes marciais)
Odeia: Nada
Esporte Favorito: Corrida de longa distância; correr


JAPAN TEAM

Kyo Kusanagi
"A minha vitória foi predestinada. Eu não sou da sua baixa liga."

Modo de Combate: Artes Kusanagi Antigas + Kempo
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 12 de Dezembro
Altura, Peso: 1,81m , 75kg
Tipo Sanguíneo: B (RH -)
Hobby: Escrever poesia
Comida Favorita: Peixe grelhado
Tesouro Pessoal: Sua motocicleta; Sua namorada Yuki
Odeia: Fazer trabalho pesado
Esporte Favorito: Hóquei no gelo

Benimaru Nikaido
"Você conhece o meu estilo: ganhar lindamente. Entendeu?"

Modo de Combate: Shooting
Nacionalidade: Japonês / Estadunidense
Data de Nascimento: 06 de Junho
Altura, Peso: 1,80m , 70kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Ser o centro das atenções
Comida Favorita: Sashimi
Tesouro Pessoal: Ele mesmo
Odeia: Fãs de Anime; Repetição
Esporte Favorito: Tiro de Argila

Goro Daimon
"Whooo. Não me sentia tão agitado assim já faz um tempo!"

Modo de Combate: Judô
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 05 de Maio
Altura, Peso: 2,04m , 134kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Viagens ao natural; explorar jardins japoneses
Comida Favorita: Frutas; vegetais
Tesouro Pessoal: Sandálias de madeira
Odeia: Maquinaria precisa
Esporte Favorito: Judô

Shingo Yabuki
"Eu não me seguro! Eu estou sempre na frente!"

Modo de Combate: Kusanagi Arts Inacabado
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 08 de Abril
Altura, Peso: 1,79m , 69kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Ler história de fantasmas
Comida Favorita: Talharim congelado; Sardinha
Tesouro Pessoal: Vida; Namorada; Livro de mão; As luvas de Kyo
Odeia: Leite; Pessoas violentas
Esporte Favorito: Polo aquático; Nadar


IORI TEAM

Iori Yagami
"... Jamais chegue perto de mim novamente, inseto...!"

Modo de Combate: Artes Yagami Antigas + Instinto
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 25 de Março
Altura, Peso: 1,82m , 76kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Tocar em bandas
Comida Favorita: Carne
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: Violência
Esporte Favorito: Qualquer tipo de esportes

Vanessa
"Vamos fazer isso de novo. Se você conseguir se recompor, claro!"

Modo de Combate: Boxe
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 09 de Janeiro
Altura, Peso: 1,82m , 67kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Economizar dinheiro; catálogos de compra
Comida Favorita: Cerveja
Tesouro Pessoal: Anel de casamento
Odeia: Pessoas indecisas; fantasmas
Esporte Favorito: Qualquer um

Seth
"Chame meu estilo de defesa pessoal, mas, oh, é bem mais que isso."

Modo de Combate: Arte da Defesa Pessoal
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 01 de Agosto
Altura, Peso: 1,90m , 108kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Plantar escutas; dirigir
Comida Favorita: Frutas; vegetais
Tesouro Pessoal: Gravatas; sua família
Odeia: Aviões
Esporte Favorito: Qualquer um

Ramon
"Não consegue aguentar meus golpes aéreos? Sim, eu já sabia disso!"

Modo de Combate: Lucha Libre
Nacionalidade: Mexicano
Data de Nascimento: 03 de Dezembro
Altura, Peso: 1,70m , 80kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Brincar com crianças
Comida Favorita: Tacos; tequila
Tesouro Pessoal: Vanessa; a máscara do seu mentor
Odeia: Jogadas injustas; ser derrotado por ser jogado fora do ringue
Esporte Favorito: Wrestling profissional


IKARI ASSASSINS TEAM

Leona Heidern
"Saia daqui, agora... Isso se você quiser viver."

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 10 de Janeiro
Altura, Peso: 1,76m , 66kg (84cm de busto, 87cm de quadril, 60cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Nenhum
Comida Favorita: Vegetais
Tesouro Pessoal: Nenhum
Odeia: Sangue
Esporte Favorito: Nenhum

Ralf Jones
"Você acha que um soldado perderia? Fala sério, seu cabeça de bagre!"

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 25 de Agosto
Altura, Peso: 1,88m , 110kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar facas
Comida Favorita: Chiclete
Tesouro Pessoal: Sua medalha de honra presidencial
Odeia: Cobras
Esporte Favorito: Basebol

Clark Still
"Odeia a sua vista ensanguentada? Então saia do mundo das lutas!"

Modo de Combate: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 07 de Maio
Altura, Peso: 1,87m , 105kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar armas
Comida Favorita: Aveia
Tesouro Pessoal: Seus óculos
Odeia: Lesmas
Esporte Favorito: Wrestling

Heidern
"Você não consegue entender? Perda de concentração significa morte."

Modo de Combate: Estilo Assassino Próprio
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 01 de Setembro
Altura, Peso: 1,92m , 90kg
Tipo Sanguineo: B
Hobby: Colecionar itens de metal; pescar
Comida Favorita: Cerveja escura; vinho envelhecido
Tesouro Pessoal: Sua foto com a família
Odeia: Nada
Esporte Favorito: Caça


FATAL FURY TEAM

Terry Bogard
"É fácil perder, porém é dificil continuar vencendo!"

Modo de Combate: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 15 de Março
Altura, Peso: 1,82m , 77kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Jogar vídeo-games
Comida Favorita: Fast Food
Tesouro Pessoal: As luvas do seu pai Jeff Bogard
Odeia: Lesmas
Esporte Favorito: Basquete

Andy Bogard
"Sua vontade de lutar realmente mexeu comigo. Soluço."

Modo de Combate: Punho Quebra Ossos
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 16 de Agosto
Altura, Peso: 1,71m , 69kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Treinar Artes Marciais
Comida Favorita: Espaguete de soja fermentada
Tesouro Pessoal: Sua foto com o Sensei Hanzou Shiranui
Odeia: Cachorros
Esporte Favorito: Corridas curtas

Joe Higashi
"Você me deixou vencer? Hmph! Todos os perdedores dizem isso!"

Modo de Combate: Muay Thai
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 29 de Março
Altura, Peso: 1,80m , 72kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Brigar
Comida Favorita: Carne de Jacaré Bem Cozida
Tesouro Pessoal: Sua bandana
Odeia: Ir para a escola
Esporte Favorito: Todas as artes marciais

Blue Mary
"Eu tenho pena de você. Você é uma desgraça para nós batalhadores."

Modo de Combate: Sambo
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, Peso: 1,68m , 49kg (86cm de busto, 85cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Viajar de moto
Comida Favorita: Balde de carne
Tesouro Pessoal: Sua jaqueta; Seu cachorro Anton
Odeia: Gatos
Esporte Favorito: Basebol


ART OF FIGHTING TEAM

Ryo Sakazaki
"Pensou que podia derrotar o Kyokugenryu? Se leve a sério, idiota!"

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonês / Estadunidense
Data de Nascimento: 02 de Agosto
Altura, Peso: 1,79m , 68kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Carpintaria nos finais de semana
Comida Favorita: Bolinhos de arroz; Soja
Tesouro Pessoal: Sua motocicleta; Seu cavalo
Odeia: Insetos com várias patas
Esporte Favorito: Sumô

Robert Garcia
"Consciência própria, você diz? Totalmente conceituado, você diz?"

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Italiano
Data de Nascimento: 25 de Dezembro
Altura, Peso: 1,80m , 85kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Colecionar carros caros
Comida Favorita: Sushi; Chow Mein; Yakisoba
Tesouro Pessoal: Sua coleção de carros
Odeia: Cebolinha picada
Esporte Favorito: Esportes de motor

Yuri Sakazaki
"Ninguém pode imitar os meus golpes super poderosos!"

Modo de Combate: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonesa / Estadunidense
Data de Nascimento: 07 de Dezembro
Altura, Peso: 1,68m , 50kg (82cm de busto, 80cm de quadril, 56cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Karaokê
Comida Favorita: Arroz doce feito por ela mesma
Tesouro Pessoal: Seus amigos; Os brincos de sua mãe Ronnet
Odeia: Polvo; Homens indecisos
Esporte Favorito: Softball

Takuma Sakazaki
"Kyokugen mais uma vez prova ser a arte de lutar definitiva."

Modo de Combate: Karatê Kyokugen
Nacionalidade: Japonês
Data de Nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, Peso: 1,80m , 70kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Preparar noodles caseiro
Comida Favorita: Arroz branco; sopa de feijão amassado
Tesouro Pessoal: Seus filhos Ryo e Yuri; Karatê Kyokugen
Odeia: Cobras
Esporte Favorito: Todos os tipos de artes marciais


WOMEN FIGHTERS TEAM

King
"Lutar é um teste de intelecto. Prova disso? Quem ganhou, idiota?"

Modo de Combate: Muay Thai
Nacionalidade: Francesa
Data de Nascimento: 08 de Abril
Altura, Peso: 1,75m , 58kg (86cm de busto, 85cm de quadril, 56cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Colecionar cálices e taças de vinho
Comida Favorita: Vegetais
Tesouro Pessoal: Seu irmãozinho Jan
Odeia: Pessoas sujas como Jack Turner
Esporte Favorito: Sinuca

Mai Shiranui
"Você não pode reclamar das minhas formas, pode?"

Modo de Combate: Artes Ninjas Shiranui
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 01 de Janeiro
Altura, Peso: 1,65m , 48kg (87cm de busto, 91cm de quadril, 55cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Fazer marmitas
Comida Favorita: Pratos de ano novo
Tesouro Pessoal: Grampo pra cabelo de sua falecida avó
Odeia: Aranhas
Esporte Favorito: Peteca

Hinako Shijo
"Oh, esse peso... Eu sinto a história do sumô correndo através de mim!"

Modo de Combate: Sumô
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 03 de Março
Altura, Peso: 1,54m , 42kg (83cm de busto, 56cm de quadril, 83cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Coletar listas de sumô
Comida Favorita: Ensopado; chá; Petit-four
Tesouro Pessoal: Um ursinho da sua infância
Odeia: Insetos; coisas azedas; praticar piano
Esporte Favorito: Cavalgar; Alabarda

Li Xiangfei
"Próxima vez será uma competição de comida? Não posso perder isto!"

Modo de Combate: Combinação de Artes Marciais Chinesas
Nacionalidade: Chinesa / Estadunidense
Data de Nascimento: 25 de Maio
Altura, Peso: 1,60m , 45kg (75cm de busto, 74cm de quadril, 54cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Tirar cochilos em casa
Comida Favorita: Gyoza Frito (uma espécie de Pastel Chinês)
Tesouro Pessoal: Seus amigos
Odeia: Etiqueta social
Esporte Favorito: Corrida de curta distância


NESTS TEAM

Kula Diamon
"Alô? Eu ganhei! Quem é o próximo?"

Modo de Combate: Artes Anti-K'
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 29 de Maio
Altura, Peso: 1,69m , 48kg (81cm de busto, 57cm de quadril, 83cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Trocar peças de reparo por doces
Comida Favorita: Limonada com morango; doces
Tesouro Pessoal: Seu robô chamado Candy
Odeia: Multidão de pessoas; chamas
Esporte Favorito: Patinar

Foxy
"Um tiro no torax e boa noite..."

Modo de Combate: Estilo de esgrima variada
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 09 de Dezembro
Altura, Peso: 1,81m , 67kg (87cm de busto, 61cm de quadril, 88cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Sua fábrica de doces
Comida Favorita: Foie Gras (Fígado de Pato)
Tesouro Pessoal: NESTS, Suas assistentes
Odeia: Executivos de Elite
Esporte Favorito: Esgrima

K9999
"Ho, ho, ho. Ninguém tem um poder igual ao meu."

Modo de Combate: Sua própria arte e poder
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: 1,68m , 58kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Motocicletas
Comida Favorita: Amendoim
Tesouro Pessoal: Sua moto favorita
Odeia: Ordens, pessoas que dão ordens
Esporte Favorito: Nenhum

Angel
"É um pecado ser forte? Então me chame de Devil!"

Modo de Combate: Descuidada
Nacionalidade: Mexicana
Data de Nascimento: 06 de Março
Altura, Peso: 1,68m , Desconhecido (92cm de busto, 60cm de quadril, 89cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Dirigir motos de 50cc; shows ao vivo
Comida Favorita: Tequila; cactus cru cortados
Tesouro Pessoal: Vintage B-3; casaco de bordo e sua série de roupas P-D
Odeia: Jogos de azar
Esporte Favorito: Futebol (Goleira)


PSYCHO SOLDIER TEAM

Athena Asamiya
"A vida de uma idolo da luta é dificil, mas eu tenho que cuidar dos meus fãs."

Modo de Combate: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Japonesa
Data de Nascimento: 03 de Março
Altura, Peso: 1,63m , 50kg (83cm de busto, 82cm de quadril, 57cm de cintura)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Astrologia
Comida Favorita: Biscoito de morango
Tesouro Pessoal: Sua coleção de xícaras Peter Rabbit; Uma carta de um fã
Odeia: Manteiga
Esporte Favorito: Lacrosse

Sie Kensou
"Meus movimentos não são mágicos. Eles são feitos de pura habilidade!"

Modo de Combate: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 23 de Setembro
Altura, Peso: 1,72m , 61kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Ler mangás japoneses
Comida Favorita: Bolinho de arroz estufado com carne
Tesouro Pessoal: O primeiro CD de Yu Hayami; presentes dados pelos seus fãs
Odeia: Treinar Artes Marciais
Esporte Favorito: Futebol

Chin Gentsai
"A vida é uma égua selvagem, mas a persistência faz dela dócil."

Modo de Combate: Arte do Punho Bêbado
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 27 de Abril
Altura, Peso: 1,64m , 53kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Majongue
Comida Favorita: Vinho de arroz fermentado
Tesouro Pessoal: Sua muringa de vinho
Odeia: Pandas
Esporte Favorito: Caminhar; jogar iô-iô

Bao
"Eu posso ser uma criança, mas eu não sou ingênuo."

Modo de Combate: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de Nascimento: 18 de Julho
Altura, Peso: 1,53m , 40kg
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Hobby: Jogar vídeo-games
Comida Favorita: Seu leite sem açucar
Tesouro Pessoal: Jogos desconhecidos; Jogos impossíveis de terminar
Odeia: RPGs Épicos
Esporte Favorito: Pescaria


KOREA JUSTICE TEAM

Kim Kaphwan
"Se você quer ser forte, me siga. Eu irei te fazer poderoso."

Modo de Combate: Tae Kwon Do
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 21 de Dezembro
Altura, Peso: 1,76m , 78kg
Tipo Sanguíneo: A
Hobby: Karaokê
Comida Favorita: Churrasco coreano
Tesouro Pessoal: Seus filhos Dong Kwan e Jae Joon
Odeia: Qualquer coisa má
Esporte Favorito: Exercícios físicos; Ginástica

Chang Koehan
"Deixou tudo coma sua força? Mas que cabeça dura!"

Modo de Combate: Tae Kwon Do + Força Bruta
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 21 de Outubro
Altura, Peso: 2,27m , 303kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Destruir coisas
Comida Favorita: Vaca assada; Ovos
Tesouro Pessoal: Sua grande bola de ferro
Odeia: Centípedes
Esporte Favorito: Pingue-Pongue

Choi Bounge
"Muito rápido para o olho humano eu sou!"

Modo de Combate: Tae Kwon Do + Velocidade
Nacionalidade: Coreano
Data de Nascimento: 25 de Outubro
Altura, Peso: 1,53m , 44kg
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Cortar e despedaçar coisas
Comida Favorita: Crustáceos
Tesouro Pessoal: Suas garras
Odeia: Cognac (Conhaque)
Esporte Favorito: Ginástica Moderna

May Lee
"Enquanto eu respirar, o mal não irá prosperar."

Modo de Combate: Tae Kwon Do
Nacionalidade: Coreana
Data de Nascimento: 26 de Julho
Altura, Peso: 1,64m , 47kg (medidas desconhecidas)
Tipo Sanguíneo: B
Hobby: Assistir filmes de Tokusatsu
Comida Favorita: Galinha frita; noodles gelado
Tesouro Pessoal: Cachecol vermelho e luvas especiais que ela ganhou de alguém
Odeia: Mal
Esporte Favorito: Tae Kwon Do


CHEFES

"Eu tenho esperado por vocês, campeões do King of Fighters. Esperando para ver se vocês mrecerem o seu título. Mas agora, o verdadeiro eu vai ver o quão poderosos vocês são de verdade."

Original Zero
"Se vocês são os campeões do KOF, a humanidade está acabada."

Modo de Combate: Arte NESTS de Luta
Nacionalidade: Polo do Norte
Data de Nascimento: 07 de Outubro
Altura, Peso: 1,93m , 88kg
Tipo Sanguíneo: O
Hobby: Cuidar de crianças
Comida Favorita: Gelatina de toranja
Tesouro Pessoal: Todo o cartel NESTS
Odeia: Nada
Esporte Favorito: Mergulho


"Eu sou Igniz, CEO da NESTS e governante da nova raça humana. NESTS, esse mundo, humanos... Tudo isso significada nada para mim agora. Daqui do heredon, um novo deus irá dominar sua criação. NESTS foi apenas o meio que o novo deus usou para criar um novo mundo. Quando esse satélite cair na Terra, um novo deus irá nascer. Com a derrota de vocês "King of Fighters," eu me transformarei em deus! Agora sacrifiquem seus poderosos corpos para o nascimento de um novo deus."

Igniz
"Eu sou quase um deus. Não, espere. Eu SOU um deus!"

Modo de Combate: Arte NESTS de Luta
Nacionalidade: Desconhecida
Data de Nascimento: 19 de Outubro
Altura, Peso: 1,89m , 85kg
Tipo Sanguíneo: AB
Hobby: Assistir Óvnis
Comida Favorita: Comida Espacial
Tesouro Pessoal: Divindade
Odeia: Deus
Esporte Favorito: Medicação Zen


Percutores

K' - Ataque Frontal
Maxima - Enforcamento
Whip - Matadora de Valquírias
Lin - Pé Voador

Kyo - Chute V.E.R.M.E.L.H.O
Benimaru - Gatilho Elétrico
Daimon - Goro Furioso
Shingo - Triturada Crescente Não-Masterizada

Iori - Vaso dos 8 Elixires
Vanessa - Socadora Dificil
Seth - Agente Final
Ramon - El Diablo Amarillo

Leona - Toque Fatal
Ralf - Verdadeira Explosão do Corpo
Clark - Ataque Estreito
Heidern - Limpador da Lua Cortante

Terry - Dunk Geyser
Andy - Ilusão Cortante do Vento
Joe - Chute Baixo Legendário
Mary - Aranha Rápida

Ryo - Golpe da Conquista
Robert - Onda Rápida do Dragão
Yuri - Golpe do Vapor Escaldante
Takuma - Triturador do Demônio Mortal

King - Armadilha Rápida
Mai - Valsa da Cachoeira
Hinako - Hinako, a atiradora
Xiangfei - Super Dragão Branco 2

Kula - Mordidas Cortantes do Corvo
Foxy - Lua de Prata
K9999 - Eu não irei falhar as minhas ordens!
Angel - Além das Chamas

Athena - Flecha da Fênix
Kensou - Dragão Muçulmano
Chin - Muringa Carregada Giratória
Bao - Bola Psíquica Ascendente

Kim - Chutador Rápido
Chang - Queda Massiva da Esfera
Choi - Corte Sangrento
May Lee - Chamada da Criatura Sagrada


Arenas

Brasil

China

Itália

Japão

Coréia do Sul

México

Estados Unidos

Zero

Igniz


Versões Lançadas

Em 14 de Março de 2002, o jogo foi lançado pela SUN Enterprise no Neo Geo AES com a ajuda da Eolith em um cartucho de 681MEGS. A capa frontal usada a partir dessa edição era diferente das clássicas em todas as regiões, usando um estilo mais "atual" que as anteriores da plataforma. A versão para Dreamcast chegou em 26 de Dezembro de 2002, novamente sem muitas novidades - era um port direto do Arcade com opções de jogabilidade e um modo puzzle bem simples como extra apenas.

Em 23 de Outubro de 2003, a versão do PlayStation 2 foi finalmente lançada no Japão com gráficos um pouco melhores que a versão original para Dreamcast e Neo Geo, porém a trilha sonora não foi muito longe nesse quesito, apenas trocaram os arranjos por outros de qualidade melhor. Foi lançada no ocidente na coletânea The King of Fighters 2000/2001 em 09 de Dezembro de 2003 nos Estados Unidos e em 26 de Novembro de 2004 na Europa, tendo sido relançada no Japão em 15 de Fevereiro de 2005 no selo SNK Best Collection.

Em 17 de Abril de 2007, The King of Fighters 2001 foi incluído na coletânea The King of Fighters NESTS Hen para PlayStation 2, incluindo a versão do Neo Geo e os extras da versão para PlayStation 2 e modo online. Essa coletânea foi relançada em 29 de Maio de 2008 novamente apenas no Japão.


Algumas Imagens e Videos do Jogo


Neo Geo: 





Dreamcast:




Galeria de Capas


A capa do Neo Geo vinha em um novo design mais moderno do que lançamentos anteriores.


Um dos ports mais mal produzidos para o Dreamcast, o jogo sequer trazia uma trilha sonora com qualidade de CD.


O jogo demorou pra chegar no PlayStation 2 mas pelo menos veio com uma quantidade considerada de melhorias em relação ao Dreamcast.


O jogo chegou a ser relançado no Japão antes de sair na coletânea com modo online.



Flyers




Mídia Relacionada


Ainda se recuperando da sua recente falência, a Playmore não contou com muitos materiais baseados no jogo além desse guia da editora Enterbrain, The King of Fighters 2001 Fighting Obsession (ISBN4-7577-0719-3).


A trilha sonora do jogo foi lançada pela gravadora Scitron, The King of Fighters 2001 Original Sound Tracks (SCDC-00143). Pela primeira vez, o jogo não receberia uma trilha sonora tocada pela banda da empresa.


Artwork


Hero Team


Japan Team


Iori Team


Ikari Assassins Team


Fatal Fury Team


Art of Fighting Team


Women Fighters Team


NESTS Team


Psycho Soldier Team


Korea Justice Team


Original Zero




NESTS


Igniz






Fim da Saga NESTS

Nas finais, o Hero Team entra em um Balão que logo vira uma nave espacial. Aqui eles se encontram com Original Zero, que dizimou várias pessoas da secretária da agencia como parte de seu programa. Eles os parabeniza por terem chegado até ali e diz que eles estão indo para o Quartel General da NESTS. Ele decide entreter os passageiros e luta com eles ali mesmo na Nave Espacial. Mesmo com toda sua força, ele é derrotado pouco antes da nave pousar no Satellite de NESTS. Ele continua dentro da nave e diz pro Hero Team continuar em frente.

Uma vez dentro do satélite, eles dão de cara com o lider da organização, Nests. Ele fala algumas palavras para os traidores para que eles voltem à organização e logo depois disso é morto por Igniz, que se proclama o novo dono do Cartel. Ele também revela que K', Kula, Krizalid, K'9999 e Whip são apenas criações feitas para seu prazer pessoal. Kula, que havia se separado do seu time e estava presente na cena descobre que ela na verdade é uma forma de vida artificial.

Declarando-se um deus e como um ato de Retribuição Divina, ele enfrenta o Hero Team ali mesmo e é derrotado. Depois disso, ele se chama de "demônio" e coloca o satellite para cair na Terra. Felizmente, o satélite caiu no oceano e os lutadores conseguiram sair e se safaram da explosão, graças a Ron. K' salva Kula de se afogar e em gratidão, ela e Diana (sua guardiã) se unem com K' e compania. K'9999 e Angel estão vivos mas o paradeiro deles é desconhecido. Foxy também está viva, confirmando que a tela de morte dela era falsa.


Finalizando

E por hoje é só. KOF 2001 iniciou um novo capítulo da recém-criada Playmore, que ainda não estava 100% reestruturada depois da falência da SNK, mas já conseguia continuar na industria gamer produzindo jogos - porém em menor quantidade que anteriormente. Essa versão dividiu um pouco a opinião dos fãs, pois alguns gostam da possibilidade de editar o time como bem entender, mas alguns personagens simplesmente não estão bem equilibrados com o restante e tem vantagens absurdas como combos infinitos e outras coisas.

Outro pequeno detalhe que pode ser visto no jogo é a qualidade da animação do cenário, que está bem maior que em títulos anteriores e a sombra dos personagens que contém mais detalhes e está mais bem trabalhada que títulos anterior também, mostrando que apesar da agenda curta e uma equipe de desenvolvimento bem menor não eram desculpas para a qualidade do jogo cair tanto assim. Talvez um melhor trabalho sonoro tivesse caído bem aqui, mas não dá pra se exigir muito de uma empresa recém-formada que tinha uma agenda curta para lançar o jogo.

Aqui também se iniciou uma parceria com artistas coreanos não só para a artwork do jogo mas como o design dos personagens em si - porém isso só ficaria mais visível a partir da The King of Fighters XII com os novos sprites em HD.

Na semana que vem eu volto pra falar da KOF 2002, que marcou o retorno as origens 3-on-3 da série e também a falta de roteiro para trazer alguns personagens clássicos que haviam ficado de fora dos últimos 3 jogos com um novo sistema de jogabilidade forçando ainda mais os combos longos e devastadores do jogo. Em uma outra nota, a KOF 2002 também marcou a despedida de um dos consoles que recebeu as melhores versões da série durante um período. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons... \o\~~~~~~

10 comentários:

  1. Realmente essa kof ficou devendo...

    ResponderExcluir
  2. NA MINHA OPINIAO ESSE É O MELHOR KOF.AS PESSOAS Q DIZEM Q ....GRAFICO FICOU DEVENDO,SOM,E OUTRAS COISAS,ENFIM,AGORA COLOCAM DEFEITO.PORQUE?.....PORQUE?!!?!!?QUASE DEZ ANOS APOS KOF 2001, SE PASSARAM ,E VARIOS KOF FORAM LANÇADOS,MELHORANDO GRAFICOS,SOM,E TUDO MAIS.AGORA TE PERGUNTO:NO DIA 15 DO 9 DE 2001,KOF INEDITO,VC ACHOU TODOS ESSES DEFEITOS DE IMEDIATO,OU FICOU LOUCA PARA JOGAR LOGO?É COMO O NOVO MORTAL KOMBAT Q SERA LANÇADO EM MEADOS DE 2011.A ESPECTATIVA É IMENSA,AGORA QUANDO LANÇAR SEU PROXIMO JOGO DAQUI A TRES ANOS OU ANTES,OS GAMERS VÃO CAÇAR VARIOS DE FEITOS NO COITADO DO JOGO,Q TANTA DOR DE CABEÇA DEU AOS FAS,DE TANTA EXPECTATIVA,POIS É NÉ??!!
    AGORA UTRA COISA:A VERDADEIRA IDENTIDADE DE RALF.UNS DIZEM Q ELE É BRASILEIRO E OUTRAS DIZEM Q É NORTE AMERICANO.ELE É BRASILEIRO!!!UMA PROVA DISSO É NO PROPRIO KOF 2001 NO MEXICO STAGE,ONDE A BANDEIRA BRASILEIRA É A PRIMEIRA EXPOSTA NO CENARIO,INDICANDO Q HA UM REPRESENTANTE DO BRASIL NO JOGO.AGORA QUEM PROVAR Q ESTOU ERRADO,EU TIRO O CHAPÉU.OUTRA COISA,DE ALGUM MODO TODOS DO IKARI TEAM (INCLUINDO WIP)TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM O BRASIL,MAS O RALF É REGISTRADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd quem seria brasileiro ou melhor brasileira seria a Leonardo já que a nacionalidade de Leona e desconhecido assim se formos pensa pode ter ela nascido no Brasil

      Excluir
  3. Eu sou sincero: mesmo na época eu já tinha "achado" esses defeitos no jogo. Lá no Arcade que eu visitava tinha as duas máquinas da "época" a 2000 e a 2001 e bastava uma pequena olhada nas duas pra ver que a 2000 tinha sim melhores gráficos e a trilha sonora bem melhor.

    Agora quanto a jogabilidade, a da 2001 evoluiu e por isso muita gente gostou dela mais que a anterior, assim como na 2002 que trouxe novidades novamente... Eu não to querendo ser chato, mas como é um Review do jogo eu acho essa versão sim inferior em quase tudo a versão 2000, menos a jogabilidade.

    E quanto a Ralf, sim ele é americano. A questão da banheira brasileira no estágio do méxico não significa nada, até porque também tem a bandeira francesa e não tem nenhum francês no jogo. No mais, se você quiser ver a ficha completa do personagem Ralf Jones, segue o link:

    http://snk.wikia.com/wiki/Ralf_Jones

    Obrigado por contestar o que eu escrevo e defender sua opinião mas o que eu digo aqui é o que eu acho do jogo, sempre vão haver contradições. Comente também nos outros jogos!

    ResponderExcluir
  4. IRMÃO,CANSEI DE VER A FICHA DO RALF EM VARIAS PAGINAS NA INTERNET,Q CONSTATAM Q ELE É AMERICANO E OUTRAS DIZEM Q ELE É BRASILEURO.O FATO É...Q SE VC VER A FICHA DA KING,VERA Q SUA ORIGEM É FRANCESA,E SE ME PERGUNTAR Q A BANDEIRA ITALIANA TAMBÉM ESTA LA ,E NAO HA ITALIANO ,NO JOGO,PESSO PARA VER A FICHA COMPLETA DO ROBERT,E SE ME DIZER Q NÃO HÁ CANADENSE NO JOGO ,PESSO PRA VER A FICHA DA MAXIMA.É ISSO.A EOLIT NÃO COLOCOU A NOSSA BANDEIRA POR Q ACHOU BONITINHA,É POR Q RALF É BRAZUCA!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A bandeira brasileira pode não ser apenas por causa de Ralf, afinal ele é o único do Ikari Team que tem a sua nacionalidade confirmada. Clark, Leona e Heidern se você olhar por ai não tem sua nacionalidade confirmada pela própria SNK, poderia muito bem ser um deles.

    Agora na própria ficha técnica do personagem presente em uma de suas versões (não me recordo qual agora) tem lá dizendo que Ralf é americano, mas não tem falando sobre onde Heidern, Leona ou Clark nasceram apenas a data.

    ResponderExcluir
  6. BOM,EU ACHO Q O RALF É BRASILEIRO,VOU ACREDITAR ATÉ VER ALGUMA PROVA Q ELE NÃO SEJA.PAGINAS DIZENDO Q ELE É AMERICANO ,NÃO DIZEM NADA PRA MIM.SE ME PERGUNTAR POR QUE,EU EXPLICO.HÁ DOIS ANOS VI ALGUMAS BIOGRAFIAS DOS PERSONAGENS NO WIKIPÉDIA.CONFIRMAVA QUE RALF É BRASILEIRO.VI O DA FOXY E DIZIA QUE SUA ORIGEM É VENEZUELANA,A DA VICE TAMBÉM A DO RUGAL FICA NO CHOVE E NÃO MOLHA,DIZ QUE SUA ORIGEM É DESCONHECIA APESAR DE SEU SOBRE NOME SER ORIGEM ALEMÃ.POIS ENTÃO,ALGUM TEMPO DEPOIS VOLTEI A VISITAR O SITE ,DIZENDO Q RALF É DE MIAMI??!!!???E A ORIGINALIDADE DOS DEMAIS CITADOS POR MIM,DESCONHECIDA.NÃO SEI POR QUE O SITE MUDOU AS COISAS.O FATO DE ACREDITAR Q RALF É BRAZUCA É ESSA.POIS QUANDO VI A FICHA DOS DEMAIS DO IKARI,HEIDERN,DO JAPÃO,CLARK DOS EUA,RALF BRASIL E LEONA DESCONHECIDA.AGORA SE A BANDEIRA BRASILEIRA ESTA EXPOSTA NO MEXICO STAGE,NÃO POR CAUSA DO RALF,PODE SER POR CAUSA DE LEONA.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto mais do traço coreano que do traço original na verdade. Porém a jogabilidade foi simplificada e melhorada. Gostei muito do post explicando o final da saga NESTS. xD

    ResponderExcluir