Mega Man X2 (Capcom, Super Nintendo) - Lançado em 16 de Dezembro de 1994, MMX2 é um jogo desenvolvido pela Capcom para o Super Nintendo. Foi lançado primeiramente no Japão como Rockman X2 (ロックマンX2) e chegou em 1995 nos Estados Unidos e Europa. O jogo se passa em um futuro próximo aonde os humanos tentam coexistir pacificamente com robôs inteligentes chamados "Reploids", com alguns desses Reploids virando "Mavericks" e ameaçando as suas vidas diárias. A história segue o protagonista androide "X", um "Maverick Hunter" que salvou a humanidade do malvado Sigma 6 meses atrás. Um trio de Mavericks chamados de "X-Hunters" apareceu e, com a intenção de destruir X, preparam uma armadilha para ele com as partes da armadura de Zero, que morreu no conflito com Sigma.
MMX2 trás os mesmos elementos de ação-plataforma do primeiro jogo da série, seguido o estilo tradicional de jogabilidade da série Mega Man original. É necessário completar uma série de fases destruindo os inimigos, obtendo vários power-ups e ganhando a arma especial de cada chefe de fase. Como no primeiro Mega Man X, é possível usar o escorregão, escalar paredes e obter acesso à habilidades especiais via peças de armaduras opcionais. MMX2 é graficamente similar ao seu predecessor também, mas a Capcom incluiu o chip de processamento Cx4 no cartucho para permitir efeitos 3D via wireframes. O time de desenvolvimento foi instruído à utilizar essa tecnologia o máximo que pudessem quando estavam trabalhando no jogo.
A representação e a jogabilidade de Mega Man X2 foram os quesitos mais elogiados pelos críticos. Entretanto, eles se sentiram desanimados com a falta de mudanças significativas em relação ao primeiro jogo da série. Mega Man X2 foi incluído na coletânea Mega Man X Collection para Gamecube e PlayStation na América do Norte em 2006. O jogo também foi lançado em celulares japoneses em 2008 e 2009 e no mundo inteiro no Virtual Console em 2011/2012 no Nintendo Wii e em 2013/2014 no Nintendo Wii U.
História
Tradução da História do jogo impressa no manual norte americano.
Mavericks
Gigantic Mechaniloid CF-0 [超巨大メカニロイドCF-0]
HP: 32
Dano: 2 (Contato)
Ponto Fraco: X-Buster
Wheel Gator [ホイール・アリゲイツ]
Apelido: Presa Má, Grande Tanque
Altura: 2,10m
Peso: 206kg
Poder: 9800rp
Velocidade: 1800rp
HP: 32
Arma: Spin Wheel
Dano: 1 (Mordida, por acerto); 3 (Contato);
2 (Spin Wheel, Muro Danificado, Projétil)
Ponto Fraco: Strike Chain
Bubble Crab [バブリー・クラブロス]
Apelido: Demônio Pulverizador do Fundo do Oceano
Altura: 1,80m
Peso: 140kg
Poder: 6000rp
Velocidade: 4800rp
HP: 32
Arma: Bubble Splash
Dano: 2 (Mini Crab, Bubble Shield/Ring);
3 (Contato, Shoulder Energy)
Ponto Fraco: Spin Wheel
Flame Stag [フレイム・スタッガー]
Apelido: Campeão das Juntas Quentes
Altura: 2,40m
Peso: 216kg
Poder: 3600rp
Velocidade: 7000rp
HP: 32
Arma: Speed Burner
Dano: 2 (Contato, Rastro de Fogo, Bola de Fogo);
3 (Speed Burner); 2-5 (Chamas Azuis)
Ponto Fraco: Bubble Splash
Morph Moth [メタモル・モスミーノス]
Apelido: Anjo Caído da Ilha dos Sonhos
Altura: 2,14m
Peso: 128kg
Poder: 3200rp
Velocidade: 8800rp
HP: 32
Arma: Silk Shot
Dano (Casulo): 2 (Lixo); 4 (Contato)
Dano (Traça): 2 (Pó, Laser); 8 (Contato)
Ponto Fraco: Speed Burner
Magna Centipede [マグネ・ヒャクレッガー]
Apelido: Assassino Carmesim
Altura: 2,20m
Peso: 124kg
Poder: 2900rp
Velocidade: 8880rp
HP: 32
Arma: Magnet Mine
Dano (Luta): 3 (Fragmentos da Calda, Shurikens); 4 (Contato)
Dano (Magnet Mine): 1º Uso (Desabilita o carregamento da X-Buster);
2º Uso (Desabilita o tiro rápido);
3º Uso (Desabilita o escorregão);
4º Uso (Desabilita o pulo alto)
Ponto Fraco: Silk Shot
Crystal Snail [クリスター・マイマイン]
Apelido: Mágico Cristal
Altura: 1,66m
Peso: 98kg
Poder: 6800rp
Velocidade: 500rp
HP: 32
Arma: Crystal Hunter
Dano: 0 (Crystal Hunter, Contato com a Casca);
4 (Contato, Casca Rotatória)
Ponto Fraco: Magnet Mine
Overdrive Ostrich [ソニック・オストリーグ]
Apelido: Corredor Rápido das Planícies Arenosas
Altura: 2,55m
Peso: 152kg
Poder: 3800rp
Velocidade: 9900rp
HP: 32
Arma: Sonic Slicer
Dano: 2 (Sonic Slicer); 4 (Contato)
Ponto Fraco: Crystal Hunter
Wire Sponge [ワイヤー・ヘチマール]
Apelido: Pequeno Demônio da Floresta Verde
Altura: 1,88m
Peso: 96kg
Poder: 6400rp
Velocidade: 4800rp
HP: 32
Arma: Strike Chain
Dano: 2 (Strike Chain, vinha, semente trovão);
4 (Strike Chain, eletrificado);
5 (Contato); 7 (Contato, eletrificado)
Ponto Fraco: Sonic Slicer
X-Hunters
Agile [アジール]
Poder: 9800rp
Velocidade: 17800rp
HP: 32
Dano (1º Encontro): 1 (Barra de Energia);
3 (Contato, Corte Razante)
Dano (2º Encontro): 2 (Bola Elétrica);
4 (Contato, Plataformas); 6 (Mísseis)
Ponto Fraco: Magnet Mine
Serges [サーゲス]
Poder: 10300rp
Velocidade: 12300rp
HP: 32
Dano (1º Encontro): 1 (Capa, Plataforma Flutunante, Projétil);
3 (Contato); 4 (Mina)
Dano (2º Encontro, Fase 1): 3 (Projéteis); 4 (Contato, Canhões)
Dano (2º Encontro, Fase 2): 3 (Projéteis); 4 (Contato, Máquinas)
Ponto Fraco: Sonic Slider (Fase 1); Speed Burner (Fase 2)
Violen [バイオレン]
Poder: 18400rp
Velocidade: 6200rp
HP: 32
Dano (1º Encontro): 2 (Projétil); 3 (Contato); 5 (Clava Pontuda)
Dano (2º Encontro): 2 (Projétil); 3 (Contato); 6 (Clava Pontuda)
Ponto Fraco: Bubble Splash
Central Computer
Zero [ゼロ]
HP: 31
Dano: 2 (Earth Gaizer); 3 (Contato, Z-Saber);
4 (Tiro Carregado); 5 (Escorregão Direto)
Ponto Fraco: Speed Burner
Neo Sigma
HP: 32 (Forma 1); 64 (Forma 2)
Dano (Neo Sigma): 2 (Contato, Mergulho); 4 (Bolas Elétricas);
6 (Muro Elétrico); 2+2 (Corte)
Dano: (Sigma Virus): 2 (Contato); 4 (Bolas Inimigas); 6 (Laser)
Ponto Fraco: Sonic Slider (Neo Sigma);
Strike Chain (Sigma Virus)
Jogabilidade
MMX2 é um jogo de ação-plataforma concebido da mesma maneira que o primeiro Mega Man X e a série original Mega Man. Sob o controle do protagonista X, o jogador deve progredir e terminar uma série de 8 fases de progressão lateral na ordem que se decidir. As habilidades iniciais do protagonista incluem correr, saltar, escalar paredes, escorregar pelo chão e atirar o canhão carregável "X-Buster". Durante as fases, vários inimigos robóticos e desafios de plataformas como buracos sem sim, espinhos mortais e lava devem ser superados. Durante a jornada, é possível coletar vidas extras e itens que restauram a energia do X e de suas armas. Cada fase contém 1 chefe principal no final; derrotando-o, a sua arma especial será desbloqueada e pode ser usada pelo restante das fases. Cada chefe é fraco contra outra arma, então é necessário criar uma estratégia para terminar as fases em uma certa ordem para não ter dificuldades.
Além disso, MMX2 trás alguns elementos adicionais de jogabilidade. Em algumas partes, é possível pilotar veículos incluindo o mecha na fase do Wheel Gator e uma hovercycle na fase do Overdrive Ostrich. Cada uma das 8 fases contém uma entrada opcional para uma batalha contra 1 dos 3 X-Hunters, se o jogador selecionar uma fase no qual eles estejam presentes. Derrotando um X-Hunter irá garantir uma peça de Zero, que pode alterar o roteiro na porção final do jogo. Como no primeiro MMX, é possível localizar e adquirir vários power-ups escondidos. "Heart Tanks" aumentam a barra máxima de energia, "Sub-Tanks" guardam energia pra ser usada depois e as cápsulas com upgrades para a armadura garantem novas habilidades para X. Por exemplo, o upgrade da perna permite que X possa "escorregar" no ar, enquanto o upgrade da X-Buster irá permitir 2 cargas sucessivas. Quando certas condições são alcançadas, uma cápsula especial pode ser desbloqueada em uma das fases finais do jogo, permitindo que X use o "Shoryuken", outro golpe famoso da franquia Street Fighter da Capcom.
Desenvolvimento
MMX2 foi desenvolvido por um time da Capcom que incluiu os artistas e designers Keiji Inafune, Sho Tsuge e Yoshihisa Tsuda. A maioria das pessoas que trabalharam no jogo ou estavam envolvidas com o desenvolvimento do primeiro Mega Man X ou eram completamente novos na franquia. Apesar de ter sido amplamente responsável pelo design dos personagens para a série original de Mega Man e assim como Mega Man X, Inafune foi "descartado" como designer de arte de MMX2. Ao invés disso, ele focou os seus trabalhos na direção, produção e história na série a partir desse título. De acordo com Tsuda, foi decisão do próprio Inafune trazer Zero de volta em MMX2 simplesmente porque ele achava que seria "uma vergonha" manter ele morto. Inafune se sentia particularmente ligado à Zero, um personagem que ele originalmente pretendia que fosse o protagonista da série X. Apesar de ter abandonado a responsabilidade de fazer a projeção dos personagens em MMX2, ele recusou permitir que fossem feitas mudanças drásticas à ilustração de Zero.
Os antagonistas do jogo, os X-Hunters, foram vistos em várias ilustrações no caderno de desenhos de Inafune antes do fechamento do primeiro Mega Man X. A estética deles foram combinadas para criar a base de Sigma no primeiro jogo; os 3 desenhos foram então aperfeiçoados como 3 personagens separados para a sequencia. O time planejou incluir um 4º X-Hunter, feminino e iriam chamá-los de "Os 4 Guardiões". Entretanto, tanto essa personagem quanto a segunda forma de Violen foram removidos da versão final do jogo devido a falta de recursos necessários para implementa-los. Na criação dos 8 chefes Mavericks, o time considerou abrir ao público um concurso com submissão de imagens como eles fizeram em vários títulos da série original de Mega Man, porém no final eles foram contra essa ideia porque eles queriam aumentar ainda mais o contraste entre as duas séries. Tsuge elaborou, "com Mega Man, nós queríamos que os jogadores se sentissem familiares com os personagens, mas a nossa intenção com a série X seria um mundo com um apelo mais hardcore. Não queríamos que os chefes nesse mundo fossem produtos bonitinhos de imaginação de crianças, nós precisávamos de personagens sólidos refinados por profissionais."
O jogo trás um chip de melhoramento gráfico da Capcom chamado de Cx4, um processador de sinal digital que permite limitados efeitos 3D como rotação, ampliação e encolhimento de objetos Wireframe. A empresa marcou reuniões semanais focadas no uso do chip para aumentar o seu potencial em MMX2. Tsuge comentou que o Cx4 foi o seu "maior adversário até o momento", uma vez que eles foram instruídos à utiliza-lo o máximo possível no jogo. As músicas para o jogo ficaram à cargo de Yuki Iwai. Outros, como Ippo Yamada, também estavam envolvidos em algum desenvolvimento musical para o jogo. Tsuge queria que o tema da fase de Flame Stag fosse removido do jogo, mas a música foi mantida devido a sua popularidade entre os desenvolvedores do jogo. Além disso, o tema de fechamento do jogo era originalmente o tema do chefe final. Porém, o time achou mais apropriado para o fechamento, e foi levemente alterado para o papel. A trilha sonora de MMX2, apresentando os instrumentais do Super Nintendo, foi incluída como parte da coletânea Capcom Music Generation: Rockman X1 ~ X6 lançado pela Suleputer em 2003.
Recepção
MMX2 definitivamente foi um sucesso, mas não levou a série muito longe de onde ela estava naquele momento.
A recepção de Mega Man X2 foi em primeiro lugar positiva devido a virtuosidade de seus gráficos, som e a jogabilidade persistentemente boa nos quais críticos e fãs da série Mega Man sempre esperam. Na Ação Games 77, o jogo foi sumarizado da seguinte maneira: "Cenários muito loucos, som espertíssimo e desafio bala. Mega Man ganhou até moto em uma fase." Já na revista Gamers nº2, foi dito que "Os gráficos deste jogo são ótimos, o som é muito bom, a jogabilidade é fantástica e a diversão é o que faz Mega Man ser recordista de versões em toda a história do vídeo-game. Já na SuperGamePower 10, o jogo recebeu notas 5/4.5/5/5 nos quesitos Gráfico, Som, Controle e Diversão, respectivamente, sendo resumido assim: "Mais uma vez, Mega Man X cria uma bárbara aventura de ação, com gráficos acima do normal, controle perfeito chefes bacanas e também um novo chip gráfico. Completando a edição 45 da revista Videogame também trouxe jogo detonado.
Em 2006, Mega Man X2 foi incluído como parte da coletânea norte-americana Mega Man X Collection para Gamecube e PlayStation 2. Uma versão para celulares compatíveis i-mode e EZweb foi disponibilizada no Japão entre 2008 e 2009. Mega Man X2 foi lançado no Wii Virtual Console em 27 de Dezembro de 2011 no Japão, 31 de Maio de 2012 na Europa e em 14 de Junho de 2012 na América do Norte.
Imagens e Vídeos
Galeria de Capas
A capa japonesa, como sempre trazia todos os inimigos do jogo, porém Zero ficou de fora porque parte da campanha de marketing do jogo girava em torno de ele voltar ou não aqui, pra gerar um certo tipo de "surpresa" para o jogador. Pelo menos foi o que a Capcom disse...
Na capa ocidental, temos X à bordo da Hovercycle, porém em um cenário totalmente diferente de onde usamos ela no jogo e já com todas as peças da armadura coletadas.
Mega Man X2 consolidou a parceria com a Laguna Video Games na Europa, que era a distribuidora oficial da Capcom naquela região.
Na capa ocidental, temos X à bordo da Hovercycle, porém em um cenário totalmente diferente de onde usamos ela no jogo e já com todas as peças da armadura coletadas.
Mega Man X2 consolidou a parceria com a Laguna Video Games na Europa, que era a distribuidora oficial da Capcom naquela região.
Artwork
Wheel Gator
Bubble Crab
Flame Stag
Morph Moth
Magna Centipede
Crystal Snail
Overdrive Ostrich
Wire Sponge
X-Hunters
Neo Sigma
Second Armor
Air Dasher
Item Finder
Bubble Crab
Flame Stag
Morph Moth
Magna Centipede
Crystal Snail
Overdrive Ostrich
Wire Sponge
X-Hunters
Neo Sigma
Second Armor
Air Dasher
Item Finder
Finalizando
No fim do dia, Mega Man X2 é um ótimo jogo que não é tão bem lembrado quando o primeiro porque não teve o mesmo impacto nos jogadores. A falta de novidades significativas acabou pesando muito nisso.
E por hoje é só. Embora MMX2 seja um grande jogo, a Capcom pecou em não fazê-lo tão diferente assim do primeiro título da série. Talvez com receio que uma grande mudança fosse afastar os fãs, talvez pela insistência no uso do chip Cx4 que ocupou demais os desenvolvedores do jogo, mas o certo é que o que foi entregue foi um material muito competente que merece os elogios e as boas notas recebidas pelos críticos. Uma coisa que vale a pena citar antes de encerrar por hoje é que uma versão de MMX2 foi cogitada para o console 3DO da Panasonic, porém ele sequer saiu do papel em favor de uma adaptação do próximo jogo da série. O jogo teria cenas em anime e tema cantado, mas o projeto foi logo abandonado pela empresa.
E esse é justamente o assunto da próxima semana: Mega Man X3, claro! Ao contrário dos 2 primeiros jogos da série, ele recebeu diversas versões caseiras com melhoramentos em relação ao Super Nintendo e também trouxe algumas mudanças importantes na série. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~
Vlwwww
ResponderExcluir