quinta-feira, 11 de junho de 2020

Ninja Gaiden Shadow


Ninja Gaiden Shadow (Natsume, Game Boy) - Lançado em 13 de Dezembro de 1991 no Japão sob o título Ninja Ryuukenden GB: Matenrou Kessen (忍者龍剣伝GB 摩天楼決戦), traduzindo "Lenda da Espada Ninja Dragão GB: Confronto no Arranha-Céu", este é um jogo de plataforma side-scrolling com ação publicado pela Tecmo que serve como uma PREQUEL para a trilogia Ninja Gaiden no NES. Inicialmente, esse seria uma adaptação portátil de Shadow of the Ninja, porém a Natsume mudou seus planos durante o desenvolvimento.

Na China, o jogo foi lançado com o título "Combate Ninja no Arranha Céu" (DMG-126 CHN) e na Europa e Austrália como Shadow Warriors, devido a uma censura na região.

História


As vezes, menos quer dizer mais. Apesar da limitação do portátil,
o jogo era uma porta de entrada mais agradável à série.


"A Sombra Ninja Gaiden"

Vamos voltar à um ponto na história três anos antes da história batalha contra Jaquio.

Em 1985, o Imperador Gulf apareceu subitamente e as mortes e destruição começaram a surgir.

"O medo e o desespero das pessoas apenas me deixa mais forte. Chegou a hora de todas as pessoas no mundo se ajoelharem perante a mim."

Logo quando todos haviam deixado de lado toda a esperança de resistir à força incomparável do Imperador Gulf, uma sombra solitária apareceu. Seu nome é Ryu Hayabusa, o último sobrevivente do Clã do Dragão.

É claro, não tinha como Ryu saber que o Imperador Gulf era um subalterno de seu arquirrival, Jaquio.


"A Lenda da Espada Dragão"

Ninja Gaiden Shadow é uma história que se passa três anos antes de Ninja Gaiden, quando Ryu Hayabusa ainda estava em treinamento. Ryu ainda não tinha o total domínio de suas habilidades. A única habilidade que ele havia dominado era a bola de fogo. Entretanto, ele já era convicto naquela época e era um amante da justiça. Desde então, Ryu se envolveu em muitas aventuras, incluindo a "Espada Negra do Caos" do Clã Dragão e as ambições de Jaquio, mas essas histórias podem esperar. Comparado com essas batalhas, esta aqui é o capítulo inicial. Use suas habilidades para abrir as cortinas deste capítulo da lenda da Espada Dragão.


Jogabilidade

Mesmo com menos recursos do que a trilogia no NES, a jogabilidade não fez feio.

Ninja Gaiden Shadow trás mecânicas de jogabilidade simplificadas se comparadas com as presentes na trilogia do NES. Em contraste com a variedade de artes ninja e power-ups disponíveis nas versões anteriores, Ryu tem apenas um ataque com a espada básico e o ataque Bola de Fogo que pode ser carregado para até cinco cargas.

Embora Ryu não possa se grudar ou escalar paredes como no NES, ele pode se pendurar em barras de ferro suspensas e se mover embaixo deles como em Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom, além de poder usar os seus dois ataques enquanto está segurando na barra de ferro. A grande novidade do jogo é o gancho que Ryu está equipado e pode usá-lo para se prender em locais altos demais para alcançar. Assim como no NES, Ryu pode encontrar poções, carga para a bola de fogo e vidas extras destruindo contêineres.

O jogo conta com 5 fases, todas em Nova Iorque, com um chefe no final de cada uma. Imperador Gulf, que é um subalterno de Jaquio, conta com a ajuda do ciborgue "Spider", o kickboxer Gregory e o seu técnico Jack, Comandante reformado do Exército Colonel Allen e o nobre japonês Whokisai.


Desenvolvimento

O desenvolvimento do jogo foi tão tranquilo que pouco se sabe sobre o mesmo.

Ninja Gaiden Shadow era pra ser uma adaptação portátil de um jogo de NES chamado "Shadow of the Ninja". A divisão de Nagoya da Natsume, que desenvolveu Shadow of the Ninja, acabou negociando com a Tecmo porque provavelmente não daria pra manter o principal atrativo de seu jogo, que era o Co-Op. Mas isso é só especulação, claro.


Imagens e videos do jogo



Gameplay da Fase 3 feita pelo Canal Bippo Ernesti.


Arte dos Chefes

Spider
Esse ciborgue de combate utiliza sua habilidade miraculosa de salto e garras afiadas em cada um dos seus braços enquanto desafia Ryu para a batalha.

Jack & Gregory
Esses irmãos da luta estão sempre juntos. QUICK JACK segura os inimigos enquanto Gregory os ataca com seus chutes e socos poderosos. As garras de Gregory também são bem afiadas.

Colonel Allen
Colonel Allen é o líder dos guarda-costas do Imperador Gulf. Esse personagem perigoso irá abrir fogo com a sua metralhadora não importa aonde ele esteja.

Evil Nobleman Whokisai
Esse membro  do exército do Imperador Gulf possui o poder especial de controlar o vento. Ninguém jamais sobreviveu a sua poderosa arma FAN BOOMERANG.

Evil Emperor Gulf
Esse demônio encarnado surgiu da escuridão e os Estados Unidos mergulharam nas profundezas do terror. Alguns dizem que ele transforma o seu corpo em um poderoso robô de combate.


Poderes de Ryu Hayabusa

O GRAPPLING HOOK é a principal novidade do jogo.
Para usá-la é só usar CIMA + A.

Conforme explicado anteriormente, Ryu pode se movimentar pela barra de ferro
ou se pendurar nela conforme a sua vontade e usar seus ataques.

A bola de fogo é uma das marcas registradas da série.
Para usá-la, é só segurar CIMA e apertar B.


Finalizando

Apesar dos diferentes nomes, a experiência é simples e satisfatória em todas as regiões por onde foi lançado.

E por hoje é só. Ninja Gaiden Shadow infelizmente é um daqueles casos aonde a desenvolvedora remove todos os recursos possíveis para conseguir lançar o jogo em uma plataforma limitada, porém mesmo assim eles foram capaz de criar uma experiência portátil bem satisfatória. Aqui não temos a história complexa, as belíssimas animações e a jogabilidade rápida que a série é conhecida mas o jogo serve como uma porta de entrada para os jogadores que não procuram por um desafio e sim um final de semana divertido e sem compromisso.

Apesar de não ter conseguido adaptar a sua série no portátil da Nintendo naquele momento, a Natsume não desistiu da sua vontade e 10 anos após o lançamento de Ninja Gaiden Shadow ela trouxe ao Game Boy Color o jogo Return of the Ninja, que funciona como uma espécie de sucessor espiritual de Shadow of the Ninja mas sem nenhuma ligação no roteiro e nos personagens. Mas isso é papo para outra hora. Em breve retornaremos com mais um post sobre Ninja Gaiden, dessa vez falando da sua também simples versão no Game Gear.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Quando é q vc vai voltar a postar sobre Mortal Kombat??

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    1. No momento não estou com nenhum material novo de Mortal Kombat pra poder trabalhar, Robert, porque a partir do Deadly Alliance é muita coisa pra ser traduzida e explicada. No momento estou trazendo postagens menores e mais simples pra tentar deixar o blog movimentado, mas pretendo em algum momento pelo menos terminar essa época do jogo até a chegada do MK9.

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  2. Estou emocionado: finalmente um jogo que eu posso dizer que joguei!
    AAAAAAAALELUIA!
    HAHAHAHA
    Cara, eu adorei este jogo quando joguei, pra mim foi uma grata surpresa. Pensa numa madrugada que eu tava lá fuçando no Raspberry Pi e resolvi ver como era o Ninja Gaiden de GB. A ideia era só experimentar, mas eu fui jogando e quando percebi estava bem avançado no jogo, tipo, tava realmente curtindo. O que me leva a crer que, mesmo que seja mais limitado que o de NES, a simplicidade dele o torna bastante divertido!
    Depois do seu review de Shadow of the Ninja que eu entendi a motivação do gancho, na verdade é que o jogo deveria ser outro. Mas ficou legal Ninja Gaiden com isso, baita diferencial.
    A experiência foi tão retrô que eu deixei o Pi ligado de madrugada pra tentar derrotar o último chefe na manhã seguinte, pq tava desmaiando de sono e não tava sendo produtivo. Eu nem sabia que era o último chefe, foi muito da hora, terminei rapidão na manhã seguinte... Até ri alto! hahaha
    Acho que preciso explorar mais jogos da plataforma, também achei o NG bastante satisfatório para um jogo de portátil.
    Valeu!

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