quinta-feira, 18 de junho de 2020

Ninja Gaiden (Game Gear)


Ninja Gaiden (Biox, Game Gear) - Lançado em 01 de Novembro de 1991, Ninja Gaiden chegou ao Game Gear após a Sega adquirir os direitos de publicação do jogo com a própria Tecmo. O jogo trás o personagem Ryu Hayabusa como protagonista mas a sua história não tem conexão com nenhum dos outros jogos lançados anteriormente. A jogabilidade e alguns elementos gráficos são bem parecidos com os jogos anteriores da franquia.

No Japão o título do jogo é Ninja Ryuukuden (忍者外伝), assim como a versão original do Arcade.

História


"Retome a Espada Dragão!"

De acordo com uma lenda antiga, a Espada Dragão é uma lâmina mágica. Quem a possui obtém poderes maiores que a si próprio.

A Espada Dragão passou de geração em geração de ninjas Dragão até o ninja dos dias atuais conhecido como Ryu. Como guardião da espada, Ryu é encarregado da grande responsabilidade de manter a espada em mãos seguras. Em outras palavras, apenas as suas.

Porém, um dia a espada foi roubada! Uma misteriosa organização tentou tomar a espada por razões desconhecidas. Ryu agora deve tomar a ofensiva antes que o inimigo faça outra tentativa em tentar roubar a espada.

Ryu precisa de pistas para proteger a Espada Dragão. Quem quer controlar a espada? O que é essa organização secreta? Quaisquer que sejam os seus motivos para roubar a espada, apenas uma coisa é certa: as suas intenções não são honoráveis!


Jogabilidade

A jogabilidade é, em vários pontos, parecida com as versões para NES com pequenas diferenças nas mecânicas. O salto parece que você está na lua e o golpe com a espada é mais rápido e tem um alcance maior. Ryu também pode escalar paredes e beiradas. São 4 armas secundárias disponíveis: Shuriken (disparo vertical), Waves (disparo horizontal), Enemy Seeking Ring (persegue o inimigo) e Scatter Bomb (disparo de 3 ondas em 3 direções distintas).

O poder espiritual de Ryu, chamado de FORCE no jogo, pode chegar até 99. É com eles que são utilizadas as armas secundárias.


Legado

Esse foi o único jogo de Ninja Gaiden publicado pela Sega nos Estados Unidos.
A versão Master System seria lançada exclusivamente na Europa e Brasil.

Em seu preview na revista VideoGame 14, foi dito o seguinte sobre o jogo: "Em quatro fases de pura ação, você, um guerreiro ninja, terá de recuperar a Espada Mágica do Dragão que foi roubada. Você é o verdadeiro desta espada, o instrumento máximo do poder, e terá de lutar contra inimigos perversos para tentar recuperá-la."

Já na VideoGame 16, o jogo recebeu as notas 5/6/5/5 nos quesitos Dificuldade, Gráficos, Música/Efeitos e Classificação, com a seguinte nota: "No melhor estilo dos games de artes marciais, o ninja Ryu Hayabusa continua sua incansável luta, desta vez na telinha colorida do seu Game Gear. Não é demais? Agora, uma poderosa espada chamada DRAGONSOWRD (Espada do Dragão) foi roubada por uma misteriosa organização. Recuperar a espada e descobrir qual é a tal organização é a sua missão." Nas 2 páginas que figurou, tem um guia completo e dicas do jogo inclusos.

Apesar de ter sido anunciado na revista SuperGame nº6 de que esta versão do jogo estava em desenvolvimento pela Sega, uma análise não chegou a ser feita revista mesmo quando foi lançado no Brasil pela TecToy.


Imagens e Vídeos do Jogo

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/game-gear/ninja-gaiden__/screenshots



Jogo completo no Canal Jornada Gamer gravado por mim.


Informações Úteis



Finalizando

Apesar de ser uma raridade de se encontrar hoje em dia e não se saber a data de lançamento exata,
Ninja Gaiden foi lançado no Brasil pela TecToy tanto no Game Gear quanto no Master System.

E por hoje é só. Ninja Gaiden no Game Gear é um daqueles jogos com a cara de um portátil: gráficos e história simples, progressão rápida e jogabilidade um nível abaixo de jogos normalmente lançados para consoles de mesa, mas a única coisa que isso significa é que após terminar o jogo você talvez não sentirá a mesma satisfação se jogar de novo. Chegar até o final pelo menos uma vez é bem satisfatório, levando em considerações as limitações do portátil da Sega. Ah, e vale lembrar que pela primeira vez a versão Europeia não foi censurada como acontecia no NES.

Mas isso não foi tudo. A Sega ainda tinha mais duas cartas na manga: a versão para Master System e a versão para Mega Drive. No Master System, ela iria tentar fazer algo mais próximo da trilogia original para NES, corrigindo alguns aspectos da jogabilidade porém sem o mesmo capricho em algumas outras áreas. Mas isso é papo para outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Eu até tenho uma história pra contar deste jogo!
    Joguei quando moleque, mas não fui longe. Um maluco da minha rua me emprestou, mas o meu GG estava com uma faixa de dead pixels de lado a lado que pegava exatamente o HUD do jogo, tornava bem complicada a experiência. Acabei devolvendo. Ele indignado falando que era Ninja Gaiden, que eu tinha que jogar, e eu não dando bola nenhuma pq eu nem sabia direito o que era Ninja Gaiden, cresci jogando SEGA.
    Hoje eu me arrependo, mas lendo seu review me despertou a curiosidade de jogar algum dia. Vou até... pronto, já coloquei na minha lista! hehe! Tudo que preciso para daqui alguns meses quando a correria diminuir são jogos curtos pra dar aquela animada.
    As "ações não honoráveis" tem a ver com Chapolin??? hahahaa
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Já tinha faixa de dead pixels naquela época? Se aprende uma coisa a cada dia mesmo. Era tão raro ver alguém com Game Gear aqui aonde eu moro que nunca tinha ouvido falar desse problema.

      As vezes, isso funcionou para o seu bem. Essa versão é bem simples mesmo, dá pra ser terminada com uma mão nas costas quando se pega o jeito da coisa. Quando era assim, eu não curtia muito quando era mais novo, só aprendi a apreciar esse tipo de jogo curtinho e legal depois de velho. Espero que você jogue ele um dia porque é um jogo que apesar dos pesares eu aprecio muito.

      Excluir