quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mega Man: The Power Battle


Mega Man: The Power Battle (Capcom, CP System II) - Lançado em Outubro de 1995 nos Arcades japoneses, é um spin-off da série Mega Man que trás de volta vários personagens e chefes de jogos anteriores em um ambiente parecido com um jogo de luta. O jogo foi lançado de forma "limitada" na América como um todo e não foi lançado em nenhum console caseiro durante 5 anos - levando aproximadamente 9 anos para finalmente ser lançado em um console caseiro em inglês.



História

Continuo defendendo a minha tese de que Dr. Wily é brasileiro. O cara não desiste nunca.

Dr. Wily não está para brincadeira novamente, dessa vez retornando com 18 Mestres Robô reconstruídos e melhorados. Mega Man e Proto Man saem para impedi-lo, enquanto Bass destrói os robôs inferiores para mostrar à Wily que ele é o único robô que ele precisa.


Jogabilidade

3 personagens e 3 caminhos diferentes para se jogar: variedade não faltou no jogo.

O jogo permite que o jogador escolha entre 3 personagens: Mega Man, Proto Man e Bass. 2 jogadores podem jogar simultaneamente como personagens diferentes, juntando forças para derrotar os chefes.

A jogabilidade é bastante parecida com outros jogos da série Mega Man - é usado um botão para saltar e outro para atirar o canhão-armado que dispara energia. Segurando o botão de atirar carregará a arma para disparar um tiro mais poderoso. Segurando o direcional para baixo e apertando o botão de salto fará com que o personagem escorregue, um movimento que varia dependendo de qual personagem você esteja jogando.

Depois de escolher o personagem, o jogador deve escolher entre 3 "histórias", cada uma contendo diferentes Mestres Robô de vários jogos. As "histórias" são: Mega Man 1-2, 3-6 e Mega Man 7. Depois de escolhida, o jogo logo revela os estágios, deixando o jogo escolhe-los em uma roleta russa.

Uma fase aqui é diferente dos principais jogos da série Mega Man; ao invés de passar por todo um estágio antes de lutar com o Mestre Robô como um chefe no final, o jogador enfrenta o Mestre Robô imediatamente em uma luta que parece remanescente da série Street Fighter da Capcom. Matar um Mestre Robô dá o direito de utilizar a sua arma, que pode ser trocada com o apertar de um botão. Como na maioria dos jogos da série, cada Mestre Robô é vulnerável à arma de outro.


Personagens Selecionáveis

Mega Man

Proto Man

Bass


Chefes 

Mega Man 1-2



Mega Man 3~6



Mega Man 7



Chefes da Fortaleza




Música

Sem grandes novidades, a trilha sonora investiu no previsível.

A trilha sonora "Rockman: The Power Battle Arcade Gametrack" foi lançada em 01 de Dezembro de 1995 no Japão pela Sony Records. As músicas contidas no disco são basicamente remixes de jogos anteriores da série produzidos por Setsuo Yamamoto e Hideki Okugawa e tocados pela Alph-Lyla.


Versões Lançadas

Não Roll, não fui eu quem roubou o seu pirulito.

Em 30 de Julho de 2000, a própria Capcom lançou no portátil Neo Geo Pocket Color uma versão do jogo, que é uma adaptação dos dois jogos lançados no Arcade em apenas um cartucho, o que inclui "The Power Battle" no pacote. Essa versão foi lançada apenas no Japão. Em 23 de Junho de 2004, o jogo foi incluído na coletânea "Mega Man Anniversary Collection" como um jogo secreto, que foi lançada apenas na América do Norte para PlayStation 2 e Gamecube, chegando ao Xbox apenas em 15 de Março de 2005.

No Japão, a coletânea "Rockman Power Battle Fighters" foi lançada apenas no PlayStation em 05 de Agosto de 2004 contendo os 2 Arcades em apenas 1 disco. Em Julho de 2006, o jogo foi lançado no site GameTap compatível com qualquer computador.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/arcade/mega-man-the-power-battle/screenshots




Curiosidades

Aqui era pra ter uma legenda bem legal, mas eu não consegui pensar em nada.


  • Nos dados do jogo, há algumas animações não usadas para os personagens jogáveis como pequenos Yellow Devils se movendo pelas escadas. O Yellow Devil utiliza essa sua versão menor apenas na batalha final do modo "Mega Man 3~6".
  • No final de Mega Man, Dr. Light discute que os robôs precisam distinguir o certo do errado por eles mesmos, enquanto ao mesmo tempo eles deixam praticam a defesa contra os humanos. Ele diz também que precisa pesquisar um pouco mais sobre IA (Inteligência Artificial) antes de construir o seu robô definitivo.


Galeria de Capas

Essa "coletânea" trazia os 2 jogos de Arcade adaptados às limitações do Neo Geo Pocket Color e foi produzido pela própria Capcom.

O Japão pode ter não ter recebido a coletânea de aniversário de Mega Man, mas pelo menos ganhou esta com os 2 Arcades portados com perfeição.


Galeria de Vídeos


Gameplay completa do jogo com o personagem Mega Man. Parte do meu Canal de YouTube.


Gameplay completa do jogo com o personagem Proto Man. Parte do meu Canal de YouTube.


Gameplay completa do jogo com o personagem Bass. Parte do meu Canal de YouTube.


Finalizando

A Capcom estava mesmo explorando tudo o que poderia fazer com a série Mega Man. Mal sabia ela que 3 anos depois, a série entraria em hiato.

E por hoje é só. A Capcom realmente é uma daquelas empresas que não brinca quando o assunto é explorar ao máximo as suas franquias e esse Arcade foi apenas o início de tudo. No mesmo ano seria lançado o jogo Mega Man Soccer para Super Nintendo e nos anos que se seguiriam outros títulos com qualidade "duvidosa" seriam lançados na série. Mas antes de parar com essa exploração toda, a Capcom ainda iria lançar uma continuação desse jogo nos Arcades.

No post de amanhã, eu volto pra falar sobre Mega Man 2: The Power Fighters. A continuação do jogo foi lançada como um pretexto de ser um "interlúdio" para o próximo lançamento da série no final daquele ano: Mega Man 8! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem amanhã pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. esse foi o primeiro jogo do Megaman que eu joguei na vida. eu e meu irmão viamos o desenho na TV, mas nem imaginavamos que ele era um personagem de videogame.na rodoviária, quando vimos o arcade desse jogo...simplesmente, nossos queixos caíram. e enchemos o saco da minha mãe para nos jogarmos na máquina.

    eu mesmo fiquei surpreso quando disparar tiros de plasma fosse algo tão simples. foi mágico!

    ResponderExcluir