quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom


Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom (Tecmo, NES) - Lançado em 21 de Junho de 1991 no Japão sob o título Ninja Ryuukenden III: Yomi no Hakobune (忍者龍剣伝Ⅲ 黄泉の方船), este é um jogo de plataforma 2D de ação com elementos cinemáticos e de side-scrolling. Dessa vez, Masato Kato substituiu Hideo Yoshizawa como designer.

Os eventos do jogo se passam entre os dois primeiros títulos da série, Ninja Gaiden e Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos. Ryu Hayabusa é acusado pelo assassinato de Irene Lew e investiga as circunstâncias por trás de sua morte. O jogo expandiu ainda mais os conceitos de jogabilidade com novos movimentos e power-ups, deixando a ação ainda mais frenética, porém a versão estadunidense foi bastante criticada pelo seu grande aumento na dificuldade em relação ao original japonês.

O jogo também foi portado para o Atari Lynx pela própria Atari Corp. e lançado nos Estados Unidos e Europa em 1993, sendo essa a única versão lançada no velho continente até 2014 quando a Tecmo lançou a versão americana de Ninja Gaiden III para o NES no 3DS Virtual Console.



História

O enredo de Ninja Gaiden III está no mesmo nível do jogo anterior.

Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom se passa entre os eventos de Ninja Gaiden e Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos. A história começa com Irene Lew, uma das protagonsitas dos jogos anteriores, que é uma agente da Agência de Inteligência Central e está numa missão chamada CARDINAL. Ela é perseguida até um penhasco por um homem que se parece com Ryu Hayabusa, quando então o chão cai e Irene cai na água em sua aparente morte. Ryu é acusado pelo assassinato de Irene mas diz que não foi ele quem o fez, que foi alguém que armou para ele.

O resto do roteiro abaixo é o resumo do jogo. Caso você queira jogar, não recomendo a leitura.

Ele então começa investigando o laboratório que Irene estava investigando antes dele. Depois de atravessar o laboratório, um homem misterioso aparece e diz à Ryu que ele vá para a fortaleza CASTLE ROCK, aonde ele irá fornecer mais informações sobre Irene quando Ryu chegar lá.

Em seu caminho até os limites da fortaleza CASTLE ROCK, Ryu encontra Foster, que era o líder da Unidade Auxiliar Especial da CIA no primeiro Ninja Gaiden, via feed de imagem. Depois de informar que ninguém jamais infiltrou as defesas da fortaleza sozinho, Ryu indaga sobre Irene, no qual Foster responde: "Eu não sei do que você tá falando."

Ryu jura continuar em frente, chegando até a base da fortaleza CASTLE ROCK, aonde ele encontra o seu "sósia" e descobre que foi ele quem matou Irene. Os dois se lançam um contra o outro e depois o sósia diz à Ryu que obteve todas as suas habilidades. O sósia foge, dizendo que Foster ordenou que ele não eliminasse Ryu ainda.

Quando Ryu chega à entrada da fortaleza CASTLE ROCK, ele encontra o estranho que falou com ele anteriormente no laboratório, que revela que seu nome é Clancy. Ele então conta a Ryu sobre o projeto que ele e Foster estavam trabalhando chamado PLANO BIOHAZARD. Clancy diz que não pode mais trabalhar com Foster porque ele está criando criaturas chamadas BIO-NOIDS - super-humanos transformados que são infundidos com "energia vital" que flui de uma fenda interdimensional que apareceu após Jaquio ser derrotado.

Ele explicou que essa fenda apareceu no local das ruínas de CASTLE ROCK, na qual Foster reconstruiu a fim de aproveitar esse power. Clancy revela que foi um BIO-NOID que matou Irene e que Foster controla todos eles; ele suplica que Ryu impeça Foster. Depois de entrar na fortaleza, Ryu encontra Foster e o sósia. Foster promete eliminar Ryu e usar a energia vital da fenda e os segredos do Clã Dragão para transformá-lo em um poderoso BIO-NOID.

Quando Foster e o sósia estavam para avançar em direção de Ryu, Irene aparece, para a surpresa de Ryu e Foster, e está armada com uma metralhadora; ela estava trabalhando com o exército em relação ao plano de Foster. O sósia se transforma em um BIO-NOID, no qual Ryu prontamente derrota.

Após a derrota do BIO-NOID, a porta para a fenda interdimensional se abre, e Clancy aparece dizendo à Ryu, Irene e Foster que todos eles foram usados como peões em seu plano de assumir as ruínas e reivindicar toda a energia vital para ele. Foster tenta seguir Clancy pela porta, mas a energia o despedaça e é destruída. Ryu instrui Irene a ficar para trás enquanto ele travessa a fenda no subespaço, pois ele sabe que estará protegido da energia que está lá dentro.

Ryu encontra novamente o sósia BIO-NOID dentro do subespaço, que foi trazido de volta e transmutado em uma super criatura. Depois que ele derrota o sósia, Ryu é instantaneamente teleportado para uma sala, onde ele encontra Clancy mais uma vez. Ele diz à Ryu que ele já reivindicou a energia vital e explica a verdade por trás de CASTLE ROCK - que as ruínas são parte de um navio de guerra dimensional chamado ANTIGO NAVIO DA DESTRUIÇÃO.

Ele diz que "essas ruínas super-dimensionais são a base sobre a qual um novo mundo será criado", e que agora será de onde toda a nova vida se originará. O navio reaparece no mundo real e Clancy dispara um tiro de teste do navio para longe para demonstrar o seu poder, que Irene assiste horrorizada. Ele então joga Ryu através de um alçapão para o exterior do navio.

Ryu luta de volta para as câmaras  internas do ANTIGO NAVIO DA DESTRUIÇÃO, aonde ele se prepara para participar do confronto final contra Clancy, que agora se transmutou em um SUPER BIO-NOID. Clancy oferece a Ryu que ele e Irene trabalhem para ele ao seu lado, eliminando a raça humana e inaugurando assim uma nova era, mas Ryu se recusa e começa a batalha final. Depois de se transformar duas vezes em versões progressivamente mais fortes de si mesmo, Clancy é derrotado por Ryu, e Ryu é teletransportado para fora do navio de guerra e de volta para Irene; os dois assistem enquanto o ANTIGO NAVIO DA DESTRUIÇÃO é derrubado e explode, testemunhando a ruína da fortaleza CASTLE ROCK.

Depois disso, Ryu diz à Irene que o plano de Clancy e Foster foi frustrado e que a humanidade continuará vivendo e se recusará a fazer parte dos planos malignos de qualquer pessoa; ele acrescenta que a humanidade nunca chegaria a um nível em que se destruiriam completamente por mera ambição. Os dois observam o nascer do sol e o início de um novo dia.


Jogabilidade

Os principais conceitos foram novamente expandidos e novas habilidades adicionadas. É tudo o que se podia pedir em um novo lançamento da série.

Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom é um jogo de plataforma 2d com elementos de side-scrolling no qual você controla o personagem Ryu Hayabusa enquanto ele investiga os eventos por trás da morte de Irene Lew. No jogo, Ryu pode saltar, segurar e escalar/descer paredes com o D-PAD; apertando o botão de salto enquanto segurando o D-Pad na direção contrária da parede faz com que Ryu se lance da parede.

Ryu também pode atacar os inimigos com armas secundárias enquanto está suspenso na parede apertando o botão de ataque. Um novo recurso introduzido em Ninja Gaiden III é a habilidade de Ryu se segurar em canos ou outras superfícies acima de si; ele pode balançar para cima ou cair deles, e nas paredes, ele só pode atacar com suas armas secundárias.

Assim como nos jogos anteriores de Ninja Gaiden, a força física de Ryu é representada por um medidor de vida na parte superior da tela; ela diminui quando Ryu é atingido por inimigos ou outros objetos perigosos. Ao longo das fases, é possível encontrar poções contendo medicina que reabastecem parcialmente a força física de Ryu; como em todos os outros itens do jogo, eles estão localizados em bolas de cristal que Ryu deve cortar para abrir.

O jogador perde uma "vida" quando o medidor de força física de Ryu é completamente esvaziado, ele cai um buraco ou se o cronômetro zerar. O jogo termina quando a contagem de vidas chega a 0, mas é possível continuar e retornar ao jogo no início do Ato em que se perderam a última vida. No entanto, na versão estadunidense de Ninja Gaiden III, o jogo disponibiliza apenas 5 CONTINUES e depois disso é necessário reiniciar o jogo do começo novamente.

Para "dibrar" essa limitação que existe na versão estadunidense do jogo, é possível usar um código na tela de título depois de pular a abertura do jogo 8 vezes. Segurando CIMA, ESQUERDA, A, B e SELECT e então apertando START, o jogo iniciará com 99 CONTINUES ao invés de apenas 5.

Ryu pode derrotar os inimigos atacando com a sua ESPADA DRAGÃO ou usando armas secundarias que consomem o seu "poder ninja"; entre as armas, temos as seguintes: WINDMILL THROWNING STARS, que se movem de trás pra frente como bumerangues, FIRE DRAGON BALLS, que são bolas de fogo lançadas para baixo em um ângul, FIRE WHEEL ART que atirando bolas de fogo para cima em um certo ângulo, INCINVICLE FIRE WHELL que coloca em torno de Ryu várias bolas de fogo que destroem os inimigos que tocam nela, e a nova arma chamada VACUUM WAVE ART que atira lâminas de vácuo acima e baixo de Ryu simultaneamente.

É possível coletar cápsulas azuis e vermelhas para reabastecer o poder ninja de Ryu e também coletar os PERGAMINHOS DO ESPÍRITO DRAGÃO que aumentam o nível máximo do power ninja de Ryu. Outro novo item novo em Ninja gaiden III é o ESPÍRITO DA ESPADA DRAGÃO que aumenta o alcance da Katana de Ryu. No final de cada ato, há um chefe com seu próprio medidor de vida que diminui quando atacado; o chefe é derrotado somente quando esse medidor é esvaziado por completo.

Os quatro primeiros chefe de Ninja Gaiden III consistem em BIO-NOIDS, criaturas super-humanas criadas e controladas por Foster para dominar o mundo; cada um deles representa os quatro elementais: Terra, Vendo, Fogo e Água.

Outras mudanças em relação à lançamentos anteriores da série:

  • A velocidade de queda de Ryu foi reduzida, e ao sofrer danos ele é empurrado pra trás bem menos
  • O salto de Ryu agora faz um arco mais amplo, porém é mais difícil de se controlar no ar
  • Os power-ups podem ser visto dentro dos contêineres esféricos, em vez de ficarem escondidos até que os contêineres sejam destruídos
  • A habilidade CLONE NINJA foi removida
  • O sprite de Ryu foi atualizado para incluir um lenço que balança de acordo com a brisa
  • Ryu grita "HA!" toda vez que ele usa sua Katana
  • O sistema de PASSWORD foi removido na versão estadunidense do jogo

Portátil da Tiger Electronics

Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom foi portado pela Tiger Electronics na sua linha de portáteis de tela LCD. Essa versão possui cinco níveis nos quais Ryu deve chegar ao final de cada um deles derrotando vários robôs com sua ESPADA DRAGÃO e uma "ARMA/BOLA NINJA". No final de cada fase, Ryu luta contra um chefe; os chefes das quatro primeira fases são os mesmos BIO-NOIDS da versão NES, enquanto o chefe final é o GIANT BOSS, que deve ser derrotado para completar o jogo.

A jogabilidade é semelhante a versão NES, em que Ryu e os chefes tem medidores de vida útil e apresentam itens semelhantes também. Os recursos incluem som embutido que pode ser silenciado, pontuação no backup de bateria e um recurso de desligamento automático no qual o dispositivo é desligado após três minutos de inatividade.


Desenvolvimento

No Japão, Ninja Ryuukenden III foi produzido e lançado junto com Kyatto Ninden Teyandee, outro jogo da Tecmo que obteve uma ótima popularidade na região.

Ninja Gaiden III foi projetado por Masato Kato, que assumiu o papel principal de Hideo Yoshizawa no desenvolvimento dos dois títulos anteriores. Em uma entrevista com Kato, ele disse que Ninja Gaiden III precisava "entrar em uma nova direção". O jogo recebeu uma direção mais focada em ficção científica ao invés da Lenda de Cthulhu dos dois títulos anteriores; os inimigos mudaram para parecerem mais robóticos do que nos jogos anteriores.

A intenção original dos desenvolvedores era tornar o jogo mais fácil do que os títulos anteriores, "criar um jogo que um jogador normal possa desfrutar". No entanto, a grande popularidade recebida por jogos difíceis nos Estados Unidos levou com que a Tecmo aumentasse o nível de dificuldade do jogo em relação à versão japonesa.

Eles também decidiram colocar os eventos de Ninja Gaiden III entre os eventos dos dois primeiros títulos, a fim de manter a continuidade; eles acharam que era muito difícil continuar a história depois de Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos, então eles desenvolveram a trama algum tempo antes dos eventos de Ninja Gaiden II que giraram em torno do principal antagonista do jogo, Foster.

A trilha sonora do jogo, composta por Hiroshi Miyazaki, Kaori Nakabai e Rika Shigeno não foi lançada comercialmente durante o lançamento do jogo. O lançamento formal da mesma estava indisponível até 2017, quando a Brave Wave Productions lançou um box de discos de vinil chamado "Ninja Gaiden: The Definitive Soundtrack".

As músicas foram remasterizadas por Keiji Yamagishi e trazia todas as músicas da trilogia original.


Legado

O lançamento de Ninja Gaiden III no NES coincidiu também com o lançamento de Ninja Gaiden Shadow no Game Boy.

Na edição 6 da revista VideoGame, o jogo recebeu notas 5/5/4/5 nos quesitos Dificuldade, Gráficos, Música/Efeitos e Classificação, com a seguinte colocação: "Depois de derrotar Jaquio e conquistar a Dark Sword of Chaos, uma potente espada, Ryu Hayabusa pensou estar livre das trevas. Estava enganado. Jaquio não foi destruído na segunda aventura e agora volta com carga total."

O mesmo tanto que a versão Atari Lynx foi elogiada por trazer o jogo praticamente inteiro ao portátil da Atari sem nenhum corte, ela foi criticada por trazer sprites pixelados demais, dificultando a visão na hora de escolher os power-ups e até mesmo atacar alguns inimigos. Os pontos mais conhecidos do jogo que são sua jogabilidade precisa e as belíssimas cutscenes cinemáticas se mantiveram em ótima qualidade.

Em 18 de Fevereiro de 2008, Ninja Gaiden III foi lançado no Wii Virtual Console e em 28 de Novembro de 2013 no 3DS Virtual Console. Em 18 de Fevereiro de 2016 foi a vez do Wii U Virtual Console receber o lançamento do jogo. Na Europa, esses formatos digitais traziam a versão estadunidense, uma vez que Ninja Gaiden III só foi lançado na região no portátil Atary Lynx.


Imagens e Videos do Jogo

NES

Imagens retiradas do link:

https://www.mobygames.com/game/nes/ninja-gaiden-iii-the-ancient-ship-of-doom/screenshots


Atari Lynx

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/lynx/ninja-gaiden-iii-the-ancient-ship-of-doom/screenshots



Comparação da primeira fase entre as 3 versões de Ninja Gaiden III lançadas. Gravado por mim.


Galeria de Capas


Ninja Ryuukenden III utilizava uma ilustração com traços de anime na capa, que depois foi usada como base para a animação de Ninja Gaiden lançada no final daquele ano.

Nos Estados Unidos, a capa trazia uma ilustração mais séria e com um pôr do sol ao fundo.


Mesmo com os problemas gráficos, Ninja Gaiden III é um dos grandes títulos do portátil da Atari.


Arte Conceitual








Finalizando

A trilogia chegou ao fim mas ficou aquela sensação no ar de que era cedo demais.

E por hoje é só. Ninja Gaiden III infelizmente trás aquele gostinho de saudade ao terminá-lo porque não há nada depois dele, produzido pela equipe original, que seja neste mesmo estilo. Foi um longo caminho desde o início de 1988 quando o primeiro jogo foi anunciado até a conclusão da saga em três partes. Personagens marcantes, reviravoltas e muita habilidade acompanham cada uma desses jogos.

Porém, esse aqui não foi o fim de tudo, ainda. A Tecmo acabou fazendo uma parceria em 1990 com a Natsume, depois que a mesma lançou Shadow of the Ninja no NES para tentar competir com sua série Ninja Gaiden e a Natsume acabou produzindo Ninja Gaiden Shadow, o chamado "Episódio Zero" da franquia para o portátil da Nintendo. Embora as limitações da plataforma sejam grandes, eles conseguiram fazer um grande jogo. Mas isso é papo pra outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Bom, eu não conheço muito bem a série Ninja Gaiden (ME JULGUEM), então nem posso comentar algo relativamente interessante. :P Curti bastante os gráficos da versão NES, bem coloridos e detalhados. Deu vontade de jogar! xD

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Ninja Gaiden III fecha com chave de ouro uma das melhores trilogias de todos os tempos. É interessante lembrar que as introduções cinematográficas assim como as histórias entre as fases, eram uma evolução absurda para a época. E é claro a trilha sonora do jogo completa a cereja do bolo.

    Outstanding !

    []'s

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @ProtoMorphos
    Faço minhas as suas palavras.

    Interessante como as mudanças foram feitas para experimentar até o limite que não se perdesse a essência da série. Um excelente encerramento!

    Belas imagens!

    ResponderExcluir