quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ninja Gaiden Trilogy


Ninja Gaiden Trilogy (Tecmo, Super Nintendo) - Lançado em 10 de Agosto de 1995 nos Estados Unidos, esta é uma coletânea de "Remasters" da trilogia original da série lançada anteriormente no NES, que trás novos gráficos, músicas e pequenos ajustes na jogabilidade - sendo o maior destaque para o terceiro jogo, que havia perdido a função de CONTINUE quando foi lançado no ocidente e agora é baseado na versão original japonesa.

No Japão, o título é conhecido como Ninja Ryuukenden Tomoe (忍者龍剣伝 巴) e foi lançado apenas um dia depois da versão Norte Americana.


Mudanças e Adaptações

Infelizmente, nem tudo melhorou em Ninja Gaiden Trilogy.
Faltou um pouco mais de capricho e investimento da Tecmo.

Apesar de estar rodando em um console mais poderoso, Ninja Gaiden Trilogy sofre com slowdowns, controles que não respondem tão rapidamente quando deveriam e detecção de golpe que falha na hora H. Há também uma censura aplicada em algumas partes do jogo, incluindo a mudança da cor do sangue de vermelho para verde e a remoção de pentagramas. Algumas falas no jogo também foram alteradas para cair no selo FAMILY FRIENDLY atualizado da Nintendo.

Os gráficos, apesar de terem sido bastante retocados, perderam o efeito de PARALAXX SCROLLING que havia nos cenários de fundo em algumas fases (Ninja Gaiden III, fase 2-1 pro exemplo). Algumas músicas foram removidas também: 2 faixas de Ninja Gaiden III e a música da cutscene na fase 1-1 de Ninja Gaiden II são só alguns exemplos. Até mesmo algumas falas foram censuradas... Em uma cena, Jaquio falava "Argh! He's Awake e foi alterada para "Damn, he's awake."

O jogo inclui um sistema de SAVE através de PASSWORDS para todos os três jogos, que permite que você retorne exatamente na fase que parou.

Apesar de nunca ter sido vendido digitalmente, essa coletânea foi inclusa como uma extra na primeira versão do REBOOT de Ninja Gaiden lançado para Xbox em 02 de Março de 2004. Em Ninja Gaiden Black, lançado em 20 de Setembro de 2005,  eles trocaram Ninja Gaiden Trilogy pela versão Arcade do primeiro jogo da série.


Legado

A revista Game Sênior 7 lançou um especial completo com todos os jogos da série e você pode conferir
entrando nesse link: https://datassette.org/revistas/game-senior/game-senior-no-7

Na edição 54 da revista VideoGame, ao invés de fazer uma crítica para a trilogia inteira eles decidiram colocar cada jogo da trilogia em uma página e dar uma devida analisada em cada um separadamente. O primeiro Ninja Gaiden recebeu notas 6/9/10 nos quesitos Gráficos, Jogabilidade e Música, enquanto Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos recebeu notas 7/10/10 nos quesitos Gráficos, Jogabilidade e Música. Pra fechar, Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom recebeu notas 8/7/8 nos quesitos Gráfico, Jogabilidade e Música.

A seguinte nota acompanhou as análises: "A Tecmo simplesmente detonou com a série Ninja Gaiden, tornando-a um sucesso tremendo para o Nintendo 8-Bits. Quem já jogou, vai poder matar as saudades e quem ainda desconhece terá a chance de tirar o atrasado, divertindo-se com três puts games num único cartucho. A pisada na bola da Tecmo são os gráficos, que não acompanharam a evolução dos 8 para os 16-bits: são os mesmos. O que mudou para melhor foi a música, que saiu daquele "pi-pi-pi", ganhando arranjos animais, de acordo com a capacidade do SNES."

Já na SuperGamePower nº19, o jogo recebeu notas 4, 3, 3 e 4 de 5 nos quesitos Gráfico, Som, Controle e Fun Factor, com a seguinte colocação: "Ryu está de volta. Mas não aquele famoso, que continua fazendo carreira em Street Fighter. Este jogo é o famoso três em um. Ninja Gaiden Trilogy reúne os três jogos que foram sucesso no NES."


Imagens e Videos do Jogo




Comparação entre as versões de NES e SNES do primeiro Ninja Gaiden pelo Canal VCDECIDE


Finalizando

Faltou capricho, mas sobrou jogo. Se não fosse o preço elevado para adquirir o jogo hoje em dia,
era uma recomendação certa para qualquer um.

E por hoje é só. Ninja Gaiden é com certeza uma das maiores trilogias de todos os tempos e a Tecmo pode comemorar por isso. Sempre que se passa uma geração, vem sempre aquela dúvida sobre quais franquias continuarão e quais vão ficar pra trás e com certeza a Tecmo ainda não estava pronta para deixar Ninja Gaiden ir, então o que sobrou em vontade faltou em qualidade em Ninja Gaiden Trilogy.

Nunca é uma tarefa fácil reunir jogos em uma coletânea e fazê-los parecer apelativos para a nova geração, mas talvez faltou um investimento maior por parte da Tecmo porque apenas 12-MEGS não foram o suficiente para a tarefa. Felizmente, a série retornou em outro ponto no futuro e isso trouxe de volta as aventuras de Ryu Hayabusa em 3D, mas isso é papo para outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. João, ouvi dizer que na versão SNES foram removidas fases, isso é verdade?
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fases removidas não, o que aconteceu é que devido a censura da Nintendo eles acabaram removendo alguns elementos do cenário como sangue e crucifixos, além de algumas frases modificadas também. Única coisa removida mesmo foi 2 músicas do Ninja Gaiden III que eles substituiram por 1 música do I e outra do II.

      Excluir