quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos


Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos (Tecmo, NES) - Lançado em 06 de Abril de 1990 no Japão sob o título Ninja Ryukenden II: Ankoku no Jashinken (忍者龍剣伝 II 暗黒の邪神剣, traduzindo " Lenda da Espada Dragão Ninja II: A Espada Demoníaca da Escuridão") e como Shadow Warriors II na Europa em 27 de Outubro de 1994, este é um jogo de plataforma 2D de ação com elementos cinemáticos e de side-scrolling. O mesmo time de desenvolvimento retornou, dessa vez com novas pessoas e com Masako Kato assumindo o papel de Diretor.

Os eventos em Ninja Gaiden II se passam um ano depois dos eventos do primeiro Ninja Gaiden. O Imperador do Mal Ashtar, depois de saber da derrota de Jaquio, coloca em ação um plano para tomar o mundo e mergulhá-lo na escuridão através uma espada maligna conhecida como A Espada Sombria do Caos. Apesar do jogo não conter a mesma qualidade na história, ela ainda é de alto nível considerando a época de seu lançamento.

Este foi um dos últimos jogos do NES à serem lançados na Europa. Com o lançamento tardio, Ninja Gaiden III só acabou sendo lançado em formato digital muitos anos após o lançamento original.


História

Em Ninja Gaiden II, a história é mais previsível e longa. Diferente do original, não há muita reviravoltas.

Um ano após a derrota de Jaquio, no Reino da Escuridão, Ashtar, o senhor do mal que controlava Jaquio, é informado de sua derrota; ele então coloca em ação um plano para conquistar o mundo abrindo os PORTÕES DA ESCURIDÃO. Um membro da unidade de Inteligencia Especial do Exército chamado de Robert T. Sturgeon é enviado para encontrar Ryu Hayabusa e acabar com Ashtar.

O resto do roteiro abaixo é o resumo do jogo. Caso você queira jogar, não recomendo a leitura.

Ryu é então informado de que Irene Lew foi capturada e deve ir até a TORRE DE LAHJA para salvá-la. Depois de embarcar em um trem de carga e batalhar na montanha na qual a torre foi construída, ele é encurralado por uma "figura" que se descreve como um membro da tribo do MUNDO DO CAOS, liderado pelo Imperador da Escuridão Ashtar. Depois de chegar ao topo da torre, Ryu encontra Irene, que foi sequestrada por Ashtar.

Ashtar então dispara uma energia provinda de sua espada em direção de Ryu; antes que Ashtar pudesse acabar com Ryu, Robert aparece e atira em Ashtar pelas costas, impedindo-o. Robert ordena que Ashtar entregue a sua espada e se renda, mas Ashtar escapa com Irene, dizendo a Ryu para segui-lo até o LABIRINTO DA ESCURIDÃO.

Depois que Ashtar escapou para o LABIRINTO DA ESCURIDÃO, Robert conta para Ryu sobre o plano de Ashtar para dominar o mundo usando o poder total de sua espada, a ESPADA SOMBRIA DO CAOS. Robert implora que Ryu impeça Ashtar antes que a espada alcance o seu potencial. Depois de abrir caminho pelo LABIRINTO DA ESCURIDÃO e entrando no MUNDO DO CAOS, Ryu escuta ecos do plano de Ashtar à distância.

Ryu então alcança Ashtar. Ele liberta Irene, mas imediatamente após isso ela é apunhalada nas costas pela ESPADA SOMBRIA. Robert enfim aparece, e descobre que Irene está mortalmente ferida; Ashtar então atira energia de sua ESPADA SOMBRIA em Robert e desafia Ryu para o combate. Ryu derrota Ashtar, que antes de morrer diz que as forças da escuridão irão despertar em breve e implora que as forças do caos cubram o mundo com a escuridão.

Enquanto estava falando isso, a ESPADA SOMBRIA DO CAOS some no ar. Depois da morte de Ashtar, Irene diz à Ryu que o altar do mal no qual Ashtar preparou para abrir o PORTÃO DA ESCURIDÃO deve ser destruído. Ryu então deixa Irene aos cuidados de Robert, e pede que ele a leve para fora do MUNDO DO CAOS. 

Enquanto Ryu adentra o MUNDO DA ESCURIDÃO para destruir o altar, Irene e Robert são impedidos de voltar por uma "figura" sombria que é familiar à Irene. Enquanto isso, depois de derrotar Kelbeross - no qual ele lembrou já ter enfrentando durante sua luta contra Jaquio - Ryu encontra Robert no chão e mortalmente ferido. Ele diz para Ryu que Irene foi capturada novamente e que ele deve prevenir que o PORTÃO DA ESCURIDÃO seja aberto.

Robert então diz para Ryu deixá-lo e que vá atrás dos inimigos. Ryu eventualmente chega até o altar do mal, aonde ele acha Irene e a figura sombria que o capturou; a figura se revela ser Jaquio, que foi trazido de volta à vida depois da primeira batalha contra Ryu.

Jaqui diz a Ryu que seu plano era usar Ashtar como um peão, usando-o para acordar o verdadeiro mal. Ele planeja usar a ESPADA SOMBRIA DO CAOS e Irene para forçar a abertura do PORTÃO DA ESCURIDÃO e assim invocar todos os demônios. Jaquio então desafia Ryu em um combate no qual Ryu o derrota. Antes que Ryu e Irene possam derrotar o altar do mal, o sangue de Jaquio desperta a ESPADA SOMBRIA, que abre o PORTÃO DA ESCURIDÃO e paralisa Ryu e Irene com a sua energia.

O Demônio Jashin atravessa o PORTÃO DA ESCURIDÃO e desperta o corpo de Jaquio. Ele então se transforma em uma parede demoníaca, na qual Ryu depois de pegar emprestado o poder da sua ESPADA DRAGÃO, derrota. Jashin é selado mais uma vez, a ESPADA SOMBRIA se despedaça e o PORTÃO DA ESCURIDÃO é fechado, desaparecendo enquanto Ryu e Irene correm para fora do templo em colapso.

Ryu então começa a chorar por Irene, que está presumidamente morta, quando o poder da ESPADA DRAGÃO a revive. Irene diz a Ryu que ela sentiu como se estivesse sonhando há muito tempo. Ryu diz a ela que o incidente acabou e o jogo termina enquanto os dois assistem o pôr do sol mais uma vez.


Gameplay

As cutscenes ficaram mais bem feitas e a jogabilidade foi expandida. Só alegria nesse departamento.

Assim como no jogo anterior, você controla Ryu Hayabusa através de uma série de fases de plataformas chamados de "Atos". É possível pular e se lançar de paredes e escadas, e duas novas habilidades foram adicionadas: subir e descer paredes e atacar com os POWER BOOSTING ITEMS enquanto está em paredes e escadas. Ryu tem um medidor de STRENGTH na parte superior da tela que diminui toda vez que ele leva dano.

Para perder uma vida é necessário que a barra STRENGTH seja totalmente esvaziada, Ryu caia para fora da tela de jogo ou o contador do relógio chegue a 00; o jogo acaba se você perder todas as vidas. É possível continuar e reiniciar o jogo no início da fase no qual você perdeu todas as vidas.

Para lidar com os inimigos, você conta com a ESPADA DRAGÃO de Ryu ou os POWER BOOSTING ITEMS. Esses itens consomem o NINJA POWER de Ryu, também localizado no topo da tela. São 5 itens disponíveis: Shurikens; WINDMILL THROWING STARS que se movem para frente e para trás na tela como se fosse um bumerangue; THE ART OF THE FIRE WHEEL que atira bolas de fogo na diagonal para cima; FIRE DRAGON BALLS que são atiradas na diagonal para baixo; e a INVINCIBLE FIRE WHEEL que cria uma barreira de bolas de fogo ao redor de Ryu, destruindo todos os inimigos que tocam nela.

Esses itens podem ser encontrados em várias bolas de cristal espalhadas através das fases e podem ser trocadas ao coletar outro POWER BOOSTING ITEM. A quantidade de NINJA POWER usada depende do tipo de item usado. No final de cada Ato, Ryu luta contra um chefe que tem o seu próprio medidor de STRENGTH, localizado no topo de tela. O medidor de STRENGTH do chefe é diminuído cada vez que Ryu o atinge, e ele é derrotado assim que esse medidor é inteiramente esvaziado.

No caminho, é possível coletar POWER-UPS que são encontrados nas bolas de cristal espalhadas pelas fases. Entre eles temos os seguintes: o KANJI que aumenta o NINJA POWER de Ryu em algumas barras; sacos contendo pontuação extra; pergaminhos que aumentam o NINJA POWER de Ryu por completo; Poções que abastecem a barra de STRENGHT; o ícone ninja vermelho que adiciona sombras que podem atacar os inimigos sem levar dano; e o ícone ninja azul que é o 1-UP (1 vida extra).

Outra novidade em Ninja Gaiden II é a habilidade de Ryu "dividir o seu corpo" e se clonar coletando o ícone ninja vermelho supracitado. Coletando esse item, Ryu anda com 2 sombras laranjas que o seguem e copiam todos os seus movimentos, incluindo subir paredes e escadas, além de atacar inimigos sem receber danos. Isso pode ser estrategicamente usado para derrotar os inimigos com maior facilidade.


Lançamento

De parceria firmada com a Nintendo à estabilidade do estúdio de desenvolvimento, Ninja Gaiden II foi um jogo que só levou 16 meses pra ficar pronto porque trazia muitas melhorias.

O jogo foi disponibilizado ao público pela primeira vez na feira CONSUMER ELECTRONICS SHOW 1990 WINTER em Las Vegas, no qual aumentou a expectativas dos jogadores em relação ao primeiro Ninja Gaiden por ter mostrado que tudo no jogo estava expandido e mais bem feito. A cobertura do jogo na mídia estadunidense foi ainda maior, e a parceria entre Tecmo e Nintendo nunca foi mais sólida.

Na primeira edição da revista VideoGame, o jogo recebeu notas 5/5/5/5 nos quesitos Dificuldade, Gráficos, Música/Efeitos e Classificação, com a seguinte colocação: "Já se passou um ano da fatídica luta entre o terrível Jaquio e o ninja Ryu Hayabusa. Mas, quando todos pensam que o mal se acabou, Ashtar, o senhor das Trevas - que secretamente contra Jaquio - volta para se apoderar da espada negra do caos, com a qual pretende abrir o Portal das Trevas. Se tiver sucesso, o pesadelo voltará para todos os homens. Cabe a você, na pessoa de Ryu, impedi-lo".

Após o lançamento no NES, a Gametek desenvolveu uma versão de Ninja Gaiden II para MS-DOS e Commodore Amiga que foi lançada em 1991 em ambas as plataformas. O jogo perdeu muito em jogabilidade e som, mas os gráficos ficaram muito bonitos nas duas plataformas. Pena que o custo disso é jogar com uma grande perda nas animações do personagem.

A versão de NES foi relançada em formatos digitais: em 15 de Outubro de 2007 no Virtual Console para o Nintendo Wii, 22 de Agosto de 2013 para o 3DS Virtual Console e em 28 de Fevereiro de 2016 no Wii U Virtual Console. As versões digitais disponibilizadas na Europa são as mesmas das versões americanas, retirando o título Shadow Warriors do jogo.


Imagens e Videos do Jogo

NES

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/nes/ninja-gaiden-ii-the-dark-sword-of-chaos/screenshots


DOS

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/dos/ninja-gaiden-ii-the-dark-sword-of-chaos/screenshots


Commodore Amiga


Gameplay gravado pelo Canal Smedis2



Galeria de Capas

Ninja Ryuukenden II foi um sucesso instantâneo no Japão.

Como a limitação de caracteres já havia sido muito bem trabalhada no jogo anterior, levar Ninja Gaiden II ao público ocidental foi mais fácil dessa vez.

Um dos últimos títulos da plataforma à serem lançados na Europa, Ninja Gaiden III se manteve seu lançamento oficial até ser lançado em formato digital.

Tanto no MS-DOS quanto no Amiga, o jogo perdeu muito no seu principal recurso que era a jogabilidade para favorecer à um gráfico mais bonito.

Essa foi a única aparição do Ninja Ryuukenden II de Neo Geo em uma revista impressa. Na época, o jogo estava 65% pronto e seria um jogo de luta exclusivo da plataforma.


Propaganda Japonesa




Arte Conceitual




Finalizando


No final do dia, Ninja Gaiden II é a sequencia que todo mundo pediu: jogabilidade melhorada, gráficos e animações ainda mais bonitas e OST marcante.

Ninja Gaiden II com certeza expandiu e melhorou todos os conceitos que foram introduzidos no primeiro jogo, e isso leva a um desenvolvimento mais tranquilo. O resultado é um jogo muito bonito na plataforma que com certeza puxa alguns limites de hardware no caminho. Mesmo com o lançamento do Super Nintendo no final de 1990, a Tecmo decidiu terminar a trilogia aonde começou.

Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom foi lançado em 1991 e mais uma vez trazia algumas novidades para o jogo, porém numa quantidade menor devido aos limites do console já alcançados na produção de Ninja Gaiden II. O destaque mesmo fica por conta da história, que ao invés de ser uma continuação deste jogo, temos uma história que aconteceu entre Ninja Gaiden e Ninja Gaiden II que explica um pouco ais a história do Ryu. Mas isso é papo pra outra hora.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Olá! Nossa o seu blog é muito legal! Honestamente não conhecia, mas estava no retroplayers e vi o link do seu blog! Vc possui muito material postado e pretendo aos poucos dar uma lida em tudo! As materias de Sf são muito legais e foram as primeiras que ohei! Parabéns
    Obs: segue o link do meu blog caso queria dar uma olhada : http://32-128bits.blogspot.com/

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  2. Está ficando muito bom essa analise (materia) sobre a trilogia NG. Parabens!!!
    Aguardando o parte final.

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