quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sega & Disney Parte 1: [Era 16-bits]




Castle of Illusion (Sega AM7, Mega Drive) - Lançado em 20 de Novembro de 1990, foi um dos jogos que foram lançados na segunda leva de jogos iniciais do Mega Drive que ajudou a segurar as pontas do console até o período de lançamento de "Sonic the Hedgehog".

O jogo é de plataforma 2D, colocando o jogador na pele do Mickey Mouse em uma jornada mágica para salvar Minnie Mouse das mãos da bruxa malvada Mizrabel, que sequestrou Minnie para roubar sua juventude. Cada estágio existe dentro das portas do castelo e você deve derrotar os inimigos e chefes pulando neles ou coletando maçãs e pedras para jogar neles. Há também itens que recuperam o life, vidas extras ou pontos extras.

Depois de derrotar o chefe, Mickey recebe uma gema. Quando as 7 gemas são coletadas, ele constroi uma ponte de arco-íris que permite que ele acesse a torre final do castelo e possa chegar na batalha final contra a bruxa. Porém, para enfrentar a bruxa e jogar todos os estágios do jogo, você deve jogar nas dificuldades Normal ou Hard. No Easy é apenas para os iniciantes pegarem o jeito do jogo e depois continuarem em outra dificuldade.

Algumas imagens e videos do jogo:






Esse jogo também teve versões para Master System e Game Gear, mas eu vou guardar essas versões para a próxima parte dessa matéria e falar delas à parte.

O sucesso do jogo fez com que a Sega nem pensasse duas vezes e começasse a fazer um novo jogo com personagens da Disney, mas dessa vez o escolhido foi o Pato Donald...



Quackshot (Sega AM7, Mega Drive) - Lançado no dia 19 de Dezembro de 1991, é um jogo de plataforma 2D estrelado por Pato Donald e seus três sobrinhos Huguinho, Zézinho e Luizinho como caçadores de tesouros.

Enquanto Donald estava folheando alguns livros na biblioteca do Tio Patinhas, um mapa do Rei Garuzia, o regente dos antigos tempos no reino de Great Duck, cai no chão. O mapa mostra a localização do item mais precioso do rei. Donald logo pensa que vai ficar rico mas infelizmente Bafo escuta tudo e vai fazer de tudo pra atrapalhar a vida dele.

Usando o mapa que achou na biblioteca, Donald viaja à lugares no mundo procurando pistas para achar o tesouro, incluindo Duckburg e México. A arma de Donald atira um desentupidor de pia que paralisa o inimigo por alguns instantes permitindo que você passe por eles sem receber dano. Com o passar do jogo, novos tipos de tiro são encontrados como a pipoca e o chiclete, porém esses não são ilimitados.

Mas não pense que o jogo é fácil. Você vai voltar várias vezes na mesma fase até finalmente conseguir chegar ao objetivo. É preciso ter certos itens ou ter a arma certa para alcançar certas áreas, o que deixa o jogo bem desafiador nesse quesito de exploração.

Em 15 de Outubro de 1998, Quackshot e Castle of Illusion foram relançados em CD no Sega Saturn exclusivamente no Japão sem nenhum tipo de adição ou corte no jogo original.


Algumas imagens e videos do jogo:






Uma coisa que alguns jogadores repararam com o tempo é que Quackshot trás inúmeras referências ao universo Indiana Jones, começando pela roupa que Donald usa no jogo.

Para o próximo jogo, a Sega colocaria Mickey e Donald juntos em uma mistura que viria ficar famosa muito tempo depois...



World of Illusion (Sega AM7, Mega Drive) - Lançado no dia 17 de Dezembro de 1992, é uma semi-continuação para os jogos anteriores que a Sega lançou. No jogo, Mickey e Donald são levados à um mundo mágico enquanto estão preparando um número de magia para o seu show. Então eles devem passar por 12 mundos diferentes em ordem de voltar para casa.

As músicas, artwork e animações do jogo mostram várias influências em filmes clássicos da Disney, incluindo: Aladdin, A Pequena Sereia, A Espada Era a Lei, Alice no País das Maravilhas e Pinocchio. Há várias coisas no jogo que quebram o padrão do jogo comum de plataforma 2D e também parece ter inspirando a série Kingdom Hearts já que você pode visitar os mundos de outras histórias.

Mickey e Donald podem correr, pular e atacar com as suas capas mágicas. Inimigos derrotados com ela são transformados em flores, cartões e outros objetos inofensivos dependendo do inimigo. Depois de cada chefe derrotado, eles aprendem uma nova mágica que permite que eles alcancem o próximo estágio como voar em um tapete mágico ou respirar embaixo d'agua com uma bolha de ar.

A jogabilidade muda dependendo se o jogador escolher Mickey ou Donald, no modo para 1 jogador, ou se os dois jogarem ao mesmo tempo no modo para 2 jogadores. Por exemplo: Mickey pode pular alguns buracos enquanto Donald deve achar uma rota alternativa; mas jogando junto, Mickey pode jogar Donald através do buraco. Ambos podem ficar nos ombros um do outro para pular mais alto e jogar uma corda para ajudar o outro à subir.

Ao longo do caminho, Mickey e Donald irão aprender novas magias que poderão usar nos estágios seguintes. Eis aqui as magias que eles aprendem:

  • Tapete Voador (Level 1): permite que Mickey e Donald voem no tapete mágico no Level 2.
  • Underwater Bubble (Level 2): permite que Mickey e Donald respirem embaixo d'agua.
  • Magic Box Transportation (Level 3): Mickey e Donald podem se teletransportar para lugares diferentes usando caixas mágicas.
  • Card Control (Level 4): Mickey e Donald podem usar cartas de jogo ao seu favor e fazer uma ponte ou um escada para atravessar grandes buracos.

Algumas imagens e videos do jogo:






E por hoje é só. Na próxima parte sobre esse especial, irei falar exclusivamente dos 3 jogos de Mickey que a Sega lançou no Master System e suas sutis diferenças entre os clássicos 16-bit. Eu sei que também faltou falar do jogo "Fantasia" mas este eu também estou guardando para a última parte do especial.

Lembrando que você pode pedir seus especiais ou jogos favoritos para eu falar aqui no blog mandando uma mensagem pra mim no Twitter, basta me seguir: @NostallgiaBR.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Poxa, quantos jogos bons eu deixei de jogar...

    ResponderExcluir
  2. Caramba, 3 baita jogos em um único post! 3 grandes clássicos! Bons tempos quando a SEGA acertava em cheio a construção de jogos e nós sabíamos que podíamos contar com grande qualidade e diversão.
    Castle of Illusion e as nádegas de aço do Mickey! Inesquecível.
    Quack Shot eu inicialmente morri de raiva do jogo, pois peguei emprestado e não entendia o que tinha que fazer no final da primeira fase, o dono do jogo sabia menos ainda. Sem querer descobri como chamar o avião, aí o jogo fluiu. Nunca tinha feito a comparação com Indiana Jones, mas é pura verdade! Muito boa a observação dos jogadores.
    World of Illusion eu não cheguei a terminar, joguei pouco, pois tinha trava de região e meu Mega é japonês (o tenho até hj). É um dos jogos que estou devendo a mim mesmo. Lembro que o multiplayer dele era fantástico, sempre adorei jogos plataforma co-op!
    Agora vou ler os outros dois reviews, bateu a curiosidade! :)

    ResponderExcluir