quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sega & Disney Parte 3: [Donald & Fantasia]


The Lucky Dime Caper (Sega AM7, Master System / Game Gear) - Lançado em 1991 para ambas plataformas, é um jogo de plataforma 2D que foi feito nos moldes de Quackshot trazedo Donald como personagem principal.

A história lembra um pouco Quackshot também: a malvada Maga Patalógika roubou a a moeda da sorte do Tio Patinhas e sequestrou Huginho, Zezinho e Luizinho, então Donald embarca em uma jornada pelo mundo para salvar seus sobrinhos e recuperar a moeda da sorte do Tio Patinhas.

O jogo segue a mesma linha de Castle of Illusion, porém ao contrário de Mickey que saltava encima dos inimigos para derrota-los, Donald pode atacar os inimigos com o seu martelo ou atirando discos. Ele também pode atacar mais rápido se você coletar estrelas que estão espalhadas pelo mapa.

Embora o Master System e o Game Gear sejam máquinas bastante similares, há algumas diferenças entre as suas versões desse jogo:

  • Apesar de seguirem a mesma história, a abertura do jogo é diferente
  • A tela de seleção de fase no Game Gear não tem nenhuma música
  • A posição de algumas plataformas e inimigos são diferentes
  • No Game Gear, itens de bônus estão espalhados pela fase enquanto no Master System eles só podem ser obtidos se você derrotar inimigos
  • A versão do Master System permite que você salve o jogo, enquanto a do Game Gear não tem esse recurso
  • Coletando 5 estrelas no Master System você fica invencível por alguns instantes enquanto no Game Gear elas te dão apenas pontos extras
  • Quando acertado por um inimigo, Donald perde o seu martelo no Master System e pode recupera-lo se matar outro inimigo. O martelo não é perdido na versão do Game Gear.

Algumas imagens e videos do jogo:

Master System:






Game Gear:






Para o próximo lançamento, a Sega produziria um jogo que misturaria elementos de Quackshot e Castle of Illusion...



Deep Duck Trouble (Aspect, Master System / Game Gear) - Lançado em 1993 para ambas a plataformas, foi o segundo jogo do Pato Donald lançado exclusivamente para os consoles 8-bits da Sega.

Diferenciando um pouco do seu antecessor, aonde Donald andava com um martelo, aqui a jogabilidade é mais parecida com Castle Illusion aonde você ataca os inimigos pulando encima deles, atira pedras nos inimigos e destroi baús para desvendar itens que estão escondido dentro deles. Com o botão 1 Donald chuta/quebra as pedras/baús e com o botão 2 ele pula.

O jogo é uma continuação direta de "Lucky Dime Caper", sendo que dessa vez Donald deve salvar o Tio Patinhas de uma maldição que o transformou em um balão. Como nos outros jogos, aqui também é possivel escolher a ordem que você quer jogar os estágios e depois ir avançando para novas áreas da ilha.

No ano 2000, a Majesco relançou esse jogo, sob licensa da Sega, junto com um relançamento do Game Gear e vários outros títulos nos Estados Unidos tentando ganhar um troco extra. Esses jogos podem ser achados no Ebay ou em lojas físicas, já que a Majesco logo mudou de foco para fazer novas franquias em outros consoles.

Algumas imagens e videos do jogo:

Master System:







Game Gear:






E esse foi o último jogo de Donald produzido pela Sega. Agora vamos voltar à 1991, quando a Sega estava produzindo Quackshot ela deixou nas mãos da Infogrames a tarefa de fazer um jogo baseado no músical da Disney "Fantasia", só que a idéia não deu muito certo...



Fantasia (Infogrames, Mega Drive) - Lançado no dia 21 de Novembro de 1991, o jogo é baseado no musical da Disney de mesmo nome. Mindscape estava pra lançar um port para o Windows 3.0/MS-DOS mas a Infogrames decidiu não lançar.

Aqui você controla Mickey através de vários estágios numa tentativa de coletar várias notas musicais que sumiram de alguma maneira. Cada um dos quatro estágios é baseado em uma parte do musical Fantasia, que por sua vez são baseados nos quatro elementos: água  [The Sorcerer's Apprentice, Dance of the Reed Flutes and Arabian Dance], terra [The Rite of Spring], ar [Russian Dance, Pastoral Symphony and Dance of the Hours] and fogo [Night on Bald Mountain, Toccata and Fugue in D Minor].

Você derrota os inimigos pulando neles ou coletando bolhas mágicas que você pode atirar nos inimigos como projéteis. Em cada fase, você precisa coletar um certo número de notas musicais escondidas em ordem do musical Fantasia continuar.

Embora a Sega tenha construido uma certa reputação com a alta qualidade dos seus jogos baseados nos personagens da Disney, o mesmo não aconteceu com Fantasia. Esse foi o menos sucedido de todos, com a crítica reclamando da falta de uma história melhor trabalhada (não há chefes ou vilões) e que há um certa demora na resposta dos comandos que você dá ao personagem.

E também, pular nos inimigos não é tão fácil, já que para você não perder life no processo precisa ficar segurando para baixo no direcional até que o bicho seja acertado. A dificuldade também não ajudou muito, dificultando a jornada que deveria ser jogada por crianças de todas as idades e depois de todo o sacrificio você se decepcionará com o final que é pequeno e desapontante.


Algumas imagens e videos do jogo:






E por hoje é só. Com esse post terminei com os 9 jogos que a Sega produziu com os personagens da Disney em 5 anos de parceria que foi muito bem sucedida, porém acabou em 1995 com outras empresas fazendo jogos dos personagens. Infelizmente, uma mancha negra nesses jogos (Fantasia) mas nada que tire o brilho maior que foram esses games na infância de quem jogou na época ou de quem só pode aproveitar agora, pois são jogos muito bom que atravessaram a barreira do tempo muito bem.

A partir do mês que vem eu vou fazer algumas reformulações aqui no blog: não vou mais fazer posts com mais de um jogo por vez, pra facilitar a leitura e também pra dar um tempo a mais pra vocês conhecerem cada jogo no seu tempo sem pressa - há não ser que seja o mesmo jogo com outro nome ou um port totalmente diferente do jogo original do mesmo jogo. Eu também vou mudar o visual, desde o começo do ano que não mexo nisso e esse já tá ficando um pouco batido.

Vou tentar também resumir mais os posts, falar somente do mais importante para vocês conhecerem o jogo e depois irem jogar por conta própria e descobrir aonde o jogo vai levar. Vou mudar aos poucos pra também não mudar bruscamente.

Pra semana que vem, eu to preparando um post sobre o último jogo que a Sony produziu antes de começar a trabalhar com o PlayStation e a briga que ela teve com a Nintendo durante a produção do mesmo. Vale pela curiosidade. Vejo vocês semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Esses são os jogos mais bonitos do Master System. Não sei porque os jogos de Master tem planos de fundo tão simplórios e feios.

    Quanta diferença faz um fundo bonito né?

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um dos trechos mais ricos da época do Master System. Eu lembro o barulho que esse Pato Donald fez na época em que foi lançado, ainda existiam propagandas de videogame na TV a propaganda do Lucky Dime Caper passava nos comerciais do SBesTeira. Tive o prazer de comprar o Lucky Dime Caper e jogá-lo o tempo todo na época. Deep Duck Trouble também é muito bacana mas a SEGA já estava com a cabeça voltada pro Mega Drive, por isso colocaram a pimenta também no Deep Duck Trouble. O jogo é muito legal mesmo, só pecava pelo fim de algumas fases que aconteciam bugs de som, o som demorava para sair e prosseguir para a próxima fase, uma espécie de loading com delay. Esse do Fantasia também fazia um barulho na época, lembro que a caixa da fita era bem trabalhada, mas aí eu já não acompanhei, nessa época Mega Drive era outro universo que eu ainda não tinha conhecido. Lucky Dime Caper é 1991/1992 eu tava ainda dividindo minhas horas gamers entre Master System e Nintendinho. Qual será a próxima parte hein eheh! Falow carinha!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como joguei The Lucky Dime Caper no Game Gear! Engraçado que não consigo me lembrar do final dele, vou ter que jogar de novo pra isso. Eu achava muito louco ele sacando o marretão pra bater nos bichos, as vezes até mantinha essa arma mesmo os discos sendo mais eficientes. E nem sabia que a versão de Master salvava e nem que o Donald perdia o martelo nela!
    Deep Duck Trouble eu nunca joguei.
    Poxa, o povo detesta Fantasia, mas eu gosto do jogo. Apesar de nunca ter passado da segunda tela (pelo que eu lembre), era divertido ficar p da vida com o jogo por causa da dificuldade. Não que eu seja dos gamers masoquistas que procuram os jogos mais próximos do "impossível de terminar", mas eu achava divertido. Não sei se dá pra considerar uma "mancha negra", ele é só um jogo diferente dos demais. Pq ninguém diz que Battletoads é uma mancha negra? kkkk... mas talvez seja meu lado "seguista" querendo defender a empresa! huahuahua
    Gostei bastante da série de posts sobre a parceria das empresas, ficaram muito bons! :)

    ResponderExcluir