segunda-feira, 4 de abril de 2011

Super Street Fighter II Turbo HD Remix



Super Street Fighter II Turbo HD Remix (Backbone Entertainment, XBLA/PSN) - Lançado em 25 de Novembro de 2008 no PlayStation 3 e no dia seguinte no Xbox 360, é um remake de Super Street Fighter II Turbo lançado digitalmente que trás tudo dos seus antecessores com gráficos redesenhados em alta definição pela UDON Entertainment e músicas pelo OverClocked Remix, dirigidas por DJ Pretzel e Shael Riley.

O designer do jogo, David Sirlin produziu o jogo juntamente com Rey Jimenez para a ser a edição definitiva de Street Fighter II.



Jogabilidade

Super Street Fighter II Turbo HD Remix apresenta o mesmo roster de personagens de Super Street Fighter II Turbo, além de dois modos single-player: Classic e HD Remix. A jogatina multiplayer inclue os modos Local Multiplayer (offline), Player Match (partida amistosa) e Ranked Match (partida valendo pontos), assim como torneios online.

Outras adições notáveis é o modo Treino, no qual os jogadores podem praticar golpes que vão sendo mostrados na tela e ver como eles afetam os oponentes. Outra inclusão nova foi o modo "Quarter Match", que permite jogadores assistirem e participarem de lutas online instantaneamente, simulando um clima de arcade. Nos modos online, há rankings e pontuações arranjadas pelo modo de jogo, cada um recebendo uma sub-sessão para comparar com seus amigos ou pontuação geral do mundo inteiro.


Gráficos


O jogo inclui modo de visualização 16:9, fazendo desta a primeira entrada widescreen da sub-série Street Fighter II. Os pixels de 224 sprites foram trocados por pixels de 1080 sprites desenhados pela UDON Entertainment, para que o jogo fizesse uso de altas resoluções - porém o jogo ainda pode ser jogado no clássico 4:3 e com os sprites antigos.

Vários dos cenários de fundo receberam mudanças, como motocicletas sendo usadas na China ao invés de bicicletas e o Taj Mahal sendo visível na Índia.


Desenvolvimento

David Sirlin, produtor da coletânea Capcom Classics Collection Vol. 1 pela empresa Backbone, sugeriu a Capcom durante a compilação do projeto um número de projetos à Capcom, incluindo versões redesenhadas de Puzzle Fighter e Street Fighter II entre eles. Enquanto se desconhece se essas sugestões influenciaram a Capcom à desenvolver ambos os jogos, David foi emcabeçado no desenvolvimentos de ambos os projetos quando foram aprovados.

Em entrevista para o forum TeamXbox, o Diretor Sênior de Planejamento e Pesquisa da Capcom Christian Svensson revelou que os fãs da empresa pediram no forum por uma versão em alta definição de Street Fighter incansavelmente.

HD Remix é uma versão ampliamente modificada do port de Super Street Fighter II X for Matching Service lançado no Dreamcast apenas no Japão e que continha um modo online. Agindo como um Diretor de Design, o papel de David incluia balancear mudanças na jogabilidade e corrigir diferenças entre a versão original do Arcade e o novo modo HD. Entre outras coisas, ele também monitorou as diferenças entre as versões e a adição de coisas novas no jogo.

Entretanto, uma versão HD da abertura do Arcade teve que ser cortada do produto final para manter o lançamento online pequeno.


Beta

Uma versão beta do jogo, com Ryu e Ken como personagens jogáveis e apenas um estágio disponível foi lançada em 25 de Junho de 2008 e ficou disponível por 8 semanas. Depois de achar e corrigir os problemas da Beta, um patch foi lançado e extendeu o mesmo até 5 de Setembro de 2008. Os jogadores que desejassem participar, tinham que comprar o jogo "Wolf of the Battlefield: Commando 3" na Xbox Live Arcade.

O propósito do Beta era testar o código da rede online além da jogatina. Quando o jogo foi lançado, a Beta foi removida do ar. A performace online de Street Fighter II: Hyper Fighting (lançado anteriormente na Xbox Live Arcade) era "algumas vezes horrivel", de acordo com a equipe do site GameSpot, que sugeriu que esse beta foi uma tentativa da Capcom de evitar que a mesma situação acontecesse denovo.


Música


Os artistas do site que faz tributos à músicas de video games OverClocked Remix foram escolhidos para cuidar da trilha sonora de HD Remix depois que a Produtor e Acessor da Capcom Rey Jimenez ouviu sobre a organização de um tributo à Super Street Fighter II Turbo chamado "Blood on the Asphalt". O fundador do site David "djpretzel" Lloyd dirigiu a trilha sonora e serviu de comunicador com a Capcom para "garantir que o trabalho seja feito por uma grande quantidade de fãs seja próximo do que a Capcom trabalhou com apenas um compositor".

Entitulada "OC ReMix: Super Street Fighter II Turbo HD Remix Official Soundtrack", o album tem um total de 66 faixas e foi lançado gratuitamente no site em 27 de Novembro de 2008. Além dos novos arranjos, versões editadas de "Blood on the Asphalt" e outros remixes compoem a trilha sonora. Os músicos se basearam no seu conhecimento em Super Street Fighter II Turbo, uma vez que eles não tiveram acesso aos visuais ou jogabilidade da nova versão enquanto gravaram as suas músicas.

Rey elogiu a música de HD Remix como "muito acima das nossas expectativas" e os eforços dos músicos como "um dos mais compensadores aspectos de ter trabalhado em SF HD Remix". O Vice Presidente de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios, Christian Svensson descreveu a trilha sonora como "impactante", uma vez que o primeiro aspecto elogiado durante o beta foi a música.

Além da trilha sonora rearranjada, a versão original do Arcade também está disponível.



Algumas imagens e videos do jogo:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.






Artwork


Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Cammy

T. Hawk

Fei Long

Dee Jay

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison

Akuma




Novos Sprites em HD

Ryu

Ken

E. Honda

Chun-Li

Blanka

Zangief

Guile

Dhalsim

Cammy

T. Hawk

Fei Long

Dee Jay

Balrog

Vega

Sagat

M. Bison

Akuma


Finalizando

Antes de finalizar o post, eu gostaria de falar 2 pequenas curiosidades sobre esse jogo: ele não foi lançado no Japão até o momento e na Europa o jogo chegou apenas no PlayStation 3, portanto ele só está disponível para quem tem contas americanas nas redes da Sony e Microsoft - nem mesmo na Live BR o jogo deu as caras ainda.

A outra curiosidade é que ele foi lançado em mídia física na coletânea "Capcom Digital Collection" que foi lançada no Xbox 360 em 27 de Março de 2012 nos Estados Unidos e 3 dias depois na Europa. Essa coletânea contém 8 lançamentos da Capcom exclusivos da Xbox Live Arcade, entre eles Final Fight: Double Impact e Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix também estão inclusos.

E agora sim, eu vou fechar essa série de posts falando sobre Street Fighter II. Num futuro próximo, eu vou falar sobre o primeiro jogo da série, que é muito ignorado pela Capcom até hoje e também da série Alpha, portanto fiquem de olho nos próximos posts! Na semana que vem, eu venho falar do mascote explosivo da antiga Hudson, empresa que infelizmente acabou no começo de 2011 mas vai deixar muitas saudades nos nossos corações! Vejo vocês na semana que vem com um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Em HD.... Eu preciso *----* adorei =) hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! versão definitiva? nunca! ainda mais com a capcom que ja é bem conhecida por lançar versão z-x-abc- etc!
      não curti esse remeik pois não curto a arte desse projeto, muito anabolizados e movimentos duros.
      elcioch

      Excluir