sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

The Last Blade


The Last Blade (SNK, Neo Geo) - Lançado no dia 5 de Dezembro de 1997 é um jogo de luta baseado em combate com armas brancas. O nome original do jogo em japonês significa "Romance do Bakumatsu: O Espadachim do Luar". Esse jogo também foi o primeiro que Daisuke Ishiwatari (que trabalharia futuramente na série Guilty Gear) trabalhou.


The Last Blade e a sua sequencia não considerados como os melhores jogos lançados para o Neo Geo, com uma opinião dividida entre os fãs sobre qual das duas é a melhor versão. Em uma enquete feita pela SNK Playmore em 2007 no Japão sobre quais as séries de jogos preferidos dos jogadores na plataforma Neo Geo The Last Blade ficou em segundo, perdendo apenas para The King of Fighters.

O jogo se passa no fim da era Tokugawa no Japão e incorpora vários elementos da  história japonesa. A trilha sonora é tipica da época, com alguns arranjos mais avançados. Outra curiosisade sobre o jogo é que alguns personagens eram intencionalmente inspirados no mangá Rurouni Kenshin. Os desenvolvedores falaram que era uma singela homenagem ao mangaká Nobuhiro Watsuki porque ela bastante conhecido por ser um grande fã da série Samurai Shodown.

A história é outra coisa muito bem trabalhada pela SNK aqui, é um pouco longa e  detalhada mas vale a pena saber cada detalhe:

"Dois mundos uma vez existiram nos velhos tempos... O mundo dos vivos, Ushyo, e a  terra dos mortos, Tokoyo. Uma divisão lendária para separa-los pra sempre, O Portão do Inferno, existiu desde o inicio dos dois mundos para mantér o universo em pleno balanço.


Foi dito que 4 deuses defendiam o portão: Seiryu do leste, Byakko do oeste, Genbu do sul e Suzaku do norte. Eternamente eles irão cumprir o seu dever nas sombras da lenda e consequentemente serão esquecidos pelas pessoas de acordo com o tempo for passando. 


Estamos agora no Bakumatsu.


O Shogunato de Tokugawa, depois de 200 anos de reinado, começou a perder vários dos  seus samurais que sempre defenderam seu reinado. Pessoas, que sempre cresceram em paz agora conheceram estrangeiros e andarilhos sobre sua confinação e isolação. E para piorar ainda mais a situação, uma coisa ruim acontece.


Um desastre natural sem precendentes começa na história japonesa. Os rumores é de que era a ressureição dos Majins, que um dia andaram nessa terra entregando seus punimentos divinos. Em uma terra que apenas se conhecia a paz, as pessoas não podem fazer nada além de assistir e entrar em desespero.


Entretanto, alguns individuos não fizeram isso. Pessoas que não perderam seu espirito guerreiro e encararam de frnte o caos. Aqueles que querem achar a verdadeira causa do disturbio e para-lo. Há também aqueles que não desejam o bem e querem controlar o poder do mal. Aqueles que tem a ambição para controlar a ameaça da ressuceição do Majin. Sem nenhuma causa ou especulação, eles foram trazidos de volta pelo seu destino e a batalha começará."

A passagem para a terra dos mortos, O Portão do Inferno, que era defendida pelas 4  bestas sagradas foi aberta. A história da serie foca em certos individuos escolhidos para confrontar tal conflito e como cada um deles estão ligados pelo destino.

Como podem ver, a história não era um mero "bla bla bla" de fundo para os  personagens de enfrentarem e ter um inimigo em comum no final. Cada um tem seus rivais, história muito bem trabalhada e habilidades únicas. Sim, um dos pontos mais fortes do jogo é a diversidade dos personagens. De espadachins a mestres em Kung Fu, praticamente todos os estilos estão presentes no jogo.

São 12 personagens que podem ser escolhidos, 3 chefes diferentes de acordo com a  história de cada personagens assim como 3 personagens exclusivos da versão PlayStation.

A jogabilidade funcionava mais ou menos assim: ataque fraco (A), ataque forte (B),  chute (C) e esquiva (D). Usando a esquiva, você podia interromper o ataque inimigo e deixando o personagem parado por um certo tempo deixando a defesa dele aberta.

Há também dois modos para se escolher: "Speed" e "Power"; Speed permite que o  jogador adicione vários ataques normais no seu combo podendo finalizar com um Desperation/Super Move fazendo assim um "Speed Combo". Já no Power seu dano é elevado e você tem acesso ao "Super Desperation Moves" que tiram uma quantidade enorme de life do inimigo. Também no modo Power, você tem acesso ao comando "Super Cancels", que permite  cancelar Desperation/Super Moves com um golpe especial.

O departamento gráfico também é outro show à parte: é considerado um dos 3 melhores gráficos da plataforma Neo Geo graças ao seu estilo único desenhado, dando a impressão de você estar controlando um anime. No PlayStation, há também uma nova abertura em anime, diferente da usada no Neo Geo que era feita com sprites com gráficos do jogo.

Arenas

Cada personagem tem a sua própria fase no jogo e cada uma dessas fases conta com uma belíssima intro mostrando mais sobre os arredores da luta. Nem preciso mencionar que os cenários são típicos da era Edo.

Akari Ichijou

Hyo Amano

Juzoh Kanzaki

Kaede

Lee Rekka

Moriya Minakata

Okina no Genbu

Shigen Naoe

Shikyoh

Keiichiro Washizuka

Yuki

Zantetsu

Musashi Akatsuki

Shinnosuke Kagami

Awakened Kagami


Versões Lançadas

Versões caseiras foram lançadas para o Neo Geo CD pouco tempo depois do seu lançamento no Arcade e no ano seguinte para o PlayStation, trazendo uma abertura em anime (como citado anteriormente), alguns cortes nas animações e 3 personagens exclusidos: Kojiroh Sanada, Akari Ichijou e Deku no Shigen.

Esse jogo também está presente na coletânea "NeoGeo Online Collection Vol. 2: Last Blade 1 and 2" para PS2 que trás os dois jogos da série em um DVD com modo online, mas infelizmente só foi lançado no Japão e não trás os extras da versão PlayStation. Em 2007, a versão PlayStation foi lançada na PSN japonesa para download e compatível com o PlayStation 3 e o PSP.

Em 13 de Março de 2012, a D4 Software lançou o jogo no Virtual Console do Nintendo Wii.


Algumas screens e videos do jogo:

Neo Geo:





PlayStation:





Bom, por hoje é só. Eu tava planejando colocar The Last Blade 2 no post de hoje, mas infelizmente não deu tempo e eu acabaria atrasando mais ainda o post que já deveria ser postado desde ontem à noite.
Lembrando que esse post foi pedido pelo André da All Nerd Things e que eu continuo recebendo sugestões de post como sempre, atualmente só estou respondendo pedidos e fiquem à vontade de pedir o jogo que vocês quiserem que eu farei uma postagem do mesmo.

No próximo post falarei da segunda versão do jogo, que foi um dos últimos trabalhos da antiga SNK e alguns ports menos conhecidos aqui no ocidente, que infelizmente só foram lançados para aparelhos ou serviços japoneses. 

Sigam-me os bons. \o\~~~~~~~~~~~~

2 comentários:

  1. Muito bom post. Nem sabia que uma das versões tinha opening em anime...

    ResponderExcluir
  2. Ola aqui quem fala é o Danilo eu sou do site Dunamys Game e estou procurando autores para a Dunamys Game nós já estamos a um bom tempo no mundo dos games temos um publico bom, em fim eu to procurando aoutres para postar obivio mas eu to pegando autores para um algo maior a Dunamys é um blog ainda decidimos começar de baixo para conseguir um publico mesmo mas agora que conseguimos vamos criar um site mas não um site comum de games é um site com um portal nele tipo uma rede social a Dunamys ela vai crescer mas com a quantidade de autores que temos não vai adiantar sem a ajuda de vocês, não pense em que nós somos os donos e nós sairemos com o crédito na dunamys não é asim vc saira no crédito porque com os seus post vc pode ganhar dinheiro se isto for o teu caso ou pode mostrar o teu conhecimento se fico interessado nós responda por este email: dunamysgame@gmail.com

    site: http://dunamysgame.blogspot.com/

    ResponderExcluir