sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saturday Night Slam Masters


Saturday Night Slam Masters (Capcom, CP-System I) - Lançado em 13 de Julho de 1993 nos Arcades, é um jogo de wrestling profissional com personagens ficticios criados pelo mangaká Tetsuo Hara, famoso pela série Hokuto no Ken. Ele também desenhou todas as artworks do jogo.

O jogo foi seguido de um upgrade chamado "Muscle Bomber Duo: Ultimate Team Battle" em Dezembro de 1993.

Jogabilidade

A típica jogabilidade de jogos de wrestling dos anos 90 foi implementada aqui, que é um pouco diferente do que estamos acostumados em jogos da Capcom. O jogo utiliza um sistema de 3 botões: agarrão, ataque e pulo. Cada personagem tem 2 ataques especiais: uma técnica corpo-a-corpo e uma finalização. Quando a barra de saúde do inimigo é esvaziada, ele deve ser levado a contagem de 3 ou ser forçado a desistir.

Derrotando todos os inimigos, você ganha o cinto de campeão que deve ser defendido contra todos os lutadores novamente.

São 2 modos de jogo: Single Match, aonde as lutas acontecem sempre em 1-VS-1 contra a CPU; e Team Battle Royale, aonde o jogador e outro parceiro (controlado por outro jogador ou pela CPU) competem em uma série de lutas 2-VS-2. O jogo pode ser jogado por 4 jogadores.


História

O Wrestling Profissional passou por um súbito aumento de popularidade durante o começo dos anos 1980, aonde muitas organizações começaram ao redor do mundo. Uma grande rivalidade existe entre estas organizações. Para resolver esse conflito, 8 organizações se uniram para formar a Assosiação de Wrestling Profissional Capcom (CPWA em inglês), liderada por Victor Ortega, o primeiro campeão da nova organização.

Um dia, Ortega simplesmente sumiu. Ele era considerado o pilar do esporte e seu desaparecimento inesperado causou à CPWA uma era de confusão e desordem. A BPWA, uma organização sombria de wrestling, viu nisso uma vantagem e começou a se mover. Com o tema "Fighters of Muscle Bomber = Destiny", os chefes executivos da CPWA decidiram criar uma turnê internacional chamada "Crash Carnival" para decidir quem seria o novo rei da organização.

O gongo que determina o novo "Mestre do Muscle Bomber" foi soado...


Personagens


O jogo apresenta um roster de 10 wrestlers. Apenas 8 deles são selecionáveis no modo Single Match, sendo os 2 restantes Jumbo e Scorpion, os dois chefes do jogo no modo Single Match e são selecionáveis apenas no Team Battle Royale. Na localização ocidental, a Capcom mudou o nome de todos os personagens e modificou bastante a história do jogo.


Biff Slamkovich (Aleksey Zalazof)

O protagonista da série. Na versão japonesa do jogo, ele é um wrestler russo que treinou sob a tutela de Haggar ao lado de seu rival, Gunloc. Nenhuma conexão com o personagem é estabelecida na versão americana, entretanto Biff faz uma referência ao "camarada Zangief" em sua frase de derrota. Alex de Street Fighter III se parece muito com Biff.



Gunloc (Lucky Colt)

Na versão japonesa do jogo, Colt é outro aprendiz de Haggar e rival de Biff, explicando os estilos de luta bastante parecidos. Na versão americana, o jogo implica que ele é um parente de Guile (de Street Fighter II), e uma ligação com o personagem foi mencionada novamente no jogo "Street Fighter: The Animated Movie" aonde o jogo revela que Gunloc é o irmão de Guile. A própria Capcom nunca confirmou se ele é ou não irmão de Guile.


The Great Oni (Mysterious Budo)

Um wrestler japonês que se veste como um kabuki. Aparentemente, é um rival de El Stingray.






Titanic Tim (Titan the Great)

Um grande wrestler inglês que usa sua força e tamanho para intimidar os oponentes. Em sua ficha é explicado que ele já foi parceiro de Birdie da série Street Fighter Alpha.





El Stingray (El Stinger)

Um "luchador" que impressiona as multidões com os seus pulo altos e técnicas rápidas. Ele é baseado no wrestler mexicano Lizmark, que é bastante popular no Japão.





Mike "Macho" Haggar

Originalmente um dos personagens principais de Final Fight. A versão japonesa estabelece que a aparição de Haggar nesse jogo se passa antes dele ser eleito prefeito em Metro City. Entretanto, a versão americana se refere a Haggar como "ex-prefeito". Sua filha, Jessica (também de Final Fight), as vezes sobe no ringue para comemorar com ele a vitória.



Alexander the Grater (Sheep the Royal)

Um wrestler australiano que tem uma atitude impiedosa no ringue. Ele se parece bastante com o wreslet Big Van Vader na vida real.






King Rasta Mon ("Missing IQ" Gomes)

Um tipo primitivo que age como uma besta em combate. Ele sempre está acompanhado do seu macaco de estimação, Freak, que na verdade é o seu treinador.





Jumbo Flapjack (Kimala the Bouncer)

Um wrestler sádico que adora fazer seus oponentes sangrar. Ele é o braço direito de Scorpion.






The Scorpion (The Astro)

O chefe final do jogo e o antagonista da série. Sua aparencia é inspirado pelo lendário luchador Tinieblas, um dos primeiros wrestlers mexicanos a fazer tour pelo Japão em 1974.






Observações: os nomes entre parenteses são os da versão japonesa, enquanto os de fora são os da versão americana. Alguns personagens tem 2 histórias, dependendo da versão, e a correta é sempre a versão japonesa. Na versão americana eles fizeram algumas modificações que não condizem com a história original e acabaram criando certos conflitos com a história de outros jogos.


Algumas imagens e videos do jogo:





Versões Caseiras

As primeiras versões caseiras do jogo apareceram em ports para o Super Nintendo em 30 de Março de 1994 e no Mega Drive no mês seguinte. Algumas pequenas diferenças entre as duas versões: enquanto a versão de Super Nintendo mantém o modo para 4 jogadores com Multi-Tap, a versão do Mega Drive permite que você selecione 2 jogadores que no Arcade só era possivel escolher no modo Two-On-Two.

Ambas versões usam as ilustrações de Tetsuo Hara dentro do jogo, não apenas no material publicitário como era no Arcade.

Uma port perfeito da versão Arcade também foi lançada no console FM Towns no final de 1994.


Algumas imagens e videos desses ports:

Super Nintendo: 








Mega Drive:








FM Towns







Muscle Bomber Duo: Ultimate Team Battle



Lançado no Japão como Muscle Bomber Duo: Heat Up Warriors em Dezembro de 1993, é um upgrade da versão original de Slam Masters que elimina o modo Single Match, focando apenas no modo Team Battle. O mesmo personagem pode ser escolhido por mais de um jogador e cada lutador tem 2 golpes especiais adicionais: um ataque duplo com o parceiro e um golpe que pode ser usado no "ar".

Este é o único jogo da série que retém o título "Muscle Bomber" em lançamentos internacionais.

Apesar de poder escolher qualquer personagem para jogar, há 5 combinações "oficiais" no jogo e seus respectivos nomes:



Hyper Cannons (Biff and Gunloc)
Exotic Warriors (Rasta and Oni)
Deadly Brothers (Titan and Stingray)
Knuckle Busters (Haggar and Grater)
Silent Assassins (Scorpion and Jumbo)


Algumas imagens e videos do upgrade:






Finalizando


Slam Masters (ou Muscle Bomber se preferir) definitivamente era diferente de tudo o que a Capcom havia feito antes, porém mesmo com a parceria com um mangaká famoso a série não engatou como outras franquias da empresa, sendo deixada de lado logo após o próximo jogo. O intuito em inovar com uma história um pouco mais trabalhada e personagens com traços de anime é claro, mas mesmo isso não conseguiu resgatar o fracasso que foi a série.

Na próximo post, eu trago pra vocês Slam Masters II, que recebeu uma mudança radical por parte da Capcom numa tentativa talvez desesperada de emplacar a série. Espero que vocês tenham gostado e volto na próxima com um post inteiramente novo pra vocês.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Sinceramente, Slam Masters é algo que NUNCA me chamou atenção, mas eu gostava de jogar com o Oni no Super Nintendo, os comandos confusos do jogo me desmotivavam de certa forma, mas gostei da abordagem da postagem e do esclarecimento em geral.

    Vale lembrar que o desenhista do jogo é o mesmo do anime e mangá Hokuto no Ken.

    ResponderExcluir
  2. só de saber que Slam Masters tem o dedo(abençoado) de Tetsuo Hara, já é elevado a énesima potência giga-ultra em termos de fodacidade. Victor Ortega detona, sem mais.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, você caprichou nas explicações.
    Continue contribuindo com suas postagens sobre games.
    Eu conferi e você fez uma abordagem bastante ampla em relação aos jogos.
    Também tenho blogs se você quiser conferir um deles esse é o endereço:
    http://www.belschneider.blogspot.com.br/ (vídeos de jogos).
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Bom, mas eu queria comandos " golpes especiais " no final burn.

    player 1
    ←↑→↓ 1 -pin 2- ataque 3- pula


    ResponderExcluir
  5. Cara, eu simplesmente amava esse jogo.
    Na época, eu descobri q uma locadora de VHS no bairro também tinha algumas poucas fitas de snes, e fui ver.
    Mas era diferenciada pois tinha títulos que ninguém conhecia.
    Inclusive, Muscle Bomber (q vinha na fita com formato americano rsrs).
    Fiquei doido com esse jogo. Depois disso eu só alugava fita ali

    Lendo agora que a série não emplacou, eu fiquei sem entender o motivo. Pq é bom demais.
    Foi o primeiro estilo fight que dava liberdade de se movimentar pelo cenário.

    ResponderExcluir