Final Fight Revenge (Capcom USA, Sega ST-V) - Lançado em Julho de 1999 nos Arcades japoneses, é o segundo e último jogo da série Final Fight a ser lançado nos Arcades até o momento. O jogo mudou de estilo e agora é um jogo de luta 3D com os personagens do primeiro jogo. Apesar do jogo ter sido feito pelo estúdio americano da Capcom, o jogo só foi lançado no Japão, tanto nos Arcades quanto em versões caseiras.
Jogabilidade
O jogo trás uma configuração de controle um pouco diferente de outros jogos de luta da Capcom, com 4 botões de ataque (2 socos e 2 chutes) e um quinto botão chamado apenas de "special". Esse botão special serve para duas coisas: se movimentar pelo cenário usando-o junto com o direcional para cima ou para baixo ou para pegar armas e itens espalhados pelo mesmo.
Quando o personagem está próximo de algum desses itens, uma seta verde aparecerá sobre o mesmo confirmando a possibilidade de pega-lo. Há dois tipos de armas no jogo: armas brancas, como facas e canos, e armas de fogo, como lança-chamas ou metralhadoras. É possivel coletar e ficar com até 3 armas no inventário de uma vez e escolher qual delas vai usar por vez. Também é possível atirar essas armas para o oponente poder pegar.
Assim como a maioria dos jogos do gênero, cada personagem tem os seus próprios arremessos e golpes especiais baseados em comandos, assim como Super Moves que só podem ser feitos com a barra cheia, sendo possivel armazenar até 3 SM's de uma vez. Quando se finaliza o inimigo com um Super Move, uma animação especial irá acontecer na tela.
História
Depois de ter sido derrotada e divida, a gangue Metal Gear está tentando se reagrupar para mais uma vez atacar e ameaçar a cidade de Metro City, afim de estabelecer o seu Império.
O roteiro do jogo se encaixa entre o primeiro Final Fight e Street Fighter Alpha 3.
Personagens
São 10 personagens selecionáveis no jogo, todos eles retirados do primeiro Final Fight. Cody, Guy e Haggar eram os personagens jogáveis nele, El Gado, Poison e Andore eram inimigos normais e Damnd, Sodom, Edi E. e Rolento eram chefes de fase. Guy, Sodom, Rolento e Cody apareceram anteriormente em jogos da série "Street Fighter Alpha" e seus golpes são baseados nos desses jogos.
O modo single player consiste em lutas contra 6 inimigos controlados pela CPU e uma luta final contra uma versão zumbi de Belger, o chefe final do primeiro Final Fight. Depois de mostrado o final do personagem, os créditos rolarão e mostrará o Zumbi Belger dançando na tela. Infelizmente, essa versão zumbi do Belger não é um personagem selecionável no jogo, nem mesmo com truques.
Cody Travers
Origem: Metro City, EUA
Mike Haggar
Origem: Metro City, EUA
Guy
Origem: Metro City, EUA
El Gado
Origem: Cuba
Sodom
Origem: Arizona, EUA
Poison
Origem: Los Angeles, California, EUA
Hugo Andore
Origem: Alemanha
Damnd
Origem: República Dominicana
Edi E.
Origem: Metro City, EUA
Rolento Schugerg
Origem: New York City, EUA
Versão Caseira
Uma versão para Dreamcast estava nos planos da Capcom, porém foi cancelada devido ao quase total fracasso que o jogo foi, devido aos seus gráficos fracos e artwork pouco bem feita também.
Algumas imagens e videos do jogo:
Curiosidades
- Final Fight Revenge foi produzido pelo estúdio Capcom USA, que depois se transformaria no Capcom Production 8 e produziria jogos como Maximo: Ghosts to Glory e Final Fight: Streetwise na próxima geração de consoles.
- Esse jogo foi o penúltimo jogo a ser lançado no Sega Saturn no Japão, sendo o último "Yuukyuu Gensoukyoku Hozonban Perpetual Collection" da MediaWorks que foi lançado em 4 de Dezembro de 2000.
- Esse também foi o primeiro jogo da série Final Fight a abandonar os gráficos em 2D e abordar o 3D, um fato que não foi muito bem recebido pelos fãs na época.
Finalizando
Final Fight Revenge entra para o rol de jogos que se talvez tivesse sido um pouco mais trabalhado ou tivesse sido lançado em uma época diferente teria se saído melhor, mas a verdade mesmo é que poucos conhecem o jogo porque ele nunca foi lançado fora do Japão, apenas. Mesmo com seu roteiro puxando mais pro clássico e trazendo personagens do primeiro jogo, não foi o suficiente pra salvar o jogo do fiasco que foi.
Na semana que vem eu trago pra vocês o último jogo inédito lançado da série Final Fight, que saiu para PlayStation 2 e Xbox. Espero que tenham curtido até agora, pois sou muito fã da série e muitas das infos que acabei colocando aqui eu nem mesmo sabia antes de procurar material para o blog. Como fã, me sinto feliz de ter conseguido reunir todo esse material para vocês conhecem um pouco mais da série.
Vejo vocês na semana que vem...
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Adorei o post.Aprendi bastante coisa também. Uma pena que esse jogo só ficou no japão. Estou com muita vontade jogar ele agora xD
ResponderExcluir