Final Fight 3 (Capcom, Super Nintendo) - Lançado em 22 de Dezembro de 1995, é o terceiro e último jogo da série que é um beat 'em up de progressão lateral. Os acontecimentos do jogo seguem Final Fight 2 e novamente foi produzido pela divisão caseira da Capcom, não tendo ganho nenhuma versão Arcade. Seu único relançamento foi para o Virtual Console do Nintendo Wii em 8 de Dezembro de 2009, não tendo recebido versões para nenhum outro console.
No Japão, o jogo é conhecido como Final Fight Tough.
História
Continuando a aniquilação da gangue Mad Gear, um novo grupo criminal chamado de Skull Cross emerge como a nova organização criminosa dominante em Metro City. Quando Guy retorna de seu treinamento e está colocando as novidades em dia com o seu amigo Mike Haggar, o prefeito da cidade, os 2 são informados que a Skull Cross começou uma rebelião no meio da cidade.
Ajudados por Lucia, uma detetive da Unidade Especial de Crimes da policia de Metro City, e Dean, um lutador de rua cuja familia foi brutalmente assassinada pela Skull Cross, Guy e Haggar devem mais uma vez salvar Metro City de sua nova ameaça.
Jogabilidade
É possivel jogar com 4 personagens em Final Fight 3: Guy e Haggar do primeiro Final Fight e também os novos heróis Lucia e Dean. Assim como em outros jogos da série, cada personagem tem os seus próprios golpes, técnicas e habilidades diferentes. Assim como em Final Fight 2, é possivel jogar sozinho ou com um segundo jogador, além de um novo modo no qual é possivel jogar sozinho com um companheiro controlado pela CPU.
Há muitas habilidades novas que não estavam presentes em outros jogos da série. Agora é possivel correr, fazer ataque enquanto se está correndo e golpes aéreos enquanto correndo como em um jogo anterior da Capcom: Captain Commando. Também é possível segurar inimigos por trás e fazer ataques diferentes, assim como mover com o inimigo enquanto ele está sendo segurado na sua frente.
Outra novidade são as habilidades especiais através de comandos, similar a Street Fighter, inclusive um Super Move por personagem. Parecido com os Super Combos de "Super Street Fighter II Turbo", há uma barra na tela que vai sendo preenchida a medida que você vai atacando os inimigos. Uma vez cheia, é possivel utilizar os Super Moves, que consomem a barra inteira de uma vez. Se a barra for completa e não usada depois de um tempo, ela sera esvaziada automaticamente.
Como em outros jogos da série, temos acessos a armas, itens que recuperam a barra de saúde e outros itens que dão apenas pontuação extra - todos estocados dentro de objetos quebráveis pelo cenário. Uma pequena novidade, entretanto, é que cada personagem é especializado em uma arma específica e uma vez usada ele tem acesso a um combo único (por exemplo, Guy é especializado no uso do nunchaku).
Um total de 6 fases estão inclusas no jogo, cada uma com o seu chefe no final da fase. Essas fases trazem uma novidade interessante para a série: caminhos multiplos que mudam de acordo com a vontade do jogador. Por exemplo: na terceira fase há um ponto de ônibus que se for destruido, o mesmo não passará e a fase acabará ali, fazendo com que a próxima fase comece em um ponto mais distante do que se começaria se tivesse pego o onibus e enfrentado o chefe da fase 3.
O final do jogo muda dependendo do personagem que se estiver usando, o caminho usado para chegar no fim e a dificuldade escolhida.
Fase 1 - Police Station - Chefe: Dave
Fase 2 - Main Street - Chefe: Callman
Fase 3 - Scrap Yard - Chefe: Caine
Fase 4 - Ship / China Town - Chefe: Drake / Wong
Bonus: Stop Bulldozer
Fase 5 - Factory - Chefe: Stray
Bonus: Destroy computer
Fase 6 - Skull Cross HQ - Chefe: Black
Fase 2 - Main Street - Chefe: Callman
Fase 3 - Scrap Yard - Chefe: Caine
Fase 4 - Ship / China Town - Chefe: Drake / Wong
Bonus: Stop Bulldozer
Fase 5 - Factory - Chefe: Stray
Bonus: Destroy computer
Fase 6 - Skull Cross HQ - Chefe: Black
Algumas imagens e videos do jogo:
Legado
A música do primeiro estágio, "For Metro City", é utilizada em Hyper Street Fighter Alpha, um jogo secreto na coletânea Street Fighter Alpha Anthology lançado para PlayStation 2 em 25 de Maio de 2006 como o tema de Guy no Classic Mode.
Outro legado que o jogo deixou é o amadurecimento por parte dos envolvidos na versão ocidental em não remover os inimigos femininos do jogo. Até Final Fight 2, todas elas eram trocadas por personagens masculinos por aqui e em Final Fight 3 isso não aconteceu.
Artwork
Mike Haggar
Guy
Lucia
Dean
Fat Jack
Billy
Andore
May
Fritz
Dave
Callman
Caine
Finalizando
Final Fight 3 trouxe grandes mudanças a uma fórmula já batida e com isso conseguiu extender um pouco a vida útil do jogo - afinal, há pelo menos 4 maneiras diferentes de terminar o jogo variando em dificuldade e cenários totalmente diferente uns dos outros. Se você realmente gosta do jogo, eu recomendo você clicar aqui e ver esse video que eu fiz no YouTube jogando com o Guy. Nele eu inclui algumas curiosidades que são bastante interessantes para os fãs da série e legendei todos os diálogos em português.
No próximo post, trago pra vocês o próximo jogo da série que foi o mais diferente de todos até o momento - ele abandonou o gênero beat 'em up e se arriscou um pouco no gênero de luta. Espero que vocês tenham curtido até agora e vejo vocês na semana que vem com um novo post.
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Corrige esse post amigo. A fase que vai pro primeiro Bônus é a do Marinheiro e não a do Mecânico.
ResponderExcluirOu seja, tem de quebrar a placa na terceira fase.
Excluir