quinta-feira, 4 de junho de 2020

Shadow of the Ninja


Shadow of the Ninja (Natsume, NES) - Lançado em de 1990 no Japão sub o título Yami no Shigotonin Kage (闇やみの仕事人しごとにん KAGE, The Darkness Worker Kage) e na Europa/Austrália como Blue Shadow, este é um jogo de plataforma side-scrolling com ação desenvolvido pela Natsume exclusivamente para o NES. A premissa do jogo é que dois ninjas são enviados para assassinar um ditador em uma versão futurista da cidade de Nova Iorque.

Uma versão para Game Boy foi planejada, porém foi repensada e lançada como Ninja Gaiden Shadow no lugar.

História

O Império Garuda e suas divisões.

Estamos no ano de 2029 e um maluco controla a maior cidade dos Estados Unidos. O Imperador Garuda e seus seguidores construíram um reduto inexpugnável como monumento para o mal. Forças convencionais foram incapazes de impedir esses planos maléficos para o controle total. Mas Garuda está preocupado...

Relatórios chegaram até ele dizendo que duas figuras conseguiram violar os limites da cidade e suas defesas. Pela primeira vez ele sente um calafrio, porque ele sabe que os invasores são NINJAS.

Hayate e Lady Kaede são ninjas do Clã Iga. Sua missão é infiltrar a fortaleza de Garuda e destruir seu império doentio. Eles estão armados com as armas do Ninjutsu: a Katana, o Shuriken e a Kusarigama. Juntos, eles devem ter forças o suficiente para acabar com o império.


Gameplay

Arsenal Ninja disponível no jogo.

Shadow of the Ninja é um jogo de plataforma com side-scrolling que pode ser jogado por dois jogadores simultaneamente, aonde um jogador controla Hayate (o ninja roxo) e o outro controla Kaede (uma kunoichi laranja). Em ambos os modos, o jogador deve decidir qual personagem quer controlar antes do jogo iniciar. Não há nenhuma diferença nas habilidades dos dois personagens, a escolha é apenas visual.

O jogador pode correr, abaixar, subir escadas, atacar e pular como na maioria dos jogos do gênero, assim como se pendurar em objetos suspenso e se mover por debaixo deles. Se o jogador tiver mais da metade da sua barra de saúde sobrando, ele pode fazer um ataque especial segurando um botão por um certo tempo, convocando assim uma tempestade de raios que irá causar dano em todos os inimigos da tela, mas ao custo de metade da barra de saúde.

A arma principal do jogo é a katana, que pode ser trocada por uma kusarigama e vice-versa. A kusarigama tem um alcance maior do que a katana e pode ser usada em todas as direções, mas só causa danos aos inimigos que estiverem à uma distância específica e não funciona muito bem à curta distância como a katana. Se você pegr uma arma que já está empunhando, o seu poder de ataque aumentaram em um nível, podendo chegar até o nível três. Porém, se você tomar muito dano ela irá reduzir de nível.

Há também a possibilidade de usar ambas as armas, se você escolher a kusarigama como arma inicial e coletar um power-up escondido em algumas fases. Outras armas incluem um shuriken e granadas, que podem ser usadas de acordo com a quantidade coletada. Todas as quatro armas podem ser obtidas ao destruir caixas de itens espalhadas pelas fases, assim como as poções de vitalidade.

Shadow of the Ninja é dividido em 5 Níveis com 16 estágios no total, sendo os 4 primeiros níveis divididos em 3 estágio cada e o último Nível em 2 estágios. É necessário derrotar um vasto número de inimigos durante as fases, incluindo chefes e sub-chefes. Quando um chefe é derrotado, ele irá explodir e irá curar os jogadores que estiverem perto dele, uma vez que a barra de saúde é mantida de uma fase para a próxima. 5 continues estão disponíveis para completar a aventura e são divididos no modo para 2 jogadores.


Lançamento

Desenvolvido sem maiores problemas, Shadow of the Ninja recebeu até mesmo um concurso antes de chegar nos
Estados Unidos numa tentativa de popularizar o jogo antes da sua chegada.

A revista estadunidense EGM fez um concurso em 1991, presenteando 10 leitores com uma cópia gratuita do jogo; a revista publicou que as 10 cópias que foram distribuídas eram uma versão exclusiva que continha um salvamento através de PASSWORDS não presente nas cópias vendidas em lojas. Shadow of the Ninja foi relançado no Virtual Console para Nintendo Wii em 2010 e para o Nintendo 3DS e Wii U em 2015. Em 2020, foi a vez do Nintendo Switch receber o jogo através do sistema Nintendo Switch Online.

A Natsume iniciou o desenvolvimento de uma versão para Game Boy logo após o lançamento do jogo para NES. Entretanto, a Tecmo acabou comprando os direitos de publicação do jogo e o título foi subsequentemente revisado como um título da série Ninja Gaiden chamado "Ninja Gaiden Shadow", que também foi desenvolvido pela divisão de Nagoya da Natsume.


Imagens e Vídeos do Jogo

Imagens retiradas do link:
https://www.mobygames.com/game/shadow-of-the-ninja/screenshots


Longplay do jogo no modo 2 jogadores pelo Canal GameLog.


Galeria de Capas

A capa japonesa é um tanto... Exótica, pra não fala coisa pior.

Nos Estados Unidos, eles deixaram a capa com aqueles traços de filme de ficção científica dos anos 1980.

Talvez para pegar carona com o nome de Ninja Gaiden na Europa (Shadow Warrior),
eles tenham feito esse trocadilho com a cor da roupa do ninja.


Inimigos e Itens do Jogo

 

Finalizando

Não importa com quem você jogue o jogo, a experiência única do jogo é com 2 jogadores simultâneos.
Sem isso, ele é apenas "mais um".

E por hoje é só. Shadow of the Ninja tentou melhorar o que pouco explorado no gênero até então, a jogabilidade, os efeitos e a possibilidade de terminar jogando com um amigo.  Como acabou saindo depois da trilogia Ninja Gaiden, as comparações são inevitáveis, mas isso não significa que ele seja um jogo ruim. É apenas diferente, porque foi feito por outro estúdio. A Natsume sempre foi conhecida pela variedade dos seus jogos e esse aqui só prova isso.

Na próxima semana, vamos falar sobre Ninja Gaiden Shadow! O projeto da Natsume que foi mudado na metade do caminho devido a intervenção da Tecmo no projeto e que acabou criando o primeiro jogo da série exclusivo para o Game Boy. Alguns consideram ele um Spin-Off, mas na verdade ele se passa antes da trilogia original e explica um pouco das origens de Ryu Hayabusa.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Só pra manter o padrão dos comentários que faço por aqui, mais um jogo que não joguei! HAHA
    Eu já me planejei jogar algumas vezes. Inclusive eu assinei o trial do online do Switch e ameacei começar este jogo, mas Super Mario Maker 2 me tomou toda atenção nos 7 dias que tive de online na faixa... kkkkkk
    Uma coisa que eu não sabia: Ninja Gaiden Shadow era Shadow of the Ninja no fim das contas, isso explica pq o jogo é diferente dos Ninja Gaiden tradicionais. Joguei ele tem algum tempo, gostei pra caramba. Acho que vou gostar do Shadow of the Ninja de NES, pensando na experiência com o jogo do portátil. O que me assusta são os Continues limitados, tenho a impressão que vou tomar uns Game Over definitivos aí! huauahuahua
    E a boa notícia é que seu próximo post eu vou poder falar que joguei o jogo, olha só que legal! hahahahahaah
    Valeu João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único jogo que os continues limitados são realmente um obstáculo é mesmo o Ninja Gaiden III. Os outros jogos da série Ninja Gaiden e o próprio Shadow of the Ninja tem o seu desafio mas é dentro das capacidades humanas.

      É aquele desafio progressivo que obviamente vai ter uns Game Over no caminho mas nada que deixe você irritado por perder, mas sim te dá mais vontade de tentar de novo porque você tá quase lá.

      Excluir